Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por paul_invest » 26/6/2026 11:24

Bom dia ,

Edp caminha num canal ascendente de longo prazo ,

Andou a lateralizar entre os 4.30 e os 4.50 a projeção será nos 4.70 contudo a projeção mais otimista andará pelos 6.20 num máximo histórico agora vamos ver se fará ou não ...

Relativamente ao César Borja que dava ou deu 2.50€ como projeção .

na altura ela esteve a 2.81 entretanto esta perto de 4.60 uma subida enorme ... ele não é bruxo ou vidente ... tem as suas ideias só o segue quem quer

Projeções á para todos os gostos a análise técnica para já indica uma subida com rsi pelos 55,,
Ainda tem margem ate os 4.80 depois pode aliviar um pouco vamos aguardar.

comentem sff
Anexos
Captura de ecrã 2026-06-26 111626.jpg
 
Mensagens: 364
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 25/6/2026 16:41

18M de volume! Hoje era dia de fecho de opçoes ou assim?
 
Mensagens: 4000
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por cmsbarros » 25/6/2026 14:23

Miguel Stilwell de Andrade, o presidente executivo da EDP, falou ao Expresso sobre os 50 anos da empresa, os principais marcos da transformação do grupo nas últimas décadas e alguns dos desafios que a elétrica tem pela frente

Presidente executivo da EDP em entrevista: “Não podemos ficar agarrados à portugalidade”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 114
Registado: 3/8/2016 10:09
Localização: Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Re: EDP - Tópico Geral

por SalvaFP » 25/6/2026 12:50

também gostava de comprar a 2,5 !!
 
Mensagens: 1088
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 25/6/2026 10:11

Quase se viram os 4.50 e vai com muito volume! :clap: Nada contra o Cesar Borja, mas se falou nos 2.50€ nos ultimos dias acho que é demasiado pessimismo. Ver se rompe esta resistencia, espero ver os €5 nos proximos meses
 
Mensagens: 4000
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 25/6/2026 9:42

Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€


E isso foi quando?
O homem tresloucou. Os sinais estavam lá. Só não via quem não queria ver ou se recusava a ver.
Sabem o que ele disse da Fusion Fuel Green que faliu estrondosamente?
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4385
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 24/6/2026 20:20

Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€


Como dizia o grande CR7 quando alguém lhe perguntou o que achou do hat-trick do Messi:
"ó pá, quero lá saber"
:lol:
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2489
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por Shimazaki_2 » 24/6/2026 18:28

EDP anda ali entalada entre 2 LTs
Algo similar com isto, na minha visão
Anexos
EDP 24062026.png
 
Mensagens: 199
Registado: 16/9/2014 15:30

Re: EDP - Tópico Geral

por junas » 24/6/2026 17:02

Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€


Pois, até pode chegar a 0€ ou 7 € .
Chegar a 2,50€ uma ação que dá 0,21€ de dividendos isso era ter um juro de 8,5 % ao ano.
 
Mensagens: 661
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por Ferreiratrade » 24/6/2026 16:57

Seria um sonho apanhar EDPS novamente a 2.5€. Era um investimento garantido, nem que fosse pelos dividendos. Mas acho isso demasiado dificil acontecer a não ser com uma recessão profunda e um crash vindo de wallstreet e contagie todo o mercado global
 
Mensagens: 227
Registado: 4/11/2019 21:29

Re: EDP - Tópico Geral

por Tiago2006 » 24/6/2026 15:37

Eu só vejo grande potencial na EDP. A procura de energia cresce de fosma exponencial. a Mobilidade esta a acelerar a sua transição.
A EDP é um grande player e vai conseguir subir os seus resultados. O número de clientes inverteu da queda e já sobe perante vantagens comerciais.
Estou a reforçar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 24/4/2023 20:14

Re: EDP - Tópico Geral

por Tiago2006 » 24/6/2026 15:33

Energia dá a Portugal "vantagens claras" na localização industrial
Manuel Castro Almeida quer aprofundar a eletrificação do país, que considera ser uma das grandes vantagens de Portugal na hora das empresas escolherem onde querem instalar os seus projetos. Olhando para a IA, o Governo está a preparar um programa para promover a tecnologia junto das PME.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 24/4/2023 20:14

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 24/6/2026 15:30

Kiko_463 Escreveu:C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€


€2.5?? market cap de 10M? pode lá ir, claro. Mas só mesmo em profundo bear market, na minha opiniao
 
Mensagens: 4000
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por Kiko_463 » 24/6/2026 15:26

C. Borja connclui a análise à EDP a dizer que há melhores elétricas no mercado e que possivelmente no futuro vai ser possível comprar as ações a 2,5€
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 249
Registado: 2/1/2024 11:03

Re: EDP - Tópico Geral

por junas » 24/6/2026 14:48

Que se passa com a edp?
 
Mensagens: 661
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 20/6/2026 15:52

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -ate-2030/

Sagres produzida com energia 100% renovável até 2030
“Temos a visão de ter uma Sagres que é feita sem emissões de CO2 em 2030”
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2489
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por junas » 18/6/2026 12:46

Alguém que explique aqui, através da análise de gráficoc, qual a tendência?
Obrigado.
 
Mensagens: 661
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por peterteam2 » 17/6/2026 12:47

previsor Escreveu:
junas Escreveu:Tudo boas notícias:
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!

Incompreensível...


Acho que seria um pouco mais incompreensível do ponto de vista técnico se estivesse a subir com o índice PSI a descer.

A EDP até ainda está ligeiramente positiva no mês.
A EDPR está a descer mais este mês, mas provavelmente vai aguentar-se.





As quedas incompreensíveis às vezes são as melhores oportunidades de investimento. O que não quer dizer que não vá cair ainda mais a curto prazo e tornar a oportunidade de investimento ainda mais atrativa.
 
Mensagens: 512
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: EDP - Tópico Geral

por previsor » 16/6/2026 18:00

junas Escreveu:Tudo boas notícias:
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!

Incompreensível...


Acho que seria um pouco mais incompreensível do ponto de vista técnico se estivesse a subir com o índice PSI a descer.

A EDP até ainda está ligeiramente positiva no mês.
A EDPR está a descer mais este mês, mas provavelmente vai aguentar-se.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4033
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: EDP - Tópico Geral

por junas » 16/6/2026 16:58

Tudo boas notícias:
É o acordo EUA-Irão;
São as ações todas a subir;
É a procuraxde enegia para a IA;
São os upgrades para Edp e Edpr.
E ambas as ações continuam a cair!!!!!!

Incompreensível...
 
Mensagens: 661
Registado: 11/6/2008 21:46
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 11/6/2026 18:38

Tambem houve melhora da recomendaçao da Goldman Sachs, tanto à EDP como à EDPR (principalmente esta).
 
Mensagens: 4000
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 11/6/2026 17:01

Boa tarde,

As ações do setor das utilities (serviços públicos como eletricidade e gás) estão a subir hoje devido a uma forte rotação de capital para setores defensivos, motivada pela volatilidade tecnológica, tensões geopolíticas globais e novidades corporativas de grandes empresas como a Iberdrola. [1, 2, 3, 4, 5]
Os principais fatores que explicam esta subida generalizada dividem-se em quatro pontos:
## 1. Refúgio Contra a Volatilidade de Mercado

* Queda da tecnologia: Setores altamente valorizados, como a inteligência artificial e semicondutores, sofreram correções acentuadas nos últimos dias. [2, 6]
* Tensões geopolíticas: O aumento do risco de conflitos internacionais elevou o índice de medo dos mercados (VIX) para os níveis mais altos desde abril. [1, 2]
* Procura por estabilidade: Investidores procuram as utilities pelo seu perfil de receitas previsíveis e dividendos resilientes em cenários incertos. [7, 8]

## 2. Estabilização das Taxas de Juro (BCE)

* Decisão macroeconómica: O mercado reagiu com cautela à decisão e perspetivas de taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).
* "Bond proxies": Sendo empresas muito endividadas e pagadoras de dividendos, as utilities funcionam quase como obrigações. Elas valorizam quando as taxas de juro e as yields estabilizam ou dão sinais de alívio. [1, 6, 7]

## 3. Redução de Capital e Recompras (Caso Iberdrola)

* Amortização de ações: A Iberdrola anunciou hoje uma redução de 2,706% no seu capital social através do cancelamento de 182,8 milhões de ações próprias. [4]
* Ganho por ação: Este movimento diminui o número de ações em circulação. O lucro distribuidor passa a ser dividido por menos ações, valorizando diretamente o preço no mercado. [4, 9, 10]

## 4. Crescimento Estrutural da Procura Energética

* Data Centers: O setor energético está a viver uma transformação em 2026 com o aumento massivo do consumo elétrico para infraestruturas digitais e servidores de IA. [11, 12]
* Perspetivas de receitas: Empresas ligadas a energias renováveis e redes elétricas (como a EDP Renováveis e a Iberdrola) continuam a rever em alta as suas projeções de faturação a longo prazo. [10, 13]

Gostaria de analisar o desempenho de uma empresa concorrente específica (como a EDP ou a Endesa) ou verificar o impacto destas subidas nos fundos de investimento (ETFs) do setor?

[1] [https://www.reuters.com](https://www.reuters.com/markets/europe/ ... 026-06-11/)
[2] [https://www.home.saxo](https://www.home.saxo/content/articles/ ... 6-11062026)
[3] [https://www.youtube.com](https://www.youtube.com/watch?v=KC19qtFQrXU&t=1)
[4] [https://executivedigest.sapo.pt](https://executivedigest.sapo.pt/iberdro ... -de-acoes/)
[5] [https://blog.fpleme.com.br](https://blog.fpleme.com.br/acoes-utilities/)
[6] [https://www.euronews.com](https://www.euronews.com/business/2026/ ... e-decision)
[7] [https://www.youtube.com](https://www.youtube.com/watch?v=ro8Bh2Phjcc)
[8] [https://kalkine.co.uk](https://kalkine.co.uk/news/general-news ... east-risks)
[9] [https://www.iberdrola.com](https://www.iberdrola.com/press-room/ne ... share-july)
[10] [https://uk.investing.com](https://uk.investing.com/news/stock-mar ... uy-4697413)
[11] [https://www.morningstar.com](https://www.morningstar.com/markets/uti ... and-growth)
[12] [https://jornaleconomico.sapo.pt](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -ate-2030/)
[13] [https://eco.sapo.pt](https://eco.sapo.pt/2026/05/06/edp-reno ... ficiencia/)



Goya777 Escreveu:Curioso as EDPs hoje estarem a subir forte, com a confirmaçao da subida das taxas do BCE, que poderá representar maior custo financeiro para as mesmas e que poderia levar a descida do preço (EDPR é certo que levava -10% nos ultimos dias)
 
Mensagens: 302
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 11/6/2026 14:26

Curioso as EDPs hoje estarem a subir forte, com a confirmaçao da subida das taxas do BCE, que poderá representar maior custo financeiro para as mesmas e que poderia levar a descida do preço (EDPR é certo que levava -10% nos ultimos dias)
 
Mensagens: 4000
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 7/6/2026 7:26

Energias Renováveis = Energias Variáveis

A mudança de termo de intermitentes para variáveis não é apenas um mero pormenor de linguagem; reflete uma evolução profunda na forma como os engenheiros e técnicos gerem uma rede elétrica moderna.

    1. Intermitente implica imprevisibilidade total
Intermitente dá a ideia de que ela liga e desliga de forma completamente aleatória e caótica, como uma lâmpada com mau contacto.
Ora, isso não corresponde minimamente à verdade.

    2. Variável significa flutuação previsível
As energias renováveis, como a solar e a eólica, são variáveis porque a sua produção flutua ao longo do dia e das estações, mas essa flutuação segue padrões meteorológicos que conseguimos prever com enorme exatidão.
E, hoje, o uso de baterias (hídricas ou químicas) ajuda a uniformizar a curva de tensão (produção) da eletricidade de fonte renovável.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4385
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 6/6/2026 18:20

Boa tarde,

Aproveito a tua partilha para acrescentar que a energia renovável já provou o seu valor por permitir produzir eletricidade com um custo de produção inferior e com impactos ambientais nulos no meio ambiente comparado com os combustíveis fosseis.

E com a introdução das baterias para armazenamento, a intermitência da energia renovável será mitigada permitindo um maior aproveitamento desta energia limpa. Os novos desenvolvimentos na produção de baterias à base de iodo irá reduzir custos de escala e reduzir impactos ambientais permitindo o total aproveitamento da energia renovável produzida no longo prazo.

Dito isto, encontrando-se a Edp na vanguarda e totalmente focada no crescimento por via da implementação destas tecnologias associadas às energias renováveis.

Tratando-se de uma multinacional presente em diversas geografias, como o Estados Unidos, Brasil e Europa para citar os principais mercados, independente de qualquer governo.

Com receitas estáveis e com crescimento de resultados e pagamento estável de dividendos ininterruptamente ao longo de mais de 10 anos.

Parece me que os multiplos com os quais transaciona PER, EV/EBITDA, Dividend Yield, para citar alguns que mais importância dou, são moderamente baixos para o potencial de crescimento e valor futuro que esta empresa aporta.

Acredito que sendo despoletados alguns catalisadores como resultados semestrais acima das expectativas, alguma noticia relativo à alienação do projecto da Colombia, possa catalizar cotação para valores próximos dos 5,50€.

yaya Escreveu:https://www.cnbc.com/2026/06/05/iran-war-strait-of-hormuz-renewables-oil-gas.html

Como o impasse no Estreito de Ormuz mudou o rumo do debate sobre segurança energética

Durante décadas, a narrativa convencional tem sido aquela em que as energias renováveis ​​têm sido criticadas por problemas de intermitência, enquanto os combustíveis fósseis são vistos como os responsáveis ​​pela segurança energética.
A guerra com o Irã e o prolongado fechamento do Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, alteraram essa visão.
A influência do Irã sobre o Estreito de Ormuz, de importância estratégica vital, transformou inadvertidamente o debate sobre segurança energética, colocando os combustíveis fósseis, e não as energias renováveis, como a principal fonte de vulnerabilidade.
 
Mensagens: 302
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, malakas, PAMFF1970 e 83 visitantes