Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Filipe5555 » 7/12/2023 16:36

Muito bem a mota engil a lutar forte contra esta correção

Registado: 28/6/2021 20:37

por trend=friend » 7/12/2023 10:05

tami Escreveu: Quando comecei a ler sobre mercados (como muitos de nós, pelo "ganhar em bolsa"), tentei perceber AT e AF, nunca ignorei a primeira...simplesmente a segunda sempre me fez mais sentido e deu mais tranquilidade.
Obrigado pela troca de argumentos, bons negócios!
Abraço.

No fim do dia isso é mesmo o mais importante, tranquilidade…
Um abraço e bons negócios!

PS ainda assim, uso AT para médio e longo prazo (não baseada em indicadores mais “nervosos”), seguindo tendências que de preferência copiem o que a ação já fez no passado e estes ciclos plurianuais da Mota são maravilhosos ou… assustadores… nesse ponto de vista. A Mota é a melhor ação do mercado português para esse efeito e melhor que muitas americanas pela sua disciplina (basta olhar para a LTA deste ano e ver o rigor na subida)

PS2 quanto às entradas em ações “anónimas”, é aí que uso AF… por exemplo, se a Teixeira Duarte ou a Impresa fizerem breakout do mesmo género da Mota, não lhes vou tocar, por um simples motivo: dívida estratosférica vs cash gerado. O risco é demasiado grande.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por tami » 7/12/2023 9:32

trend=friend Escreveu:O que correu mal nesses 10 anos foi não aquecer nem arrefecer… :lol: o que ganhava numas perdia noutras, sem qualquer consistência nos ganhos.

Usar AT não torna imune a perdas, obviamente. Basta um anúncio como na própria Mota em 2014 ou 2015 quando cancelaram o IPO da Mota África e fizeram um direct listing em Amesterdão para levar logo perda de para aí 1 euro na cotação num dia. Ou em outras do mesmo género. Mas evita muito disparate, até porque o smart money de que o AAA falava encarrega-se de dar os sinais técnicos a priori (e muitos sobre temas “fundamentais”).

Não tenho nenhuma intenção de proselitismo, cada um faz como lhe parecer melhor... Mas ao dizeres que esperas que não vás nessa direção, mostra algum preconceito relativamente a uma ferramenta, o que eu afastaria logo que possível, pois naquilo que não conhecemos há coisas bem mais úteis do que naquilo que já sabemos :wink: Mas se vires que nestes últimos 8 anos (no acumulado) tens batido o mercado de forma clara, é manter o que fazes, pois acredita que muito poucos o conseguem.

Ah, e não sou de todo “investidor”! Percebo que por exemplo quem compra Ren, Nos, Navigator pelo dividendo se esteja nas tintas para as oscilações.

Trend, antes de mais esclarecer uma coisa que talvez não tenha sido clara: quando me referi à barbaridade que escreveste, não me referia ao teu apontamento da AF valer zero - isso é uma opinião tua, subjetiva, mas obviamente tem que ser aceite e respeitada. O que achei uma barbaridade foi teres dito que os fundamentais da Mota hoje serem iguais ao que eram há 12 meses. Isso não é verdade, e não é subjetivo, há factos que o sustentam.
Entrei na Mota sensivelmente a 1,60 na queda, porque não fazia sentido essa valorização, reforcei a 1,40 e algumas vezes quando andou ali nos 1,20, até chegar ao ponto de valer mais de 50% da minha carteira. Pela AT, quando ela começou a recuperar certamente teria vendido várias vezes porque estava colada a uma resistência, ou porque o RSI estava esticado; ou porque numa das correções fortes que teve pelo caminho quebrou um suporte, e provavelmente as reentradas seriam sempre tarde demais. Neste momento já não me parece subavaliada, e talvez me esteja a guiar inconscientemente pela AT, a deixar seguir a tendência. Não descarto ou abomino a AT, gosto sempre de olhar para os gráficos aqui colocados por quem domina essa ferramenta (como o Vale, por exemplo), mas não sou capaz de fundamentar as minhas decisões de investimento por aí (a AT pura até ignora o nome da ação em que se investe, pode-se olhar para um gráfico às cegas, que até pode ser de empresa em falência - isso era coisa para me tirar o sono). Quando comecei a ler sobre mercados (como muitos de nós, pelo "ganhar em bolsa"), tentei perceber AT e AF, nunca ignorei a primeira...simplesmente a segunda sempre me fez mais sentido e deu mais tranquilidade.
Obrigado pela troca de argumentos, bons negócios!
Abraço.

Registado: 28/12/2015 16:15

por afcapitao » 7/12/2023 1:17

Uma informação que me parece relevante, encontrei no site do big as obrigações da mota engil emitidas nestas ultimas semanas.
O cupão é de 7.25%.
Parece-me uma dívida bastante cara.

https://big.pt/Page/NegotiateBonds-Prepare/PTMEN1OM0008

Registado: 8/3/2012 17:31

por 5640533 » 7/12/2023 1:09

santinati Escreveu:Mas, qual a utilidade para o cidadão comum das entidades reguladoras?
Porventura regulam alguma coisa?

Bons negócios!

Regulam sim Senhor, mas nunca a favor do consumidor.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Spiff69 » 7/12/2023 0:50

O Yaya parece cada vez mais aflito com as subidas da Mota Engil, bolas. Para quem não tem acções desta empresa, nem supostamente outros interesses, parece que sofre bastante e que dedica demasiado tempo a ela.

Ora causa transtorno ela subir apesar da inflação, ora causa transtorno ela subir apesar dos juros a aumentar, ora causa transtorno ela subir apesar da desvalorização da moeda angolana, ora causa transtorno ela subir por não haver polícia dos preços,etc etc etc, meses e meses nisto...o que virá a seguir?!?!?!

Eu já não tenho Mota Engil, mas quando não gosto de algum título simplesmente não lhe passo cartão.

Registado: 2/5/2020 20:05

por santinati » 7/12/2023 0:27

Mas, qual a utilidade para o cidadão comum das entidades reguladoras?
Porventura regulam alguma coisa?

Bons negócios!

Registado: 29/11/2007 1:34

por yaya » 6/12/2023 23:51

yaya Escreveu:
cmsbarros Escreveu:Metro de Lisboa adjudica extensão da linha vermelha à Mota-Engil por 322 milhões

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 22-milhoes

Governo admite derrapagem de 500 milhões nas obras dos metros de Lisboa e Porto
Secretário de Estado justifica a derrapagem nas obras das duas cidades com a revisão de preços e com a “inflação excepcional”.

https://www.publico.pt/2023/05/13/local ... oa-2049584

inflação no sector da construção? vamos assobiar para o lado
inflação na banca? vamos assobiar para o lado

inflação no retalho? epá, espera aí não pode ser
inflação na energia? epá, espera aí não pode ser

dia 7 é novo dia

polícia dos preços nas telecom e correio: ANACOM
polícia dos preços na energia: ERSE
polícia dos preços no retalho: Observatório de Preços
na banca: BdP (pouco poder têm para regular preços)

na construção: nicles batatóides

depois queixam-se que a habitação está cara e que a culpa é dos vistos gold 8-)

Registado: 28/8/2013 22:19

por trend=friend » 6/12/2023 20:03

O que correu mal nesses 10 anos foi não aquecer nem arrefecer… :lol: o que ganhava numas perdia noutras, sem qualquer consistência nos ganhos.

Usar AT não torna imune a perdas, obviamente. Basta um anúncio como na própria Mota em 2014 ou 2015 quando cancelaram o IPO da Mota África e fizeram um direct listing em Amesterdão para levar logo perda de para aí 1 euro na cotação num dia. Ou em outras do mesmo género. Mas evita muito disparate, até porque o smart money de que o AAA falava encarrega-se de dar os sinais técnicos a priori (e muitos sobre temas “fundamentais”).

Não tenho nenhuma intenção de proselitismo, cada um faz como lhe parecer melhor... Mas ao dizeres que esperas que não vás nessa direção, mostra algum preconceito relativamente a uma ferramenta, o que eu afastaria logo que possível, pois naquilo que não conhecemos há coisas bem mais úteis do que naquilo que já sabemos :wink: Mas se vires que nestes últimos 8 anos (no acumulado) tens batido o mercado de forma clara, é manter o que fazes, pois acredita que muito poucos o conseguem.

Ah, e não sou de todo “investidor”! Percebo que por exemplo quem compra Ren, Nos, Navigator pelo dividendo se esteja nas tintas para as oscilações.
Clint Eastwood

por tami » 6/12/2023 19:30

trend=friend Escreveu:
trend=friend Escreveu:E por aqui a posição na Martifer já vale quase 70 milhões e a da Lusoponte 162 milhões. Mark to market também conta para subidas ? :lol: É que a Mota vale apenas 385 milhões… :shock:

Ignorando que tem atividade de construção (!), outras concessões, produção e distribuição de eletricidade no México, gestão de resíduos em múltiplos continentes, etc etc.

Percebo o target do BPI de 3 euros e tal pela soma das partes, mas esses maravilhosos fundamentais valem 0 (zero), enquanto os 1,30/1,40 não forem ultrapassados com convicção…

Caro tami,

20 de Janeiro de 2022. É sempre giro ver o que está escrito.

Mantenho plenamente a “barbaridade” que escrevi: os fundamentais valem zero, na Mota e nas outras (são úteis apenas para avaliar risco de solvabilidade).

Mastigou mastigou mastigou (desde 2018…) e quando passou os 1,30, bem, já sabemos o que aconteceu.

Mas nos meus primeiros dez anos disto pensava como tu, portanto compreendo. Bons negócios

Não sei o que te correu mal nesses 10 anos para mudar, vejo mais investidores evoluirem de AT para AF do que o inverso, mas cada caso é um caso. Seja como for, cumpro os meus primeiros 10 anos ativo no mercado em 2025, espero que não aconteça nenhuma hecatombe em 2024 que me leve nessa direção.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 6/12/2023 18:46

Revendo e atualizando o meu boneco, teremos um eventual ponto de retração por volta dos 4,29. Mas numa postura mais ousada também acredito que poderá ir aos 4,96 antes de fazer uma violenta retração (estou dentro e poderei estar a sonhar alto).

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 06Dezembro.png
MOTA 06Dezembro.png (168.9 KiB) Visualizado 5070 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por trend=friend » 6/12/2023 18:34

trend=friend Escreveu:E por aqui a posição na Martifer já vale quase 70 milhões e a da Lusoponte 162 milhões. Mark to market também conta para subidas ? :lol: É que a Mota vale apenas 385 milhões… :shock:

Ignorando que tem atividade de construção (!), outras concessões, produção e distribuição de eletricidade no México, gestão de resíduos em múltiplos continentes, etc etc.

Percebo o target do BPI de 3 euros e tal pela soma das partes, mas esses maravilhosos fundamentais valem 0 (zero), enquanto os 1,30/1,40 não forem ultrapassados com convicção…

Caro tami,

20 de Janeiro de 2022. É sempre giro ver o que está escrito.

Mantenho plenamente a “barbaridade” que escrevi: os fundamentais valem zero, na Mota e nas outras (são úteis apenas para avaliar risco de solvabilidade).

Mastigou mastigou mastigou (desde 2018…) e quando passou os 1,30, bem, já sabemos o que aconteceu.

Mas nos meus primeiros dez anos disto pensava como tu, portanto compreendo. Bons negócios
Clint Eastwood

por Kooc » 6/12/2023 18:12

Não tenho posição na Mota, com muita pena minha. de facto o gráfico é impressionante, com mais de 200% em dois anos. Mas se olharmos para o canal desenhado no grafico (vale o que vale,) poderá ser um ponto para retirar alguns lucros.
Anexos
chart.png

Registado: 30/11/2002 0:36

por tami » 6/12/2023 18:09

trend=friend Escreveu:Isto notícias de obras na Mota sempre existiram ao longo do deserto dos últimos anos. O que manda é a questão técnica. Nada mudou assim tanto ao nível fundamental em relação há 12 meses que justifique ter ido de 1 e pouco para 4 e pouco..

Nem vou entrar na eterna discussão AF vs AT, e embora me guie apenas pela fundamental, respeito muito quem se move pela técnica, e consegue bons resultados. No entanto, acho que não deves ter noção da barbaridade que escreveste nesse parágrafo, de tão ridículo e desligado da realidade que é. Mas se consegues ter resultados assim, perfeito...continuação de bons negócios.

por afcapitao » 6/12/2023 17:52

Uma correção seria mais do que saudável nesta fase. É preciso ter coragem agora para entrar sem uma correção.
Os drivers recentes foram a obra do metro (em consórcio) e a troca de dívida. Não sei se justificam subida tão súbita.

Não obstante, o meu desejo é que continue a subir.

Registado: 8/3/2012 17:31

por trend=friend » 6/12/2023 17:43

AAA_ Escreveu:
trend=friend Escreveu: Nada mudou assim tanto ao nível fundamental em relação há 12 meses que justifique ter ido de 1 e pouco para 4 e pouco.

Não concordo, caro trend.
Os resultados que vão apresentar este ano eram os que eles tinham previsto para 2026. 3 anos antes, portanto.
Isso ficou evidente com os resultados do 1S apresentados em agosto. Claro que a cotação do título antecipou isso uns meses porque o smart money tem outras fontes de informação... :roll:
Entretanto melhoraram bastante a guidance nessa altura também. O relatório das contas do 1S é uma autêntica bomba, na minha opinião!

Percebo o que dizes, AAA, mas por muito boa que venha a ser a performance apresentada este ano, poderá ela justificar quase 300% de valorização em 12 meses? Ou seja, em Janeiro muito desse potencial já existia, lembro-me de escrever aqui bastante sobre a carteira de encomendas estar a ficar gigantesca, a soma das partes ser tremenda (só somando Martifer, Lusoponte, resíduos era mais que o market cap, etc), e não largava o 1 euro e pouco...

E depois, quando fez breakout técnico, foi o que se viu. Daí dizer que quem olha apenas para os fundamentais arrisca-se a longas travessias do deserto, como entre 2018 e 2023. Alguém que acorde 1 ou 2 dias depois de um breakout técnico como este (sendo nos EUA nas “techies” muito mais comum, diga-se…) arrisca-se a poder ter mais resultados, evitando dead money durante anos.

E o mesmo se diga quando é para descer, custa-me a perceber quem fica em ações a muito longo prazo quando os suportes “major” são quebrados. E a Mota é bom manual para isso, de 1 a 8, de 8 a 1, de 1 a 6,5, de 6,5 a 1, de 1 a 4, de 4 a 1, de 1 a … :wink:
Clint Eastwood

por AAA_ » 6/12/2023 16:32

trend=friend Escreveu: Nada mudou assim tanto ao nível fundamental em relação há 12 meses que justifique ter ido de 1 e pouco para 4 e pouco.

Não concordo, caro trend.
Os resultados que vão apresentar este ano eram os que eles tinham previsto para 2026. 3 anos antes, portanto.
Isso ficou evidente com os resultados do 1S apresentados em agosto. Claro que a cotação do título antecipou isso uns meses porque o smart money tem outras fontes de informação... :roll:
Entretanto melhoraram bastante a guidance nessa altura também. O relatório das contas do 1S é uma autêntica bomba, na minha opinião!

Registado: 21/10/2010 13:08

por trend=friend » 6/12/2023 14:43

Isto notícias de obras na Mota sempre existiram ao longo do deserto dos últimos anos. O que manda é a questão técnica. Nada mudou assim tanto ao nível fundamental em relação há 12 meses que justifique ter ido de 1 e pouco para 4 e pouco.

E como aqui se dizia e bem, os sinais foram dados atempadamente, com breakouts bem evidentes e as zonas de retração idem (ainda que por vezes mais fundas do que antecipado).

A ver se chega ainda esta semana aos 4,20/4,25 que referia na semana passada, fazendo um enorme duplo topo de anos. De preferência antes de uma saudável correção nos mercados (veja-se EUA e Dax parabólico, por exemplo) e, sejamos realistas, na Mota.
Clint Eastwood

por Filipe5555 » 6/12/2023 12:01

Comprei a 2.94, quando o António Costa se demitiu... Se já vai nos 4 eur, fiz bom negócio em 1 mês e tal

por Filipe5555 » 6/12/2023 12:00

Vai dos objetivos de cada um... Se gastei 1000 e valorizou 2000, foi um bom negócio

por Pageup » 6/12/2023 11:31

Pageup Escreveu:
Ferraria Escreveu:bom dia
tenho ações da mota com o preço de 3,30. Dado o valor alcançado, e não querendo vender a correr, onde aconselham colocar o stop? obrigado

Essa é a pergunta de 1 milhão de dollars, pensa antes assim com que lucro ficas satisfeito...para mais tarde não haver arrependimento...vendi hoje a 3,96 e não estou arrependido, aliás até estou contente. :D :D

Costumo pensar assim: tenho que deixar alguma coisa para os outros porque os outros também deixaram para mim, se pensares assim dormes sempre bem.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Pageup » 6/12/2023 11:29

Ferraria Escreveu:bom dia
tenho ações da mota com o preço de 3,30. Dado o valor alcançado, e não querendo vender a correr, onde aconselham colocar o stop? obrigado

Essa é a pergunta de 1 milhão de dollars, pensa antes assim com que lucro ficas satisfeito...para mais tarde não haver arrependimento...vendi hoje a 3,96 e não estou arrependido, aliás até estou contente. :D :D

por Ferraria » 6/12/2023 10:48

bom dia

Registado: 15/4/2014 11:27

por tami » 6/12/2023 10:28

Incrivel. A quantidade de tempo que esteve a marinar nos 1,20/1,40, completamente subavaliada sem ninguém olhar para ela, e sensivelmente a partir do momento em que mudou o CEO entrou nesta loucura. Já superou os meus objetivos, mas vou deixar correr antes de ajustar a posição.
BN

por Pageup » 6/12/2023 10:18

Neste momento só vai perder dinheiro na mota quem quiser....

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CarlosAP, iniciado1, itisi1000, Kury Yozo, lito, LMMV, Luzemburg, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2, trend=friend e 47 visitantes