Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Bom dia,
Estou alinhado com a estratégia e em reforçar para aproveitar este preço ainda de saldo.
Estou alinhado com a estratégia e em reforçar para aproveitar este preço ainda de saldo.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Bomba, creio que o objectivo é que as acções não sejam utilizadas para short-selling.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
minibull Escreveu:Boa noite,
Ponto da situação relativa ao "ataque ao abutre" , e decorrente de nova reunião, efectuada no dia de hoje.
Segunda feira, logo à abertura, estará à venda, a 3,202, novo "lote industrial", maior do que qualquer dos lotes que o "abutre" costuma pôr à compra, e será para continuar.
Aqui digo o preço, pois qualquer participante pode confirmar que " como diz o outro ", "não são "histórias da carochinha".
Este grupo de investidores pode fazer face ao "abutre" 1, no entanto, pode haver "abutres" encobertos, pelo que, para quem tenha interesse, toda a acção conjugada nesse sentido é bem vinda.
Abc.
Não percebi a operação que está ser divulgada. Vão colocar ações à venda a 3,20€ ???
- Registado: 1/7/2015 14:37
minibull Escreveu:Boa noite,
Ponto da situação relativa ao "ataque ao abutre" , e decorrente de nova reunião, efectuada no dia de hoje.
Segunda feira, logo à abertura, estará à venda, a 3,202, novo "lote industrial", maior do que qualquer dos lotes que o "abutre" costuma pôr à compra, e será para continuar.
Aqui digo o preço, pois qualquer participante pode confirmar que " como diz o outro ", "não são "histórias da carochinha".
Este grupo de investidores pode fazer face ao "abutre" 1, no entanto, pode haver "abutres" encobertos, pelo que, para quem tenha interesse, toda a acção conjugada nesse sentido é bem vinda.
Abc.
Participo na operação
- Registado: 25/10/2019 10:15
Boa noite,
Abc.
Abc.
- Registado: 17/5/2021 15:59
Sim, é tempo de parar a conversa e andar mota. Que bom apanhar esta brisa...
- Registado: 31/5/2014 23:07
Já há algum tempo que não comprava Mota Engil.
Teve que ser... Vamos ser se faz a recuperação rápida na próxima semana.
Teve que ser... Vamos ser se faz a recuperação rápida na próxima semana.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Não é necessário mais "combersas"
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Fecho da semana na Mota-Engil após 3 sessões de alguma recuperação (volume bem acima da média nos últimos dias).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mauroxavier Escreveu:Porque é que os espanhóis conseguem entrar no mercado português das obras públicas, e as empresas portuguesas não o conseguem em Espanha?
Não sei, mas desconfio.
Já agora, porque é que a TD foi buscar a Embeiral, que já tinha sido recentemente condenada em tribunal?
Não sei.
Como não sei responder a nenhuma das questões, se o Pedro souber, gostava de saber a resposta a ambas as questões que levantou.
Obrigado
Provavelmente porque são apoiadas pelo Governo Espanhol.
A segunda, não sei, mas não me parece que a Embeiral traga alguma mais valia para o Consórcio, nomeadamente para este tipo de obra.
Pedro
Porque é que os espanhóis conseguem entrar no mercado português das obras públicas, e as empresas portuguesas não o conseguem em Espanha?
Não sei, mas desconfio.
Já agora, porque é que a TD foi buscar a Embeiral, que já tinha sido recentemente condenada em tribunal?
Não sei.
Como não sei responder a nenhuma das questões, se o Pedro souber, gostava de saber a resposta a ambas as questões que levantou.
Obrigado
Não sei, mas desconfio.
Não sei.
Obrigado
- Registado: 6/9/2024 18:18
mauroxavier Escreveu:Para quem acha que os Tugas têm de se atirar ao chão para ganhar obras:
ECO
"A Infraestruturas de Portugal (IP) tinha selecionado o agrupamento composto pela Teixeira Duarte, Gabriel Couto e Embeiral para a construção da primeira fase das obras no IP3, com a qualidade do projeto a permitir uma classificação no concurso mais elevada face aos concorrentes, apesar do custo mais elevado: 118,15 milhões de euros.
...
A administração da IP optou então por entregar a obra à Ferrovial, que fez a proposta com o valor mais baixo: 103,3 milhões de euros. A construtora espanhola terá também de cumprir com a entrega da documentação necessária. Se for bem-sucedida, o contrato poderá ser assinado ainda em julho."
TDSA SA - Nota de Esclarecimento
Tendo presente a notícia recentemente publicada por alguns órgãos de comunicação social, TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A., na qualidade de líder do Agrupamento concorrente ao «Concurso Público Internacional IP3 Coimbra / Viseu – Troço Santa Comba Dão / Viseu – Duplicação / Requalificação», esclarece que, ao contrário do constante no teor das referidas publicações, o Agrupamento em causa entregou oportunamente todos os documentos de habilitação exigidos nos procedimentos conducentes à formalização do contrato.
A decisão de caducidade da adjudicação ficou a dever-se a um alegado impedimento da EMBEIRAL– ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A., empresa integrante do Agrupamento, em poder participar no procedimento.
14,85 Milhões abaixo da proposta apresentada pela Teixeira Duarte.
Porque é que os espanhóis conseguem entrar no mercado português das obras públicas, e as empresas portuguesas não o conseguem em Espanha?
Pedro
Aqui_Vale Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:J.f.vieira
"Esse novo lote 100 mil ações que vou comprar por até 2,5€ serão vendidas por 3,015€, um pequeno gap que ficou para trás, entre 2.993€ e 3.015€..."
J.f.vieira
J.f.vieira, obrigado por teres topado o gap e teres alertado.
Vai um boneco com o gap assinalado.
Amanhã também pretendo continuar a reforçar.
CumPrim/
ValeAquilino[/quote]
Como sou homem de palavra, fui às compras, logo pela fresquinha

CumPrim/
ValeAquilino[/quote]
"Aqui_vale, ainda me faltam algumas... Mas, se não as comprar hoje, compro na semana que vem, nem que seja mais caro."
Cumprimentos
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
PMP69 Escreveu:A espanhola Ferrovial, voltou este ano em força ao mercado portugês, tenho ganho a empreitada da Infraestruturas de Portugal "IP3 COIMBRA / VISEU - TROÇO SANTA COMBA DÃO / VISEU - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO", com um preço de € 103.280.960,00.
A este concurso concorreram 21 empresas, sendo que 5 eram espanholas.
Pedro
Para quem acha que os Tugas têm de se atirar ao chão para ganhar obras:
ECO
"A Infraestruturas de Portugal (IP) tinha selecionado o agrupamento composto pela Teixeira Duarte, Gabriel Couto e Embeiral para a construção da primeira fase das obras no IP3, com a qualidade do projeto a permitir uma classificação no concurso mais elevada face aos concorrentes, apesar do custo mais elevado: 118,15 milhões de euros.
...
A administração da IP optou então por entregar a obra à Ferrovial, que fez a proposta com o valor mais baixo: 103,3 milhões de euros. A construtora espanhola terá também de cumprir com a entrega da documentação necessária. Se for bem-sucedida, o contrato poderá ser assinado ainda em julho."
TDSA SA - Nota de Esclarecimento
Tendo presente a notícia recentemente publicada por alguns órgãos de comunicação social, TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A., na qualidade de líder do Agrupamento concorrente ao «Concurso Público Internacional IP3 Coimbra / Viseu – Troço Santa Comba Dão / Viseu – Duplicação / Requalificação», esclarece que, ao contrário do constante no teor das referidas publicações, o Agrupamento em causa entregou oportunamente todos os documentos de habilitação exigidos nos procedimentos conducentes à formalização do contrato.
A decisão de caducidade da adjudicação ficou a dever-se a um alegado impedimento da EMBEIRAL– ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A., empresa integrante do Agrupamento, em poder participar no procedimento.
14,85 Milhões abaixo da proposta apresentada pela Teixeira Duarte.
A espanhola Ferrovial, voltou este ano em força ao mercado portugês, tenho ganho a empreitada da Infraestruturas de Portugal "IP3 COIMBRA / VISEU - TROÇO SANTA COMBA DÃO / VISEU - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO", com um preço de € 103.280.960,00.
Pedro
Pedro
mauroxavier Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades:
Para quem acha que a MOTA subiu muito.
CumPrim/
ValeAquilino
Bom dia,
Caro Vale, pode incluir no seu gráfico também a empresa de construção Sacyr SA, só para comparar com uma empresa fora do universo Mota.
Obrigado
Aqui vai. Sacyr Esp.
CuymPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades:
CumPrim/
ValeAquilino
Bom dia,
Caro Vale, pode incluir no seu gráfico também a empresa de construção Sacyr SA, só para comparar com uma empresa fora do universo Mota.
Obrigado
Curiosidades:
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
STRESSZERO Escreveu:Boas
J.f.vieira
"Esse novo lote 100 mil ações que vou comprar por até 2,5€ serão vendidas por 3,015€, um pequeno gap que ficou para trás, entre 2.993€ e 3.015€..."
J.f.vieira[/quote]
Não existe nenhum GAP para fechar nessa zona
Bons negócios![/quote]
Vê melhor...

Está assinalado num boneco anterior
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Boas
J.f.vieira[/quote]
J.f.vieira[/quote]
Bons negócios!
J.f.vieira[/quote]
J.f.vieira[/quote]
Bons negócios!
afcapitao Escreveu:Caros Rolling e minibull, grato pelas respostas.
Rolling, no que respeita às análises, temos uma amostra maior no post do Reddit (12 reports), e isso torna-a estatisticamente mais relevante, embora a tua análise também seja de ter em conta.
Mas depois destes últimos dias, com forte pressão vendedora e entrada deste fundo, achar que a ação recuperará rapidamente com base nos ultimos 2 reports mencionados, no enviesamento positivo que temos, e naquilo que diz o CEO, pode ser receita para o desastre (oxalá esteja enganado!).
Não estou a dizer que a ME vai falir, mas digo apenas que o mercado deu um sinal de alerta, e que por muito bom futuro que a empresa possa vir a ter, o curto prazo é de dúvida e incerteza.
Acerca do que referi no meu post anterior, sim, talvez tenha sido uma contradição, mas para clarificar: o que me chamou a atenção no que citei foi sobretudo o apetite deste fundo por empresas com dívidas. Não questiono a idoneidade da ME. Mas há muito conteúdo na ME que eles podem querer explorar: alavancagem, com muitos minoritários, e garantias que sao dadas aos minoritários. Ainda passou pouco tempo desde a entrada do fundo, por isso acredito que ainda venha um report.
Receio também que um mau report prejudique o custo da dívida, que terá que se refinanciar em breve. Era tudo o que menos precisava.
Com esta incerteza, como se pode esperar um rápido pullback até aos 3 euros? Até tudo se clarificar, espero mais descidas. Talvez me engane, e acontece-me muito. Era bom.
Enfim, isto é só uma partilha de opinião, infelizmente mais negativa do que no passado recente. A bem da empresa e dos companheiros que estão longos, espero que passe rápido.
Bom dia a todos,
Reconhecendo, em primeiro lugar, não ter os conhecimentos e experiência nestas matérias dos meus doutos colegas de fórum, parece-me que, face aos FACTOS conhecidos NESTA DATA, não existem razões objetivas para desconfiar da empresa e das suas perspetivas futuras.
Opiniões é outra matéria e todas são respeitáveis.
Gráficos e histórico passado também vale o que vale, sobretudo porque a empresa hoje não é o que era há 3 anos atrás e não será seguramente a mesma de hoje a 3 anos. Será melhor, se o plano estratégico delineado continuar a ser cumprido.
Pode baixar mais? Pode, se o(s) fundo(3) Muddys 1, 2, 3… continuar(em) a fazer estragos e a confiança dos pequenos investidores não resistir e venderem em massa como aconteceu na semana passada.
Acredito que tem condições para rapidamente recuperar até ao ponto de partida do “carrossel”, 3,30 €/3,50 €.
Depois depende da empresa, do seu desempenho e resultados.
Tenho dito.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Aqui_Vale Escreveu:J.f.vieira
J.f.vieira[/quote]
J.f.vieira, obrigado por teres topado o gap e teres alertado.
Vai um boneco com o gap assinalado.
Amanhã também pretendo continuar a reforçar.
CumPrim/
ValeAquilino[/quote]
Como sou homem de palavra, fui às compras, logo pela fresquinha

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Mais uma subida matutina para uma provável queda vespertina… o padrão vai-se consolidando e a estratégia funcionou bem, vão lucrar quase 1 euro por ação shortada em (menos de) um mês. Resta saber em quantos veículos, pois o que foi declarado será o último a desaparecer quando o trabalho estiver pronto.
A vela semanal vai mostrar indecisão no preço (pudera, com este padrão). Chaikin money flow a dar sinais de arrebitar, stoch rsi no mensal a cruzar para positivo (sinal muito pouco frequente, só em grandes fundos) e a parede dos 2,40 parece até ao momento intransponível como suporte.
Com 0,60 de resultado por ação estimado para 2026, o PER está interessante
mas talvez o CEO deva ser mais prudente a dizê-la barata a 5,90sh como fez em Março antes dos dois shorts sucessivos, marcando o topo... São coisas que dão sempre alguma humildade.
Se se focar nos 0,60 e até na sua antecipação como diz, já não será mau. Se o conseguir, estará então barata a 5,90sh com PER a rondar os 10.
Agora é esperar a quebra dos 2,70
A vela semanal vai mostrar indecisão no preço (pudera, com este padrão). Chaikin money flow a dar sinais de arrebitar, stoch rsi no mensal a cruzar para positivo (sinal muito pouco frequente, só em grandes fundos) e a parede dos 2,40 parece até ao momento intransponível como suporte.
Com 0,60 de resultado por ação estimado para 2026, o PER está interessante

Se se focar nos 0,60 e até na sua antecipação como diz, já não será mau. Se o conseguir, estará então barata a 5,90sh com PER a rondar os 10.
Agora é esperar a quebra dos 2,70
Editado pela última vez por trend=friend em 13/9/2024 8:53, num total de 3 vezes.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Vamos ver se a Mota aproveita este movimento de alta em que até o DAX parece querer ir a máximos. Mesmo depois do motor da Europa dar sinais de arrefecimento, o Dax e o Cac festejam a queda dos juros e estão de novo perto dod máximos. O spx espreita de novo os 5650 pontos e a Mota anda nisto? Hoje teremos de dar uma arrrancada para nos aproximarmos de 2.60, onde está uma pequena resistência. Falta uma boa notícia. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Caelito Telles, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, lito, m-m, malakas, MR32, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Sinedrio, trilhos2006, yggy e 218 visitantes