Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 11/12/2024 13:54

Mota-Engil compra ações próprias e passa a deter 2,4073% do seu capital social

2018

“Não há razão” para a queda das ações, diz António Mota

Em declarações ao Diário Económico, o chairman da Mota-Engil disse esta manhã que “não há razão” para a queda dos títulos. “Tenho pena de não ter liquidez para comprar as ações todas”, acrescentou o responsável.

2016

a mota comprou ações próprias no passado com um objectivo específico.
em todos esses momentos o preço detinha, nesses períodos, valores inferiores aos que está agora.
as ações próprias, e a sua compra pelas empresas, servem genericamente para aportar valor para os accionistas, não é o caso no imediato, pois, a administração já referiu por enumeras vezes, que o preço de hoje, não traduz o valor da empresa.

assim, reforço, em 2024, e 2025, pois o ano está prestes a terminar, a mota não irá colocar "gasosa" na compra de ações próprias

Registado: 15/11/2024 12:20

por Àlvaro » 11/12/2024 13:39

Penso que a compra de ações proprias só avançaria se houvesse perigo da cotação resvalar de 2,50. Por agora a reação à base está a fazer-se de modo interessante e vamos testar o topo de curto prazo, nos 2.80. :wink:

Registado: 31/5/2014 23:07

por hugob0ss » 11/12/2024 13:17

Rolling_Trader Escreveu:
muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:E já agora muad'dib, comprar ações próprias não tem nada a ver com as compras individuais dos dirigentes nem com as compras da holding da FM

não te foques muito em mim. foca-te mais na mota

Foi o que fiz, centrei-me nos factos e na Mota. Podia não o ter citado muad'dib, mas aí perdia-se o contexto (e também a piada).

muad'dib Escreveu:apenas reforço que, a Mota não irá gastar “gasosa” na compra de ações próprias

não te esqueças que, estou longo na mota :lol: , logo, não gastes energia com aquilo que vou argumentando, apesar de tentares desmontar como se isso ajudasse o preço do papel a subir.

Primeiro de tudo, sou eu que decido como e onde "gasto as minhas energias".

Segundo, se não concordo com um argumento dado por um forista, contra ou a favor da Mota-Engil, reservo-me ao direito, que me é consagrado pelas regras deste fórum, de contra argumentar.

Terceiro, costumo opinar ou argumentar com factos, porque contra factos não há argumentos.

Quarto, como aqui tento fazer posts que tragam algum tipo de informação construtiva, e porque me apetece "gastar energias" consigo hoje, vou-lhe citar alguns factos interessantes que vão contra a sua opinião de que "A Mota não irá gastar gasosa na compra de ações próprias":

Facto 1: A Mota Engil tem, à data atual, 6 091 581 ações próprias (pode ver no site da Mota Engil, na página de perfil corporativo)

Facto 2: Estas 6M de ações foram compradas em três anos distintos: 2015, 2016 e 2018 e 74% dessas ações foram compradas com a justificação da empresa "entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor"

Facto 3: Entrando em especificidades, inscrito no relatório de contas de 2016 vai encontrar a seguinte passagem: "Durante o exercício de 2016, por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor, a MOTA-ENGIL, SGPS, SA adquiriu 2.080.070 ações próprias (representativas de 0,88% do seu capital social)"

Facto 4: Inscrito no relatório de contas de 2018 vai encontrar a seguinte passagem: "Durante o exercício de 2018, por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor, a MOTA-ENGIL adquiriu 2.451.769 ações próprias (representativas de 1,03% do seu capital social)"

Facto 5: O CEO já veio por várias vezes referir que a cotação da ação não traduz minimamente o que é o valor real da empresa, que está acima dos mil milhões de euros

Facto 6: A Mota-Engil já chegou a ter 11 101 379 ações próprias. Atualmente tem apenas 54% desse valor que chegou a deter durante vários anos e que acabou por vender no mercado em 2014.

Dados estes factos, a minha opinião é que é cada vez mais provável que a Mota Engil entenda adequado, tal como fez no passado, adquirir mais ações próprias, especialmente se a pressão shortista continuar a aumentar.

Duas coisas nos distinguem muad'dib, você dá certezas sem fundamentar e eu dou opiniões fundamentadas (opiniões não são certezas).

Quer consideração da minha parte e do restante fórum? Fundamente o que afirma (se quiser, se não quiser eu depois fundamento com o contraditório).

Bom dia Rolling_Trader, parabéns! escreve muito bem! agora se me permite, queria complementar com o seguinte:

Primeiro um ponto prévio sobre a expressão: "contra factos não há argumentos"

Contra factos não há argumentos, mas numa discussão genérica, não no caso concreto que referiu, os factos não devem ser apresentados isoladamente e desprovidos de contexto, podem ser simplesmente falsos, ou tendenciosos, de forma a favorecer determinada narrativa. :shame:

Quanto à questão da compra de ações próprias pela Mota Engil, e esclarecidas as diferenças, entre acionistas maioritários, acionistas individuais e gestores de empresas que detêm ações, parece-me bastante inviável que haja uma compra de ações próprias por parte da empresa nesta altura, uma vez que houve uma compra prévia individual por parte do CEO.

Agora, ou a compra das ações por parte da empresa não tem impacto nenhum na criação de valor (para a empresa) e é pura especulação, ou se tem impacto no mercado parece-me no mínimo, eticamente reprovável, a gestão comprar ações, sabendo que de seguida, recursos da empresa vão ser gastos na compra de ações próprias. :shame:
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por ASimoes » 11/12/2024 12:21

Rolling_Trader Escreveu:
muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:E já agora muad'dib, comprar ações próprias não tem nada a ver com as compras individuais dos dirigentes nem com as compras da holding da FM

Foi o que fiz, centrei-me nos factos e na Mota. Podia não o ter citado muad'dib, mas aí perdia-se o contexto (e também a piada).

muad'dib Escreveu:apenas reforço que, a Mota não irá gastar “gasosa” na compra de ações próprias

não te esqueças que, estou longo na mota :lol: , logo, não gastes energia com aquilo que vou argumentando, apesar de tentares desmontar como se isso ajudasse o preço do papel a subir.

Segundo, se não concordo com um argumento dado por um forista, contra ou a favor da Mota-Engil, reservo-me ao direito, que me é consagrado pelas regras deste fórum, de contra argumentar.

Terceiro, costumo opinar ou argumentar com factos, porque contra factos não há argumentos.

Quarto, como aqui tento fazer posts que tragam algum tipo de informação construtiva, e porque me apetece "gastar energias" consigo hoje, vou-lhe citar alguns factos interessantes que vão contra a sua opinião de que "A Mota não irá gastar gasosa na compra de ações próprias":

Facto 1: A Mota Engil tem, à data atual, 6 091 581 ações próprias (pode ver no site da Mota Engil, na página de perfil corporativo)

Facto 2: Estas 6M de ações foram compradas em três anos distintos: 2015, 2016 e 2018 e 74% dessas ações foram compradas com a justificação da empresa "entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor"

Facto 3: Entrando em especificidades, inscrito no relatório de contas de 2016 vai encontrar a seguinte passagem: "Durante o exercício de 2016, por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor, a MOTA-ENGIL, SGPS, SA adquiriu 2.080.070 ações próprias (representativas de 0,88% do seu capital social)"

Facto 4: Inscrito no relatório de contas de 2018 vai encontrar a seguinte passagem: "Durante o exercício de 2018, por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor, a MOTA-ENGIL adquiriu 2.451.769 ações próprias (representativas de 1,03% do seu capital social)"

Facto 5: O CEO já veio por várias vezes referir que a cotação da ação não traduz minimamente o que é o valor real da empresa, que está acima dos mil milhões de euros

Facto 6: A Mota-Engil já chegou a ter 11 101 379 ações próprias. Atualmente tem apenas 54% desse valor que chegou a deter durante vários anos e que acabou por vender no mercado em 2014.

Dados estes factos, a minha opinião é que é cada vez mais provável que a Mota Engil entenda adequado, tal como fez no passado, adquirir mais ações próprias, especialmente se a pressão shortista continuar a aumentar.

Duas coisas nos distinguem muad'dib, você dá certezas sem fundamentar e eu dou opiniões fundamentadas (opiniões não são certezas).

Quer consideração da minha parte e do restante fórum? Fundamente o que afirma (se quiser, se não quiser eu depois fundamento com o contraditório).

8-) Gostei :!: e continuo dentro !!! :roll: Bons Negócios ! ( Talvez para a semana !Julgo eu 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Àlvaro » 11/12/2024 8:59

E, portanto, estamos na base ou muito perto dela. Hoje será certamente um dia de luta intensa entre touros e ursos. Para cima teremos 3 euros como próxima paragem, para baixo, se acontecer, algo me diz que finalmente a Mota lançará um programa de compra e ações próprias, têm tesouraria pra isso e seria disparatado não o fazerem. O sino só tocará a fazer de alarme abaixo de 2,54.

por MarcoAntonio » 10/12/2024 22:50

Crissssx, como parece que não entendeste a chamada de atençāo: pára de colocar posts a caracterizar os posts do àlvaro. Já toda a gente percebeu o que tu achas. O forum não precisa desse teu relato diário, de cada vez que o àlvaro posta alguma coisa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Crissssx » 10/12/2024 22:43

MarcoAntonio Escreveu:Ok, mas é persecutório e não é para este forum. Se as opiniões e/ou comentários do Àlvaro não têm valor para ti, passa à frente.

Claro que tem valor , eu opino acerca das mesmas .

Registado: 22/2/2019 14:19

por Rolling_Trader » 10/12/2024 22:41

muad'dib Escreveu:

Registado: 1/1/2024 14:39

por muad'dib » 10/12/2024 21:29

E já agora muad'dib, comprar ações próprias não tem nada a ver com as compras individuais dos dirigentes nem com as compras da holding da FM

não te foques muito em mim.
foca-te mais na mota.

eu sei bem o que são compras de ações próprias, e o que são as compras do corporativismo que a notícia refere :-"

apenas reforço que, a Mota não irá gastar “gasosa” na compra de ações próprias

por Rolling_Trader » 10/12/2024 21:12

Parangona de jornal que, apesar de não estar genericamente incorreta, mete tudo e todos “no mesmo saco” (as compras dos dirigentes são a título individual e as compras da holding da Família Mota são um reforço do maior acionista da Mota-Engil)

E já agora muad'dib, comprar ações próprias não tem nada a ver com as compras individuais dos dirigentes nem com as compras da holding da FM, tem a ver com compras de ações pela própria empresa e não pelos seus acionistas ou dirigentes (a título individual), que confusão vai nessa cabeça muad'dib.

Convém ler a notícia, na íntegra, para perceber o que se passou. Leu? Cruzou com o histórico da Mota e com o gráfico da cotação? (não me parece, mas eu faço-lhe um desenho mais à frente se quiser continuar a ler)

muad'dib Escreveu:a mota não vai comprar ações próprias, pois já gastaram valores, embora insignificantes, que em nada alteraram o rumo do preço.

Esta sua afirmação é muito falaciosa.

É óbvio que, se a “família” gastou valores insignificantes (concordo consigo), talvez seja mesmo por isso que o rumo do preço não se alterou.

Mas generalizar e dizer que não vão comprar mais ações porque as poucas que compraram não surtiram o efeito pretendido no mercado, é uma conclusão falaciosa.

Factos: As compras da holding da família Mota em junho de 2024 conseguiram:

:arrow: Pela primeira vez, estancar a queda que se verificava desde março (ver gráfico abaixo).
    :arrow: Lateralizar o preço e quebrar o canal descendente que era traçável se desconsiderássemos os 4 dias de bull trap do início de março
    :arrow: Coincidentemente ou não, foi após as compras da FM e no período de lateralização de dois meses que se seguiram, que a GMT Capital Corp fechou o seu short na Mota Engil.

Reforço_FM.jpg

Por isso meu caro, não diga que as compras da holding da Família Mota não surtiram efeito no preço, porque isso não é verdade.

muad'dib Escreveu:a estratégia de base do operador short permanece intacta

Isto é taxativamente falso.

Assumindo que você não tem insider information, ou seja, que sabe o mesmo que nós, não pode dizer que a redução do short de 0.65% para 0.59% é manter a estratégia base (pelo menos não é isso que transparece e não foi isso que transpareceu na reação do mercado no dia do anúncio da redução do short da Muddy).

Uma redução de 9,23% é pouco expressiva, concordo, mas basta reduzir apenas mais 15.42%, para os 0,499% para a posição a descoberto deixar de estar listada no site da CMVM e portanto, se poder assumir que a Muddy fechou o short (para todos os efeitos é isso que todos os stakeholders, sem acesso a informação privilegiada, vão ver).

Registado: 1/1/2024 14:39

por MarcoAntonio » 10/12/2024 17:43

A calma depois da tempestade. Actualizado após os dias agitados do final da semana passada:

Imagem
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/12/2024 17:41

Ok, mas é persecutório e não é para este forum. Se as opiniões e/ou comentários do Àlvaro não têm valor para ti, passa à frente.
Imagem

Administrador Fórum

por Crissssx » 10/12/2024 17:30

iniciado1 Escreveu:Ò cris não sei quantos....ás vezes parece que só andas aqui para destilar ódio com o alvaro.
È certo que ele não dá uma prá caixa , mas porrra parece perseguição...
deixa o homem em paz.
às vezes at+e consegue ser engraçado :roll:

Isto não é uma relato de futebol , penso eu .
Adicionar vai para a esquerda e vai para a direita é a mesma coisa que eu colocar uns smiles em relação ás ideias partilhadas .

por Àlvaro » 10/12/2024 15:07

Se tivesse só uma em caixa não estaria tão empenhado, mas a caixa está cheia, caro iniciado. Ui, a coisa leva jeito de obra grande. Veremos se antes do Natal não estará já o rés do chão rebocado. \:D/

por iniciado1 » 10/12/2024 14:39

Ò cris não sei quantos....ás vezes parece que só andas aqui para destilar ódio com o alvaro.
È certo que ele não dá uma prá caixa , mas porrra parece perseguição...
deixa o homem em paz.
às vezes at+e consegue ser engraçado :roll:

Registado: 12/4/2021 11:59

por Crissssx » 10/12/2024 13:25

:shock:
Àlvaro Escreveu:Agora já entreguei a pasta ao Tom Zé e ele é que está a tratar dos curtos que eu vou para compras de Natal. :wink:
https://www.youtube.com/watch?v=9_UekvbAvf8

por Àlvaro » 10/12/2024 12:37

Agora já entreguei a pasta ao Tom Zé e ele é que está a tratar dos curtos que eu vou para compras de Natal. :wink:
https://www.youtube.com/watch?v=9_UekvbAvf8

por Investor Tuga » 10/12/2024 11:37

muad'dib Escreveu:
Com ações da Mota sob pressão, família investe 900 mil euros em 2024 para reforçar posição no capital

a mota não vai comprar ações próprias, pois já gastaram valores, embora insignificantes, que em nada alteraram o rumo do preço.
a estratégia de base do operador short permanece intacta, sendo que, até ao final do ano não me admiraria muito que tornasse a incrementar a posição curta na empresa. :-k

É verdade…mantém-se intacta e clara…a deles e a sua!
Não estará a “trabalhar” para eles?!
Tudo é possível…podem subir a posição short, descer…ou até “fazer o pino”.
Tem fundamentos para sua previsão ou viu na bola de cristal?

Registado: 7/9/2024 8:51

por Investor Tuga » 10/12/2024 10:50

Mais um dia de queda lenta e progressiva…
Até 10%?
Motivo hoje?
Provavelmente o vento frio de norte!!
Se isto não é manipulação…

Registado: 7/9/2024 8:51

por muad'dib » 10/12/2024 10:49

Com ações da Mota sob pressão, família investe 900 mil euros em 2024 para reforçar posição no capital

a mota não vai comprar ações próprias, pois já gastaram valores, embora insignificantes, que em nada alteraram o rumo do preço.
a estratégia de base do operador short permanece intacta, sendo que, até ao final do ano não me admiraria muito que tornasse a incrementar a posição curta na empresa. :-k
Anexos
muddy waters LP.png

por bráscubas » 10/12/2024 10:42

Mais um "swing"... saída da Navigator e reentrada na Mota. Enquanto acertar no balanço não está mal...

Registado: 15/12/2004 16:02

por Pageup » 10/12/2024 10:15

Mota volta para o canal de 2,40 - 2,60.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Àlvaro » 10/12/2024 9:35

Vamos ver se os ursos estão a ceder, se virar aqui isso significa que os m+ínimos estão a subir e esse é um indicador de cedência. Se a Mota se aguentar sem comprar ações próprias, cois que poderia fazer, isso aí será excelente. :wink:

por SalvaFP » 10/12/2024 8:56

China controla 15 das 17 minas que estão em funcionamento na República Democrática do Congo. O Corredor do Lobito quer equilibrar os pratos da balança no que toca à capacidade de acesso a minerais críticos e ao seu transporte.

No Negocios...

Registado: 3/7/2023 13:03

por SalvaFP » 10/12/2024 8:31

parece inevitável que esta concessão no Lobito acrescente uns euros á cotação da MOTA, concessão que pode ser alargada por mais 50 anos ...

Registado: 3/7/2023 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Gioes, Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 123 visitantes