Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 27/3/2025 16:40

Mais uma boa noticia
Um membro do Conselho de Administração adquiriu ontem 20000 açoes pelo valor unitário de 3,440 conforme comunicaçao a CMVM

Registado: 4/7/2008 14:11

por J.f.vieira » 27/3/2025 12:27

A notícia fala sobre a modernização dos aeroportos de Puerto Escondido (Oaxaca) e Tepic (Nayarit) no México, liderada pelo Grupo Aeroportuario Turístico Mexicano (GATM), que é uma parceria entre o setor público (Aeropuertos y Servicios Auxiliares - ASA) e o setor privado (Aeropuertos Mexicanos de Mota-Engil - AME), onde a Mota-Engil detém 35% de participação.
Essa iniciativa, que envolve um investimento de 7,152.5 milhões de pesos, procura transformar esses aeroportos em internacionais, melhorando a conectividade com polos turísticos em crescimento, como Riviera Nayarit e a Costa Sul de Oaxaca. Além disso, já estão previstos voos da United Airlines e da Volaris para os EUA.

https://www.google.com/amp/s/www.razon. ... e=amp-type

Registado: 29/11/2007 3:59

por MarcoAntonio » 27/3/2025 0:20

Com mais alguns refinamentos no AdjTrend. Valores entre -0.5 e +0.5 podem ser lidos/entendidos como lateralização ou (maior) risco de inversão...

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/3/2025 12:00

Só por via das dúvidas... :oh:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA hipotese.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Àlvaro » 26/3/2025 10:51

O alívio das tarifas deu um empurrão. Finalmente encontrou a auto estrada.

Registado: 31/5/2014 23:07

por J.f.vieira » 26/3/2025 9:34

Não é por falta de aviso....
Anexos
Screenshot_20250326_083120_Samsung Internet.jpg

por trend=friend » 26/3/2025 9:21

E lá temos breakout acima de 3,50 e início de mais um degrau… até aos 3,80 parece-me.

Apesar de os ATRs andarem um pouco destrambelhados face ao histórico, tem estado bastante previsível.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por andraderui » 26/3/2025 0:55

Gráfico com barras semanais. A última vela ainda está em formação, mas já fez um máximo 3.466 supeior ao máximo da barra anterior (3.460) ... Será esta semana?
Anexos
mota.jpg
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/

Registado: 12/11/2002 16:18

por J.f.vieira » 25/3/2025 23:56

Rafael Abreu Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:A partir de hoje, estou a orientar a carteira de um amigo que me pediu auxílio. Hoje vendi ações da Teixeira Duarte por 0,1545€ e adquiri ações da Mota‑Engil por 3,41€. A decisão foi tomada com base numa análise detalhada do mercado, tendo em conta o potencial de valorização a longo prazo de ambas as empresas.

Eu tenho posições nas duas com diferentes montantes. Uma maior exposição a mota do que a TD. A minha questão era a seguinte: Quais os fundamente de vender totalmente TD? Quais as conclusões que tira do seu estudo?

Acho que são empresas muitos boas, uma com mais certezas que as outras. Acho que a TD tem um longo percurso, uma grande gestão, que a levantou da lama. Com as obras que estão para vir acho que é uma empresa a ter no portfolio. Claro tem os seus riscos, e até falam de uma entrada no capital, que eu pessoalmente não acredito.

A minha posição na mota a maior do meu portfolio em conjunto com EDP. Quanto a mota acho que temos uma empresa com grande visão para o futuro, alguns percalços pelo caminho como os países latinos, porem têm uma carteira incrível, grande aliado do governo nas obras publicas. A única coisa que acho que falta a mota é o cash rápido, isto é por exemplo venda de casas, obras mais pequenas, que sejam menos logísticas e mais rápidas para termos mais cash a entrar de uma forma rápida. A divida é grande mas totalmente controlada e até ver com uns juros baixos.

São apenas umas opiniões que tenho, porem vejo um grande futuro nas duas, com diferentes taxas de riscos :mrgreen:

.....................................................................................

Caro Rafael Abreu

Após acompanhar as notícias e realizar uma análise detalhada, destaco que a Teixeira Duarte tem estado sob escrutínio devido à sua dívida, sendo este um factor que pesa significativamente na minha decisão. Embora a empresa tenha um histórico sólido e uma gestão que já demonstrou resiliência em momentos difíceis, a estrutura e os montantes da sua dívida levantam preocupações sobre a sua sustentabilidade financeira, especialmente num contexto de incerteza económica.
Por outro lado, a Mota‑Engil apresenta-se como uma opção mais favorável. Apesar dos desafios que enfrenta – nomeadamente nos mercados latino-americanos –, a empresa tem uma carteira de encomendas robusta e uma posição estratégica no setor da construção, beneficiando de fortes relações com o Estado e grandes projetos de infraestruturas. Além disso, embora a dívida da Mota‑Engil seja elevada, encontra-se controlada, com custos de financiamento relativamente baixos e uma gestão financeira mais ajustada.
Desta forma, a minha maior exposição à Mota‑Engil prende-se com a verdade de que a empresa tem um potencial de crescimento mais estável e previsível, ao passo que os riscos associados à dívida da Teixeira Duarte tornam a sua evolução mais incerta.

J.f.vieira

por Rafael Abreu » 25/3/2025 23:22

J.f.vieira Escreveu:A partir de hoje, estou a orientar a carteira de um amigo que me pediu auxílio. Hoje vendi ações da Teixeira Duarte por 0,1545€ e adquiri ações da Mota‑Engil por 3,41€. A decisão foi tomada com base numa análise detalhada do mercado, tendo em conta o potencial de valorização a longo prazo de ambas as empresas.

Eu tenho posições nas duas com diferentes montantes. Uma maior exposição a mota do que a TD. A minha questão era a seguinte: Quais os fundamente de vender totalmente TD? Quais as conclusões que tira do seu estudo?

Acho que são empresas muitos boas, uma com mais certezas que as outras. Acho que a TD tem um longo percurso, uma grande gestão, que a levantou da lama. Com as obras que estão para vir acho que é uma empresa a ter no portfolio. Claro tem os seus riscos, e até falam de uma entrada no capital, que eu pessoalmente não acredito.

A minha posição na mota a maior do meu portfolio em conjunto com EDP. Quanto a mota acho que temos uma empresa com grande visão para o futuro, alguns percalços pelo caminho como os países latinos, porem têm uma carteira incrível, grande aliado do governo nas obras publicas. A única coisa que acho que falta a mota é o cash rápido, isto é por exemplo venda de casas, obras mais pequenas, que sejam menos logísticas e mais rápidas para termos mais cash a entrar de uma forma rápida. A divida é grande mas totalmente controlada e até ver com uns juros baixos.

São apenas umas opiniões que tenho, porem vejo um grande futuro nas duas, com diferentes taxas de riscos :mrgreen:

Registado: 4/11/2024 18:01

por J.f.vieira » 25/3/2025 22:28

A partir de hoje, estou a orientar a carteira de um amigo que me pediu auxílio. Hoje vendi ações da Teixeira Duarte por 0,1545€ e adquiri ações da Mota‑Engil por 3,41€. A decisão foi tomada com base numa análise detalhada do mercado, tendo em conta o potencial de valorização a longo prazo de ambas as empresas.

por J.f.vieira » 25/3/2025 22:10

A Mota-Engil, adquiriu 100% da Empresa Construtora Brasil (ECB), uma das principais empresas do Brasil. Esta transação ocorre 13 anos após a Mota-Engil ter adquirido metade da empresa da família Rezende por €29 milhões (aproximadamente R$180 milhões ao câmbio atual) .
Fundado em 1945 e sediado em Belo Horizonte, o BCE é reconhecido por obras importantes, como o Aeroporto de Londrina (PR), Rodovia Fernão Dias, BR-262 e parte da Ferrovia Carajás, no Pará. Nos últimos anos, a empresa expandiu suas operações para os setores de petróleo e gás e construção submarina, incluindo um contrato de revitalização da malha de gás da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Em 2023, o BCE registrou um faturamento de R$ 1,56 bilião, posicionando-se como a sexta maior construtora do Brasil, segundo a revista "O Empreiteiro" .
O GLOBO
Esta aquisição reforça a posição da Mota-Engil no mercado brasileiro, ampliando sua capacidade operacional e portfólio de projetos. A integração completa do BCE pode proporcionar sinergias operacionais e financeiras, fortalecendo a competitividade da Mota-Engil no setor de construção e infraestrutura no Brasil.
Editado pela última vez por J.f.vieira em 25/3/2025 22:54, num total de 1 vez.

por J.f.vieira » 25/3/2025 21:58

A Mota-Engil comprou a sexta maior empresa de construção do Brasil ?

por J.f.vieira » 25/3/2025 21:51

por MarcoAntonio » 25/3/2025 18:11

Actualização com a sessão de hoje incluída. A iteração do AdjTrend que incluo hoje (e que continua a ser experimental) é bastante diferente da que partilhei anteriormente. É internamente mais consistente com o Trend original mas também bastante mais agressiva.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por J.f.vieira » 25/3/2025 1:37

ASA e a Mota‑Engil fecharam um acordo estratégico com o objetivo de reativar o estatuto internacional dos aeroportos de Tepic e Puerto Escondido, no México. Este acordo prevê investimentos significativos e a modernização das infraestruturas, permitindo a reintrodução de voos internacionais, o que deverá dinamizar o tráfego aéreo e potenciar o turismo e o desenvolvimento económico das respetivas regiões.
Embora o valor do investimento não tenha sido divulgado, regulariza-se que se trata de uma operação de grande dimensão. Para a Mota‑Engil, o acordo representa uma oportunidade de expandir a sua presença no setor aeroportuário internacional, diversificando os seus ativos e reforçando a sua posição estratégica num mercado com elevado potencial de crescimento.

https://www.google.com/amp/s/www.razon. ... e=amp-type

por Luzemburg » 23/3/2025 1:25

Não acham que mais importante que a IA é o ex ministro dos negócios estrangeiros, Paulo Portas, que lhe abre portas de qualquer Governo para assinarem facilmente contratos em África e América latina?

Registado: 2/1/2024 11:03

por J.f.vieira » 22/3/2025 14:16

A notícia apresenta uma análise positiva e estratégica para a Mota-Engil Global.
A integração de inteligência artificial (IA) a ser utilizada para transformar processos internos, tornando-os mais eficientes. Isto demonstra que a empresa está a apostar na modernização, alinhando-se com as tendências globais de inovação.
Ao adotar soluções de IA, a Mota-Engil pode otimizar sua operação, melhorar a tomada de decisões e reduzir custos operacionais. Essas melhorias são essenciais num mercado competitivo e podem contribuir para a produtividade.
A implementação de tecnologias disruptivas, como a IA, posiciona a empresa como uma organização inovadora e resiliente. Este movimento pode fortalecer a confiança dos investidores, colaboradores e clientes, além de prepará-la para desafios futuros.
Naturalmente, a integração de novas tecnologias requer investimentos iniciais, formação dos colaboradores e uma gestão cuidada da mudança. No entanto, é bem inovador, a vantagem de transformar e modernizar os processos supera esses desafios iniciais.
A notícia é positiva para a Mota-Engil, pois evidencia um compromisso com a inovação e a eficiência operacional, elementos essenciais para manter a competitividade e fomentar o crescimento a longo prazo.

https://www.itinsight.pt/news/transform ... gil-global

por Àlvaro » 21/3/2025 19:02

Sim.pode acontecer apesar das tarifas de Trump, se os índices forem para cima acompanha. Hoje recuperou quase tudo, :wink:

Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 21/3/2025 18:58

E assim, acaba mais uma semana, provavelmente está a preparar-se para um salto á vara. . . \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA  21Março.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por tami » 21/3/2025 17:16

J.f.vieira Escreveu:Quem quiser, ainda tem tempo de comprar – a tão esperada arrancada está por um fio de cabelo! É isso que penso!
Como dizia o ceguinho: "só não vê quem não quer."

Sim, o comportamento dos ultimos dias mostra que ela não quer mesmo corrigir de maneira nenhuma, e acaba sempre por ganhar força compradora.

Registado: 28/12/2015 16:15

por J.f.vieira » 21/3/2025 16:19

Quem quiser, ainda tem tempo de comprar – a tão esperada arrancada está por um fio de cabelo! É isso que penso!
Como dizia o ceguinho: "só não vê quem não quer."

por iniciado1 » 21/3/2025 15:32

Crissssx Escreveu:
Àlvaro Escreveu:A posição curta especula que Trump não levantará as tarifas ao México e se assim for o México entra em recessão.

Finalmente temos o motivo...

O motivo de quê.....?
Sarcástico só porque não se gosta do mensageiro.....ou haverá alguma razoabilidade?

Registado: 12/4/2021 11:59

por Crissssx » 21/3/2025 13:23

Àlvaro Escreveu:A posição curta especula que Trump não levantará as tarifas ao México e se assim for o México entra em recessão.

Finalmente temos o motivo...

Registado: 22/2/2019 14:19

por J.f.vieira » 21/3/2025 12:35

"Acabou o pilim por uns tempos, mas aproveitei para adquirir mais umas pouquitas das ações da Mota Engil, a 3.326€."

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 142 visitantes