Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
Aparentemente a margem não é curta, apenas não existe, daí mais ninguém aparecer, até porque as empresas espanholas são agressivas no preço.
"Salvaguardar compensações" é crime, mas como já foi aqui dito, não por mim

Por outro lado, uma empresa como a ME precisa de volume de obras.
Se nesta fase o preço vale 70%, nas restantes deve valer o mesmo, logo restão 30% para alguma eventual "engenharia".
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
É evidente a razão para terem ido a um concurso que ninguém queria, e com pouca margem...não acredito que não tenham salvaguardado uma compensação nos próximos concursos - apesar dos critérios estarem definidos, se houver vontade não é dificil contornar. E não me esqueço das palavras do António Costa no dia em que a obra foi anunciada, dizendo que gostava que fosse para as empresas portuguesas, porque em Espanha também são as espanholas que ganham.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O consórcio CAAP|Mota-Engil|BestFly e a parceria AVIC|Yunnan Airport Group foram admitidos ao concurso de concessão para explorar, gerir e manter o novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Esse concurso, promovido pelo Ministério dos Transportes, inclui um contrato inicial de 25 anos, podendo ser estendido por mais 15. O NAIL, com capacidade para movimentar até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de mercadorias por ano, visa se tornar um hub logístico significativo em África. O consórcio vencedor será avaliado e negociado antes da adjudicação final (JornalF8).
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html
J.f.vieira
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19248.html
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil na corrida ao aeroporto de Luanda
Dois consórcios apresentaram propostas, um deles da Mota-Engil. O Ministério dos Transportes de Angola vai agora avaliar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
Acho que o Vale conseguiu resumir tudo nestea nota...
A ME não sairá a perder nesta obra!
FR
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Certamente haverá uma revisão de preços e uma rubrica de trabalhos a mais não previstos.
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
È um dos pais queridos deste Governo, e certamente vai sair coelho da cartola.
CumPrim/
ValeAquilino
O Paulo Portas está na Mota, e certamente não é a encher chouriços.
Comprou submarinos, sabe-se lá como.
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CumPrim/
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"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os critérios de adjudicação estão bem defínidos nas Peças Concursais, como estavam nesta 1.ª Fase, nomeadamente no ponto 12. do Anúncio do Procedimento.
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
Preço 70%;
Qualidade 30%.
O CEO disse algo extraordinário, foi como tivesse dito, ficámos com o "osso", não se esqueçam de nos dar a "carne".
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/504-2024-836631418
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
Por aqui se vê o alívio dos espanhóis… vai ser difícil tirar grande margem disto.
Só espero que o CEO no alerta que ontem dava não tenha razão… De o segundo troço, muito mais simples, não ficar para os espanhóis por uma tentação de equilibrarem o resultado dos concursos…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
No dia 03/07/2024, o Ministério das Infraestruturas e Habitação informou que tinha recebido duas propostas para a 1ª Fase da Alta Velocidade. Há uns meses a Infraestruturas de Portugal apontava para cerca de 6 proposta.
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
A "proposta" da Sacyr será uma declaração a mencionar que a base do concurso é baixa, ou uma "proposta" com valor superior à base, ou seja, ambas excluídas.
https://www.transportesenegocios.pt/alta-velocidade-atraiu-dois-candidatos/
https://www.eleconomista.es/infraestructuras-servicios/noticias/12895557/07/24/motaengil-construira-el-ave-de-portugal-tras-la-espantada-de-las-constructoras-espanolas.html
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Noticia CNN
"O consórcio português liderado pela Mota-Engil, que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril, salvou o concurso público internacional para o troço Porto-Oiã, lançado em janeiro por António Costa. Foram apresentadas três propostas, mas só a do consórcio português cumpre as regras do procedimento de contratação pública."
"O consórcio português liderado pela Mota-Engil, que integra ainda a Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril, salvou o concurso público internacional para o troço Porto-Oiã, lançado em janeiro por António Costa. Foram apresentadas três propostas, mas só a do consórcio português cumpre as regras do procedimento de contratação pública."
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Iniciante112 Escreveu:Ganha o primeiro lote do TGV. Noticia TVI.
O Consórcio que incluí a Mota foi o único a apresentar proposta.
Segundo consta a base era muito baixa, agora resta saber o que conseguem fazer.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Ganha o primeiro lote do TGV. Noticia TVI.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Tracei uns riscos Vermelhos, que de politica não teem nada.
Dois já foram ultrapassados, espero agora pelos próximos dois.
CumPrim/
ValeAquilino
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José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:Com o dia de hoje a manter-se, parece que está finalmente a dar sinais de inversão, com bom volume a acompanhar.
Para já a zona de suporte dos 3,43 tem aguentado bem...mas uma inversão só se pode considerar a cima da zona ali por volta 3,81....Só ai considero um primeiro reforço...
Continuo dentro no vermelho e bem pesado com uma pequena posição, apenas por convicção que com tanta obra por ai para se fazer e sendo está uma empresa do regime terá muito espaço para subir....
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com o dia de hoje a manter-se, parece que está finalmente a dar sinais de inversão, com bom volume a acompanhar.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O CEO da Mota-Engil afirmou que a empresa está a considerar os resíduos sólidos urbanos (RSU) como uma nova fonte de energia. Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla de diversificação e inovação no portfólio da empresa, buscando novas oportunidades no setor energético.
A iniciativa de transformar resíduos sólidos urbanos em fonte de energia mostra um compromisso significativo com a sustentabilidade e inovação. Aproveitar RSU para gerar energia não só ajuda a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas também cria uma fonte de energia renovável, alinhando-se com as metas ambientais globais.
Para a Mota-Engil, esta estratégia representa uma diversificação inteligente do seu portfólio. Tradicionalmente conhecida pelo setor da construção, a empresa está a expandir suas operações para áreas que têm um potencial de crescimento significativo e sustentável a longo prazo. Isso pode não só aumentar a resiliência da empresa contra ciclos económicos negativos na construção, mas também abrir novas vias de receita.
A transformação de resíduos em energia pode ser altamente lucrativa, especialmente em mercados emergentes onde a gestão de resíduos ainda é um desafio significativo. Além disso, essa abordagem pode atrair subsídios governamentais e incentivos fiscais, tornando os projetos ainda mais viáveis financeiramente.
Apesar dos benefícios, a implementação de tais projetos pode enfrentar desafios, incluindo regulamentações ambientais rigorosas, custos iniciais elevados e a necessidade de tecnologias avançadas. A Mota-Engil terá que garantir que possui as capacidades técnicas e a expertise necessária para superar esses obstáculos.
Para os investidores, este movimento pode ser visto como um sinal positivo de que a Mota-Engil está a posicionar-se para o futuro, explorando novas áreas com potencial de crescimento. No entanto, é crucial que a empresa forneça informações claras sobre os riscos e as estratégias para mitigá-los.
A exploração de resíduos sólidos urbanos como fonte energética pela Mota-Engil é um passo audacioso e inovador que pode trazer benefícios ambientais e econômicos significativos. Esta iniciativa reforça a posição da empresa como líder na adoção de práticas sustentáveis e inovadoras, diversificando ao mesmo tempo o seu portfólio de negócios. Para os investidores, representa uma oportunidade promissora, embora deva ser monitorada de perto quanto aos seus desenvolvimentos e implementação.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil
J.f.vieira
A iniciativa de transformar resíduos sólidos urbanos em fonte de energia mostra um compromisso significativo com a sustentabilidade e inovação. Aproveitar RSU para gerar energia não só ajuda a reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas também cria uma fonte de energia renovável, alinhando-se com as metas ambientais globais.
Para a Mota-Engil, esta estratégia representa uma diversificação inteligente do seu portfólio. Tradicionalmente conhecida pelo setor da construção, a empresa está a expandir suas operações para áreas que têm um potencial de crescimento significativo e sustentável a longo prazo. Isso pode não só aumentar a resiliência da empresa contra ciclos económicos negativos na construção, mas também abrir novas vias de receita.
A transformação de resíduos em energia pode ser altamente lucrativa, especialmente em mercados emergentes onde a gestão de resíduos ainda é um desafio significativo. Além disso, essa abordagem pode atrair subsídios governamentais e incentivos fiscais, tornando os projetos ainda mais viáveis financeiramente.
Apesar dos benefícios, a implementação de tais projetos pode enfrentar desafios, incluindo regulamentações ambientais rigorosas, custos iniciais elevados e a necessidade de tecnologias avançadas. A Mota-Engil terá que garantir que possui as capacidades técnicas e a expertise necessária para superar esses obstáculos.
Para os investidores, este movimento pode ser visto como um sinal positivo de que a Mota-Engil está a posicionar-se para o futuro, explorando novas áreas com potencial de crescimento. No entanto, é crucial que a empresa forneça informações claras sobre os riscos e as estratégias para mitigá-los.
A exploração de resíduos sólidos urbanos como fonte energética pela Mota-Engil é um passo audacioso e inovador que pode trazer benefícios ambientais e econômicos significativos. Esta iniciativa reforça a posição da empresa como líder na adoção de práticas sustentáveis e inovadoras, diversificando ao mesmo tempo o seu portfólio de negócios. Para os investidores, representa uma oportunidade promissora, embora deva ser monitorada de perto quanto aos seus desenvolvimentos e implementação.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
CEO da Mota Engil: “Espero não ser discriminado no lote 2” da alta velocidade
O CEO da Mota-Engil critica o preço-base “desajustado” do concurso para o primeiro troço da alta velocidade, a que o consórcio que lidera apresentou proposta. O lote 2, explica, “é menos complexo e tem um valor mais folgado”, razão pela qual antevê que “a armada espanhola vai vir toda”.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
volvista Escreveu:A dúvida é porque subiu a cotação aos 6,00 euros quando afinal agora com tantas notícias, alegadamente boas a cotação cai?!
Não digam que é o Mercado a funcionar. Pode ser tudo menos isso!
Dúvida? Eu esclareço.
No mercado há sempre quem saiba mais alguma coisa do que o vulgo. Pelo visto, essas notícias, alegadamente boas, parece que já estão "descontadas" pela subida anterior da cotação!
Re: Mota Engil - Tópico Geral
A dúvida é porque subiu a cotação aos 6,00 euros quando afinal agora com tantas notícias, alegadamente boas a cotação cai?!
Não digam que é o Mercado a funcionar. Pode ser tudo menos isso!
Não digam que é o Mercado a funcionar. Pode ser tudo menos isso!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:hugob0ss Escreveu:Quantos aqui é que estaria interessados em subscrever novas ações e acompanhar um hipotético aumento de capital e até mesmo aumentar a sua posição na empresa, se a empresa por exemplo apresentasse crescimentos anuais na ordem dos 15% e se isso ficasse refletido no bottom line.
Pois, o negócio que o mercado esta a propor é um crescimento abaixo da média dos pares, 8 % ao ano com resultados finais marginais, isto devido ao alavancamento excessivo, o return on equity da empresa na realidade é muito bom quase 30%, mas isso pouco importa para o investidor comum que tem que se preocupar mais é com o seu roe individual, e até pode parecer uma boa gestão de risco, mas pelo contrário, neste caso não é, porque devia ser mais valorizado a capacidade de execução e de engenharia e de construção.
Porque afinal a gestão financeira é esperar que as taxas de juro desçam, como se não estivesse já tudo preparado para isso, e no final depois das contas feitas a banca ganha o jogo.
Hugo, o que dizes faz-me sentido. Aliás, há uns posts atrás tinha questionado se não seria esta uma boa altura para fazer um AC, acompanhado da apresentação de um ou 2 mega projetos. Estaria a familia mota disponível para isso? Eu até acho que sim. Vou considerar, a titulo de exemplo, 20% de aumento de capital. Daria uma entrada de 200M para a empresa. A familia Mota, se quisesse acompanhar, tinha que entrar com 80M. Penso que o conseguem fazer. Isso representa, grosso modo, uns 13% da dívida líquida.
Seria uma ajuda, sem dúvida.
Mas também tens as obrigações. É interessante verificar que as Yields das obrigações da mota estão entre os 4,67% e os 6,29% (fonte: banco big), ao passo que há quase um ano foram emitidas obrigações com 7,25% de cupão. Ou seja, deduzo com isto que a melhoria dos resultados conduziu a uma melhoria das condições de financiamento no mercado obrigacionista (que não inclui só banca, mas retalho). Era esta a perspetiva que queria passar acerca da redução das taxas de juro (provocada pela melhoria do balanço da própria empresa).
Mas em suma, não me espantaria um AC. Caso isso viesse acompanhado de uma boa perspetiva para a empresa, a familia mota iria participar. E eu também.
20 % por 200 milhões acho pouco, pelo menos o dobro disso, sendo que o ideal seria 500 milhões por 20%, e utilizar esse valor para amortizar a dívida e ter algum de reserva em cash para aplicar na gestão das concessões das grandes obras públicas, para uma construção de um portfólio de longo prazo , com receitas recorrentes e com uma margem maior.
Sendo que teria impacto imediato nos juros que são pagos , que mesmo a 4,67 e 6,29 % que são a valores até bastante razoáveis não deixam de ser um encargo brutal pois a dívida liquida é de 1.7 Bi, enfim.
No último AC a empresa foi valorizada por pouco mais de 700 milhões, mas ainda há pouco tempo o CEO veio dizer que a empresa valia mais do que um Bi, mas esqueceu que o enterprise value atual é de 3.72 Bi
Ou seja contas feitas, entre cedências de direitos de subscrição aos chineses e aumento de capital o preço médio a que eles compraram em 2021 foi de 2,37 € por ação por 32 % do capital, isto num pressuposto bem mais conservador do que o atual.
Portanto eu se fosse CEO, contratava uma consultora para fazer uns powerpoints com a revisão do plano estratégico: AMBIÇÃO 2030, e valoriza as minhas ações e as dos outros.
Mas não me parece que isso vá acontecer, porque está tudo é a olhar para a cotação à espera que ela cai mais um bocadinho que é para entrar a um preço mais baixo, e uma empresa que podia ser uma growth play, vai andar a marinar e vai ser no máximo uma value play, sendo que seguramente existem interesses políticos e dos credores em manter a situação como está.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Boa tarde!
Além de tudo, concorreu para a Linha do TGV
ainda em estudo







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Re: Mota Engil - Tópico Geral
hugob0ss Escreveu:Quantos aqui é que estaria interessados em subscrever novas ações e acompanhar um hipotético aumento de capital e até mesmo aumentar a sua posição na empresa, se a empresa por exemplo apresentasse crescimentos anuais na ordem dos 15% e se isso ficasse refletido no bottom line.
Pois, o negócio que o mercado esta a propor é um crescimento abaixo da média dos pares, 8 % ao ano com resultados finais marginais, isto devido ao alavancamento excessivo, o return on equity da empresa na realidade é muito bom quase 30%, mas isso pouco importa para o investidor comum que tem que se preocupar mais é com o seu roe individual, e até pode parecer uma boa gestão de risco, mas pelo contrário, neste caso não é, porque devia ser mais valorizado a capacidade de execução e de engenharia e de construção.
Porque afinal a gestão financeira é esperar que as taxas de juro desçam, como se não estivesse já tudo preparado para isso, e no final depois das contas feitas a banca ganha o jogo.
Hugo, o que dizes faz-me sentido. Aliás, há uns posts atrás tinha questionado se não seria esta uma boa altura para fazer um AC, acompanhado da apresentação de um ou 2 mega projetos. Estaria a familia mota disponível para isso? Eu até acho que sim. Vou considerar, a titulo de exemplo, 20% de aumento de capital. Daria uma entrada de 200M para a empresa. A familia Mota, se quisesse acompanhar, tinha que entrar com 80M. Penso que o conseguem fazer. Isso representa, grosso modo, uns 13% da dívida líquida.
Seria uma ajuda, sem dúvida.
Mas também tens as obrigações. É interessante verificar que as Yields das obrigações da mota estão entre os 4,67% e os 6,29% (fonte: banco big), ao passo que há quase um ano foram emitidas obrigações com 7,25% de cupão. Ou seja, deduzo com isto que a melhoria dos resultados conduziu a uma melhoria das condições de financiamento no mercado obrigacionista (que não inclui só banca, mas retalho). Era esta a perspetiva que queria passar acerca da redução das taxas de juro (provocada pela melhoria do balanço da própria empresa).
Mas em suma, não me espantaria um AC. Caso isso viesse acompanhado de uma boa perspetiva para a empresa, a familia mota iria participar. E eu também.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Quantos aqui é que estaria interessados em subscrever novas ações e acompanhar um hipotético aumento de capital e até mesmo aumentar a sua posição na empresa, se a empresa por exemplo apresentasse crescimentos anuais na ordem dos 15% e se isso ficasse refletido no bottom line.
Pois, o negócio que o mercado esta a propor é um crescimento abaixo da média dos pares, 8 % ao ano com resultados finais marginais, isto devido ao alavancamento excessivo, o return on equity da empresa na realidade é muito bom quase 30%, mas isso pouco importa para o investidor comum que tem que se preocupar mais é com o seu roe individual, e até pode parecer uma boa gestão de risco, mas pelo contrário, neste caso não é, porque devia ser mais valorizado a capacidade de execução e de engenharia e de construção.
Porque afinal a gestão financeira é esperar que as taxas de juro desçam, como se não estivesse já tudo preparado para isso, e no final depois das contas feitas a banca ganha o jogo.
Pois, o negócio que o mercado esta a propor é um crescimento abaixo da média dos pares, 8 % ao ano com resultados finais marginais, isto devido ao alavancamento excessivo, o return on equity da empresa na realidade é muito bom quase 30%, mas isso pouco importa para o investidor comum que tem que se preocupar mais é com o seu roe individual, e até pode parecer uma boa gestão de risco, mas pelo contrário, neste caso não é, porque devia ser mais valorizado a capacidade de execução e de engenharia e de construção.
Porque afinal a gestão financeira é esperar que as taxas de juro desçam, como se não estivesse já tudo preparado para isso, e no final depois das contas feitas a banca ganha o jogo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Se há assim tanta obra por fazer (obras públicas , tgv, aeroporto) algumas financiadas pelos fundos europeus e os mercados emergentes. Se há confiança e capacidade de execução para as fazer, porque não tentar outros meios de financiamento? Sem querer assustar os atuais acionistas mas um novo aumento de capital , não me parece uma opção totalmente descabida, desde que no final houvesse garantia de receitas consistentes. Seria a diferença entre continuar a valer 1 bi durante mais uma década a valer 2,5 a 3 bi nos próximos anos.
Estará a família mota e restantes acionistas chineses preparados para abdicar e diluir a sua posição para fazer crescer a empresa? Se estivessem era bom sinal.
Estará a família mota e restantes acionistas chineses preparados para abdicar e diluir a sua posição para fazer crescer a empresa? Se estivessem era bom sinal.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
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