Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 15/9/2024 13:34

É curioso pensar que há pouco mais de um par de anos o pipeline era de 5 ou 6 Bi e era uma excitação. Hoje passou para quase 16 Bi (os 13,7 Bi da última apresentação mais 2 Bi, da fábrica da Pemex e das extensões dos projectos mineiros na Guiné e Moçambique entretanto anunciadas).

É à conta disto e da rotação de concessões que se farão os futuros resultados da Mota Engil (construir, pôr em velocidade de cruzeiro, vender limpinho). Esta rotação fará com que sejam resultados não recorrentes a produzir as maiores mais valias, portanto muito analista vai ter de se habituar a uma empresa feita de resultados extraordinários… ordinários…

E será daqui que virão os 180 milhões anuais daqui a 2 anos e meio, ou 0,60 por ação e um dividendo anual médio de… 0,375 cêntimos (50 a 75% dos resultados conforme política divulgada e mantida há vários anos).

Penso muitas vezes na Jerónimo Martins a 1 euro há pouco mais de 20 anos. Hoje lucra por ação por ano mais do que o valor a que se podia comprar (!) e os dividendos lá chegarão. Também a Corticeira a 1 euro há pouco mais de 10 anos e hoje a 9.

Se a Mota cumprir o que diz no Plano para daqui a 2 anos e meio, qual o valor justo para uma ação que tenha lucro por ação de 0,60? Nos EUA saberia quanto era, e nunca menos de dois dígitos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Investor Tuga » 15/9/2024 10:17

Bom dia,
Estou alinhado com a estratégia e em reforçar para aproveitar este preço ainda de saldo.

Registado: 7/9/2024 8:51

por MarcoAntonio » 15/9/2024 0:29

Bomba, creio que o objectivo é que as acções não sejam utilizadas para short-selling.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por BOMBA99 » 15/9/2024 0:17

minibull Escreveu:Boa noite,

Ponto da situação relativa ao "ataque ao abutre" , e decorrente de nova reunião, efectuada no dia de hoje.

Segunda feira, logo à abertura, estará à venda, a 3,202, novo "lote industrial", maior do que qualquer dos lotes que o "abutre" costuma pôr à compra, e será para continuar.
Aqui digo o preço, pois qualquer participante pode confirmar que " como diz o outro ", "não são "histórias da carochinha".

Este grupo de investidores pode fazer face ao "abutre" 1, no entanto, pode haver "abutres" encobertos, pelo que, para quem tenha interesse, toda a acção conjugada nesse sentido é bem vinda.

Abc.

Não percebi a operação que está ser divulgada. Vão colocar ações à venda a 3,20€ ???

Registado: 1/7/2015 14:37

por icemetal » 14/9/2024 22:43

minibull Escreveu:Boa noite,

Ponto da situação relativa ao "ataque ao abutre" , e decorrente de nova reunião, efectuada no dia de hoje.

Segunda feira, logo à abertura, estará à venda, a 3,202, novo "lote industrial", maior do que qualquer dos lotes que o "abutre" costuma pôr à compra, e será para continuar.
Aqui digo o preço, pois qualquer participante pode confirmar que " como diz o outro ", "não são "histórias da carochinha".

Este grupo de investidores pode fazer face ao "abutre" 1, no entanto, pode haver "abutres" encobertos, pelo que, para quem tenha interesse, toda a acção conjugada nesse sentido é bem vinda.

Abc.

Participo na operação

Registado: 25/10/2019 10:15

por minibull » 14/9/2024 21:44

Boa noite,

Abc.

Registado: 17/5/2021 15:59

por Àlvaro » 14/9/2024 9:19

Sim, é tempo de parar a conversa e andar mota. Que bom apanhar esta brisa...

Registado: 31/5/2014 23:07

por JUKIMSUNG » 14/9/2024 0:19

Já há algum tempo que não comprava Mota Engil.

Teve que ser... Vamos ser se faz a recuperação rápida na próxima semana.

Registado: 7/3/2007 19:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/9/2024 18:25

Não é necessário mais "combersas"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 13Setembro.png
MOTA preço Alvo 13Setembro.png
MOTA preço Alvo 13Setembro.png (36.88 KiB) Visualizado 7770 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por MarcoAntonio » 13/9/2024 17:08

Fecho da semana na Mota-Engil após 3 sessões de alguma recuperação (volume bem acima da média nos últimos dias).

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PMP69 » 13/9/2024 15:10

mauroxavier Escreveu:Porque é que os espanhóis conseguem entrar no mercado português das obras públicas, e as empresas portuguesas não o conseguem em Espanha?
Não sei, mas desconfio.

Já agora, porque é que a TD foi buscar a Embeiral, que já tinha sido recentemente condenada em tribunal?
Não sei.

Como não sei responder a nenhuma das questões, se o Pedro souber, gostava de saber a resposta a ambas as questões que levantou.

Obrigado

Provavelmente porque são apoiadas pelo Governo Espanhol.

A segunda, não sei, mas não me parece que a Embeiral traga alguma mais valia para o Consórcio, nomeadamente para este tipo de obra.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por mauroxavier » 13/9/2024 14:54

Porque é que os espanhóis conseguem entrar no mercado português das obras públicas, e as empresas portuguesas não o conseguem em Espanha?
Não sei, mas desconfio.

Já agora, porque é que a TD foi buscar a Embeiral, que já tinha sido recentemente condenada em tribunal?
Não sei.

Como não sei responder a nenhuma das questões, se o Pedro souber, gostava de saber a resposta a ambas as questões que levantou.

Obrigado

Registado: 6/9/2024 18:18

por PMP69 » 13/9/2024 14:36

.

por PMP69 » 13/9/2024 14:36

mauroxavier Escreveu:Para quem acha que os Tugas têm de se atirar ao chão para ganhar obras:

ECO
"A Infraestruturas de Portugal (IP) tinha selecionado o agrupamento composto pela Teixeira Duarte, Gabriel Couto e Embeiral para a construção da primeira fase das obras no IP3, com a qualidade do projeto a permitir uma classificação no concurso mais elevada face aos concorrentes, apesar do custo mais elevado: 118,15 milhões de euros.
...
A administração da IP optou então por entregar a obra à Ferrovial, que fez a proposta com o valor mais baixo: 103,3 milhões de euros. A construtora espanhola terá também de cumprir com a entrega da documentação necessária. Se for bem-sucedida, o contrato poderá ser assinado ainda em julho."

TDSA SA - Nota de Esclarecimento
Tendo presente a notícia recentemente publicada por alguns órgãos de comunicação social, TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A., na qualidade de líder do Agrupamento concorrente ao «Concurso Público Internacional IP3 Coimbra / Viseu – Troço Santa Comba Dão / Viseu – Duplicação / Requalificação», esclarece que, ao contrário do constante no teor das referidas publicações, o Agrupamento em causa entregou oportunamente todos os documentos de habilitação exigidos nos procedimentos conducentes à formalização do contrato.

A decisão de caducidade da adjudicação ficou a dever-se a um alegado impedimento da EMBEIRAL– ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A., empresa integrante do Agrupamento, em poder participar no procedimento.

14,85 Milhões abaixo da proposta apresentada pela Teixeira Duarte.

Porque é que os espanhóis conseguem entrar no mercado português das obras públicas, e as empresas portuguesas não o conseguem em Espanha?

Pedro

por J.f.vieira » 13/9/2024 13:45

Aqui_Vale Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:J.f.vieira

"Esse novo lote 100 mil ações que vou comprar por até 2,5€ serão vendidas por 3,015€, um pequeno gap que ficou para trás, entre 2.993€ e 3.015€..."

J.f.vieira

J.f.vieira, obrigado por teres topado o gap e teres alertado.
Vai um boneco com o gap assinalado.

Amanhã também pretendo continuar a reforçar.

CumPrim/
ValeAquilino
[/quote]

Como sou homem de palavra, fui às compras, logo pela fresquinha \:D/ .

CumPrim/
ValeAquilino
[/quote]

"Aqui_vale, ainda me faltam algumas... Mas, se não as comprar hoje, compro na semana que vem, nem que seja mais caro."

Cumprimentos
J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por mauroxavier » 13/9/2024 12:54

PMP69 Escreveu:A espanhola Ferrovial, voltou este ano em força ao mercado portugês, tenho ganho a empreitada da Infraestruturas de Portugal "IP3 COIMBRA / VISEU - TROÇO SANTA COMBA DÃO / VISEU - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO", com um preço de € 103.280.960,00.

A este concurso concorreram 21 empresas, sendo que 5 eram espanholas.

Pedro

Para quem acha que os Tugas têm de se atirar ao chão para ganhar obras:

ECO
"A Infraestruturas de Portugal (IP) tinha selecionado o agrupamento composto pela Teixeira Duarte, Gabriel Couto e Embeiral para a construção da primeira fase das obras no IP3, com a qualidade do projeto a permitir uma classificação no concurso mais elevada face aos concorrentes, apesar do custo mais elevado: 118,15 milhões de euros.
...
A administração da IP optou então por entregar a obra à Ferrovial, que fez a proposta com o valor mais baixo: 103,3 milhões de euros. A construtora espanhola terá também de cumprir com a entrega da documentação necessária. Se for bem-sucedida, o contrato poderá ser assinado ainda em julho."

TDSA SA - Nota de Esclarecimento
Tendo presente a notícia recentemente publicada por alguns órgãos de comunicação social, TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A., na qualidade de líder do Agrupamento concorrente ao «Concurso Público Internacional IP3 Coimbra / Viseu – Troço Santa Comba Dão / Viseu – Duplicação / Requalificação», esclarece que, ao contrário do constante no teor das referidas publicações, o Agrupamento em causa entregou oportunamente todos os documentos de habilitação exigidos nos procedimentos conducentes à formalização do contrato.

A decisão de caducidade da adjudicação ficou a dever-se a um alegado impedimento da EMBEIRAL– ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A., empresa integrante do Agrupamento, em poder participar no procedimento.

14,85 Milhões abaixo da proposta apresentada pela Teixeira Duarte.

por PMP69 » 13/9/2024 12:22

A espanhola Ferrovial, voltou este ano em força ao mercado portugês, tenho ganho a empreitada da Infraestruturas de Portugal "IP3 COIMBRA / VISEU - TROÇO SANTA COMBA DÃO / VISEU - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO", com um preço de € 103.280.960,00.

A este concurso concorreram 21 empresas, sendo que 5 eram espanholas.

Pedro

por Aqui_Vale » 13/9/2024 11:43

mauroxavier Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades:

Para quem acha que a MOTA subiu muito.

CumPrim/
ValeAquilino

Bom dia,

Caro Vale, pode incluir no seu gráfico também a empresa de construção Sacyr SA, só para comparar com uma empresa fora do universo Mota.

Obrigado

Aqui vai. Sacyr Esp.

CuymPrim/
ValeAquilino
Anexos
MARTIFER. MOTA. SACYR.png

José Ortega Y Gasset

por mauroxavier » 13/9/2024 11:28

Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades:

CumPrim/
ValeAquilino

Bom dia,

Caro Vale, pode incluir no seu gráfico também a empresa de construção Sacyr SA, só para comparar com uma empresa fora do universo Mota.

Obrigado

por Aqui_Vale » 13/9/2024 11:13

Curiosidades:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTa vs MARTIFER.png

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 13/9/2024 9:31

STRESSZERO Escreveu:Boas

J.f.vieira

"Esse novo lote 100 mil ações que vou comprar por até 2,5€ serão vendidas por 3,015€, um pequeno gap que ficou para trás, entre 2.993€ e 3.015€..."

J.f.vieira[/quote]

Não existe nenhum GAP para fechar nessa zona

Bons negócios![/quote]

Vê melhor... :mrgreen:

Está assinalado num boneco anterior

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por STRESSZERO » 13/9/2024 9:27

Boas

J.f.vieira[/quote]

J.f.vieira[/quote]

Não existe nenhum GAP para fechar nessa zona

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por Investor Tuga » 13/9/2024 9:06

afcapitao Escreveu:Caros Rolling e minibull, grato pelas respostas.

Rolling, no que respeita às análises, temos uma amostra maior no post do Reddit (12 reports), e isso torna-a estatisticamente mais relevante, embora a tua análise também seja de ter em conta.
Mas depois destes últimos dias, com forte pressão vendedora e entrada deste fundo, achar que a ação recuperará rapidamente com base nos ultimos 2 reports mencionados, no enviesamento positivo que temos, e naquilo que diz o CEO, pode ser receita para o desastre (oxalá esteja enganado!).
Não estou a dizer que a ME vai falir, mas digo apenas que o mercado deu um sinal de alerta, e que por muito bom futuro que a empresa possa vir a ter, o curto prazo é de dúvida e incerteza.

Acerca do que referi no meu post anterior, sim, talvez tenha sido uma contradição, mas para clarificar: o que me chamou a atenção no que citei foi sobretudo o apetite deste fundo por empresas com dívidas. Não questiono a idoneidade da ME. Mas há muito conteúdo na ME que eles podem querer explorar: alavancagem, com muitos minoritários, e garantias que sao dadas aos minoritários. Ainda passou pouco tempo desde a entrada do fundo, por isso acredito que ainda venha um report.

Receio também que um mau report prejudique o custo da dívida, que terá que se refinanciar em breve. Era tudo o que menos precisava.

Com esta incerteza, como se pode esperar um rápido pullback até aos 3 euros? Até tudo se clarificar, espero mais descidas. Talvez me engane, e acontece-me muito. Era bom.

Enfim, isto é só uma partilha de opinião, infelizmente mais negativa do que no passado recente. A bem da empresa e dos companheiros que estão longos, espero que passe rápido.

Bom dia a todos,

Reconhecendo, em primeiro lugar, não ter os conhecimentos e experiência nestas matérias dos meus doutos colegas de fórum, parece-me que, face aos FACTOS conhecidos NESTA DATA, não existem razões objetivas para desconfiar da empresa e das suas perspetivas futuras.

Opiniões é outra matéria e todas são respeitáveis.

Gráficos e histórico passado também vale o que vale, sobretudo porque a empresa hoje não é o que era há 3 anos atrás e não será seguramente a mesma de hoje a 3 anos. Será melhor, se o plano estratégico delineado continuar a ser cumprido.

Pode baixar mais? Pode, se o(s) fundo(3) Muddys 1, 2, 3… continuar(em) a fazer estragos e a confiança dos pequenos investidores não resistir e venderem em massa como aconteceu na semana passada.
Acredito que tem condições para rapidamente recuperar até ao ponto de partida do “carrossel”, 3,30 €/3,50 €.

Depois depende da empresa, do seu desempenho e resultados.

Tenho dito.

Registado: 7/9/2024 8:51

por Aqui_Vale » 13/9/2024 8:48

Aqui_Vale Escreveu:J.f.vieira

J.f.vieira[/quote]

J.f.vieira, obrigado por teres topado o gap e teres alertado.
Vai um boneco com o gap assinalado.

Amanhã também pretendo continuar a reforçar.

CumPrim/
ValeAquilino
[/quote]

Como sou homem de palavra, fui às compras, logo pela fresquinha \:D/ .

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por trend=friend » 13/9/2024 8:46

Mais uma subida matutina para uma provável queda vespertina… o padrão vai-se consolidando e a estratégia funcionou bem, vão lucrar quase 1 euro por ação shortada em (menos de) um mês. Resta saber em quantos veículos, pois o que foi declarado será o último a desaparecer quando o trabalho estiver pronto.

A vela semanal vai mostrar indecisão no preço (pudera, com este padrão). Chaikin money flow a dar sinais de arrebitar, stoch rsi no mensal a cruzar para positivo (sinal muito pouco frequente, só em grandes fundos) e a parede dos 2,40 parece até ao momento intransponível como suporte.

Com 0,60 de resultado por ação estimado para 2026, o PER está interessante :lol: mas talvez o CEO deva ser mais prudente a dizê-la barata a 5,90sh como fez em Março antes dos dois shorts sucessivos, marcando o topo... São coisas que dão sempre alguma humildade.

Se se focar nos 0,60 e até na sua antecipação como diz, já não será mau. Se o conseguir, estará então barata a 5,90sh com PER a rondar os 10.

Agora é esperar a quebra dos 2,70
Editado pela última vez por trend=friend em 13/9/2024 8:53, num total de 3 vezes.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado: