Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 1/4/2025 10:36

serdom Escreveu:eu já tive a postura do vale noutras cotadas (BCP) e essa estratégia rendeu-me bons resultados.
tenho menos tempo agora (e paciência) para acompanhar gráficos diariamente, então neste momento sigo mais a avenida do jf vieira.

dito isto, também me parece que os 3,40 que se provaram uma resistência forte podem revelar-se um suporte igualmente forte.
acresce que, ao contrario das ultimas marés mais recentes, depois de tocar no topo do canal ascendente não se verificou uma queda acentuada. pelo contrario, tem-se aguentado entre o percentil 50 e 75 do canal, o que me leva a crer que pode ser um movimento diferente desta vez (circulo verde no boneco).
o que importa é seguir a bom rumo, e nesse acho que estamos juntos.

................ ................... ..................

O comportamento recente da Mota-Engil é particularmente interessante, sobretudo pela forma como o nível dos 3,40€, que anteriormente funcionou como uma forte resistência, parece agora estar a consolidar-se como suporte. Além disso, ao contrário de movimentos anteriores, não se verificou uma correção acentuada após o toque no topo do canal ascendente. Pelo contrário, a cotação tem-se mantido entre o percentil 50 e 75 desse canal, o que pode indicar uma dinâmica diferente desta vez.
Importa também destacar a relevância da atual capitalização bolsista da Mota-Engil, que ronda os mil milhões de euros. Este patamar não é meramente simbólico, uma vez que tende a atrair maior atenção de investidores institucionais, além de poder influenciar a sua inclusão em determinados índices de referência. Tal pode resultar num aumento da liquidez e numa potencial valorização mais sustentada da empresa a médio prazo.
Naturalmente, o mercado dita sempre as suas próprias regras, mas os indicadores atuais conferem suporte à tese de investimento na Mota-Engil. Continuaremos a acompanhar com atenção.

Registado: 29/11/2007 3:59

por serdom » 1/4/2025 10:12

eu já tive a postura do vale noutras cotadas (BCP) e essa estratégia rendeu-me bons resultados.
tenho menos tempo agora (e paciência) para acompanhar gráficos diariamente, então neste momento sigo mais a avenida do jf vieira.

dito isto, também me parece que os 3,40 que se provaram uma resistência forte podem revelar-se um suporte igualmente forte.
acresce que, ao contrario das ultimas marés mais recentes, depois de tocar no topo do canal ascendente não se verificou uma queda acentuada. pelo contrario, tem-se aguentado entre o percentil 50 e 75 do canal, o que me leva a crer que pode ser um movimento diferente desta vez (circulo verde no boneco).
o que importa é seguir a bom rumo, e nesse acho que estamos juntos.
Anexos
EGL_2025-04-01_11-09-26_f339b.png

Registado: 21/8/2011 19:31

por Àlvaro » 1/4/2025 9:23

Vale, não pões a hipótese de haver um fundo em 3.40? Eu negoceio por aí. :mrgreen:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Sinedrio » 1/4/2025 8:15

Registado: 20/11/2015 17:22

por Aqui_Vale » 31/3/2025 22:03

nunofrg Escreveu:Tenho feito o mesmo com algum sucesso no ultimo mês, mas hoje entrei "com tudo" a 3.44 e depois fiquei o dia todo a ver se não vendia no vermelho e acabei por não vender... isto está claro que ninguém tem capacidade de adivinhar o que vai acontecer, ainda para mais com a conjetura atual (trump e afins...), mas onde poderá estar a cava da onda?

Pelas minhas contas e de acordo com o respetivo Boneco, estará pelos: 3,166 / 3,144, mas é preciso estar com olho no gado.

Com o vendaval que se aproxima, poderá vir um bocado mais abaixo

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por nunofrg » 31/3/2025 21:43

Tenho feito o mesmo com algum sucesso no ultimo mês, mas hoje entrei "com tudo" a 3.44 e depois fiquei o dia todo a ver se não vendia no vermelho e acabei por não vender... isto está claro que ninguém tem capacidade de adivinhar o que vai acontecer, ainda para mais com a conjetura atual (trump e afins...), mas onde poderá estar a cava da onda?

Registado: 31/3/2025 21:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 31/3/2025 17:25

Cada um tem a sua estratégia, mas estamos no mesmo barco. A diferença é eu ir aproveitando a Maré.
Saiu na crista da onda, assim que me parece, para depois apanhar a cava da onda.
Normalmente , tenho andado com sorte.

Enquanto for assim , está Buuummm

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por J.f.vieira » 31/3/2025 17:05

Aqui_Vale Escreveu:A ver vamos...a ver vamos.
Cada negócio, é um negócio.
Atenta no Canal, parece uma linha de Caminho de Ferro :mrgreen:

Embrulhar 9 ou 10% em cada rotação, não custa nada e sabe bem

CumPrim/
ValeAquilino

.................. .................... .....................

Eu sou mais goloso, média de compra a 2,35€ neste momento, lucro de 45%, e não vendo… Ainda há muito para andar, e enquanto o canal estiver a subir, deixo-me ir na boleia. Pode corrigir aqui e ali, mas a tendência continua firme. Quem sabe se não vamos ver os 5€ num piscar de olhos?

Cumprimentos e bons trades!

J.f.vieira

por Aqui_Vale » 31/3/2025 15:49

Aqui_Vale Escreveu:A ver vamos...a ver vamos.

CumPrim/
ValeAquilino

https://www.marketscreener.com/news/lat ... newsletter

Precaução, caldos de galinha e Água Benta nunca fizeram mal a ninguém.

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 31/3/2025 15:20

A ver vamos...a ver vamos.

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por J.f.vieira » 31/3/2025 15:07

Aqui_Vale Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:Eu diria que hoje é um bom dia para andar às compras... o que é que acham?

É tão bom para comprar, que eu já não tenho mais para vender :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Homem de poca fé... :pray:
Aqui_Vale...se calhar vais ter que comprar mais a cima :oh:

por Anélito » 31/3/2025 14:09

A Mota Engil parece responder muito bem à média de 15 períodos no gráfico semanal.
Anexos
Mota Engil 31 Março.png
Mota Engil 31 Março.png (24.65 KiB) Visualizado 6694 vezes

Registado: 21/10/2015 20:28

por Aqui_Vale » 31/3/2025 13:01

fosgass2020 Escreveu:Eu diria que hoje é um bom dia para andar às compras... o que é que acham?

É tão bom para comprar, que eu já não tenho mais para vender :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA inicio correção 31Março.png

José Ortega Y Gasset

por iniciado1 » 31/3/2025 13:00

Eu reentrei a 3,39 ......a ver

Registado: 12/4/2021 11:59

por fosgass2020 » 31/3/2025 12:45

Eu diria que hoje é um bom dia para andar às compras... o que é que acham?

Registado: 7/12/2020 19:33

por Àlvaro » 30/3/2025 10:41

Com o bom tempo a chegar fica mais agradável andar de mota :mrgreen:

Registado: 31/5/2014 23:07

por J.f.vieira » 29/3/2025 20:37

​Atualmente, o preço do cacau no mercado internacional é de aproximadamente 8.042 dólares por tonelada. :-k

por iniciado1 » 29/3/2025 20:26

Saí....mas terei que entrar breve......esta é daquelas que " está tão verde que nem os ursos a podem tragar "...... :mrgreen:

por J.f.vieira » 29/3/2025 20:10

Nos últimos anos, temos assistido a um movimento estratégico da Mota-Engil na diversificação do seu portefólio, e um dos exemplos mais interessantes é o investimento na produção de cacau em Cabinda, Angola. Este projeto, liderado pela sua subsidiária Mamaland, demonstra a capacidade da empresa de se adaptar a novos mercados e capturar valor em setores com elevado potencial de crescimento.

Principais Pontos do Investimento:
Montante investido: 20 milhões de dólares
Área de cultivo: 6.000 hectares
Objetivo de produção: 15.300 toneladas de cacau até 2030
Emprego gerado: 1.200 postos diretos até 2027
Outras culturas: Mandioca, banana e moringa

O que torna este investimento particularmente interessante é a sua ligação ao mercado global do cacau, que continua a crescer, impulsionado pela crescente procura por produtos sustentáveis. Além disso, o facto de a Mota-Engil estar a investir na transformação agroindustrial pode significar margens mais atrativas e um reforço da sua posição num setor diferente do habitual.
Outro ponto a destacar é o impacto social e ambiental deste projeto. O envolvimento da empresa num setor agrícola sustentável melhora a sua imagem junto de investidores que valorizam critérios ESG (Ambientais, Sociais e de Governação). A parceria com o governo angolano e a criação de emprego local garantem ainda maior estabilidade e aceitação da iniciativa.
A aposta da Mota-Engil na agricultura em Angola parece ser uma jogada bem pensada. Para quem acompanha os investimentos da empresa, esta é uma iniciativa que reforça a sua resiliência e capacidade de adaptação. Será interessante ver como este projeto evolui e qual o impacto que terá nos resultados financeiros da empresa nos próximos anos.

https://jornalf8.net/2025/do-cacau-ao-c ... r-o-cacau/

por Aqui_Vale » 28/3/2025 21:32

Mais um boneco colorido, e assim se foi outra semana. :mrgreen: :-"

CumPrim/
valeAquilino
Anexos
MOTA 28 Março.png

José Ortega Y Gasset

por MarcoAntonio » 28/3/2025 19:44

Fecho da semana (o indicador de volume encerrou em novo máximo relativo).

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por J.f.vieira » 28/3/2025 15:15

Talvez ver não seja apenas uma questão de visão, mas de perceção. Há quem tenha olhos perfeitos e, ainda assim, não veja a beleza nos pormenores, a verdade nas entrelinhas ou a luz na escuridão. Ver é mais do que captar imagens; é sentir, interpretar e compreender. E, por vezes, aquele que pouco vê é quem mais enxerga.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 28/3/2025 15:07

Uma pequena reflexão de um ceguinho que pouco vê...
Mota-Engil: Potencial de Crescimento num Mundo em Reconstrução
A Mota-Engil, um dos maiores grupos de construção e infraestrutura de Portugal e uma referência internacional no setor, encontra-se numa posição estratégica para consolidar e expandir a sua presença global nos próximos anos. Num contexto mundial marcado por fenómenos naturais devastadores, como sismos e catástrofes climáticas, e por conflitos armados que resultam na destruição de infraestruturas essenciais, a necessidade de reconstrução tem vindo a crescer de forma significativa. Esta realidade impulsiona a procura por empresas com capacidade técnica, financeira e operacional para executar projetos de grande escala, tornando a Mota-Engil num player atrativo e competitivo.
Os sismos têm sido uma ameaça constante em diversas regiões do mundo, destruindo cidades inteiras e criando uma procura urgente por reabilitação de infraestruturas críticas, como estradas, pontes, habitações, hospitais e redes de abastecimento de água e energia. O mesmo acontece com os impactos crescentes das alterações climáticas, que têm levado a catástrofes naturais mais frequentes, como cheias, ciclones e incêndios florestais, exigindo investimentos massivos em infraestruturas resilientes e sustentáveis.
Por outro lado, a guerra continua a ser um fator de destruição em várias partes do mundo. Conflitos como os que se verificam na Ucrânia, no Médio Oriente e em algumas regiões de África resultam na ruína de cidades e na necessidade de reconstrução a longo prazo. Governos, instituições internacionais e fundos de reconstrução procuram empresas experientes e de confiança para liderar esses projetos, uma oportunidade que empresas como a Mota-Engil, com presença consolidada em vários continentes.
A Mota-Engil tem um forte posicionamento internacional, com operações na Europa, África e América Latina. A sua experiência na gestão de projetos complexos em ambientes desafiantes, combinada com a capacidade de mobilizar recursos rapidamente, confere-lhe uma vantagem competitiva no setor.
Além disso, a empresa tem investido na sustentabilidade e inovação, preparando-se para um futuro onde a construção será cada vez mais pautada por práticas ecológicas, materiais sustentáveis e soluções de engenharia adaptadas às mudanças climáticas. A sua aposta em parcerias estratégicas e diversificação de mercados permite-lhe posicionar-se como um dos principais grupos europeus preparados para responder aos desafios da reconstrução global.
Dada a crescente importância da reconstrução global e a posição estratégica da Mota-Engil, o interesse de grupos económicos, fundos de investimento e grandes players do setor da construção e engenharia tem vindo a aumentar. A presença da China Communications Construction Company (CCCC) como acionista de referência reforça a solidez financeira da empresa e abre portas para novas oportunidades em mercados emergentes, nomeadamente na Ásia e em África.
A tendência para fusões, aquisições e parcerias estratégicas poderá intensificar-se, à medida que os grandes conglomerados do setor procuram consolidar posições em mercados-chave. O envolvimento de fundos soberanos, instituições financeiras internacionais e entidades multilaterais poderá proporcionar novos investimentos e linhas de financiamento, permitindo à Mota-Engil alavancar projetos de grande escala em países que necessitam urgentemente de reconstrução e desenvolvimento de infraestruturas.
Num cenário global cada vez mais dinâmico e exigente, a Mota-Engil está bem posicionada para crescer e reforçar a sua presença nos mercados internacionais, beneficiando da forte procura por reconstrução e infraestrutura resiliente. A combinação da sua experiência global, capacidade financeira, aposta na inovação e no desenvolvimento sustentável, e o interesse de grandes grupos económicos, tornam a empresa num dos principais atores do setor da construção a nível mundial.
O futuro da Mota-Engil será, sem dúvida, marcado por desafios, mas também por grandes oportunidades de crescimento e liderança no mercado da reconstrução global.

J.f.vieira
Editado pela última vez por J.f.vieira em 28/3/2025 20:22, num total de 2 vezes.

por MarcoAntonio » 27/3/2025 23:00

Com a sessão de hoje:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por iniciado1 » 27/3/2025 18:20

Eu saí hoje , quer me parecer que tem uma resistência aqui na zona dos 3,50.
Voltarei a entrar quando passar esta zona , além disso acho que vai descer amanhã.
A ver .....boa sorte a quem está dentro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana, Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 123 visitantes