Sonae sgps...
Boas, de qualquer forma, o primeiro gap já foi fechado, se houver algum para fechar é o seundo, e concordo com o artista, não podemos achar que só faltam fechar os gaps que nos dá mais jeito!
(e digo isto porque também estou dentro)
Mas sinceramente acho que o único gap para fechar (o "segundo") não o será, pelos menos para já. O título está forte, houve razões para a subida mais forte daquele dia, não se trata simplesmente de especulação, por isso deixemos as coisas evoluirem, e penso que será para cima, pois este gap não me parece vir ser fechado (pelo menos para já)
abraço

Mas sinceramente acho que o único gap para fechar (o "segundo") não o será, pelos menos para já. O título está forte, houve razões para a subida mais forte daquele dia, não se trata simplesmente de especulação, por isso deixemos as coisas evoluirem, e penso que será para cima, pois este gap não me parece vir ser fechado (pelo menos para já)
abraço
Olá
não era minha intenção aludir á tua pessoa no meu comentário anterior até porque estou de acordo integralmente com a tua analise á Son. apenas quis fazer um reparo porque me pareceu que o Luis Gomes estava a fazer uma genalização que não se pode fazer. 

Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
bom dia, não existe nenhuma lei de que os gaps - e estou a falar em geral não reportando ao caso sonae - têm que ser necessáriamente que ser fechados nem uma segunda lei por inerencia da primeira que exista um timing certo para o fecho dos gaps nem tão pouco uma terceira que diga que se houve um primeiro gap que foi fechado o segundo também será isto porque o movimento dos titulos não reflectem nenhuma realidade abstrata os graficos não são desenhos feitos por artistas eles reflectem conjunturas de mercado fundamentais dos titulos etc etc etc
Cumpts

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
artista Escreveu:
Pois mas convém olhar tb para o 2º com a mesma perspectiva... se não o fizermos só nos estamos a enganar a nós próprios!
Bons negócios
Pois era aí que eu queria chegar...
Se fechou o 1º... não terá que vir fechar o 2º?
Abraço,
LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest
Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites
tiopatinhas Escreveu:Eu pelo que vejo a Sonae tem suporte jeitoso pelos 1,71 antiga resistência...![]()
Se se aguentar estou certo que o próximo combate será o fecho do gap...
Estou a afalar bem , Ulisses![]()
Bom dia a todos
Boas,
Como sou leigo solicito a vossa ajuda. O Gap a que se refere é o 1º ou o 2º?
Obrigado,
- Anexos
-
- son.png (0 Bytes) Visualizado 4004 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest
Ontem na Sonae correu-me mesmo bem, tinha comprado no dia anterior no fecho a 1.64 e resolvi colocar uma ordem de venda a 1.71... vendi na abertura a 1.74!!!
Ainda pensei entrar a 1.72 mas o gap parece-me esquisito e resolvi não a fazer. Ainda assim parece-e que está em bom momento, embora muito volátil!!!
Bons negócios
Ainda pensei entrar a 1.72 mas o gap parece-me esquisito e resolvi não a fazer. Ainda assim parece-e que está em bom momento, embora muito volátil!!!
Bons negócios
sonae sgps
Bom dia Ilustres
Mais do que qualquer argumento de qualquer de nós, o mercado fala por todos.
Uma abertura de leão (sem segundo sentido)uma força de leão, um volume de elefante.
Espero que se mantenha com o continuar do dia e que as praças lá fora não dêm mote contrário.
Começo a pensar que talvez a sonae valha mesmo os 1,92 e que se prepare nesta recoperação para fechar o gap a esse nível.
Ou há estrangeiros a entrar, ou já se está tudo a posicionar para o spin off aproveitando os saldos, ou é mesmo o mercado só!
Seja o que fôr, estamos bem...
Abraços
Clinico
Mais do que qualquer argumento de qualquer de nós, o mercado fala por todos.
Uma abertura de leão (sem segundo sentido)uma força de leão, um volume de elefante.
Espero que se mantenha com o continuar do dia e que as praças lá fora não dêm mote contrário.
Começo a pensar que talvez a sonae valha mesmo os 1,92 e que se prepare nesta recoperação para fechar o gap a esse nível.
Ou há estrangeiros a entrar, ou já se está tudo a posicionar para o spin off aproveitando os saldos, ou é mesmo o mercado só!
Seja o que fôr, estamos bem...
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Caros lfvc1 e joao4702
Obrigado pelos V comentários e por terem compreeendido o que eu quis referir no meu 1º comentário e não referirem como outros comentadores "coisas" que lá não estavam.
Concordo na generalidade com o conteúdo dos V. comentários.
Algumas notas soltas:
1. Existem vários tipos de extraordinários e os da Sonae, nas contas deste ano, parecem derivar exclusivamente da compra e venda de partipações sociais (Brasil, SONI, Enabler,Modelo/Continente) e custos financeiros da Opa e não de maior eficiência do planeamento fiscal (daí a história da galinha);
2. Do que escrevi não se pode deduzir que eu ache que a cotação da Sonae está cara ou barata, e não tenho nada a opôr a que o meus amigos entendam que não está cara (e a 2,2 estava cara? a que valor seria barata?) e outros entendam o contrário;
3. O nível de alavancagem da Sonae "entendo-o" muito alto, mas respeitando a V. opinião, mantenho a minha( por exemplo na Telefónica mesmo após ter comprado a O2 é inferior a 3);
4. Na análise técnica, embora sabendo "qq coisinha" , prefiro seguir a opinião e os gráficos de alguns caldeireiros que evidenciam excelentes conhecimentos.
Um abraço e bons negócios.
Concordo na generalidade com o conteúdo dos V. comentários.
Algumas notas soltas:
1. Existem vários tipos de extraordinários e os da Sonae, nas contas deste ano, parecem derivar exclusivamente da compra e venda de partipações sociais (Brasil, SONI, Enabler,Modelo/Continente) e custos financeiros da Opa e não de maior eficiência do planeamento fiscal (daí a história da galinha);
2. Do que escrevi não se pode deduzir que eu ache que a cotação da Sonae está cara ou barata, e não tenho nada a opôr a que o meus amigos entendam que não está cara (e a 2,2 estava cara? a que valor seria barata?) e outros entendam o contrário;
3. O nível de alavancagem da Sonae "entendo-o" muito alto, mas respeitando a V. opinião, mantenho a minha( por exemplo na Telefónica mesmo após ter comprado a O2 é inferior a 3);
4. Na análise técnica, embora sabendo "qq coisinha" , prefiro seguir a opinião e os gráficos de alguns caldeireiros que evidenciam excelentes conhecimentos.
Um abraço e bons negócios.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.
- Registado: 7/4/2006 15:30
Que podemos esperar da sonae a curto prazo? Será pedir muito até sexta feira 1,70€?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Para Fragon:
A teoria simplista dos números engana muito na avaliação de empresas ainda para mais quando tem por base valores contabilísticos.
Falou em extraordinários é verdade tem toda a razão mas a Sonae também sempre apresentou bons extraordinários não é novidade.
Não se esqueça do spin off da sonae ind. ainda acha que os resultados não foram bons?!
E cuidado que na bolsa a análise fundamental só não funciona. Também analiso e para mim nem é preciso fazer muitas contas.
EBITDA 615.10^3 €
% KC 16% (estimado)
nº acções 2.000.10^6
V0 = 615.10^3 € / 16% = 3.843.750.000 €
V/acção = 3.843.750.000 € / 2.000.10^6
= 1,92€
É uma análise de rascunho mas é suficiente para provar que não está cara.
A teoria simplista dos números engana muito na avaliação de empresas ainda para mais quando tem por base valores contabilísticos.
Falou em extraordinários é verdade tem toda a razão mas a Sonae também sempre apresentou bons extraordinários não é novidade.
Não se esqueça do spin off da sonae ind. ainda acha que os resultados não foram bons?!
E cuidado que na bolsa a análise fundamental só não funciona. Também analiso e para mim nem é preciso fazer muitas contas.
EBITDA 615.10^3 €
% KC 16% (estimado)
nº acções 2.000.10^6
V0 = 615.10^3 € / 16% = 3.843.750.000 €
V/acção = 3.843.750.000 € / 2.000.10^6
= 1,92€
É uma análise de rascunho mas é suficiente para provar que não está cara.
Re: Sonae com RESULTADOS PÉSSIMOS
FRAGON Escreveu:Caros Clinico e Vitorigus lamento ter opinião completamente oposta à V.pois os factos contabilistiscos são bastante elucidativos (entre outros):
1. Lucros 2006(sem resultados extraordinários)= 241,8-135,5 = 106,3ME;
2. Lucros 2006 (sem resultados extraordinários)/ Lucros 2005 (proforma)= 106,3/186,5 = - 43%;
3. Acréscimo de endividamento = 443ME;
4. EBIDTA / Investimento bruto = 599,1/661,0 = 0,906;
5. Divida liquida/EBIDTA > 3.
Cumprimentos.
Caro Fragon:
Em primeiro lugar obrigado pelos comentários. É sempre bom ver os dois lados de uma moeda e na Sonae de certeza que nem tudo serão rosas. Por isso há que estar atento a tudo. Vozes dissonantes da opinião predominante sempre foram muito úteis.
Venho no entanto contribuir um pouco para a discussão e notar que na Sonae sempre foi difícil separar os resultados extraordinários dos correntes. Como SGPS a empresa investe num negócio durante alguns anos e quando o vende com lucro tem um resultado extraordinário.
Quanto ao facto do endividamento crescer 443 milhões de euros para pouco mais de 2000 milhões não é nada preocupante. Este aumento foi muito influenciado pelo esforço para adquirir 100 por cento da Modelo Continente. È preciso não esquecer que agora a SGPS tem 100% da Sonae e portanto se por um lado está a vender uma galinhas por outro está a comprar outras.
Quanto ao EBIDTA / Investimento bruto = 599,1/661,0 não é por si um problema, não será assim todos os anos.
Divida liquida/EBIDTA > 3. Não é um rácio muito confortável mas a Sonae sempre viveu com balanços esticados. Há bem pouco tempo o ratio era bem pior.
- Registado: 16/7/2006 17:40
A sonae ficou com bom aspecto de curto prazo, parece-me que os 1.71 serão um objectivo fácil nos próximos dias...
A quebra do máximo relativo anterior (1.62) com aumento de volume faz prever um movimento de subida até à próxima resistência (1.71)... a confirmação só depois de quebrar os 1.64/65 mas parece-me mto provavel que isso aconteça amanhã!
Bons negócios
A quebra do máximo relativo anterior (1.62) com aumento de volume faz prever um movimento de subida até à próxima resistência (1.71)... a confirmação só depois de quebrar os 1.64/65 mas parece-me mto provavel que isso aconteça amanhã!
Bons negócios
- Anexos
-
- Sonae.jpg (0 Bytes) Visualizado 2046 vezes
sonae sgps
Ilustres: Eu pensei que só se pegassem á pancada em bear ou em volatilidade aumentada... mas em bull????
Subiu! e bem! o resto é conversa. O mercado respondeu bem aos resultados e aos anúncios e isso é o que importa! O volume foi fabuloso e tocou os 1,65. Esperemos que a Asia e as Americas fechem bem e amanha devem continuar as subidas, dado que há muito para recoperar!
(E já agora, os analistas acreditam que a Telefónica vai comprar a VIVO??? querem que eu morra de riso??? então o Tio Belmiro é que tinha razão???)
Abraços
Clinico

Subiu! e bem! o resto é conversa. O mercado respondeu bem aos resultados e aos anúncios e isso é o que importa! O volume foi fabuloso e tocou os 1,65. Esperemos que a Asia e as Americas fechem bem e amanha devem continuar as subidas, dado que há muito para recoperar!
(E já agora, os analistas acreditam que a Telefónica vai comprar a VIVO??? querem que eu morra de riso??? então o Tio Belmiro é que tinha razão???)
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Caro Pedrom
Completamente de acordo
Terá sido só a comida a fazer triplicados ?
Ou algum acompanhamento ?
Nhâ,nhã !!!!!!!!!!!!!!
Vou mas é verificar este maldito teclado!
Cordiasiais (outra vez o teclado ?!
)cumprimentos e bons negócios.

Terá sido só a comida a fazer triplicados ?

Ou algum acompanhamento ?

Nhâ,nhã !!!!!!!!!!!!!!

Vou mas é verificar este maldito teclado!

Cordiasiais (outra vez o teclado ?!

Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.
Caro Fragon,
Agradeço-lhe o tempo que investiu a responder-me.
Na verdade, considero que o caldeirão deve servir uma função didactica e de partilha de conhecimentos que ajude todos a investir melhor.
Foi neste sentido que procurei compreender melhor porque classificou os resultados como "péssimos" (a palavra é sua..).
Como suporte colocou cinco números.
Destes números, não é possivel retirar a conclusão que retirou. Isso parece-me uma evidência.
Por isso mesmo perguntei-lhe se poderia ser mais explicito, para que pudessemos todos aprender, ou pelo menos, avaliar informadamente a opinião que emitiu (e não escrevi que estava errada..).
Infelizmente, o caro Fragon não tem disponibilidade para explicar. Portanto, fico na mesma.
Lá terei de continuar a ler as opiniões dos analistas "oficiais". No caso deles, costumam publicar o fundamento do que dizem e depois cada um pode aferir a qualidade da análise.
melhores cumprimentos,
Jones
P.S.Gostei, especialmente, do "outlook estavel" para a MDS...
Agradeço-lhe o tempo que investiu a responder-me.
Na verdade, considero que o caldeirão deve servir uma função didactica e de partilha de conhecimentos que ajude todos a investir melhor.
Foi neste sentido que procurei compreender melhor porque classificou os resultados como "péssimos" (a palavra é sua..).
Como suporte colocou cinco números.
Destes números, não é possivel retirar a conclusão que retirou. Isso parece-me uma evidência.
Por isso mesmo perguntei-lhe se poderia ser mais explicito, para que pudessemos todos aprender, ou pelo menos, avaliar informadamente a opinião que emitiu (e não escrevi que estava errada..).
Infelizmente, o caro Fragon não tem disponibilidade para explicar. Portanto, fico na mesma.
Lá terei de continuar a ler as opiniões dos analistas "oficiais". No caso deles, costumam publicar o fundamento do que dizem e depois cada um pode aferir a qualidade da análise.
melhores cumprimentos,
Jones
P.S.Gostei, especialmente, do "outlook estavel" para a MDS...
- Registado: 5/11/2002 21:00
Caro Mr. Jones
Gostaria de, para lhe responder, poder utilizar o brilhante humor do colega The Mechanic mas por incapacidade minha não conseguiria.
Mas como "estou bem almoçado", lá vai:
1. Leia sff o que eu escrevi em post's sucessivos neste tópico e não o que eu não escrevi;
2. V. questiona-me "Quer partilhar a sua análise do negócio? Já agora, seria interessante uma análise de cada negócio visto que é evidente que os resultados da SGPS são a média de negócios tão diversos que incluem uma mediadora de seguros, um empreendimento turistico, telecoms, shoppings, hipermercados..etc."
3. Claro que sim, mas para o fazer fundamentando todas as conclusões gastaria muito tempo, e eventualmente nesse tempo estaria a evitar ganhar dinheiro, além de usar muitos muitos MB aqui no Caldeirão desnecessáriamente a meu ver.
4. No entanto sempre resumirei "a minha visão" aos sectores da Sonae que referiu:
-- mediadora de seguros com outlook estável;
-- empreend. turistico " " negativo a estável;
-- telecoms " " fortemente negativo;
-- shoppings " " muito positivo;
-- hipermercados " " estável a negativo;
-- indústria " " estável.
5. V. escreveu "Ou seja, o agregado dos resultados diz-nos, essencialmente..nada.
Por isso mesmo é que os analistas mais experientes utilização valorizações sum-of-parts."
Não sabe o qual o conceito de "sum-of-parts", pois não ? Muito menos saberá o desconto a que estão sujeitas as holdings (tipo Sonae) não é ? AO LEVANTAR-LHE ESTAS QUESTÕES GARANTO-LHE QUE NÃO ESTOU A SER INCORRECTO CONSIGO, mas se assim o entender peço-lhe antecipadamente desculpa.
Sugiro que nos dediquemos a tentar ganhar dinheiro em vez de perdermos tempo.
Cordiais cumprimentos.
1. Leia sff o que eu escrevi em post's sucessivos neste tópico e não o que eu não escrevi;
2. V. questiona-me "Quer partilhar a sua análise do negócio? Já agora, seria interessante uma análise de cada negócio visto que é evidente que os resultados da SGPS são a média de negócios tão diversos que incluem uma mediadora de seguros, um empreendimento turistico, telecoms, shoppings, hipermercados..etc."
3. Claro que sim, mas para o fazer fundamentando todas as conclusões gastaria muito tempo, e eventualmente nesse tempo estaria a evitar ganhar dinheiro, além de usar muitos muitos MB aqui no Caldeirão desnecessáriamente a meu ver.
4. No entanto sempre resumirei "a minha visão" aos sectores da Sonae que referiu:
5. V. escreveu "Ou seja, o agregado dos resultados diz-nos, essencialmente..nada.
Por isso mesmo é que os analistas mais experientes utilização valorizações sum-of-parts."
Não sabe o qual o conceito de "sum-of-parts", pois não ? Muito menos saberá o desconto a que estão sujeitas as holdings (tipo Sonae) não é ? AO LEVANTAR-LHE ESTAS QUESTÕES GARANTO-LHE QUE NÃO ESTOU A SER INCORRECTO CONSIGO, mas se assim o entender peço-lhe antecipadamente desculpa.
Cordiais cumprimentos.
Caro Mr. Jones
Gostaria de, para lhe responder, poder utilizar o brilhante humor do colega The Mechanic mas por incapacidade minha não conseguiria.
Cordiais cumprimentos.
Cordiais cumprimentos.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], CORTIÇA, darkreflection, fosgass2020, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Tosta mista, trilhos2006 e 274 visitantes