Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:Massao1 Escreveu:(...)
Só em 2026 é que vendo, mas tendo em conta que notícia pode ser falsa, a ME está na iminência de adquirir uma empresa de construção civil na Ucrânia, mas como já dito, pode ser especulação ou falsa!
Que notícia é essa Massao1?
Pode colocar aqui algum link para a mesma?
Pode ser especulação ou mesmo falsa. Não existe nada de concreto.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Massao1 Escreveu:Gioes Escreveu:Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
Agora o problema são as mais valias. Mas é melhor mais valias do que perdas.
No meu caso em particular tendo um preço médio de 3,52, não estou preocupado com uma correcção de 5 %.
Só em 2026 é que vendo, mas tendo em conta que notícia pode ser falsa, a ME está na iminência de adquirir uma empresa de construção civil na Ucrânia, mas como já dito, pode ser especulação ou falsa!
Qual noticia? Pode colocar link?
- Registado: 28/12/2015 16:15
Massao1 Escreveu:(...)
Que notícia é essa Massao1?
Pode colocar aqui algum link para a mesma?
Gioes Escreveu:Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
Agora o problema são as mais valias. Mas é melhor mais valias do que perdas.
No meu caso em particular tendo um preço médio de 3,52, não estou preocupado com uma correcção de 5 %.
Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
- Registado: 8/11/2006 1:37
Massao1 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Bom dia,
Qual é a notícia que muitos já sabem (e estão a comprar por isso) mas que (pelo menos) eu não sei?
Está em cima.
Os curtos têm a necessidade/obrigatoriamente de comprar os títulos.
Sim, mas se compram depois têm que vender...
- Registado: 20/11/2015 17:22
Massao1 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Bom dia,
Qual é a notícia que muitos já sabem (e estão a comprar por isso) mas que (pelo menos) eu não sei?
Está em cima.
Acredito que possa ser essa uma razão...mas acho que há algo mais que "alguém" já sabe (novo contrato, resultados...??)

- Registado: 7/9/2024 8:51
Investor Tuga Escreveu:Bom dia,
Está em cima.
Bom dia,

@nmv! Escreveu:os curtos, e quem faz hedging, são importantes no mercado, pois o que fazem provoca volatilidade, impactando no preço, momento a momento.
ainda assim, o nosso mercado, mas, também a europa, não existe o naked short, ou outras formas ainda mais inovadoras![]()
https://money.stackexchange.com/questio ... se-them-re
todavia, embora sem explicação aparente, era importante saber quem emprestou os papéis ao short que entrou em setembro de 2024, MUDDY WATERS CAPITAL DOMINO MASTER FUND LP
a fechar, o preço da mota está numa zona interessante, sendo que, talvez vá aos €5,90 em breve
O que é um “Short Squeeze”?
Um “Short Squeeze” é um fenómeno que acontece no mercado financeiro que tende a ocorrer quando o preço de um determinado ativo sobre de forma abrupta/rápida, fazendo com que os investidores que tinham aberto posições curtas (isto é, “Short Selling” ou Venda a Descoberto) fechem as suas posições com prejuízo. Isso acontece porque os investidores que estão “Curtos” num determinado ativo, precisem de recomprar o ativo em si que tinham pedido “emprestado” para assim cobrir/fechar as suas posições, o que pode aumentar ainda mais o preço, fazendo com que assim se gere, o que se denomina no mercado de “Efeito Dominó”.
os curtos, e quem faz hedging, são importantes no mercado, pois o que fazem provoca volatilidade, impactando no preço, momento a momento.
ainda assim, o nosso mercado, mas, também a europa, não existe o naked short, ou outras formas ainda mais inovadoras
todavia, embora sem explicação aparente, era importante saber quem emprestou os papéis ao short que entrou em setembro de 2024, MUDDY WATERS CAPITAL DOMINO MASTER FUND LP
a fechar, o preço da mota está numa zona interessante, sendo que, talvez vá aos €5,90 em breve
ainda assim, o nosso mercado, mas, também a europa, não existe o naked short, ou outras formas ainda mais inovadoras

- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Curtos
Dragon56 Escreveu:Concordo, tambem acho que os curtos estão em debandada....
Não há que ter pena.
Acho que algum curto veio com vontade de fechar posição depois do almoço...

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: Dá que pensar...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Estimado,
Peço desculpa mas podes explicar o teu raciocínio e suspeitas![]()
Ontem, domingo?
Então, vamos lá a isto:
Ontem, numa observação continua das negociações, tal como hoje, para mim foi claro que houve mais entregas que compras, daí ter começado a entregar MOTAS para a revisão.
A vela de ontem, embora verde fechou a meio pau, e não esquecer que ia com 50,2% de valorização, 8% dos quais, acima de bordo da chávena.
Esperava que hoje amanhecesse vermelha, enganei-me, acordou a acelerar 2,5%, e depois para baixo é que é caminho.
O volume foi superior aos dias anteriores, e a entregar muito papel, embora positiva, foram buscar no leilão, a vela fechou no terço inferior.
Para mim, sinal de exaustão.
Posso estar a ver mal, mas é a minha "opinião" e não passa disso, amanhã veremos,
Penso que a correção se fará de acordo com o meu Boneco
CumPOrim/
ValeAquilino
Caro,
Vale, agradeço mais uma vez os teus preciosos esclarecimentos e previsões.
Para já, não vejo ainda sinais de fraqueza, tirando uma ou outra "descarga".
Parece estar a formar uma zona de suporte nos 5,15 /5,20, preparando outros voos (à semelhança do que aconteceu nos 4,15).
Suspeito que não sairá desta zona antes dos resultados do 1 SEM.
Mas...

Dificilmente fará novos máximos sem corrigir....
- Registado: 20/6/2011 21:37
A Mota quando entra num ciclo de subidas, não é fácil cansar-se. E apresenta resultados este mês que em princípio serão bons (principalmente o aumento da carteira de encomendas) o que pode funcionar ainda como um catalisador da cotação.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Investor Tuga Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: Dá que pensar...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Estimado,
Peço desculpa mas podes explicar o teu raciocínio e suspeitas![]()
Ontem, domingo?
Então, vamos lá a isto:
Ontem, numa observação continua das negociações, tal como hoje, para mim foi claro que houve mais entregas que compras, daí ter começado a entregar MOTAS para a revisão.
A vela de ontem, embora verde fechou a meio pau, e não esquecer que ia com 50,2% de valorização, 8% dos quais, acima de bordo da chávena.
Esperava que hoje amanhecesse vermelha, enganei-me, acordou a acelerar 2,5%, e depois para baixo é que é caminho.
O volume foi superior aos dias anteriores, e a entregar muito papel, embora positiva, foram buscar no leilão, a vela fechou no terço inferior.
Para mim, sinal de exaustão.
Posso estar a ver mal, mas é a minha "opinião" e não passa disso, amanhã veremos,
Penso que a correção se fará de acordo com o meu Boneco
CumPOrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Obra à medida do consórcio LusoLav
IP lança concurso para renovação da Linha do Norte entre Ovar e Espinho por 90 milhões
Lusa
18:12
Em causa está a "Renovação Integral de Via do troço da Linha do Norte, entre Ovar (Válega) e Espinho", com preço base de 90 milhões de euros.
IP lança concurso para renovação da Linha do Norte entre Ovar e Espinho por 90 milhões
Lusa
18:12
Em causa está a "Renovação Integral de Via do troço da Linha do Norte, entre Ovar (Válega) e Espinho", com preço base de 90 milhões de euros.
Aqui_Vale Escreveu: Dá que pensar...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Estimado,
Peço desculpa mas podes explicar o teu raciocínio e suspeitas

Ontem, domingo?

Dá que pensar...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA correção.png (89.52 KiB) Visualizado 4713 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
eu estou longo na mota, há muito....
logo, estou interessado em que tudo funcione na empresa... pois o seu sucesso, será o meu sucesso.
acresce, há mais de 3 décadas que negoceio nos mercados, e pela experiência, o passado, nem sempre se replica.
apenas isso, nada mais, nem tudo são certezas, se assim fosse era só multimilionários!
voltando à mota, quem está curto, está a fechar.... (veremos as comunicações nos próximos dias)
logo, estou interessado em que tudo funcione na empresa... pois o seu sucesso, será o meu sucesso.
acresce, há mais de 3 décadas que negoceio nos mercados, e pela experiência, o passado, nem sempre se replica.

voltando à mota, quem está curto, está a fechar.... (veremos as comunicações nos próximos dias)
- Registado: 2/4/2025 19:55
@nmv! Escreveu:lamento, mas, previsǒes, óráculos, e artes do oculto, no preço da mota não valem nada.
acresce, que o mercado pode interpretar esse plano, do qual não há uma data para ser apresentado, nem tão pouco, se vai ser apresentado, como o derradeiro argumento para vender forte, e lá desce o preço aos valores, para quem está ainda curto, poder fechar.
agora se és crente no plano, é comprar, e fazer um “all in”!
mas, vê lá, que podes prever sair preto, e depois ficas como o outro, “que só queria que lhe saísse branco”![]()
https://youtu.be/tco-5_BFWUA?feature=shared
Sim, é verdade que a mera apresentação de um plano estratégico não é mais que uma "declaração de intenções", mas repare no que aconteceu neste gráfico abaixo
- Errata: A apresentação da revisão do plano estratégico, apesar de estar bem localizada no gráfico, ficou com a legenda de errada de 31/08/2024. Aquele ponto no gráfico é de agosto de 2023
O gráfico demonstra claramente que o mercado "ignorou" a declaração de intenções do plano estratégico inicial, porém, após consecutivas demonstrações de resultados consistentes e alinhados com o plano, a cotação subiu de forma astronómica.
Tanto que, ao ser apresentada a atualização do plano estratégico o mercado "acreditou" com base na prestação passada e nos resultados sólidos apresentados pela gestão.
Porém, a subida da Mota Engil aos 5,90€ foi rápida demais e essa cotação só seria "justa" face aos resultados apresentados referentes ao exercício de 2024, tal como "demonstrei" neste post.
O novo plano estratégico já foi reiterado várias vezes pelo CEO e veiculado em entrevistas e já foi comunicado aos investidores que a Mota-Engil já está a trabalhar no novo plano estratégico até 2030.
In Jornal de Negócios
Carlos Mota dos Santos: "O que nos guiará nos próximos quatro anos não é o volume, é a rentabilidade"
(...)
Na conferência telefónica com analistas para a apresentação dos resultados de 2024, Carlos Mota dos Santos disse esperar que o novo plano estratégico seja apresentado no início de 2026, ano em que a Mota-Engil fará 80 anos
(...)
Eu já havia referido isto várias vezes e para que saiba, acredito piamente numa subida vertiginosa, bem acima dos 5,90€ (que seria o valor "justo" face aos resultados de 2024).
Se todos os objetivos de 2026 forem cumpridos, especialmente o lucro de 180M€, o PER da Mota ficaria apenas nos 9x (à cotação de 5,90€). Com esse resultado líquido, para ficar alinhada com o PER do setor (14,58x), a cotação da Mota teria de estar nos 8,70€.
Já referi várias vezes que existem mais institucionais e fundos a adquirir posições longas na Mota-Engil do que curtos a aumentar posições e expliquei, neste post, o que eu achava estar por trás desta valorização recente.
Em suma:

Já agora, para transparência, estou "all in" na Mota-Engil, com metade do capital alocado há mais de um ano e o restante colocado estrategicamente para vender quando estimo que a cotação esteja no seu ápice, fruto da apresentação do novo plano estratégico, sem ter de pagar mais de 28% de mais valias ao estado.... talvez lendo todos os meus posts consigam perceber quando fui fazendo estes reforços...
Disclaimer: Cuidado com os "all in", nunca o façam sem terem uma estratégia clara de mitigação de risco... um ganho rapidamente se pode transformar em perda quando a ganância se sobrepõe à racionalidade. Coloquem sempre à prova as vossas teorias (é por isso que escrevo neste fórum) e coloquem stops (não vá o diabo tecê-las).
Editado pela última vez por Rolling_Trader em 11/8/2025 12:10, num total de 1 vez.
@nmv! Escreveu:lamento, mas, previsǒes, óráculos, e artes do oculto, no preço da mota não valem nada.
acresce, que o mercado pode interpretar esse plano, do qual não há uma data para ser apresentado, nem tão pouco, se vai ser apresentado, como o derradeiro argumento para vender forte, e lá desce o preço aos valores, para quem está ainda curto, poder fechar.
agora se és crente no plano, é comprar, e fazer um “all in”!
mas, vê lá, que podes prever sair preto, e depois ficas como o outro, “que só queria que lhe saísse branco”![]()
https://youtu.be/tco-5_BFWUA?feature=shared
Não stresses “nmv”…cada um só “come do que gosta”.
Não são as minhas previsões que comandam a cotação da ação…se quiseres que ela desça só tens de esperar que os tubarões decidam tal rumo!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal e 91 visitantes