Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Brah » 25/3/2007 14:37

Boas, de qualquer forma, o primeiro gap já foi fechado, se houver algum para fechar é o seundo, e concordo com o artista, não podemos achar que só faltam fechar os gaps que nos dá mais jeito! :wink: (e digo isto porque também estou dentro)

Mas sinceramente acho que o único gap para fechar (o "segundo") não o será, pelos menos para já. O título está forte, houve razões para a subida mais forte daquele dia, não se trata simplesmente de especulação, por isso deixemos as coisas evoluirem, e penso que será para cima, pois este gap não me parece vir ser fechado (pelo menos para já)

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por valves » 24/3/2007 15:39

Olá :) não era minha intenção aludir á tua pessoa no meu comentário anterior até porque estou de acordo integralmente com a tua analise á Son. apenas quis fazer um reparo porque me pareceu que o Luis Gomes estava a fazer uma genalização que não se pode fazer. :wink:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por artista_ » 24/3/2007 15:14

Se dúvida Valves apenas referi que se deve olhar da mesma perspectiva para um e para outro, se alguém acredita que um tem que ser fechado porque não o tem o outro? mas é claro que nem todos os gap são fechados e alguns dão muitas voltas antes de o serem...

Bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por valves » 24/3/2007 13:08

bom dia, não existe nenhuma lei de que os gaps - e estou a falar em geral não reportando ao caso sonae - têm que ser necessáriamente que ser fechados nem uma segunda lei por inerencia da primeira que exista um timing certo para o fecho dos gaps nem tão pouco uma terceira que diga que se houve um primeiro gap que foi fechado o segundo também será isto porque o movimento dos titulos não reflectem nenhuma realidade abstrata os graficos não são desenhos feitos por artistas eles reflectem conjunturas de mercado fundamentais dos titulos etc etc etc :wink:

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por luis.gomes » 23/3/2007 12:51

artista Escreveu:
Pois mas convém olhar tb para o 2º com a mesma perspectiva... se não o fizermos só nos estamos a enganar a nós próprios!

Bons negócios

Pois era aí que eu queria chegar...
Se fechou o 1º... não terá que vir fechar o 2º?

Abraço,

LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por artista_ » 23/3/2007 12:26

tiopatinhas Escreveu:Sempre me pareceu que o 1º não foi fechado e por isso refiro-me a esse :roll:

Pois mas convém olhar tb para o 2º com a mesma perspectiva... se não o fizermos só nos estamos a enganar a nós próprios!

Bons negócios

por tiopatinhas » 23/3/2007 12:19

Sempre me pareceu que o 1º não foi fechado e por isso refiro-me a esse :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Vodka7 » 23/3/2007 11:51

Vodka7 Escreveu:Penso que o 1º foi fechado no dia a seguir.

...nos dias a seguir...

Registado: 10/11/2005 21:53

por Vodka7 » 23/3/2007 11:49

Penso que o 1º foi fechado no dia a seguir.

Registado: 10/11/2005 21:53

por luis.gomes » 23/3/2007 11:47

tiopatinhas Escreveu:Eu pelo que vejo a Sonae tem suporte jeitoso pelos 1,71 antiga resistência... :roll:
Se se aguentar estou certo que o próximo combate será o fecho do gap...
Estou a afalar bem , Ulisses :?:
Bom dia a todos

Boas,

Como sou leigo solicito a vossa ajuda. O Gap a que se refere é o 1º ou o 2º?

Obrigado,
Anexos
son.png
son.png (0 Bytes) Visualizado 4022 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por tiopatinhas » 23/3/2007 11:25

Eu pelo que vejo a Sonae tem suporte jeitoso pelos 1,71 antiga resistência... :roll:
Se se aguentar estou certo que o próximo combate será o fecho do gap...
Estou a afalar bem , Ulisses :?:
Bom dia a todos

Registado: 17/3/2005 14:58

por artista_ » 23/3/2007 11:11

Ontem na Sonae correu-me mesmo bem, tinha comprado no dia anterior no fecho a 1.64 e resolvi colocar uma ordem de venda a 1.71... vendi na abertura a 1.74!!!

Ainda pensei entrar a 1.72 mas o gap parece-me esquisito e resolvi não a fazer. Ainda assim parece-e que está em bom momento, embora muito volátil!!!

Bons negócios

sonae sgps

por Clinico » 22/3/2007 9:18

Bom dia Ilustres

Mais do que qualquer argumento de qualquer de nós, o mercado fala por todos.

Uma abertura de leão (sem segundo sentido)uma força de leão, um volume de elefante.
Espero que se mantenha com o continuar do dia e que as praças lá fora não dêm mote contrário.
Começo a pensar que talvez a sonae valha mesmo os 1,92 e que se prepare nesta recoperação para fechar o gap a esse nível.
Ou há estrangeiros a entrar, ou já se está tudo a posicionar para o spin off aproveitando os saldos, ou é mesmo o mercado só!
Seja o que fôr, estamos bem...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Caros lfvc1 e joao4702

por FRAGON » 22/3/2007 0:49

Obrigado pelos V comentários e por terem compreeendido o que eu quis referir no meu 1º comentário e não referirem como outros comentadores "coisas" que lá não estavam.
Concordo na generalidade com o conteúdo dos V. comentários.
Algumas notas soltas:
1. Existem vários tipos de extraordinários e os da Sonae, nas contas deste ano, parecem derivar exclusivamente da compra e venda de partipações sociais (Brasil, SONI, Enabler,Modelo/Continente) e custos financeiros da Opa e não de maior eficiência do planeamento fiscal (daí a história da galinha);
2. Do que escrevi não se pode deduzir que eu ache que a cotação da Sonae está cara ou barata, e não tenho nada a opôr a que o meus amigos entendam que não está cara (e a 2,2 estava cara? a que valor seria barata?) e outros entendam o contrário;
3. O nível de alavancagem da Sonae "entendo-o" muito alto, mas respeitando a V. opinião, mantenho a minha( por exemplo na Telefónica mesmo após ter comprado a O2 é inferior a 3);
4. Na análise técnica, embora sabendo "qq coisinha" , prefiro seguir a opinião e os gráficos de alguns caldeireiros que evidenciam excelentes conhecimentos.
Um abraço e bons negócios.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

por joao4702 » 21/3/2007 23:19

Gostava eu que sim, em termos técnicos parece começar a dar bons sinais e amanha com a abertura impulgante dos mercados, talvez ajude a esse objectivo.

Parece-se que 1,70€ é possível mas há que não entrar em muitas ilusões.

BN

Registado: 21/9/2006 10:04

por Nyk » 21/3/2007 23:01

Que podemos esperar da sonae a curto prazo? Será pedir muito até sexta feira 1,70€?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por joao4702 » 21/3/2007 22:19

Para Fragon:

A teoria simplista dos números engana muito na avaliação de empresas ainda para mais quando tem por base valores contabilísticos.

Falou em extraordinários é verdade tem toda a razão mas a Sonae também sempre apresentou bons extraordinários não é novidade.

Não se esqueça do spin off da sonae ind. ainda acha que os resultados não foram bons?!

E cuidado que na bolsa a análise fundamental só não funciona. Também analiso e para mim nem é preciso fazer muitas contas.

EBITDA 615.10^3 €
% KC 16% (estimado)
nº acções 2.000.10^6

V0 = 615.10^3 € / 16% = 3.843.750.000 €

V/acção = 3.843.750.000 € / 2.000.10^6
= 1,92€

É uma análise de rascunho mas é suficiente para provar que não está cara.

Registado: 21/9/2006 10:04

Re: Sonae com RESULTADOS PÉSSIMOS

por lfvc1 » 21/3/2007 21:52

FRAGON Escreveu:Caros Clinico e Vitorigus lamento ter opinião completamente oposta à V.pois os factos contabilistiscos são bastante elucidativos (entre outros):
1. Lucros 2006(sem resultados extraordinários)= 241,8-135,5 = 106,3ME;
2. Lucros 2006 (sem resultados extraordinários)/ Lucros 2005 (proforma)= 106,3/186,5 = - 43%;
3. Acréscimo de endividamento = 443ME;
4. EBIDTA / Investimento bruto = 599,1/661,0 = 0,906;
5. Divida liquida/EBIDTA > 3.
Cumprimentos.

Caro Fragon:

Em primeiro lugar obrigado pelos comentários. É sempre bom ver os dois lados de uma moeda e na Sonae de certeza que nem tudo serão rosas. Por isso há que estar atento a tudo. Vozes dissonantes da opinião predominante sempre foram muito úteis.

Venho no entanto contribuir um pouco para a discussão e notar que na Sonae sempre foi difícil separar os resultados extraordinários dos correntes. Como SGPS a empresa investe num negócio durante alguns anos e quando o vende com lucro tem um resultado extraordinário.

Quanto ao facto do endividamento crescer 443 milhões de euros para pouco mais de 2000 milhões não é nada preocupante. Este aumento foi muito influenciado pelo esforço para adquirir 100 por cento da Modelo Continente. È preciso não esquecer que agora a SGPS tem 100% da Sonae e portanto se por um lado está a vender uma galinhas por outro está a comprar outras.

Quanto ao EBIDTA / Investimento bruto = 599,1/661,0 não é por si um problema, não será assim todos os anos.

Divida liquida/EBIDTA > 3. Não é um rácio muito confortável mas a Sonae sempre viveu com balanços esticados. Há bem pouco tempo o ratio era bem pior.

Registado: 16/7/2006 17:40

por artista_ » 21/3/2007 20:17

A sonae ficou com bom aspecto de curto prazo, parece-me que os 1.71 serão um objectivo fácil nos próximos dias...

A quebra do máximo relativo anterior (1.62) com aumento de volume faz prever um movimento de subida até à próxima resistência (1.71)... a confirmação só depois de quebrar os 1.64/65 mas parece-me mto provavel que isso aconteça amanhã!

Bons negócios
Anexos
Sonae.jpg
Sonae.jpg (0 Bytes) Visualizado 2064 vezes

sonae sgps

por Clinico » 21/3/2007 18:57

Ilustres: Eu pensei que só se pegassem á pancada em bear ou em volatilidade aumentada... mas em bull???? :mrgreen:

Subiu! e bem! o resto é conversa. O mercado respondeu bem aos resultados e aos anúncios e isso é o que importa! O volume foi fabuloso e tocou os 1,65. Esperemos que a Asia e as Americas fechem bem e amanha devem continuar as subidas, dado que há muito para recoperar!

(E já agora, os analistas acreditam que a Telefónica vai comprar a VIVO??? querem que eu morra de riso??? então o Tio Belmiro é que tinha razão???)

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Caro Pedrom

por FRAGON » 21/3/2007 17:35

Completamente de acordo :P :clap:
Terá sido só a comida a fazer triplicados ? :roll:
Ou algum acompanhamento ? :?: :mrgreen:
Nhâ,nhã !!!!!!!!!!!!!! :!:
Vou mas é verificar este maldito teclado! :idea:
Cordiasiais (outra vez o teclado ?! :lol: )cumprimentos e bons negócios.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

por MrJones » 21/3/2007 17:20

Caro Fragon,

Agradeço-lhe o tempo que investiu a responder-me.

Na verdade, considero que o caldeirão deve servir uma função didactica e de partilha de conhecimentos que ajude todos a investir melhor.

Foi neste sentido que procurei compreender melhor porque classificou os resultados como "péssimos" (a palavra é sua..).
Como suporte colocou cinco números.
Destes números, não é possivel retirar a conclusão que retirou. Isso parece-me uma evidência.

Por isso mesmo perguntei-lhe se poderia ser mais explicito, para que pudessemos todos aprender, ou pelo menos, avaliar informadamente a opinião que emitiu (e não escrevi que estava errada..).

Infelizmente, o caro Fragon não tem disponibilidade para explicar. Portanto, fico na mesma.

Lá terei de continuar a ler as opiniões dos analistas "oficiais". No caso deles, costumam publicar o fundamento do que dizem e depois cada um pode aferir a qualidade da análise.

melhores cumprimentos,
Jones

P.S.Gostei, especialmente, do "outlook estavel" para a MDS...

Registado: 5/11/2002 21:00

por pedrom » 21/3/2007 16:57

O almoço deu-te uma força a triplicar!!! eh eh eh

Registado: 29/7/2004 19:55

Caro Mr. Jones

por FRAGON » 21/3/2007 16:37

Gostaria de, para lhe responder, poder utilizar o brilhante humor do colega The Mechanic mas por incapacidade minha não conseguiria.
Mas como "estou bem almoçado", lá vai:
1. Leia sff o que eu escrevi em post's sucessivos neste tópico e não o que eu não escrevi;
2. V. questiona-me "Quer partilhar a sua análise do negócio? Já agora, seria interessante uma análise de cada negócio visto que é evidente que os resultados da SGPS são a média de negócios tão diversos que incluem uma mediadora de seguros, um empreendimento turistico, telecoms, shoppings, hipermercados..etc."
3. Claro que sim, mas para o fazer fundamentando todas as conclusões gastaria muito tempo, e eventualmente nesse tempo estaria a evitar ganhar dinheiro, além de usar muitos muitos MB aqui no Caldeirão desnecessáriamente a meu ver.
4. No entanto sempre resumirei "a minha visão" aos sectores da Sonae que referiu:
-- mediadora de seguros com outlook estável;
-- empreend. turistico " " negativo a estável;
-- telecoms " " fortemente negativo;
-- shoppings " " muito positivo;
-- hipermercados " " estável a negativo;
-- indústria " " estável.
5. V. escreveu "Ou seja, o agregado dos resultados diz-nos, essencialmente..nada.
Por isso mesmo é que os analistas mais experientes utilização valorizações sum-of-parts."
Não sabe o qual o conceito de "sum-of-parts", pois não ? Muito menos saberá o desconto a que estão sujeitas as holdings (tipo Sonae) não é ? AO LEVANTAR-LHE ESTAS QUESTÕES GARANTO-LHE QUE NÃO ESTOU A SER INCORRECTO CONSIGO, mas se assim o entender peço-lhe antecipadamente desculpa.
Sugiro que nos dediquemos a tentar ganhar dinheiro em vez de perdermos tempo.
Cordiais cumprimentos.

Caro Mr. Jones

por FRAGON » 21/3/2007 16:37

Gostaria de, para lhe responder, poder utilizar o brilhante humor do colega The Mechanic mas por incapacidade minha não conseguiria.
Mas como "estou bem almoçado", lá vai:
1. Leia sff o que eu escrevi em post's sucessivos neste tópico e não o que eu não escrevi;
2. V. questiona-me "Quer partilhar a sua análise do negócio? Já agora, seria interessante uma análise de cada negócio visto que é evidente que os resultados da SGPS são a média de negócios tão diversos que incluem uma mediadora de seguros, um empreendimento turistico, telecoms, shoppings, hipermercados..etc."
3. Claro que sim, mas para o fazer fundamentando todas as conclusões gastaria muito tempo, e eventualmente nesse tempo estaria a evitar ganhar dinheiro, além de usar muitos muitos MB aqui no Caldeirão desnecessáriamente a meu ver.
4. No entanto sempre resumirei "a minha visão" aos sectores da Sonae que referiu:
-- mediadora de seguros com outlook estável;
-- empreend. turistico " " negativo a estável;
-- telecoms " " fortemente negativo;
-- shoppings " " muito positivo;
-- hipermercados " " estável a negativo;
-- indústria " " estável.
5. V. escreveu "Ou seja, o agregado dos resultados diz-nos, essencialmente..nada.
Por isso mesmo é que os analistas mais experientes utilização valorizações sum-of-parts."
Não sabe o qual o conceito de "sum-of-parts", pois não ? Muito menos saberá o desconto a que estão sujeitas as holdings (tipo Sonae) não é ? AO LEVANTAR-LHE ESTAS QUESTÕES GARANTO-LHE QUE NÃO ESTOU A SER INCORRECTO CONSIGO, mas se assim o entender peço-lhe antecipadamente desculpa.
Sugiro que nos dediquemos a tentar ganhar dinheiro em vez de perdermos tempo.
Cordiais cumprimentos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], Kooc, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 237 visitantes