Caldeirão da Bolsa

Suporte e resistência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tom Strong » 24/3/2007 22:22

GAB Escreveu:Suportes e resistências, de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter. Definições:

Suporte: Região na qual o interesse de comprar é grande, superando a pressão vendedora, o movimento de queda tende a parar.

Resistência: Região na qual o interesse de vender é grande, superando a pressão compradora, o movimento altista tende a parar.
Não existe nada de mágico com suportes e resistências o que existe é oferta versus demanda e psicologia humana. Em alta, conforme os preços aumentam, os ativos vão ficando naturalmente mais caros e menos compradores vão estar disponíveis a pagar determinado preço. Os vendedores, pelo contrário, vão querer vender como nunca nesses novos valores, aumentando a oferta e contribuindo para o início da desvalorização (queda).

O Componente Psicológico
Que outros fatores ajudam a definir um certo preço como suporte ou resistência?
A resposta é simples: memória.
As pessoas lembram-se dos valores que compraram ou venderam e ganharam dinheiro, lembram-se também dos preços em que perderam e das emoções boas e más sentidas durante esses eventos. Logo, o somatório desse histórico de lembranças é um dos factores que contribui para a formação dessas "zonas de bloqueio"(Suporte & Resistência).

Negociando com a Ajuda de Suporte e Resistência
A regra para negociar usando suportes e resistências parece simples:
-comprar no suporte e vender na resistência.
Essa regra sem sofisticação, mas objetiva pode tornar um investidor extremamente bem sucedido se ele conhecer o mercado e tiver uma boa metodologia de operação.
Para isso o investidor deve saber que, muitas vezes ocorre o rompimento dos níveis de suporte e resistência, sendo importante contar com estratégias para proteção do capital e também para aproveitar esses acontecimentos. Nesse contexto um ponto relevante é a força do suporte e resistência. Quanto mais vezes o mercado "bater e voltar" na linha, mais forte é a confiabilidade da barreira de preços.

Obrigado pela tua explicação GAB. Pelo que tenho percebido o mercado é apenas um grande rio psicológico banhado pelas areias da AT.. porém há períodos de secas e enchentes! :|

:evil:
Abraço e BN's,

Tom Strong

Registado: 24/2/2007 7:32

por redhot » 23/3/2007 23:32

GAB Escreveu:Suportes e resistências, de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter.

A partir dos links que tem na sua assinatura, fui parar a um pdf de um livro chamado "Forex Trading Course". É sobre compra/vende de moedas.

Posso concluir então que as análises técnicas dos gráficos indicados neste livro "Forex", também se aplicam aos mercados de acções?

Registado: 20/3/2007 18:26

por Adam hedge » 23/3/2007 21:33

boa noite redhot,como já vi estas a iniciar-te,na analise tecnica dos mercados deixo-te aqui alguns sites que poderás tirar muitas dúvidas:

www.ricardoborges.com

www.portaldebolsa.com aqui clicas em analise tecnica,vais encontrar ABC da analise tecnica,clicas em arquivo e vai te ser apresentado uma enorme quantidades de dados sobre analise. ps:este site demora um bocadito a abrir e quando se muda de pag.

www.leandrostormer.com.br/arquivos/parte1.html

espero ter conseguido ajudar te.

abraço
joão matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por redhot » 23/3/2007 21:17

GAB Escreveu:Suportes e resistências, de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter.

A partir dos links que tem na sua assinatura, fui parar a um pdf de um livro chamado "Forex Trading Course". É sobre compra/vende de moedas.

Posso concluir então que as análises técnicas dos gráficos indicados aplicam-se também aos mercados de acções?

por GAB » 23/3/2007 15:46

Suportes e resistências, de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter. Definições:

Suporte: Região na qual o interesse de comprar é grande, superando a pressão vendedora, o movimento de queda tende a parar.

Resistência: Região na qual o interesse de vender é grande, superando a pressão compradora, o movimento altista tende a parar.
Não existe nada de mágico com suportes e resistências o que existe é oferta versus demanda e psicologia humana. Em alta, conforme os preços aumentam, os ativos vão ficando naturalmente mais caros e menos compradores vão estar disponíveis a pagar determinado preço. Os vendedores, pelo contrário, vão querer vender como nunca nesses novos valores, aumentando a oferta e contribuindo para o início da desvalorização (queda).

O Componente Psicológico
Que outros fatores ajudam a definir um certo preço como suporte ou resistência?
A resposta é simples: memória.
As pessoas lembram-se dos valores que compraram ou venderam e ganharam dinheiro, lembram-se também dos preços em que perderam e das emoções boas e más sentidas durante esses eventos. Logo, o somatório desse histórico de lembranças é um dos factores que contribui para a formação dessas "zonas de bloqueio"(Suporte & Resistência).

Negociando com a Ajuda de Suporte e Resistência
A regra para negociar usando suportes e resistências parece simples:
-comprar no suporte e vender na resistência.
Essa regra sem sofisticação, mas objetiva pode tornar um investidor extremamente bem sucedido se ele conhecer o mercado e tiver uma boa metodologia de operação.
Para isso o investidor deve saber que, muitas vezes ocorre o rompimento dos níveis de suporte e resistência, sendo importante contar com estratégias para proteção do capital e também para aproveitar esses acontecimentos. Nesse contexto um ponto relevante é a força do suporte e resistência. Quanto mais vezes o mercado "bater e voltar" na linha, mais forte é a confiabilidade da barreira de preços.
Anexos
S&R.PNG
S&R.PNG (0 Bytes) Visualizado 1099 vezes
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por redhot » 23/3/2007 15:33

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou ler tb o pdf com o glossário.

por K@t0 » 23/3/2007 15:27

O valor do "chão" é a cotação menor de um titulo nun determinado tempo, e o valor do "tecto" é o valor da cotação, mais elevada num determinado tempo.

Portantos, quanto mais tempo tens de análize, mais tectos e chaos encontras, é tipo andar de vários pisos.

Estou desejoso de ver, quando chegares ás linhas de tendência, que anacronismos vão arranjar!! ladeiras????

Registado: 16/6/2003 19:06

por redhot » 23/3/2007 15:17

E como sei qual é o valor do chão e do tecto?

por carrancho » 23/3/2007 13:33

Pois é, se o tecto for falso tudo bem, agora quando é em placa podem sempre resultar muitas cabeças partidas e tecto intacto. Por isso o meu conselho é deixa os outros mandarem as marradas, se conseguirem romper o tecto então segues logo os gajos.

Abraço

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por superbem » 23/3/2007 13:19

Para mim esses sitios são muito perigosos, tanto pode 'furar o tecto', como pode ter efeito 'ping-pong'.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por scpnuno » 23/3/2007 13:11

Tens que ver a coisa pelo lado da arquitectura (ou da construção civil)

O suporte é o chão, a resistencia é o tecto. Se passar qualquer um dos limites, está fora de casa (ou fora de jogo, em linguagem futebolistica).

Assim, a modos que em termos bolsisticos, é melhor falares com o Ulisses ...de qualquer forma, na minha versão é que se o gajo fura o chão, está para se enterrar e se fura o tecto, está para levantar voo.

Espero que esta explicação te ajude, se não, nã sei que te faça
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re: Suporte e resistência

por luis.gomes » 23/3/2007 13:08

redhot Escreveu:Quando se está a dizer:

-"o título está a criar um forte suporte nos 10,00"
ou então
-"o título está com uma forte resistência nos 10,50"

O que significa? (tenho uma ideia mas não muito objectiva). Podem-me ajudar?

redhot,

Existe um glossário muito interessante elaborado pelo MozHawk que acho que seria importante que fizesse a sua leitura.

Poderá encontra-lo neste link:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1555

Tenho a certeza que vai esclarecer muitas das suas dúvidas. :wink:

LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

Suporte e resistência

por redhot » 23/3/2007 13:03

Quando se está a dizer:

-"o título está a criar um forte suporte nos 10,00"
ou então
-"o título está com uma forte resistência nos 10,50"

O que significa? (tenho uma ideia mas não muito objectiva). Podem-me ajudar?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, navaldoc, Phil2014 e 91 visitantes