Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 10/9/2024 16:34

PMP69 Escreveu:
RFPB Escreveu:"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".

O que em caso de adjudicação é uma mais valia para a ME, é um potencial lucro. Se será ou não, é outra história.

Já vi centenas de relatórios de análise de propostas e nunca vi o termo "sem alternativa", mas pode existir.

Não me parece que exista lucro, e o próprio CEO comentou que espereva não ficar com os ossos e os espanhóis com a carne.

O que aconteceu com este concurso, acontece com tantos outros, que ficam desertos devido à base ser muito baixa.

Pedro

A bases pode ser apertada mas nenhuma empresa (e aqui era um consórcio de várias) apresenta proposta se for para ter prejuízo…sobretudo com uma carteira tão extensa de obras.

Registado: 7/9/2024 8:51

por Investor Tuga » 10/9/2024 16:31

trend=friend Escreveu:A verdade é que ninguém a acusou ainda de nada. Há um fundo short como outros 10 que ainda ontem vinham no Expresso em várias ações do PSI…

Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação…

Pois…mantêm o carrossel…à espera de que ainda caiam mais pequenos investidores com medo…e depois fecham os milhões de lucro e seguem para a próxima…

por PMP69 » 10/9/2024 16:28

RFPB Escreveu:"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".

O que em caso de adjudicação é uma mais valia para a ME, é um potencial lucro. Se será ou não, é outra história.

Já vi centenas de relatórios de análise de propostas e nunca vi o termo "sem alternativa", mas pode existir.

Não me parece que exista lucro, e o próprio CEO comentou que espereva não ficar com os ossos e os espanhóis com a carne.

O que aconteceu com este concurso, acontece com tantos outros, que ficam desertos devido à base ser muito baixa.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por trend=friend » 10/9/2024 16:27

A verdade é que ninguém a acusou ainda de nada. Há um fundo short como outros 10 que ainda ontem vinham no Expresso em várias ações do PSI…

Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação… assim nem faria sentido dizer muito mais do que já disseram, há uma investida de um fundo short e pouco sério, com problemas de alegada fraude nos EUA. E já percebemos hoje que não estarão a dormir, pela resposta enviada ao afcapitao sobre a dívida.
Editado pela última vez por trend=friend em 10/9/2024 16:30, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 10/9/2024 16:21

trend=friend Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:
afcapitao Escreveu:.
A melhor coisa que podia acontecer era mesmo um relatório de research desse fundo, para clarificar a posição. Mas enfim, como já foi dito, não é garantido.

A melhor coisa que podia acontecer era a MOTA adquirir ações próprias e os Administradores, individualmente fazerem o mesmo. Isso sim, seria uma postura de confiança aos pequenos investidores.
A MOTA está a ser assaltada, enquanto eles impávidos e serenos assistem a uma destruição de valor.

Este "abutre" não está só. Há aqui uma ação consertada com mais alguém que se está a sentir incomodada com a prestação da MOTA.

CumPrim/
ValeAquilino

Neste momento já se identifica muito interesse comprador, com vários lotes de centenas de milhares ao longo do dia. E a verdade é que nos últimos dois dias a cotação pouco mexeu (2,55/2,41), a caminho dos 10 milhões transacionados.

Ora se o volume médio é pouco mais de 1 milhão diário e passámos para cerca de 5 milhões, das duas uma: ou já está a existir um esforço para aguentar a cotação (discreto e ainda não comunicável) ou… os shorts estão a começar a fechar posições de uma forma que preservem o seu ganho, comprando centenas de milhares e logo depois despejando (menores quantidades) com alguma força para que não haja excessivo entusiasmo…

O volume comprador tem estado sempre lá, e das duas uma…

Também me parece, mas continuo a estranhar o comportamento dos MOTEIROS. Na prática foram acusados de ludibriar o Mercado/ Investidores, e não reagem.

A MOTA nunca esteve exposta a uma situação destas.

Eu continuo dentro

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA coff.png
MOTA coff.png (22.28 KiB) Visualizado 4922 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por RFPB » 10/9/2024 16:18

Isto não tem muito assunto, é um fundo ou mais fundos a tentar ganhar dinheiro com a queda do valor da ME, ao inverso de que aconteceu anteriormente. Resta saber, qual é % de ganho entre o 1€ e os 6€.
Para mim, parece-me mais um grande bluff desse fundo, algo insignificante perante a posição que tomaram, mas se não fôr, nada a salva de regressar à casa da partida.
O certo é que está mais perto do 1€ do que dos 6€.

E também já tem algum distanciamento dos " novos 1,00/1,50€ (que eram os 3,00/3,50€), como alguns peritos por aqui avançavam" :mrgreen:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 25-milhoes
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por ASimoes » 10/9/2024 16:12

8-) os Cofs Estão:
-MOTA.LS 2,4420
Comprar
Compradores Vendedores
nc qtd. preço preço qtd. nv
1 1.958 2,4420 2,4460 4.822 3
10 108.534 2,4400 2,4480 8.982 4
7 21.923 2,4380 2,4500 14.564 5
7 17.224 2,4360 2,4520 15.453 4
2 10.114 2,4340 2,4540 35.613 5
7 31.938 2,4320 2,4560 12.751 2
19 272.219 2,4300 2,4580 24.359 5
4 19.423 2,4280 2,4600 14.679 4
4 45.823 2,4260 2,4620 16.389 4
7 21.402 2,4240 2,4640 16.076 3
Últimos Negócios
qtd. preço hora
25 2,4420 16:08:16
2.026 2,4420 16:08:10
4.800 2,4440 16:08:10
1.510 2,4440 16:08:10
1.416 2,4440

Claro mesmo entalado Reforçei-as ! Dizem ser um Risco, mas os Tubarões e ou Abutres, estão comprando !!! :-"
Bons negócios !!!
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por RFPB » 10/9/2024 16:06

PMP69 Escreveu:
Investor Tuga Escreveu:Noticia ECO, 11:26h: Júri recomenda adjudicar primeiro troço da Alta Velocidade a consórcio da Mota-Engil

Penso que foram entregues 2 proposta, sendo que não sei se uma delas não foi acima da base, e nesse caso é excluída, ou se foi apenas entregue uma declaração.

Segundo consta a base era muito baixa, daí a falta de interessados.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ceo-da-mota-engil-espero-nao-ser-discriminado-no-lote-2-da-alta-velocidade

Pedro

"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".

"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por trend=friend » 10/9/2024 16:02

Aqui_Vale Escreveu:
A melhor coisa que podia acontecer era mesmo um relatório de research desse fundo, para clarificar a posição. Mas enfim, como já foi dito, não é garantido.

A melhor coisa que podia acontecer era a MOTA adquirir ações próprias e os Administradores, individualmente fazerem o mesmo. Isso sim, seria uma postura de confiança aos pequenos investidores.
A MOTA está a ser assaltada, enquanto eles impávidos e serenos assistem a uma destruição de valor.

Este "abutre" não está só. Há aqui uma ação consertada com mais alguém que se está a sentir incomodada com a prestação da MOTA.

CumPrim/
ValeAquilino

Neste momento já se identifica muito interesse comprador, com vários lotes de centenas de milhares ao longo do dia. E a verdade é que nos últimos dois dias a cotação pouco mexeu (2,55/2,41), a caminho dos 10 milhões transacionados.

Ora se o volume médio é pouco mais de 1 milhão diário e passámos para cerca de 5 milhões, das duas uma: ou já está a existir um esforço para aguentar a cotação (discreto e ainda não comunicável) ou… os shorts estão a começar a fechar posições de uma forma que preservem o seu ganho, comprando centenas de milhares e logo depois despejando (menores quantidades) com alguma força para que não haja excessivo entusiasmo…

O volume comprador tem estado sempre lá, e das duas uma…
Clint Eastwood

por PMP69 » 10/9/2024 15:55

Investor Tuga Escreveu:Noticia ECO, 11:26h: Júri recomenda adjudicar primeiro troço da Alta Velocidade a consórcio da Mota-Engil

Penso que foram entregues 2 proposta, sendo que não sei se uma delas não foi acima da base, e nesse caso é excluída, ou se foi apenas entregue uma declaração.

Segundo consta a base era muito baixa, daí a falta de interessados.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ceo-da-mota-engil-espero-nao-ser-discriminado-no-lote-2-da-alta-velocidade

Pedro

por Aqui_Vale » 10/9/2024 15:47

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Investor Tuga » 10/9/2024 15:42

afcapitao Escreveu:
Investor Tuga Escreveu:O fundo está claramente a fazer intervenções programadas e concertadas em várias frentes, para fazer descer a cotação em momentos de recuperação e assim levantar a dúvida e o medo de quem está dentro.

Não consigo ter essas certezas. É uma possibilidade, mas também podem ser mesmo só investidores a desfazer-se da sua posição. Não sabemos.
A incerteza é a maior inimiga dos investimentos. As características deste fundo trazem ainda mais dúvidas para quem estava exposto à ME.

Para este volume diário não podem ser investidores ou pequenos accionistas, é carrossel de vendas e compras concertadas!
Transcrevo um post de outro forum para informação:

“Andei a atualizar a minha lista de institucionais da Mota para perceber quem está a sair e a entrar: Norges Bank vendeu - 1.204.202, Mellon - 241.232 e pronto... quem reforçou: Vanguard + 702.726, Dimentional Fund +303.340, BlackRock +199.354, IM Fund +200.000, State Street + 39.378... A Mota tem 73% do capital entre a familia e os chineses, 6% em institucionais, 2% insiders (diretores e outros) e 19% estão entre o publico em geral! São cerca de 59M de títulos em pequenos investidores! Continuo com a mesma avaliação! Enquanto não forem institucionais a abandonar em manada, ou os resultados a preocuparem, estou dentro! “

por afcapitao » 10/9/2024 15:31

Investor Tuga Escreveu:O fundo está claramente a fazer intervenções programadas e concertadas em várias frentes, para fazer descer a cotação em momentos de recuperação e assim levantar a dúvida e o medo de quem está dentro.

Não consigo ter essas certezas. É uma possibilidade, mas também podem ser mesmo só investidores a desfazer-se da sua posição. Não sabemos.
A incerteza é a maior inimiga dos investimentos. As características deste fundo trazem ainda mais dúvidas para quem estava exposto à ME.

Registado: 8/3/2012 17:31

por Investor Tuga » 10/9/2024 15:22

O fundo está claramente a fazer intervenções programadas e concertadas em várias frentes, para fazer descer a cotação em momentos de recuperação e assim levantar a dúvida e o medo de quem está dentro.

por afcapitao » 10/9/2024 15:00

Mais 4 milhoes de ações negociadas e continua em queda. Não está fácil

por Investor Tuga » 10/9/2024 11:45

Noticia ECO, 11:26h: Júri recomenda adjudicar primeiro troço da Alta Velocidade a consórcio da Mota-Engil

por Investor Tuga » 10/9/2024 11:33

trend=friend Escreveu:Acho que é a primeira vez que vejo uma empresa a responder a um pedido tão concreto, e com este nível de detalhe. Pelos vistos o TPC já foi feito entretanto, e estão preparados para as eventualidades.

A taxa até fica abaixo de 8% :lol:

Obrigado afcapitao (mais uma vez)

PS agora era alocarem uns 10m para ações próprias, mais 10m do Bejos e mais 10m da Martifer, só para referir alguns com participações cruzadas e esmagavam os shorts com compras de 12 milhões de ações, que num único dia eles até trepavam para as recomprar antes dos 4 euros para o prejuízo não ser grande.

Claro sinal de transparência e de disponibilidade para esclarecer o mercado e os accionistas.
E, ainda sobre a dívida e os juros, relembro que o BCE e o FED estão prestes a baixar as taxas de referência, com os consequentes impactos nos custos financeiros da empresa: redução dos encargos da divida a curto/médio prazo.

por Investor Tuga » 10/9/2024 10:07

Bom dia, a cotação começou a recuperar no início da manhã mas rapidamente o fundo desencadeou o carrossel de vendas/compras para a baixar. Mais de 1,2 M de ações a esta hora transacionadas. Estão à espera do pânico e medo e à espera que o pessoal venda a saldo!

por trend=friend » 10/9/2024 9:58

Acho que é a primeira vez que vejo uma empresa a responder a um pedido tão concreto, e com este nível de detalhe. Pelos vistos o TPC já foi feito entretanto, e estão preparados para as eventualidades.

A taxa até fica abaixo de 8% :lol:

Obrigado afcapitao (mais uma vez)

PS agora era alocarem uns 10m para ações próprias, mais 10m do Bejos e mais 10m da Martifer, só para referir alguns com participações cruzadas e esmagavam os shorts com compras de 12 milhões de ações, que num único dia eles até trepavam para as recomprar antes dos 4 euros para o prejuízo não ser grande.
Clint Eastwood

por afcapitao » 10/9/2024 9:47

Para quem acompanhou o tema acerca dos juros pagos vs dívida bruta, coloquei a questão à prórpria ME, que me respondeu de forma bastante satisfatória:

No seguimento do pedido formulado abaixo, junto remetemos de seguida um conjunto de situações, não exaustiva, que justificam a divergência entre a taxa média de juro por nós suportada no primeiro semestre de 2024 (8%) e a resultante da divisão que mencionou (306M€ / 2.784M€ = 11%):

(i) no primeiro semestre de 2024, a Mota-Engil registou na sua demonstração de resultados cerca de 18M€ de gastos com juros relativos aos custos financeiros incorridos pelas empresas polacas, bem como por algumas empresas concessionárias mexicanas, as quais estão/foram classificadas no balanço como “Ativos/passivos não correntes detidos para venda”. Deste modo, no balanço a respetiva dívida encontrava-se registada nas rubricas atrás referidas (e não nos 2.784M€ acima indicados) mas os respetivos juros foram registados na rubrica de despesas com juros;

(ii) na rubrica de gastos com juros são registados juros que não respeitam a dívida bancária (aos 2.784M€ acima indicados), como por exemplo o efeito do valor temporal do dinheiro das contas a receber e das provisões (aquelas que estão sujeitas a desconto financeiro), bem como o efeito financeiro dos adiantamentos recebidos de clientes (de acordo com a IFRS-15) – representando este último mais ou menos 35M€ por ano;

(iii) na rubrica de gastos com juros são também registados os impostos retidos na fonte sobre os juros pagos que não são recuperáveis ​​no consolidado fiscal do Grupo – representando aquelas retenções mais ou menos 21M€ por ano;

(iv) o custo médio da dívida é determinado com base no stock médio trimestral de dívida (últimos 5 trimestres de 30.06.2023 a 30.06.2024) e nos juros trimestrais estimados determinados de acordo com as condições em vigor no final daqueles trimestres . Deste modo, se os saldos de dívida durante os trimestres forem diferentes daqueles do final dos trimestres essa situação irá gerar algumas diferenças no cálculo abaixo apresentado;

(v) Diferenças cambiais e outros

Tendo em consideração apenas as situações descritas nas alíneas (i); (ii) e (iii) acima chegaríamos a um montante teórico de juros suportados de [306-18*2-35-21]/2.784] = 7,7%.

por trend=friend » 10/9/2024 8:47

Deixá-los divertirem-se, provavelmente nem haverá relatório (nos outros casos vieram logo a correr publicá-lo). E acho que um fundo que gere …. 300 milhões (haverá seguramente leitores do caldeirão com mais AUM que isto…) não sabe com quem se está a meter... Jose Miguel Bejos, dono de metade da Mota Mexico (e seu presidente) e uma das maiores fortunas de lá, que conta com o know how da Mota para o pipeline de vários Bis que tem no México.

Este é um dos “interesses não controlados” que reduzem os resultados consolidados, mas dos bons 8-) Se o senhor se aborrece com os gringos… :lol:
Clint Eastwood

por PMP69 » 10/9/2024 8:44

peterteam2 Escreveu:Durante o ano de 2023 cotava 1,20 € por acção reflectindo os 3,8 BI de facturação de 2022, 244 milhões de EBIT e 41 milhões de resultados.

A facturação subiu para 5,5 Bi em 2023, o EBIT para 516 Milhões e os resultados para 113 milhões.

A facturação subiu 45%, o EBITduplicou e os resultados quase triplicaram.

A cotação subiu de 1,2€ para quase 6 € (são 5 vezes).

Olhando para o EBIT e para os resultados a cotação devia ter subido para 2,50€ a 3€ e nunca para 6€. Os 6 € foram uma especulação brutal.

As perspectivas para este ano não são de crescimento significativo. A mais longo prazo talvez (se acreditarmos que as “encomendas” serão convertidas em facturação).

Há uma conjuntura em termos cambiais desfavorável nos mercados onde a MOTA opera. Uma parte dos resultados financeiros agravados são explicados por esse facto.

É fácil com estes nºs perceber como o Fundo pode apostar fortemente na queda. Aproveita o pânico dos pequenos investidores que estão entalados com acção compradas a um valor elevadissimo face aos fundamentais e as perspectivas pouco positivas para 2024.

Até à proxima apresentação de resultados não vejo que possa ter uma inflexão das quedas significativa. Apenas um ou outro ressalto, que até pode ser uma boa oportunidade de curto prazo.

Esta é minha leitura da informação financeira divulgada pela empresa.

Parece-me que descresveste a situação na perfeição.

Acrescentar que as obras públicas em Portugal têm preços base "esmagados", e que ganhar obras em muitos países Africanos e da América Latina, tem custo acrescidos.

Olho para a Mota e vejo uma empresa que precisa de alimentar muita gente.

Para concluir, não vejo o que os chineses trouxeram de mais valia.

Pedro

por Goya777 » 10/9/2024 8:20

Rolling_Trader Escreveu:
Goya777 Escreveu:E quem disse que vai haver um research? Abrir posiçao curta nao obriga a research...

Pois... por isso é que este fundo é do piorio em termos de moral.

Era como o Warren Buffett anunciar que comprou títulos de uma determinada empresa, deixá-la subir e depois vender em lucro sem dizer porque comprou.

Ficaria sempre a dúvida razoável se a compra era pelos fundamentais ou por pura especulação.

E desde quando é que o Warren Buffet, ou qualquer outro investidor, tem de justificar porque comprou?

Meteram na cabeça que ia haver research, mas em lado nenhum isso está dito.

Registado: 17/7/2014 22:33

por J.f.vieira » 9/9/2024 23:14

Aqui_Vale Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:"Tive que alterar a venda das ações para 3,99€ porque os homens do BPI não aceitam a venda a 6€."

J.f.vieira

O BPI, não aceita ordem de venda acima de 70% da cotação.

CumPrim/
ValeAquilino

"Além disso, não aceitam uma venda superior a 200 mil euros... Estou seriamente a pensar em mudar de banco."

Cumprimentos
J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Lusitanus » 9/9/2024 22:48

Se for abutre, como dizem, só vai deixar os ossos ...

Registado: 19/3/2021 0:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado: