Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
China controla 15 das 17 minas que estão em funcionamento na República Democrática do Congo. O Corredor do Lobito quer equilibrar os pratos da balança no que toca à capacidade de acesso a minerais críticos e ao seu transporte.
No Negocios...
No Negocios...
- Registado: 3/7/2023 13:03
parece inevitável que esta concessão no Lobito acrescente uns euros á cotação da MOTA, concessão que pode ser alargada por mais 50 anos ...

Àlvaro Escreveu:Essa aposta em África é inevitável. Como parece inevitável que insistam em malhar na Mota muito por ter capital chinês. A guerra também se faz na bolsa. Não há outro sentido para o estado em que se encontra o preço das ações.
- Registado: 22/2/2019 14:19
Essa aposta em África é inevitável. Como parece inevitável que insistam em malhar na Mota muito por ter capital chinês. A guerra também se faz na bolsa. Não há outro sentido para o estado em que se encontra o preço das ações. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
- Registado: 29/11/2007 3:59
muad'dib Escreveu:
vou também guardar este comentário,e oportunamente, tornarei ao tópico da NOS, pois aqui fala-se da mota.
as minhas desculpas pelo off tópico colocado anteriormente.
Por mim pode guardá-los todos, mas guarde também os seus.
Eu não me vou dar ao trabalho de guardar os seus e atirá-los à cara quando as suas contas saírem furadas. Tenho mais em que pensar e em que me ocupar.
Se estivesse a falar da Navigator, a conversa seria outra.
Agora da NOS...
Lucky_Luke Escreveu:Como é que a NOS tem probabilidade de subida?
A probabilidade é de descida, porque com entrada da Digi estão a perder mercado (A NOS e todas as outras) e quando não perdem mercado perdem rentabilidade por força da enorme pressão nos preços.
É a mesma coisa que dizer que a venda de automóveis 100% combustão tem tendência a crescer....
Não querendo também ir offtopic, mas já que o muad'dib abriu a caixa de Pandora, aproveito para dar a minha opinião.
Concordo em pleno com o Lucky_Luke.
A NOS opera exclusivamente em Portugal e 96% da sua receita (segundo o relatório de contas de 2023) proveio predominantemente das Telecomunicações, essencialmente das soluções fixas/móveis e de televisão.
A entrada da Digi vai ter sérios impactos nos resultados líquidos da NOS, seja devido à perda de quota de mercado para a Digi ou por passarmos de um cenário de quase cartelização (ou pelo menos de centralização) dos preços entre as principais operadoras (NOS, Vodafone e MEO) para um cenário de provável canibalização, em que será cada operadora por si, a ver quem faz o preço mais baixo.
É bom para o consumidor, mas mau para o negócio.
Acredito que não se reflita ainda nos resultados do próximo trimestre, mas certamente no próximo ano já se vai verificar esmagamento das margens de lucro.
Porém os mercados antecipam-se à expectativa do crescimento ou quebra dos lucros e a cotação da NOS já está a refletir a expetativa futura dos mercados face à entrada da Digi.
Àlvaro Escreveu:Esses ainda não refletem o efeito da entrada da Digi no mercado. A seguir está o problema.
A digi neste momento não fez estragos em nenhuma operadora.
- Registado: 1/4/2019 10:52

Àlvaro Escreveu:A NOS? Pode ser que sim, mas continua a não me parecer que tenha atrativo para além do dividendo. A DIGI deu uma pazada gogante na NOS como os próximos resultados da NOS demonstrarão.
Como é que a NOS tem probabilidade de subida?
A probabilidade é de descida, porque com entrada da Digi estão a perder mercado (A NOS e todas as outras) e quando não perdem mercado perdem rentabilidade por força da enorme pressão nos preços.
É a mesma coisa que dizer que a venda de automóveis 100% combustão tem tendência a crescer....
vou também guardar este comentário,

as minhas desculpas pelo off tópico colocado anteriormente.
muad'dib Escreveu:no psi 14![]()
há pelo menos 2 com preço com probabilidade de subida maior que a mota, e, com uma yield superior à mota, em 2025:
NOS => € 0,40 : € 3,42 = 11,6%
NAVIGATOR => € 0,218 : € 3,418 = 6,38%
Como é que a NOS tem probabilidade de subida?
Esses ainda não refletem o efeito da entrada da Digi no mercado. A seguir está o problema.
Àlvaro Escreveu:A NOS? Pode ser que sim, mas continua a não me parecer que tenha atrativo para além do dividendo. A DIGI deu uma pazada gogante na NOS como os próximos resultados da NOS demonstrarão.
Emoldurar este comentário e quando sairem resultados do 4Q já veremos entao
- Registado: 17/7/2014 22:33
A NOS? Pode ser que sim, mas continua a não me parecer que tenha atrativo para além do dividendo. A DIGI deu uma pazada gogante na NOS como os próximos resultados da NOS demonstrarão.
no psi 14
há pelo menos 2 com preço com probabilidade de subida maior que a mota, e, com uma yield superior à mota, em 2025
:

há pelo menos 2 com preço com probabilidade de subida maior que a mota, e, com uma yield superior à mota, em 2025

Àlvaro Escreveu:Superar 2.80? Isso seria um sinl fortemente bull que os ursos farão por anular,![]()
SalvaFP Escreveu:com as boas noticias de Angola e obras...acho possível acima dos 3 final do ano, e um pouco mais com a aproximar do dividendo.
O dividendo é, sem dúvida, dos melhores atrativos de curto prazo que a Mota Engil tem neste momento visto que serão pagos em maio do próximo ano (daqui a 6 meses sensivelmente).
Apesar das previsões dos analistas, para 2024, apontarem para uma quebra de quase 14% do valor dos dividendos (0,11€ em 2024 face aos 0,1277€ de 2023), o que é certo é que, comprar ações da Mota, mesmo com esta quebra, à cotação atual (de 2,624€) garante um dividend yield de 4,19%, o que é superior ao yield de 3,10%, do ano passado (pois a cotação no dia anterior ao ex-dividendo se situava nos 4,124€).
Assumindo que a ação não desce abaixo da sólida resistência técnica dos 2,40€ (técnica e fundamental pois a ação não vale menos em termos contabilísticos), é previsível que ocorra, muito em breve, o primeiro sprint para os dividendos.
Mesmo que a cotação fique todo o ano de 2025 a "marinar", os analistas prevêm um crescimento do dividendo de 36,4%, para o exercício de 2025 (0,15€ por ação) e de mais 16,7% para o exercício de 2026 (0,1750€ por ação), o que à cotação atual, corresponde um yield de 5.72% e 6.67% respetivamente.
Não é fácil arranjar taxas destas noutras aplicações financeiras. Claro que o yield ficará menor à medida que a cotação for subindo... neste momento só aproveita quem quer e quem sabe.

NOTA: O yield para os próximos dividendos está nos 4,19% à cotação atual (de 2,624€), mas como este será pago já daqui a 6 meses, e não a um ano, isso corresponde a uma TANB de 8,38%.
com as boas noticias de Angola e obras...acho possível acima dos 3 final do ano, e um pouco mais com a aproximar do dividendo.
Superar 2.80? Isso seria um sinl fortemente bull que os ursos farão por anular,

essa noticia já foi comentada pelo CEO como impacto residual,,,,o investimento da ME Mexico foi de 40 M e a Mota tem apenas 51% da ME Mexico...
Crissssx Escreveu:Incrivel...voltamos á escravatura...
Mas a escravatura não é o que está a ocorrer com este sistema em que as redes de emigração ilegal controlam tudo.
Talvez um passeio pelas margens do Tejo junto da Ponte Vasco da Gama ou a muitas localidades do Alentejo e outras regiões do País, fossem esclarecedoras.
O país real não é o que se vê nas redes sociais e muito menos nos canais de televisão, altamente manipuladores do que se passa no País.
Que nunca por vencidos se conheçam
yaya Escreveu:Porque razão esta notícia não veio nos media pt?
"O Governo planeia nacionalizar Duro Felguera após o seu fracassado resgate aconselhado por Aldama"
Talvez porque a notícia disserte sobre um rumor que, a acontecer, terá mais custos para o erário público Espanhol do que para a Mota-Engil.
yaya Escreveu:Não é relevante?
É relativamente relevante sim, pese embora seja só um rumor.
Comentei sobre os possíveis cenários de destino da Duro Felguera, e impactos na Mota Engil, neste post se estiver interessado em ler yaya.
As ações da Duro Felguera estão suspensas desde dia 25 de novembro e o destino da empresa ainda é incerto.
Esta notícia pode ter sido um dos principais catalisadores da queda de quinta feira passada (dia 5 de Dezembro, dia da publicação da notícia), porém, dada a recuperação da cotação da Mota-Engil verificada ontem (dia 6 de Dezembro), parece que o mercado está a desvalorizar o rumor.
yaya Escreveu:Governo vai facilitar a entrada de imigrantes para as obras PRR, mas com condições que implicam custos para as empresas.
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
Incrivel...voltamos á escravatura...
Governo vai facilitar a entrada de imigrantes para as obras PRR, mas com condições que implicam custos para as empresas.
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
Porque razão esta notícia não veio nos media pt?
Não é relevante?
Não é relevante?
Quem está ligado: