Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 10/9/2024 15:00

Mais 4 milhoes de ações negociadas e continua em queda. Não está fácil

Registado: 8/3/2012 17:31

por Investor Tuga » 10/9/2024 11:45

Noticia ECO, 11:26h: Júri recomenda adjudicar primeiro troço da Alta Velocidade a consórcio da Mota-Engil

Registado: 7/9/2024 8:51

por Investor Tuga » 10/9/2024 11:33

trend=friend Escreveu:Acho que é a primeira vez que vejo uma empresa a responder a um pedido tão concreto, e com este nível de detalhe. Pelos vistos o TPC já foi feito entretanto, e estão preparados para as eventualidades.

A taxa até fica abaixo de 8% :lol:

Obrigado afcapitao (mais uma vez)

PS agora era alocarem uns 10m para ações próprias, mais 10m do Bejos e mais 10m da Martifer, só para referir alguns com participações cruzadas e esmagavam os shorts com compras de 12 milhões de ações, que num único dia eles até trepavam para as recomprar antes dos 4 euros para o prejuízo não ser grande.

Claro sinal de transparência e de disponibilidade para esclarecer o mercado e os accionistas.
E, ainda sobre a dívida e os juros, relembro que o BCE e o FED estão prestes a baixar as taxas de referência, com os consequentes impactos nos custos financeiros da empresa: redução dos encargos da divida a curto/médio prazo.

por Investor Tuga » 10/9/2024 10:07

Bom dia, a cotação começou a recuperar no início da manhã mas rapidamente o fundo desencadeou o carrossel de vendas/compras para a baixar. Mais de 1,2 M de ações a esta hora transacionadas. Estão à espera do pânico e medo e à espera que o pessoal venda a saldo!

por trend=friend » 10/9/2024 9:58

Acho que é a primeira vez que vejo uma empresa a responder a um pedido tão concreto, e com este nível de detalhe. Pelos vistos o TPC já foi feito entretanto, e estão preparados para as eventualidades.

A taxa até fica abaixo de 8% :lol:

Obrigado afcapitao (mais uma vez)

PS agora era alocarem uns 10m para ações próprias, mais 10m do Bejos e mais 10m da Martifer, só para referir alguns com participações cruzadas e esmagavam os shorts com compras de 12 milhões de ações, que num único dia eles até trepavam para as recomprar antes dos 4 euros para o prejuízo não ser grande.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por afcapitao » 10/9/2024 9:47

Para quem acompanhou o tema acerca dos juros pagos vs dívida bruta, coloquei a questão à prórpria ME, que me respondeu de forma bastante satisfatória:

No seguimento do pedido formulado abaixo, junto remetemos de seguida um conjunto de situações, não exaustiva, que justificam a divergência entre a taxa média de juro por nós suportada no primeiro semestre de 2024 (8%) e a resultante da divisão que mencionou (306M€ / 2.784M€ = 11%):

(i) no primeiro semestre de 2024, a Mota-Engil registou na sua demonstração de resultados cerca de 18M€ de gastos com juros relativos aos custos financeiros incorridos pelas empresas polacas, bem como por algumas empresas concessionárias mexicanas, as quais estão/foram classificadas no balanço como “Ativos/passivos não correntes detidos para venda”. Deste modo, no balanço a respetiva dívida encontrava-se registada nas rubricas atrás referidas (e não nos 2.784M€ acima indicados) mas os respetivos juros foram registados na rubrica de despesas com juros;

(ii) na rubrica de gastos com juros são registados juros que não respeitam a dívida bancária (aos 2.784M€ acima indicados), como por exemplo o efeito do valor temporal do dinheiro das contas a receber e das provisões (aquelas que estão sujeitas a desconto financeiro), bem como o efeito financeiro dos adiantamentos recebidos de clientes (de acordo com a IFRS-15) – representando este último mais ou menos 35M€ por ano;

(iii) na rubrica de gastos com juros são também registados os impostos retidos na fonte sobre os juros pagos que não são recuperáveis ​​no consolidado fiscal do Grupo – representando aquelas retenções mais ou menos 21M€ por ano;

(iv) o custo médio da dívida é determinado com base no stock médio trimestral de dívida (últimos 5 trimestres de 30.06.2023 a 30.06.2024) e nos juros trimestrais estimados determinados de acordo com as condições em vigor no final daqueles trimestres . Deste modo, se os saldos de dívida durante os trimestres forem diferentes daqueles do final dos trimestres essa situação irá gerar algumas diferenças no cálculo abaixo apresentado;

(v) Diferenças cambiais e outros

Tendo em consideração apenas as situações descritas nas alíneas (i); (ii) e (iii) acima chegaríamos a um montante teórico de juros suportados de [306-18*2-35-21]/2.784] = 7,7%.

Registado: 8/3/2012 17:31

por trend=friend » 10/9/2024 8:47

Deixá-los divertirem-se, provavelmente nem haverá relatório (nos outros casos vieram logo a correr publicá-lo). E acho que um fundo que gere …. 300 milhões (haverá seguramente leitores do caldeirão com mais AUM que isto…) não sabe com quem se está a meter... Jose Miguel Bejos, dono de metade da Mota Mexico (e seu presidente) e uma das maiores fortunas de lá, que conta com o know how da Mota para o pipeline de vários Bis que tem no México.

Este é um dos “interesses não controlados” que reduzem os resultados consolidados, mas dos bons 8-) Se o senhor se aborrece com os gringos… :lol:
Clint Eastwood

por PMP69 » 10/9/2024 8:44

peterteam2 Escreveu:Durante o ano de 2023 cotava 1,20 € por acção reflectindo os 3,8 BI de facturação de 2022, 244 milhões de EBIT e 41 milhões de resultados.

A facturação subiu para 5,5 Bi em 2023, o EBIT para 516 Milhões e os resultados para 113 milhões.

A facturação subiu 45%, o EBITduplicou e os resultados quase triplicaram.

A cotação subiu de 1,2€ para quase 6 € (são 5 vezes).

Olhando para o EBIT e para os resultados a cotação devia ter subido para 2,50€ a 3€ e nunca para 6€. Os 6 € foram uma especulação brutal.

As perspectivas para este ano não são de crescimento significativo. A mais longo prazo talvez (se acreditarmos que as “encomendas” serão convertidas em facturação).

Há uma conjuntura em termos cambiais desfavorável nos mercados onde a MOTA opera. Uma parte dos resultados financeiros agravados são explicados por esse facto.

É fácil com estes nºs perceber como o Fundo pode apostar fortemente na queda. Aproveita o pânico dos pequenos investidores que estão entalados com acção compradas a um valor elevadissimo face aos fundamentais e as perspectivas pouco positivas para 2024.

Até à proxima apresentação de resultados não vejo que possa ter uma inflexão das quedas significativa. Apenas um ou outro ressalto, que até pode ser uma boa oportunidade de curto prazo.

Esta é minha leitura da informação financeira divulgada pela empresa.

Parece-me que descresveste a situação na perfeição.

Acrescentar que as obras públicas em Portugal têm preços base "esmagados", e que ganhar obras em muitos países Africanos e da América Latina, tem custo acrescidos.

Olho para a Mota e vejo uma empresa que precisa de alimentar muita gente.

Para concluir, não vejo o que os chineses trouxeram de mais valia.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Goya777 » 10/9/2024 8:20

Rolling_Trader Escreveu:
Goya777 Escreveu:E quem disse que vai haver um research? Abrir posiçao curta nao obriga a research...

Pois... por isso é que este fundo é do piorio em termos de moral.

Era como o Warren Buffett anunciar que comprou títulos de uma determinada empresa, deixá-la subir e depois vender em lucro sem dizer porque comprou.

Ficaria sempre a dúvida razoável se a compra era pelos fundamentais ou por pura especulação.

E desde quando é que o Warren Buffet, ou qualquer outro investidor, tem de justificar porque comprou?

Meteram na cabeça que ia haver research, mas em lado nenhum isso está dito.

Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por J.f.vieira » 9/9/2024 23:14

Aqui_Vale Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:"Tive que alterar a venda das ações para 3,99€ porque os homens do BPI não aceitam a venda a 6€."

J.f.vieira

O BPI, não aceita ordem de venda acima de 70% da cotação.

CumPrim/
ValeAquilino

"Além disso, não aceitam uma venda superior a 200 mil euros... Estou seriamente a pensar em mudar de banco."

Cumprimentos
J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Lusitanus » 9/9/2024 22:48

Se for abutre, como dizem, só vai deixar os ossos ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por Àlvaro » 9/9/2024 22:42

Vamos então ver se 2.50 funciona, ou não funciona como suporte. A Mota está a levar como se fosse uma empresa de construção a operar na China. Acontece que está longe de ser isso. 2.50 é, em termos de fundamentais, um desconto avultado, veremos o que diz o abutre. :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 9/9/2024 22:40

J.f.vieira Escreveu:"Tive que alterar a venda das ações para 3,99€ porque os homens do BPI não aceitam a venda a 6€."

J.f.vieira

O BPI, não aceita ordem de venda acima de 70% da cotação.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por minibull » 9/9/2024 22:28

Caríssimo xxxjjxxx,

Durante o dia de hoje quando, em viajem, parei numa área de serviço, e vi um post teu, o qual não consegui ler na integra, tendo apenas ficado com uma ideia do mesmo, pois quando agora quando cheguei, já não o consegui visualizar.
Portanto, da ideia com que fiquei:

A nossa estratégia passa por duas fases, a primeira é efectivamente de bloquear as acções, por forma a que não sejam instrumento nas mãos de quem pretende "prejudicar outrem para proveito próprio".

A segunda, consiste na compra sistemática de acções, sempre que o "carrossel" as atire fora, juntamente com as dos amedrontados (que penso ser cada vez menos), uma vez que os "artistas" têm necessidade de as recomprar; sendo que pela conjugação destes dois factores, o campo de manobra que terão será cada vez mais limitado. E é aqui que entra a vantagem dos verdadeiros investidores na existência de um exíguo free float.

Dá-me a sensação de que a estratégia começa a fazer mossa a alguém ou a "seus mandatários", pois que outra razão poderia haver, para que num outro forum de que eu nunca fiz nem farei parte, pois abomino as "anormalidades" que lá são ditas, vir um sujeito dizer que é "o minibull do caldeirão", e começar a "disparar" insultos e obscenidades contra outros membros do referido forum ? Não encontro outra razão...

Abraço :)

Registado: 17/5/2021 15:59

por peterteam2 » 9/9/2024 20:19

Durante o ano de 2023 cotava 1,20 € por acção reflectindo os 3,8 BI de facturação de 2022, 244 milhões de EBIT e 41 milhões de resultados.

A facturação subiu para 5,5 Bi em 2023, o EBIT para 516 Milhões e os resultados para 113 milhões.

A facturação subiu 45%, o EBITduplicou e os resultados quase triplicaram.

A cotação subiu de 1,2€ para quase 6 € (são 5 vezes).

Olhando para o EBIT e para os resultados a cotação devia ter subido para 2,50€ a 3€ e nunca para 6€. Os 6 € foram uma especulação brutal.

As perspectivas para este ano não são de crescimento significativo. A mais longo prazo talvez (se acreditarmos que as “encomendas” serão convertidas em facturação).

Há uma conjuntura em termos cambiais desfavorável nos mercados onde a MOTA opera. Uma parte dos resultados financeiros agravados são explicados por esse facto.

É fácil com estes nºs perceber como o Fundo pode apostar fortemente na queda. Aproveita o pânico dos pequenos investidores que estão entalados com acção compradas a um valor elevadissimo face aos fundamentais e as perspectivas pouco positivas para 2024.

Até à proxima apresentação de resultados não vejo que possa ter uma inflexão das quedas significativa. Apenas um ou outro ressalto, que até pode ser uma boa oportunidade de curto prazo.

Esta é minha leitura da informação financeira divulgada pela empresa.

Registado: 4/3/2019 20:39

por Investor Tuga » 9/9/2024 19:33

AAA_ Escreveu:Porque é que defendem que deve haver relatório quando alguém abre uma posição curta de 0.56% e não defendem o mesmo quando um fundo abre posições longas no mesmo valor?
Qual a diferença? Sinceramente não entendo.

A questão essencial não é a do relatório, na minha modéstia opinião.
Mas sim de quem são as ações que são emprestadas para abrirem essas posições curtas!
Se as ações fossem de quem empresta o risco era dele se depois corresse mal (ficasse com ações a valer muito menos)!
Mas não…emprestam ações de outros…sem consentimento…e depois esses outros ficam com ações a valerem muito menos ou decidem entretanto vender na descida!

por Lusitanus » 9/9/2024 18:30

AAA_ Escreveu:Porque é que defendem que deve haver relatório quando alguém abre uma posição curta de 0.56% e não defendem o mesmo quando um fundo abre posições longas no mesmo valor?

E porque é que um "research" deve ser obrigatoriamente divulgado, dado consistir numa análise sobre números que são conhecidos pelo mercado e traduzir uma opinião sobre perspetivas futuras da empresa? Um "research" pode ser feito por alguém, sendo apenas destinado aos seus clientes ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por AAA_ » 9/9/2024 18:23

Porque é que defendem que deve haver relatório quando alguém abre uma posição curta de 0.56% e não defendem o mesmo quando um fundo abre posições longas no mesmo valor?

Registado: 21/10/2010 13:08

por Rolling_Trader » 9/9/2024 18:11

Goya777 Escreveu:E quem disse que vai haver um research? Abrir posiçao curta nao obriga a research...

Pois... por isso é que este fundo é do piorio em termos de moral.

Era como o Warren Buffett anunciar que comprou títulos de uma determinada empresa, deixá-la subir e depois vender em lucro sem dizer porque comprou.

Ficaria sempre a dúvida razoável se a compra era pelos fundamentais ou por pura especulação.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Goya777 » 9/9/2024 18:00

Rolling_Trader Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:(...)
Não há nenhum indicador universal que nos diga que a partir dali está cara e a partir de acolá está barata, isso depende da análise individual de cada especulador.
(...)
Quantos exemplos temos por esses mercados fora em que o impedimento do short selling não inibiu a cotada de continuar a cair?

Entre a minha resposta ao Goya e o post do MarcoAntonio creio que foi quase tudo respondido.

Porém resta-me clarificar o seguinte (caso tenham subsistido dúvidas): Eu não defendo a intervenção do regulador para estancar a queda da Mota. Eu defendo em "obrigar" a Muddy Waters a divulgar a dúvida especulativa que lançou no mercado.

Se eu já conhecesse o research da Muddy já teria agido em conformidade, vendendo, mantendo ou reforçando a minha posição. Como só sei que "há fumo", estou a dar um "salto de fé" ao confiar que a Mota não fez nenhuma trafulhice que me tivesse induzido em erro. Se no fim se vier a confirmar que "há fogo", já pode ser tarde demais para eu saltar fora sem me queimar seriamente.

Entendem a minha posição?

Claro que concordo consigo Carrancho_ e com o MarcoAntonio sobre o cuidado que se deve ter em proibir o short selling.

Abraço a ambos.

E quem disse que vai haver um research? Abrir posiçao curta nao obriga a research...

Registado: 17/7/2014 22:33

por Rolling_Trader » 9/9/2024 17:55

Carrancho_ Escreveu:(...)
Não há nenhum indicador universal que nos diga que a partir dali está cara e a partir de acolá está barata, isso depende da análise individual de cada especulador.
(...)
Quantos exemplos temos por esses mercados fora em que o impedimento do short selling não inibiu a cotada de continuar a cair?

Entre a minha resposta ao Goya e o post do MarcoAntonio creio que foi quase tudo respondido.

Porém resta-me clarificar o seguinte (caso tenham subsistido dúvidas): Eu não defendo a intervenção do regulador para estancar a queda da Mota. Eu defendo em "obrigar" a Muddy Waters a divulgar a dúvida especulativa que lançou no mercado.

Se eu já conhecesse o research da Muddy já teria agido em conformidade, vendendo, mantendo ou reforçando a minha posição. Como só sei que "há fumo", estou a dar um "salto de fé" ao confiar que a Mota não fez nenhuma trafulhice que me tivesse induzido em erro. Se no fim se vier a confirmar que "há fogo", já pode ser tarde demais para eu saltar fora sem me queimar seriamente.

Entendem a minha posição?

Claro que concordo consigo Carrancho_ e com o MarcoAntonio sobre o cuidado que se deve ter em proibir o short selling.

Abraço a ambos.

por Carrancho_ » 9/9/2024 17:37

MarcoAntonio Escreveu:Um fundo e um investidor individual fazer uma declaração dessas não é bem a mesma coisa.

Não é claro para mim que o regulador devesse suspender o short selling numa cotada por causa das declarações de um fundo, mas convém ter em mente que as duas coisas acima não são comparáveis.

Em tom de disclaimer, em relação ao short selling, sou essencialmente contra duas coisas: naked short selling ou short selling utilizando acções de investidores que não deram autorização explícita para serem emprestadas para esse fim e sem uma contrapartida. Fora regras bem definidas, sou tendencialmente contra intervenções do regulador.

Não é bem a mesma coisa pelo impacto que tem, porque de resto tem a liberdade para fazer as análises e escolhas que entender, apenas é mais responsável e tem maiores consequências. Um fundo deve respostas e resultados e quem lá mete o dinheiro, se perder credibilidade perde também os clientes. Se consegue deitar abaixo o que tem pouca liquidez também não consegue sair sem a levar ao céu.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por trend=friend » 9/9/2024 17:31

E para já não há - e pode nem sequer haver - report nenhum! Acho que não disseram uma palavra sobre a Mota!

Presumiu-se que ia haver report porque eles já fizeram nuns casos, mas do que vi no histórico tiveram várias posições curtas sem relatórios, como as outras todas. Abrem posição vendendo as ações emprestadas, e boa tarde até recomprarem.

Quantas empresas têm/tiveram posições curtas sem qualquer estado moribundo, mesmo em Portugal, Nos, Edp, Ren, CTT, BCP…. Na Nos creio que está ainda aberta uma posição e dispenso-me de falar da sua saúde financeira…

Esta Muddy tem mais conversa/marketing que outros fundos tradicionais, apenas isso… a verdade é que na Eurofins publicaram o report cerca de uma semana depois. Aqui, nada… e portanto podem nem sequer publicar, como os tradicionais fundos shorts, sem tanto aparato.
Clint Eastwood

por Rolling_Trader » 9/9/2024 17:31

Goya777 Escreveu:Quando as aççoes sobem 200% num ano, todos contentes e ninguem fala no regulador. Quando cai, é este pranto.

Se a ME está tao desvalorizada como dizem já voltará o preço para o que dizem ser justo.

(...)

Foi a primeira vez em 20 anos de investimento em ações que eu falei do regulador.

Quando os preços sobem 200% num ano, sem justificação fundamental, eu sou o primeiro a vender (e fiz isso o ano passado antes da apresentação dos resultados do terceiro trimestre da Mota Engil).

O problema agora é que o título está a cair e eu sei que há uma informação que eu ainda não tenho e sinto-me impotente por ver muitos a lucrar com shorts baseados em suspeições (vá-se lá saber do quê, porque nada foi divulgado pela Muddy ainda).

Eu não invisto na bolsa como se fosse uma roleta. O preço das empresas cotadas em bolsa flutuam em torno dos resultados apresentados pelas mesmas.
Toda a gente deve ter a mesma informação na mesma altura, para que uns não possam beneficiar sobre os outros.
E a ninguém deveria ser permitido influenciar o mercado lançando suspeições de más práticas sem o fundamentar prontamente.

O fundo da Muddy Waters já foi, este ano, alvo de investigação criminal por parte do governo americano por suspeitas de manipulação de mercado concertada entre short sellers e hedge funds.

Não estou a pôr em causa o direito à Muddy de participar na criação de mercado e na formação de preços, comprando, vendendo e até abrindo posições a descoberto.
Porém, nem a Muddy, nem qualquer outra empresa ou particular devia poder conseguir criar destabilização no mercado por via de lançamento de boatos não confirmados.

O que eu defendo é: Se há informação a divulgar, divulgue-se já ou proiba-se o short selling até essa informação ser tornada pública! E isso faz parte da missão do regulador!

por Carrancho_ » 9/9/2024 17:25

Rolling_Trader Escreveu:

Sim, o mercado deve funcionar livremente pela lei da oferta e da procura, mas não sei se sabe o que é uma posição curta (venda a descoberto) e os vícios que essas posições pode, por vezes, acarretar.

Quando o preço de uma cotada está excessivamente valorizada, tipicamente assiste-se à abertura de posições curtas, daí este tipo de operações ser considerado essencial nos mercados para promover a eficiente formação de preços. Foi o que aconteceu com o short da "GMT Capital Corp." aberto em março, quando a cotação da Mota-Engil estava excessivamente valorizada nos 5.90€ e os resultados de 2023 não sustentavam esse valor.

Sei bem e não vejo mais vícios nas posições curtas que nas longas. Não há nenhum indicador universal que nos diga que a partir dali está cara e a partir de acolá está barata, isso depende da análise individual de cada especulador. No mesmo momento que alguém vende outros estão a comprar, se promove uma mais eficiente formação de preços é pela liquidez que lhe dá e não por um qualquer mecanismo de justiça do preço. Quem shorta tem de comprar, queres impedir também o fecho de posições curtas ou só mesmo a abertura? Quantos exemplos temos por esses mercados fora em que o impedimento do short selling não inibiu a cotada de continuar a cair?
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, iniciado1, Marco Martins, Phil2014, Shimazaki_2 e 134 visitantes