EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€
Como dizia o grande CR7 quando alguém lhe perguntou o que achou do hat-trick do Messi:
"ó pá, quero lá saber"
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Re: EDP - Tópico Geral
EDP anda ali entalada entre 2 LTs
Algo similar com isto, na minha visão
Algo similar com isto, na minha visão
- Mensagens: 199
- Registado: 16/9/2014 15:30
Re: EDP - Tópico Geral
Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€
Pois, até pode chegar a 0€ ou 7 € .
Chegar a 2,50€ uma ação que dá 0,21€ de dividendos isso era ter um juro de 8,5 % ao ano.
- Mensagens: 661
- Registado: 11/6/2008 21:46
- Localização: 13
Re: EDP - Tópico Geral
Seria um sonho apanhar EDPS novamente a 2.5€. Era um investimento garantido, nem que fosse pelos dividendos. Mas acho isso demasiado dificil acontecer a não ser com uma recessão profunda e um crash vindo de wallstreet e contagie todo o mercado global
- Mensagens: 227
- Registado: 4/11/2019 21:29
Re: EDP - Tópico Geral
Eu só vejo grande potencial na EDP. A procura de energia cresce de fosma exponencial. a Mobilidade esta a acelerar a sua transição.
A EDP é um grande player e vai conseguir subir os seus resultados. O número de clientes inverteu da queda e já sobe perante vantagens comerciais.
Estou a reforçar.
A EDP é um grande player e vai conseguir subir os seus resultados. O número de clientes inverteu da queda e já sobe perante vantagens comerciais.
Estou a reforçar.
Re: EDP - Tópico Geral
Energia dá a Portugal "vantagens claras" na localização industrial
Manuel Castro Almeida quer aprofundar a eletrificação do país, que considera ser uma das grandes vantagens de Portugal na hora das empresas escolherem onde querem instalar os seus projetos. Olhando para a IA, o Governo está a preparar um programa para promover a tecnologia junto das PME.
Manuel Castro Almeida quer aprofundar a eletrificação do país, que considera ser uma das grandes vantagens de Portugal na hora das empresas escolherem onde querem instalar os seus projetos. Olhando para a IA, o Governo está a preparar um programa para promover a tecnologia junto das PME.
Re: EDP - Tópico Geral
Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€
€2.5?? market cap de 10M? pode lá ir, claro. Mas só mesmo em profundo bear market, na minha opiniao
- Mensagens: 3996
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: EDP - Tópico Geral
C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€
Re: EDP - Tópico Geral
Que se passa com a edp?
- Mensagens: 661
- Registado: 11/6/2008 21:46
- Localização: 13
Re: EDP - Tópico Geral
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -ate-2030/
Sagres produzida com energia 100% renovável até 2030
“Temos a visão de ter uma Sagres que é feita sem emissões de CO2 em 2030”
Sagres produzida com energia 100% renovável até 2030
“Temos a visão de ter uma Sagres que é feita sem emissões de CO2 em 2030”
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Re: EDP - Tópico Geral
Alguém que explique aqui, através da análise de gráficoc, qual a tendência?
Obrigado.
Obrigado.
- Mensagens: 661
- Registado: 11/6/2008 21:46
- Localização: 13
Re: EDP - Tópico Geral
previsor Escreveu:junas Escreveu:Tudo boas notícias:
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!
Incompreensível...
Acho que seria um pouco mais incompreensível do ponto de vista técnico se estivesse a subir com o índice PSI a descer.
A EDP até ainda está ligeiramente positiva no mês.
A EDPR está a descer mais este mês, mas provavelmente vai aguentar-se.
As quedas incompreensíveis às vezes são as melhores oportunidades de investimento. O que não quer dizer que não vá cair ainda mais a curto prazo e tornar a oportunidade de investimento ainda mais atrativa.
- Mensagens: 512
- Registado: 4/3/2019 20:39
Re: EDP - Tópico Geral
junas Escreveu:Tudo boas notícias:
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!
Incompreensível...
Acho que seria um pouco mais incompreensível do ponto de vista técnico se estivesse a subir com o índice PSI a descer.
A EDP até ainda está ligeiramente positiva no mês.
A EDPR está a descer mais este mês, mas provavelmente vai aguentar-se.
Re: EDP - Tópico Geral
Tudo boas notícias:
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!
Incompreensível...
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!
Incompreensível...
- Mensagens: 661
- Registado: 11/6/2008 21:46
- Localização: 13
Re: EDP - Tópico Geral
Tambem houve melhora da recomendaçao da Goldman Sachs, tanto à EDP como à EDPR (principalmente esta).
- Mensagens: 3996
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: EDP - Tópico Geral
Boa tarde,
As ações do setor das utilities (serviços públicos como eletricidade e gás) estão a subir hoje devido a uma forte rotação de capital para setores defensivos, motivada pela volatilidade tecnológica, tensões geopolíticas globais e novidades corporativas de grandes empresas como a Iberdrola. [1, 2, 3, 4, 5]
Os principais fatores que explicam esta subida generalizada dividem-se em quatro pontos:
## 1. Refúgio Contra a Volatilidade de Mercado
* Queda da tecnologia: Setores altamente valorizados, como a inteligência artificial e semicondutores, sofreram correções acentuadas nos últimos dias. [2, 6]
* Tensões geopolíticas: O aumento do risco de conflitos internacionais elevou o índice de medo dos mercados (VIX) para os níveis mais altos desde abril. [1, 2]
* Procura por estabilidade: Investidores procuram as utilities pelo seu perfil de receitas previsíveis e dividendos resilientes em cenários incertos. [7, 8]
## 2. Estabilização das Taxas de Juro (BCE)
* Decisão macroeconómica: O mercado reagiu com cautela à decisão e perspetivas de taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).
* "Bond proxies": Sendo empresas muito endividadas e pagadoras de dividendos, as utilities funcionam quase como obrigações. Elas valorizam quando as taxas de juro e as yields estabilizam ou dão sinais de alívio. [1, 6, 7]
## 3. Redução de Capital e Recompras (Caso Iberdrola)
* Amortização de ações: A Iberdrola anunciou hoje uma redução de 2,706% no seu capital social através do cancelamento de 182,8 milhões de ações próprias. [4]
* Ganho por ação: Este movimento diminui o número de ações em circulação. O lucro distribuidor passa a ser dividido por menos ações, valorizando diretamente o preço no mercado. [4, 9, 10]
## 4. Crescimento Estrutural da Procura Energética
* Data Centers: O setor energético está a viver uma transformação em 2026 com o aumento massivo do consumo elétrico para infraestruturas digitais e servidores de IA. [11, 12]
* Perspetivas de receitas: Empresas ligadas a energias renováveis e redes elétricas (como a EDP Renováveis e a Iberdrola) continuam a rever em alta as suas projeções de faturação a longo prazo. [10, 13]
Gostaria de analisar o desempenho de uma empresa concorrente específica (como a EDP ou a Endesa) ou verificar o impacto destas subidas nos fundos de investimento (ETFs) do setor?
[1] [https://www.reuters.com](https://www.reuters.com/markets/europe/ ... 026-06-11/)
[2] [https://www.home.saxo](https://www.home.saxo/content/articles/ ... 6-11062026)
[3] [https://www.youtube.com](https://www.youtube.com/watch?v=KC19qtFQrXU&t=1)
[4] [https://executivedigest.sapo.pt](https://executivedigest.sapo.pt/iberdro ... -de-acoes/)
[5] [https://blog.fpleme.com.br](https://blog.fpleme.com.br/acoes-utilities/)
[6] [https://www.euronews.com](https://www.euronews.com/business/2026/ ... e-decision)
[7] [https://www.youtube.com](https://www.youtube.com/watch?v=ro8Bh2Phjcc)
[8] [https://kalkine.co.uk](https://kalkine.co.uk/news/general-news ... east-risks)
[9] [https://www.iberdrola.com](https://www.iberdrola.com/press-room/ne ... share-july)
[10] [https://uk.investing.com](https://uk.investing.com/news/stock-mar ... uy-4697413)
[11] [https://www.morningstar.com](https://www.morningstar.com/markets/uti ... and-growth)
[12] [https://jornaleconomico.sapo.pt](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -ate-2030/)
[13] [https://eco.sapo.pt](https://eco.sapo.pt/2026/05/06/edp-reno ... ficiencia/)
As ações do setor das utilities (serviços públicos como eletricidade e gás) estão a subir hoje devido a uma forte rotação de capital para setores defensivos, motivada pela volatilidade tecnológica, tensões geopolíticas globais e novidades corporativas de grandes empresas como a Iberdrola. [1, 2, 3, 4, 5]
Os principais fatores que explicam esta subida generalizada dividem-se em quatro pontos:
## 1. Refúgio Contra a Volatilidade de Mercado
* Queda da tecnologia: Setores altamente valorizados, como a inteligência artificial e semicondutores, sofreram correções acentuadas nos últimos dias. [2, 6]
* Tensões geopolíticas: O aumento do risco de conflitos internacionais elevou o índice de medo dos mercados (VIX) para os níveis mais altos desde abril. [1, 2]
* Procura por estabilidade: Investidores procuram as utilities pelo seu perfil de receitas previsíveis e dividendos resilientes em cenários incertos. [7, 8]
## 2. Estabilização das Taxas de Juro (BCE)
* Decisão macroeconómica: O mercado reagiu com cautela à decisão e perspetivas de taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).
* "Bond proxies": Sendo empresas muito endividadas e pagadoras de dividendos, as utilities funcionam quase como obrigações. Elas valorizam quando as taxas de juro e as yields estabilizam ou dão sinais de alívio. [1, 6, 7]
## 3. Redução de Capital e Recompras (Caso Iberdrola)
* Amortização de ações: A Iberdrola anunciou hoje uma redução de 2,706% no seu capital social através do cancelamento de 182,8 milhões de ações próprias. [4]
* Ganho por ação: Este movimento diminui o número de ações em circulação. O lucro distribuidor passa a ser dividido por menos ações, valorizando diretamente o preço no mercado. [4, 9, 10]
## 4. Crescimento Estrutural da Procura Energética
* Data Centers: O setor energético está a viver uma transformação em 2026 com o aumento massivo do consumo elétrico para infraestruturas digitais e servidores de IA. [11, 12]
* Perspetivas de receitas: Empresas ligadas a energias renováveis e redes elétricas (como a EDP Renováveis e a Iberdrola) continuam a rever em alta as suas projeções de faturação a longo prazo. [10, 13]
Gostaria de analisar o desempenho de uma empresa concorrente específica (como a EDP ou a Endesa) ou verificar o impacto destas subidas nos fundos de investimento (ETFs) do setor?
[1] [https://www.reuters.com](https://www.reuters.com/markets/europe/ ... 026-06-11/)
[2] [https://www.home.saxo](https://www.home.saxo/content/articles/ ... 6-11062026)
[3] [https://www.youtube.com](https://www.youtube.com/watch?v=KC19qtFQrXU&t=1)
[4] [https://executivedigest.sapo.pt](https://executivedigest.sapo.pt/iberdro ... -de-acoes/)
[5] [https://blog.fpleme.com.br](https://blog.fpleme.com.br/acoes-utilities/)
[6] [https://www.euronews.com](https://www.euronews.com/business/2026/ ... e-decision)
[7] [https://www.youtube.com](https://www.youtube.com/watch?v=ro8Bh2Phjcc)
[8] [https://kalkine.co.uk](https://kalkine.co.uk/news/general-news ... east-risks)
[9] [https://www.iberdrola.com](https://www.iberdrola.com/press-room/ne ... share-july)
[10] [https://uk.investing.com](https://uk.investing.com/news/stock-mar ... uy-4697413)
[11] [https://www.morningstar.com](https://www.morningstar.com/markets/uti ... and-growth)
[12] [https://jornaleconomico.sapo.pt](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -ate-2030/)
[13] [https://eco.sapo.pt](https://eco.sapo.pt/2026/05/06/edp-reno ... ficiencia/)
Goya777 Escreveu:Curioso as EDPs hoje estarem a subir forte, com a confirmaçao da subida das taxas do BCE, que poderá representar maior custo financeiro para as mesmas e que poderia levar a descida do preço (EDPR é certo que levava -10% nos ultimos dias)
- Mensagens: 302
- Registado: 12/1/2008 0:35
- Localização: 16
Re: EDP - Tópico Geral
Curioso as EDPs hoje estarem a subir forte, com a confirmaçao da subida das taxas do BCE, que poderá representar maior custo financeiro para as mesmas e que poderia levar a descida do preço (EDPR é certo que levava -10% nos ultimos dias)
- Mensagens: 3996
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: EDP - Tópico Geral
Energias Renováveis = Energias Variáveis
A mudança de termo de intermitentes para variáveis não é apenas um mero pormenor de linguagem; reflete uma evolução profunda na forma como os engenheiros e técnicos gerem uma rede elétrica moderna.
Ora, isso não corresponde minimamente à verdade.
E, hoje, o uso de baterias (hídricas ou químicas) ajuda a uniformizar a curva de tensão (produção) da eletricidade de fonte renovável.
By Nirvana
A mudança de termo de intermitentes para variáveis não é apenas um mero pormenor de linguagem; reflete uma evolução profunda na forma como os engenheiros e técnicos gerem uma rede elétrica moderna.
- 1. Intermitente implica imprevisibilidade total
Ora, isso não corresponde minimamente à verdade.
- 2. Variável significa flutuação previsível
E, hoje, o uso de baterias (hídricas ou químicas) ajuda a uniformizar a curva de tensão (produção) da eletricidade de fonte renovável.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Re: EDP - Tópico Geral
Boa tarde,
Aproveito a tua partilha para acrescentar que a energia renovável já provou o seu valor por permitir produzir eletricidade com um custo de produção inferior e com impactos ambientais nulos no meio ambiente comparado com os combustíveis fosseis.
E com a introdução das baterias para armazenamento, a intermitência da energia renovável será mitigada permitindo um maior aproveitamento desta energia limpa. Os novos desenvolvimentos na produção de baterias à base de iodo irá reduzir custos de escala e reduzir impactos ambientais permitindo o total aproveitamento da energia renovável produzida no longo prazo.
Dito isto, encontrando-se a Edp na vanguarda e totalmente focada no crescimento por via da implementação destas tecnologias associadas às energias renováveis.
Tratando-se de uma multinacional presente em diversas geografias, como o Estados Unidos, Brasil e Europa para citar os principais mercados, independente de qualquer governo.
Com receitas estáveis e com crescimento de resultados e pagamento estável de dividendos ininterruptamente ao longo de mais de 10 anos.
Parece me que os multiplos com os quais transaciona PER, EV/EBITDA, Dividend Yield, para citar alguns que mais importância dou, são moderamente baixos para o potencial de crescimento e valor futuro que esta empresa aporta.
Acredito que sendo despoletados alguns catalisadores como resultados semestrais acima das expectativas, alguma noticia relativo à alienação do projecto da Colombia, possa catalizar cotação para valores próximos dos 5,50€.
Aproveito a tua partilha para acrescentar que a energia renovável já provou o seu valor por permitir produzir eletricidade com um custo de produção inferior e com impactos ambientais nulos no meio ambiente comparado com os combustíveis fosseis.
E com a introdução das baterias para armazenamento, a intermitência da energia renovável será mitigada permitindo um maior aproveitamento desta energia limpa. Os novos desenvolvimentos na produção de baterias à base de iodo irá reduzir custos de escala e reduzir impactos ambientais permitindo o total aproveitamento da energia renovável produzida no longo prazo.
Dito isto, encontrando-se a Edp na vanguarda e totalmente focada no crescimento por via da implementação destas tecnologias associadas às energias renováveis.
Tratando-se de uma multinacional presente em diversas geografias, como o Estados Unidos, Brasil e Europa para citar os principais mercados, independente de qualquer governo.
Com receitas estáveis e com crescimento de resultados e pagamento estável de dividendos ininterruptamente ao longo de mais de 10 anos.
Parece me que os multiplos com os quais transaciona PER, EV/EBITDA, Dividend Yield, para citar alguns que mais importância dou, são moderamente baixos para o potencial de crescimento e valor futuro que esta empresa aporta.
Acredito que sendo despoletados alguns catalisadores como resultados semestrais acima das expectativas, alguma noticia relativo à alienação do projecto da Colombia, possa catalizar cotação para valores próximos dos 5,50€.
yaya Escreveu:https://www.cnbc.com/2026/06/05/iran-war-strait-of-hormuz-renewables-oil-gas.html
Como o impasse no Estreito de Ormuz mudou o rumo do debate sobre segurança energética
Durante décadas, a narrativa convencional tem sido aquela em que as energias renováveis têm sido criticadas por problemas de intermitência, enquanto os combustíveis fósseis são vistos como os responsáveis pela segurança energética.
A guerra com o Irã e o prolongado fechamento do Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, alteraram essa visão.
A influência do Irã sobre o Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, transformou inadvertidamente o debate sobre segurança energética, colocando os combustíveis fósseis, e não as energias renováveis, como a principal fonte de vulnerabilidade.
- Mensagens: 302
- Registado: 12/1/2008 0:35
- Localização: 16
Re: EDP - Tópico Geral
https://www.cnbc.com/2026/06/05/iran-wa ... l-gas.html
Como o impasse no Estreito de Ormuz mudou o rumo do debate sobre segurança energética
Durante décadas, a narrativa convencional tem sido aquela em que as energias renováveis têm sido criticadas por problemas de intermitência, enquanto os combustíveis fósseis são vistos como os responsáveis pela segurança energética.
A guerra com o Irã e o prolongado fechamento do Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, alteraram essa visão.
A influência do Irã sobre o Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, transformou inadvertidamente o debate sobre segurança energética, colocando os combustíveis fósseis, e não as energias renováveis, como a principal fonte de vulnerabilidade.
Como o impasse no Estreito de Ormuz mudou o rumo do debate sobre segurança energética
Durante décadas, a narrativa convencional tem sido aquela em que as energias renováveis têm sido criticadas por problemas de intermitência, enquanto os combustíveis fósseis são vistos como os responsáveis pela segurança energética.
A guerra com o Irã e o prolongado fechamento do Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, alteraram essa visão.
A influência do Irã sobre o Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, transformou inadvertidamente o debate sobre segurança energética, colocando os combustíveis fósseis, e não as energias renováveis, como a principal fonte de vulnerabilidade.
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Re: EDP - Tópico Geral
https://eco.sapo.pt/2026/06/03/bce-cons ... -que-2022/
BCE considera que o novo choque energético assusta menos que 2022
Se em 2022 foi o gás natural o principal combustível da crise, arrastando consigo os preços da eletricidade para máximos históricos, desta vez é o petróleo que está no centro da perturbação, com o Brent e o gasóleo a subirem mais rapidamente do que em 2022, mas com o gás e a eletricidade a reagirem de forma muito mais contida porque, em grande medida, a Europa apostou fortemente nas renováveis desde então.
O chavão continua a ser repetido ad nauseam.
Não há "crise energética", existe é um problema com o abastecimento de combustíveis fósseis, derivados de petróleo.
E o preço alto desses derivados afeta os países demasiado dependentes de combustíveis fósseis.
Mas se continuarem a apostar em energias alternativas esse problema tende a diminuir.
BCE considera que o novo choque energético assusta menos que 2022
Se em 2022 foi o gás natural o principal combustível da crise, arrastando consigo os preços da eletricidade para máximos históricos, desta vez é o petróleo que está no centro da perturbação, com o Brent e o gasóleo a subirem mais rapidamente do que em 2022, mas com o gás e a eletricidade a reagirem de forma muito mais contida porque, em grande medida, a Europa apostou fortemente nas renováveis desde então.
O chavão continua a ser repetido ad nauseam.
Não há "crise energética", existe é um problema com o abastecimento de combustíveis fósseis, derivados de petróleo.
E o preço alto desses derivados afeta os países demasiado dependentes de combustíveis fósseis.
Mas se continuarem a apostar em energias alternativas esse problema tende a diminuir.
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Re: EDP - Tópico Geral
Numeros impressionantes apresentados no fórum da energia. Procura prevista de forma crescente a níveis nunca visto por via da utlização e desenvolvimentos a Inteligencia Artificial, robotização e mobilidade (autocarros e carros eletricos.
Preve-se como consequencia um aumento significativo dos lucros da eletricas, nomeadamente, as com grande capacidade produção renovável.
Preve-se como consequencia um aumento significativo dos lucros da eletricas, nomeadamente, as com grande capacidade produção renovável.
Re: EDP - Tópico Geral
Boa tarde,
O Citi recomenda as acções da EDP, considerando a empresa um achado.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -um-achado
O Citi recomenda as acções da EDP, considerando a empresa um achado.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -um-achado
- Mensagens: 302
- Registado: 12/1/2008 0:35
- Localização: 16
Re: EDP - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:A razão será esta EDP é sensível às taxas de juro porque tem uma dívida muito elevada e precisa de financiar continuamente .
A dívida tda EDP deve estar entre os 23–24 mil milhões de euro
Isto não corresponde à verdade e importa distinguir entre DÍVIDA BRUTA e DÍVIDA LÍQUIDA.
Dívida Bruta (Total): Situa-se em cerca de 22,4 mil milhões de euros.
Dívida Líquida: Situa-se em cerca de 16 mil milhões de euros. No mundo financeiro e na avaliação de empresas, este é o indicador que realmente importa. Ele subtrai à dívida total a liquidez imediata da empresa (caixa, depósitos e investimentos de curto prazo, que na EDP rondam os 3,6 a 6 mil milhões de euros).
Fonte: dados oficiais mais recentes da EDP (relativos ao fecho de 2025 e projeções para 2026)
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Re: EDP - Tópico Geral
Boa tarde,
Concordo que se deva olhar para a divida mas deve-se tentar perceber mais sobre essa divida.
Neste caso toda a divida ou a maior parte serve para financiar ou refinanciar projectos que geram rendimentos. Com uma inflação alta acabam por se valorizar em termos nominais.
Outro detalhe importante, o custo da divida deverá andar nos 5% e se tivermos uma inflação de 4%, em termos reais esta divida apenas teve um custo de 1%.
Isto é como contrairmos um credito habitação para comprar a nossa casa. Se os materiais e mão-de-obra se tornarem mais caros construir uma casa igual sairia mais dispendioso. Assim também os parques eólicos, solares, redes de transmissão, etc, ficam mais caros de replicar. Logo há aqui um activo que se não for reavaliado está no balanço a um valor inferior ao de mercado.
Acredito que estes valham mais hoje do que valeriam há três anos.
Existe alguma depreciação tecnológica mas estes valem mais até porque os rendimentos gerados tendem a aumentar e a acompanhar a inflação.
Em resumo, a dívida quando bem contraída para o investimento deve ser vista por um prisma mais positivo. Para além de permitir melhorar a rentabilidade dos capitais próprios.
Concordo que se deva olhar para a divida mas deve-se tentar perceber mais sobre essa divida.
Neste caso toda a divida ou a maior parte serve para financiar ou refinanciar projectos que geram rendimentos. Com uma inflação alta acabam por se valorizar em termos nominais.
Outro detalhe importante, o custo da divida deverá andar nos 5% e se tivermos uma inflação de 4%, em termos reais esta divida apenas teve um custo de 1%.
Isto é como contrairmos um credito habitação para comprar a nossa casa. Se os materiais e mão-de-obra se tornarem mais caros construir uma casa igual sairia mais dispendioso. Assim também os parques eólicos, solares, redes de transmissão, etc, ficam mais caros de replicar. Logo há aqui um activo que se não for reavaliado está no balanço a um valor inferior ao de mercado.
Acredito que estes valham mais hoje do que valeriam há três anos.
Existe alguma depreciação tecnológica mas estes valem mais até porque os rendimentos gerados tendem a aumentar e a acompanhar a inflação.
Em resumo, a dívida quando bem contraída para o investimento deve ser vista por um prisma mais positivo. Para além de permitir melhorar a rentabilidade dos capitais próprios.
Opcard33 Escreveu:A razão será esta EDP é sensível às taxas de juro porque tem uma dívida muito elevada e precisa de financiar continuamente .
A dívida tda EDP deve estar entre os 23–24 mil milhões de euro
- Mensagens: 302
- Registado: 12/1/2008 0:35
- Localização: 16



