Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O lançamento da Linha 4 do Trem Leve em Jalisco representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte público da região. A previsão de início das operações no primeiro semestre de 2024 é um marco importante que demonstra o compromisso e a melhoria da mobilidade urbana.
Para empresas envolvidas, como a Mota Engil, projetos como este são oportunidades de demonstrar sua capacidade de executar grandes obras de infraestrutura e reforçar sua presença no mercado. A participação em iniciativas desse porte pode levar a mais contratos e parcerias, fortalecendo a posição da empresa no setor.
https://www.google.com/amp/s/www.inform ... -0077.html
J.f.vieira
Para empresas envolvidas, como a Mota Engil, projetos como este são oportunidades de demonstrar sua capacidade de executar grandes obras de infraestrutura e reforçar sua presença no mercado. A participação em iniciativas desse porte pode levar a mais contratos e parcerias, fortalecendo a posição da empresa no setor.
https://www.google.com/amp/s/www.inform ... -0077.html
J.f.vieira
- Mensagens: 380
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vai de encontro da minha previsão de investimento na mota engil...
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-ate-2026
J.f.vieira
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-ate-2026
J.f.vieira
- Mensagens: 380
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O corredor permitirá um intercâmbio eficiente de produtos entre a região Ásia-Pacífico e a Europa, passando pelo México. Isso pode transformar Coatzacoalcos em um hub logístico crucial.
Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar.
Dois Podebis em Coatzacoalcos foram concedidos à Mota Engil, uma empresa portuguesa. Isso inclui a construção de um terminal no porto, o que demonstra a confiança na capacidade de execução da Mota Engil.
Coatzacoalcos é responsável por 90% da produção petroquímica do México, com a maior parte do transporte feito por ferrovia e navio. Isso destaca a importância estratégica da região para a indústria.
A Mota Engil está envolvida em promover parques industriais, atraindo empresas que consumam matérias-primas e produtos acabados da zona industrial. Isso pode levar a um crescimento significativo de investimentos e desenvolvimento econômico.
A construção do Terminal Químico de Porto México pela Braskem-Idesa é mencionada como um fator positivo, permitindo a importação de etano, essencial para a indústria local.
O Corredor Marítimo Sines-Coatzacoalcos representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços comerciais entre a Europa e a América do Norte, facilitando o fluxo de mercadorias entre estas regiões. A participação da Mota Engil em projetos chave dentro deste corredor não só demonstra a capacidade técnica e operacional da empresa, mas também posiciona Portugal como um parceiro vital no desenvolvimento infraestrutural do México.
O foco no desenvolvimento dos Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar e a integração com a indústria petroquímica local sugerem um futuro promissor para Coatzacoalcos como um centro logístico e industrial. A capacidade de atrair empresas que consumam as matérias-primas produzidas localmente pode criar um ciclo virtuoso de investimentos e crescimento econômico.
Para a Mota Engil, este projeto reforça sua presença internacional e pode resultar em um fluxo constante de contratos e investimentos, contribuindo para a estabilidade financeira da empresa a longo prazo. Por fim, a execução bem-sucedida deste projeto pode servir de modelo para futuras colaborações internacionais em grandes projetos de infraestrutura.
https://diariodelistmo.com/coatzacoalco ... o/50549280
J.f.vieira
Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar.
Dois Podebis em Coatzacoalcos foram concedidos à Mota Engil, uma empresa portuguesa. Isso inclui a construção de um terminal no porto, o que demonstra a confiança na capacidade de execução da Mota Engil.
Coatzacoalcos é responsável por 90% da produção petroquímica do México, com a maior parte do transporte feito por ferrovia e navio. Isso destaca a importância estratégica da região para a indústria.
A Mota Engil está envolvida em promover parques industriais, atraindo empresas que consumam matérias-primas e produtos acabados da zona industrial. Isso pode levar a um crescimento significativo de investimentos e desenvolvimento econômico.
A construção do Terminal Químico de Porto México pela Braskem-Idesa é mencionada como um fator positivo, permitindo a importação de etano, essencial para a indústria local.
O Corredor Marítimo Sines-Coatzacoalcos representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços comerciais entre a Europa e a América do Norte, facilitando o fluxo de mercadorias entre estas regiões. A participação da Mota Engil em projetos chave dentro deste corredor não só demonstra a capacidade técnica e operacional da empresa, mas também posiciona Portugal como um parceiro vital no desenvolvimento infraestrutural do México.
O foco no desenvolvimento dos Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar e a integração com a indústria petroquímica local sugerem um futuro promissor para Coatzacoalcos como um centro logístico e industrial. A capacidade de atrair empresas que consumam as matérias-primas produzidas localmente pode criar um ciclo virtuoso de investimentos e crescimento econômico.
Para a Mota Engil, este projeto reforça sua presença internacional e pode resultar em um fluxo constante de contratos e investimentos, contribuindo para a estabilidade financeira da empresa a longo prazo. Por fim, a execução bem-sucedida deste projeto pode servir de modelo para futuras colaborações internacionais em grandes projetos de infraestrutura.
https://diariodelistmo.com/coatzacoalco ... o/50549280
J.f.vieira
- Mensagens: 380
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Este avanço no Corredor do Lobito pode potencialmente aumentar o fluxo de receita para a Mota-Engil, fortalecer seu portfólio de projetos e contribuir para a diversificação de seus investimentos. A parceria com a Trafigura e Ivanhoe, grandes 'traders' de commodities, bem como o financiamento pelo DFC dos EUA, sublinha a relevância e o potencial de crescimento do projeto, alinhando-se com a estratégia da empresa de expandir suas operações em mercados de alto crescimento.
https://www.google.com/amp/s/www.jornal ... -portuaria
J.f.vieira
https://www.google.com/amp/s/www.jornal ... -portuaria
J.f.vieira
- Mensagens: 380
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
E la vai ela direitinha ao seu objetivo de curto prazo em 3.74. Mas passado esse termos então a merecida valorização. A partir daí irá de Mota.
- Mensagens: 10326
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
A ME já ganhou algum concurso na Europa, excluindo Portugal?
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Júri só admite proposta do consórcio da Mota-Engil para alta velocidade
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/juri-so-admite-proposta-do-consorcio-da-mota-engil-para-alta-velocidade
Júri do concurso para o troço da alta velocidade entre Porto e Oiã concluiu que documento entregue pela empresa Alexandre Barbosa Borges "não reunia as condições necessárias" e recusou o requerimento do agrupamento da Sacyr para que a sua proposta fosse aceite.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/juri-so-admite-proposta-do-consorcio-da-mota-engil-para-alta-velocidade
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
Aparentemente a margem não é curta, apenas não existe, daí mais ninguém aparecer, até porque as empresas espanholas são agressivas no preço.
"Salvaguardar compensações" é crime, mas como já foi aqui dito, não por mim

Por outro lado, uma empresa como a ME precisa de volume de obras.
Se nesta fase o preço vale 70%, nas restantes deve valer o mesmo, logo restão 30% para alguma eventual "engenharia".
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
- Mensagens: 487
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O consórcio CAAP|Mota-Engil|BestFly e a parceria AVIC|Yunnan Airport Group foram admitidos ao concurso de concessão para explorar, gerir e manter o novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Esse concurso, promovido pelo Ministério dos Transportes, inclui um contrato inicial de 25 anos, podendo ser estendido por mais 15. O NAIL, com capacidade para movimentar até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de mercadorias por ano, visa se tornar um hub logístico significativo em África. O consórcio vencedor será avaliado e negociado antes da adjudicação final (JornalF8).
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html
J.f.vieira
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html
J.f.vieira
- Mensagens: 380
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil na corrida ao aeroporto de Luanda
Dois consórcios apresentaram propostas, um deles da Mota-Engil. O Ministério dos Transportes de Angola vai agora avaliar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
Acho que o Vale conseguiu resumir tudo nestea nota...
A ME não sairá a perder nesta obra!
FR
- Mensagens: 34
- Registado: 13/4/2024 0:05
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
Por aqui se vê o alívio dos espanhóis… vai ser difícil tirar grande margem disto.
Só espero que o CEO no alerta que ontem dava não tenha razão… De o segundo troço, muito mais simples, não ficar para os espanhóis por uma tentação de equilibrarem o resultado dos concursos…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Mensagens: 4447
- Registado: 27/8/2013 19:39
Re: Mota Engil - Tópico Geral
No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Noticia CNN
"O consórcio português liderado pela Mota-Engil, que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril, salvou o concurso público internacional para o troço Porto-Oiã, lançado em janeiro por António Costa. Foram apresentadas três propostas, mas só a do consórcio português cumpre as regras do procedimento de contratação pública."
"O consórcio português liderado pela Mota-Engil, que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril, salvou o concurso público internacional para o troço Porto-Oiã, lançado em janeiro por António Costa. Foram apresentadas três propostas, mas só a do consórcio português cumpre as regras do procedimento de contratação pública."
- Mensagens: 2
- Registado: 12/7/2024 10:08
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Iniciante112 Escreveu:Ganha o primeiro lote do TGV. Noticia TVI.
O Consórcio que incluí a Mota foi o único a apresentar proposta.
Segundo consta a base era muito baixa, agora resta saber o que conseguem fazer.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Ganha o primeiro lote do TGV. Noticia TVI.
- Mensagens: 2
- Registado: 12/7/2024 10:08
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Tracei uns riscos Vermelhos, que de politica não teem nada.
Dois já foram ultrapassados, espero agora pelos próximos dois.
CumPrim/
ValeAquilino
Dois já foram ultrapassados, espero agora pelos próximos dois.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:Com o dia de hoje a manter-se, parece que está finalmente a dar sinais de inversão, com bom volume a acompanhar.
Para já a zona de suporte dos 3,43 tem aguentado bem...mas uma inversão só se pode considerar a cima da zona ali por volta 3,81....Só ai considero um primeiro reforço...
Continuo dentro no vermelho e bem pesado com uma pequena posição, apenas por convicção que com tanta obra por ai para se fazer e sendo está uma empresa do regime terá muito espaço para subir....
- Mensagens: 1497
- Registado: 20/6/2011 21:37
- Localização: 16
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com o dia de hoje a manter-se, parece que está finalmente a dar sinais de inversão, com bom volume a acompanhar.
- Mensagens: 383
- Registado: 8/3/2012 17:31
- Localização: 21
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O CEO da Mota-Engil afirmou que a empresa está a considerar os resíduos sólidos urbanos (RSU) como uma nova fonte de energia. Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla de diversificação e inovação no portfólio da empresa, buscando novas oportunidades no setor energético.
A iniciativa de transformar resíduos sólidos urbanos em fonte de energia mostra um compromisso significativo com a sustentabilidade e inovação. Aproveitar RSU para gerar energia não só ajuda a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas também cria uma fonte de energia renovável, alinhando-se com as metas ambientais globais.
Para a Mota-Engil, esta estratégia representa uma diversificação inteligente do seu portfólio. Tradicionalmente conhecida pelo setor da construção, a empresa está a expandir suas operações para áreas que têm um potencial de crescimento significativo e sustentável a longo prazo. Isso pode não só aumentar a resiliência da empresa contra ciclos económicos negativos na construção, mas também abrir novas vias de receita.
A transformação de resíduos em energia pode ser altamente lucrativa, especialmente em mercados emergentes onde a gestão de resíduos ainda é um desafio significativo. Além disso, essa abordagem pode atrair subsídios governamentais e incentivos fiscais, tornando os projetos ainda mais viáveis financeiramente.
Apesar dos benefícios, a implementação de tais projetos pode enfrentar desafios, incluindo regulamentações ambientais rigorosas, custos iniciais elevados e a necessidade de tecnologias avançadas. A Mota-Engil terá que garantir que possui as capacidades técnicas e a expertise necessária para superar esses obstáculos.
Para os investidores, este movimento pode ser visto como um sinal positivo de que a Mota-Engil está a posicionar-se para o futuro, explorando novas áreas com potencial de crescimento. No entanto, é crucial que a empresa forneça informações claras sobre os riscos e as estratégias para mitigá-los.
A exploração de resíduos sólidos urbanos como fonte energética pela Mota-Engil é um passo audacioso e inovador que pode trazer benefícios ambientais e econômicos significativos. Esta iniciativa reforça a posição da empresa como líder na adoção de práticas sustentáveis e inovadoras, diversificando ao mesmo tempo o seu portfólio de negócios. Para os investidores, representa uma oportunidade promissora, embora deva ser monitorada de perto quanto aos seus desenvolvimentos e implementação.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil
J.f.vieira
A iniciativa de transformar resíduos sólidos urbanos em fonte de energia mostra um compromisso significativo com a sustentabilidade e inovação. Aproveitar RSU para gerar energia não só ajuda a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas também cria uma fonte de energia renovável, alinhando-se com as metas ambientais globais.
Para a Mota-Engil, esta estratégia representa uma diversificação inteligente do seu portfólio. Tradicionalmente conhecida pelo setor da construção, a empresa está a expandir suas operações para áreas que têm um potencial de crescimento significativo e sustentável a longo prazo. Isso pode não só aumentar a resiliência da empresa contra ciclos económicos negativos na construção, mas também abrir novas vias de receita.
A transformação de resíduos em energia pode ser altamente lucrativa, especialmente em mercados emergentes onde a gestão de resíduos ainda é um desafio significativo. Além disso, essa abordagem pode atrair subsídios governamentais e incentivos fiscais, tornando os projetos ainda mais viáveis financeiramente.
Apesar dos benefícios, a implementação de tais projetos pode enfrentar desafios, incluindo regulamentações ambientais rigorosas, custos iniciais elevados e a necessidade de tecnologias avançadas. A Mota-Engil terá que garantir que possui as capacidades técnicas e a expertise necessária para superar esses obstáculos.
Para os investidores, este movimento pode ser visto como um sinal positivo de que a Mota-Engil está a posicionar-se para o futuro, explorando novas áreas com potencial de crescimento. No entanto, é crucial que a empresa forneça informações claras sobre os riscos e as estratégias para mitigá-los.
A exploração de resíduos sólidos urbanos como fonte energética pela Mota-Engil é um passo audacioso e inovador que pode trazer benefícios ambientais e econômicos significativos. Esta iniciativa reforça a posição da empresa como líder na adoção de práticas sustentáveis e inovadoras, diversificando ao mesmo tempo o seu portfólio de negócios. Para os investidores, representa uma oportunidade promissora, embora deva ser monitorada de perto quanto aos seus desenvolvimentos e implementação.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil
J.f.vieira
- Mensagens: 380
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
CEO da Mota Engil: “Espero não ser discriminado no lote 2” da alta velocidade
O CEO da Mota-Engil critica o preço-base “desajustado” do concurso para o primeiro troço da alta velocidade, a que o consórcio que lidera apresentou proposta. O lote 2, explica, “é menos complexo e tem um valor mais folgado”, razão pela qual antevê que “a armada espanhola vai vir toda”.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado: