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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 13/7/2024 21:38

O lançamento da Linha 4 do Trem Leve em Jalisco representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte público da região. A previsão de início das operações no primeiro semestre de 2024 é um marco importante que demonstra o compromisso e a melhoria da mobilidade urbana.
Para empresas envolvidas, como a Mota Engil, projetos como este são oportunidades de demonstrar sua capacidade de executar grandes obras de infraestrutura e reforçar sua presença no mercado. A participação em iniciativas desse porte pode levar a mais contratos e parcerias, fortalecendo a posição da empresa no setor.


https://www.google.com/amp/s/www.inform ... -0077.html

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 13/7/2024 19:34

Vai de encontro da minha previsão de investimento na mota engil...

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-ate-2026


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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 13/7/2024 19:23

O corredor permitirá um intercâmbio eficiente de produtos entre a região Ásia-Pacífico e a Europa, passando pelo México. Isso pode transformar Coatzacoalcos em um hub logístico crucial.
Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar.

Dois Podebis em Coatzacoalcos foram concedidos à Mota Engil, uma empresa portuguesa. Isso inclui a construção de um terminal no porto, o que demonstra a confiança na capacidade de execução da Mota Engil.

Coatzacoalcos é responsável por 90% da produção petroquímica do México, com a maior parte do transporte feito por ferrovia e navio. Isso destaca a importância estratégica da região para a indústria.

A Mota Engil está envolvida em promover parques industriais, atraindo empresas que consumam matérias-primas e produtos acabados da zona industrial. Isso pode levar a um crescimento significativo de investimentos e desenvolvimento econômico.

A construção do Terminal Químico de Porto México pela Braskem-Idesa é mencionada como um fator positivo, permitindo a importação de etano, essencial para a indústria local.

O Corredor Marítimo Sines-Coatzacoalcos representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços comerciais entre a Europa e a América do Norte, facilitando o fluxo de mercadorias entre estas regiões. A participação da Mota Engil em projetos chave dentro deste corredor não só demonstra a capacidade técnica e operacional da empresa, mas também posiciona Portugal como um parceiro vital no desenvolvimento infraestrutural do México.

O foco no desenvolvimento dos Pólos de Desenvolvimento do Bem-Estar e a integração com a indústria petroquímica local sugerem um futuro promissor para Coatzacoalcos como um centro logístico e industrial. A capacidade de atrair empresas que consumam as matérias-primas produzidas localmente pode criar um ciclo virtuoso de investimentos e crescimento econômico.

Para a Mota Engil, este projeto reforça sua presença internacional e pode resultar em um fluxo constante de contratos e investimentos, contribuindo para a estabilidade financeira da empresa a longo prazo. Por fim, a execução bem-sucedida deste projeto pode servir de modelo para futuras colaborações internacionais em grandes projetos de infraestrutura.

https://diariodelistmo.com/coatzacoalco ... o/50549280

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 13/7/2024 13:08

Este avanço no Corredor do Lobito pode potencialmente aumentar o fluxo de receita para a Mota-Engil, fortalecer seu portfólio de projetos e contribuir para a diversificação de seus investimentos. A parceria com a Trafigura e Ivanhoe, grandes 'traders' de commodities, bem como o financiamento pelo DFC dos EUA, sublinha a relevância e o potencial de crescimento do projeto, alinhando-se com a estratégia da empresa de expandir suas operações em mercados de alto crescimento.

https://www.google.com/amp/s/www.jornal ... -portuaria

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/7/2024 11:11

E la vai ela direitinha ao seu objetivo de curto prazo em 3.74. Mas passado esse termos então a merecida valorização. A partir daí irá de Mota.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yaya » 12/7/2024 22:17

A ME já ganhou algum concurso na Europa, excluindo Portugal?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por VALHALLA » 12/7/2024 21:56

Júri só admite proposta do consórcio da Mota-Engil para alta velocidade

Júri do concurso para o troço da alta velocidade entre Porto e Oiã concluiu que documento entregue pela empresa Alexandre Barbosa Borges "não reunia as condições necessárias" e recusou o requerimento do agrupamento da Sacyr para que a sua proposta fosse aceite.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/juri-so-admite-proposta-do-consorcio-da-mota-engil-para-alta-velocidade
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 12/7/2024 15:21

tami Escreveu:
PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.

Preço 70%;
Qualidade 30%.

O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418


Pedro


É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.


Aparentemente a margem não é curta, apenas não existe, daí mais ninguém aparecer, até porque as empresas espanholas são agressivas no preço.

"Salvaguardar compensações" é crime, mas como já foi aqui dito, não por mim :D , a ME era conhecida como uma empresa do "Regime" e hoje em dia os Trabalhos Complementares podem ir até aos 50%. Já a Revisão de Preços, pode dar para mais ou menos.

Por outro lado, uma empresa como a ME precisa de volume de obras.

Se nesta fase o preço vale 70%, nas restantes deve valer o mesmo, logo restão 30% para alguma eventual "engenharia".


Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 12/7/2024 15:05

PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.

Preço 70%;
Qualidade 30%.

O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418


Pedro


É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 12/7/2024 14:32

O consórcio CAAP|Mota-Engil|BestFly e a parceria AVIC|Yunnan Airport Group foram admitidos ao concurso de concessão para explorar, gerir e manter o novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Esse concurso, promovido pelo Ministério dos Transportes, inclui um contrato inicial de 25 anos, podendo ser estendido por mais 15. O NAIL, com capacidade para movimentar até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de mercadorias por ano, visa se tornar um hub logístico significativo em África. O consórcio vencedor será avaliado e negociado antes da adjudicação final​ (JornalF8)​.

https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 12/7/2024 12:13

Mota-Engil na corrida ao aeroporto de Luanda

Dois consórcios apresentaram propostas, um deles da Mota-Engil. O Ministério dos Transportes de Angola vai agora avaliar.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Tx9262 » 12/7/2024 12:05

Aqui_Vale Escreveu:Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.

O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.

Comprou submarinos, sabe-se lá como.

È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.

CumPrim/
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Acho que o Vale conseguiu resumir tudo nestea nota...
A ME não sairá a perder nesta obra!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 12/7/2024 11:55

Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.

O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.

Comprou submarinos, sabe-se lá como.

È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 12/7/2024 11:47

Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.

Preço 70%;
Qualidade 30%.

O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418


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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/7/2024 11:34

PMP69 Escreveu:No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.

A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.

https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/

https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html

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Por aqui se vê o alívio dos espanhóis… vai ser difícil tirar grande margem disto.

Só espero que o CEO no alerta que ontem dava não tenha razão… De o segundo troço, muito mais simples, não ficar para os espanhóis por uma tentação de equilibrarem o resultado dos concursos…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 12/7/2024 11:18

No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.

A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.

https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/

https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Iniciante112 » 12/7/2024 10:44

Noticia CNN
"O consórcio português liderado pela Mota-Engil, que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril, salvou o concurso público internacional para o troço Porto-Oiã, lançado em janeiro por António Costa. Foram apresentadas três propostas, mas só a do consórcio português cumpre as regras do procedimento de contratação pública."
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 12/7/2024 10:15

Iniciante112 Escreveu:Ganha o primeiro lote do TGV. Noticia TVI.


O Consórcio que incluí a Mota foi o único a apresentar proposta.

Segundo consta a base era muito baixa, agora resta saber o que conseguem fazer.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Iniciante112 » 12/7/2024 10:09

Ganha o primeiro lote do TGV. Noticia TVI.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 11/7/2024 20:16

Tracei uns riscos Vermelhos, que de politica não teem nada.

Dois já foram ultrapassados, espero agora pelos próximos dois.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bar38 » 11/7/2024 14:24

afcapitao Escreveu:Com o dia de hoje a manter-se, parece que está finalmente a dar sinais de inversão, com bom volume a acompanhar.


Para já a zona de suporte dos 3,43 tem aguentado bem...mas uma inversão só se pode considerar a cima da zona ali por volta 3,81....Só ai considero um primeiro reforço...
Continuo dentro no vermelho e bem pesado com uma pequena posição, apenas por convicção que com tanta obra por ai para se fazer e sendo está uma empresa do regime terá muito espaço para subir....

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 11/7/2024 12:57

Com o dia de hoje a manter-se, parece que está finalmente a dar sinais de inversão, com bom volume a acompanhar.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 10/7/2024 13:35

O CEO da Mota-Engil afirmou que a empresa está a considerar os resíduos sólidos urbanos (RSU) como uma nova fonte de energia. Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla de diversificação e inovação no portfólio da empresa, buscando novas oportunidades no setor energético.

A iniciativa de transformar resíduos sólidos urbanos em fonte de energia mostra um compromisso significativo com a sustentabilidade e inovação. Aproveitar RSU para gerar energia não só ajuda a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas também cria uma fonte de energia renovável, alinhando-se com as metas ambientais globais.

Para a Mota-Engil, esta estratégia representa uma diversificação inteligente do seu portfólio. Tradicionalmente conhecida pelo setor da construção, a empresa está a expandir suas operações para áreas que têm um potencial de crescimento significativo e sustentável a longo prazo. Isso pode não só aumentar a resiliência da empresa contra ciclos económicos negativos na construção, mas também abrir novas vias de receita.

A transformação de resíduos em energia pode ser altamente lucrativa, especialmente em mercados emergentes onde a gestão de resíduos ainda é um desafio significativo. Além disso, essa abordagem pode atrair subsídios governamentais e incentivos fiscais, tornando os projetos ainda mais viáveis financeiramente.

Apesar dos benefícios, a implementação de tais projetos pode enfrentar desafios, incluindo regulamentações ambientais rigorosas, custos iniciais elevados e a necessidade de tecnologias avançadas. A Mota-Engil terá que garantir que possui as capacidades técnicas e a expertise necessária para superar esses obstáculos.

Para os investidores, este movimento pode ser visto como um sinal positivo de que a Mota-Engil está a posicionar-se para o futuro, explorando novas áreas com potencial de crescimento. No entanto, é crucial que a empresa forneça informações claras sobre os riscos e as estratégias para mitigá-los.

A exploração de resíduos sólidos urbanos como fonte energética pela Mota-Engil é um passo audacioso e inovador que pode trazer benefícios ambientais e econômicos significativos. Esta iniciativa reforça a posição da empresa como líder na adoção de práticas sustentáveis e inovadoras, diversificando ao mesmo tempo o seu portfólio de negócios. Para os investidores, representa uma oportunidade promissora, embora deva ser monitorada de perto quanto aos seus desenvolvimentos e implementação.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 9/7/2024 23:47

CEO da Mota Engil: “Espero não ser discriminado no lote 2” da alta velocidade

O CEO da Mota-Engil critica o preço-base “desajustado” do concurso para o primeiro troço da alta velocidade, a que o consórcio que lidera apresentou proposta. O lote 2, explica, “é menos complexo e tem um valor mais folgado”, razão pela qual antevê que “a armada espanhola vai vir toda”.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 9/7/2024 17:52

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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