A próxima bolha
11 mensagens
|Página 1 de 1
Re: A próxima bolha
A crise do subprime, essencialmente, começou com uma falta de julgamento do momento, sobre o LB, que depois gerou um efeito dominó muito grande.
Quando foi o COVID, essa falta de julgamento não falhou, e por isso, em geral, o COVID foi um grande flash em março abril de 2020.
A guerra na Ucrânia, parece-me que foi mais um caso de mau julgamento, mas neste caso, conduziu a super Bull das empresas de defesa.
Eu digo que a próxima crise será mais uma vez derivado do erro humano, sob pressão, serão tomadas decisões erradas, o efeito dominó não será bem ponderado, a falta de experiência dos líderes será o fator crítico. Daí que poderá começar por uma coisa não tão preocupante, mas que revele um problema mais fundo.
Quando foi o COVID, essa falta de julgamento não falhou, e por isso, em geral, o COVID foi um grande flash em março abril de 2020.
A guerra na Ucrânia, parece-me que foi mais um caso de mau julgamento, mas neste caso, conduziu a super Bull das empresas de defesa.
Eu digo que a próxima crise será mais uma vez derivado do erro humano, sob pressão, serão tomadas decisões erradas, o efeito dominó não será bem ponderado, a falta de experiência dos líderes será o fator crítico. Daí que poderá começar por uma coisa não tão preocupante, mas que revele um problema mais fundo.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Acho que este topico daqui a uns meses/anos será esquecido como outros semelhantes que foram criados depois de 2009 e a bolha continuará a nao rebentar.
Será mais fácil ganhar amanhã 250 milhões no Euromilhões.
Criptomoedas / ativos digitais / IA pode só corrigir mas …não chega
Imobiliário no Ocidente, preços elevados vs rendimento disponível ? Também não
O meu maior receio é:
Dívida soberana, anos de juros baratos , há países e empresas que só sobrevivem com juros negativos ou neutros , digo baratos é diferente de dizer baixos
Se os juros ficarem caros por muito tempo, pode rebentar uma “bolha de dívida escondida”.
Mas certezas só depois dela rebentar .
Criptomoedas / ativos digitais / IA pode só corrigir mas …não chega
Imobiliário no Ocidente, preços elevados vs rendimento disponível ? Também não
O meu maior receio é:
Dívida soberana, anos de juros baratos , há países e empresas que só sobrevivem com juros negativos ou neutros , digo baratos é diferente de dizer baixos
Se os juros ficarem caros por muito tempo, pode rebentar uma “bolha de dívida escondida”.
Mas certezas só depois dela rebentar .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Mais umas possibilidades:
- Desemprego gerado por AI
- Saída de cena de um dos 3 grandes Putin, Xin, Trump (por saúde)
- Desemprego gerado por AI
- Saída de cena de um dos 3 grandes Putin, Xin, Trump (por saúde)
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Uma certeza não está na lista , todos estão a olhar para o mesmo todos nós temos 6 ou 7 possíveis razões da China / Twain ao dívida dos USA .
O que rebenta a bolha raramente é o que todos já estão a vigiar
O gatilho costuma ser algo lateral e inesperado, mas que atinge a confiança global no momento certo , está è a milha certeza senão era fácil ser rico .
O que rebenta a bolha raramente é o que todos já estão a vigiar
O gatilho costuma ser algo lateral e inesperado, mas que atinge a confiança global no momento certo , está è a milha certeza senão era fácil ser rico .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Não tenho grandes argumentos sobre o que poderia rebentar a bolha, mas índices como o de Milão com uma performance destas é pelo menos de desconfiar.
Em termos técnicos tudo indica que vai para máximos o que pode criar um novo impulso de seguimento com bastante força.
Isto parece que é tudo á boleia de imprimir dinheiro mas economia real para justificar subidas é material de sonhos.
O que poderia rebentar a bolha?
Talvez a China com embargo a Taiwan.
Talvez um default da divida americana.
Mas o mercado pode já andar de olho nisso e a quebra pode surgir de algo completamente inesperado como quase sempre acontece.
De qualquer forma para estar em bolha seriam necessários mais alguns movimentos fortes nos próximos 12-24 meses.
Em termos técnicos tudo indica que vai para máximos o que pode criar um novo impulso de seguimento com bastante força.
Isto parece que é tudo á boleia de imprimir dinheiro mas economia real para justificar subidas é material de sonhos.
O que poderia rebentar a bolha?
Talvez a China com embargo a Taiwan.
Talvez um default da divida americana.
Mas o mercado pode já andar de olho nisso e a quebra pode surgir de algo completamente inesperado como quase sempre acontece.
De qualquer forma para estar em bolha seriam necessários mais alguns movimentos fortes nos próximos 12-24 meses.
- Anexos
-
- MIB.png (58.66 KiB) Visualizado 274 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Um black swan do tipo "China takes over Taiwan" poderia ser um trigger, para o "transbordo do copo". Um ataque aos bálticos outro.
Mas não vejo esses cenários como prováveis.
Eu sinceramente não vejo, em termos de economia USA, sinais de fumo para um bear market evidente, ou sinais de bolha.
Eu oiço e leio a lengalenga constante das "Citrons Research" da vida que o mercado está caro, que o preço da NVDA, da Palantir e outras é absurdo, porém a minha leitura é outra.
A seu tempo evidentemente que sim, por certo ocorrerá um novo bear de maior ou menor dimensão.
Para já a economia americana aparenta ter os sinais vitais fortes.
A época de resultados em curso tem mostrado isso mesmo. Uma parte ou % significativa das empresas tem superado as expectativas.
Resumindo, haverá um bear, porém nos próximos tempos, a mim, não me parece evidente.
A Europa é outra loiça. Tem problemas muito próprios. A começar na sua própria condução, na falta de liderança, na incapacidade de ter ideias próprias, a uma só voz, que façam sentido para uma mole significativa de europeus. No fundo não é surpreendente, basta reparar no nível das lideranças da Europa...pessoas como Ursula Von der Leyen, Antónia Costa etc são escolhas infinitamente mais pobres que opções anteriores.
Mas não vejo esses cenários como prováveis.
Eu sinceramente não vejo, em termos de economia USA, sinais de fumo para um bear market evidente, ou sinais de bolha.
Eu oiço e leio a lengalenga constante das "Citrons Research" da vida que o mercado está caro, que o preço da NVDA, da Palantir e outras é absurdo, porém a minha leitura é outra.
A seu tempo evidentemente que sim, por certo ocorrerá um novo bear de maior ou menor dimensão.
Para já a economia americana aparenta ter os sinais vitais fortes.
A época de resultados em curso tem mostrado isso mesmo. Uma parte ou % significativa das empresas tem superado as expectativas.
Resumindo, haverá um bear, porém nos próximos tempos, a mim, não me parece evidente.
A Europa é outra loiça. Tem problemas muito próprios. A começar na sua própria condução, na falta de liderança, na incapacidade de ter ideias próprias, a uma só voz, que façam sentido para uma mole significativa de europeus. No fundo não é surpreendente, basta reparar no nível das lideranças da Europa...pessoas como Ursula Von der Leyen, Antónia Costa etc são escolhas infinitamente mais pobres que opções anteriores.
“Buy high, sell higher...”.
Bear, em Tua opinião, qual é a próxima bolha e porque? Ou quais as potências? E o que vai fazer transbordar o copo?
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
CEO da OpenAI alerta para possível bolha no mercado da inteligência artificial
Apesar do alerta, Altman não tem dúvidas sobre a importância da tecnologia: “É, ao mesmo tempo, o maior acontecimento dos últimos tempos”, afirmou. A postura ambivalente reflete uma indústria marcada por investimentos de grande escala e projeções de crescimento, mas também por críticas e sinais de sobrevalorização.
A preocupação de Sam Altman não é, no entanto, isolada. Nomes como Joe Tsai, cofundador da Alibaba, Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, e Torsten Slok, economista-chefe da Apollo Global Management, já tinham manifestado reservas sobre o tema. Torsten Slok chegou mesmo a afirmar, no mês passado, que “a bolha da IA de hoje é maior do que a bolha da internet”, sublinhando que as dez maiores empresas do S&P 500 estão ainda mais sobrevalorizadas do que no final da década de 1990, inícios da década de 2000.
Outros analistas, porém, veem nuances. Ray Wang, da Constellation Research, disse à CNBC que os comentários de Altman “têm validade”, mas que não considera existir uma bolha generalizada: “Os fundamentos na cadeia de fornecimento continuam fortes e a trajetória de longo prazo justifica o investimento. O risco está em capitais especulativos aplicados em empresas com fracos fundamentos e apenas potencial percebido”.
O debate ganhou força com a ascensão da chinesa DeepSeek, que anunciou ter treinado modelos de linguagem avançados por menos de 6 milhões de dólares, uma fração dos valores astronómicos gastos por gigantes norte-americanos.
Este também foi um dos afortunados que ascendeu muito além das capacidades. É uma bolha em si mesmo.
Nas AIs não vejo grandes bolhas até porque falta consolidar adopção da AI no mundo empresarial. Existe possibilidade de automatizar boa parte do trabalho nas empresas com a tecnologia actual. As empresas demoram o seu tempo, quando muito a implementação pode ser um pouco mais gradual do que estavam a prever.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
A economia alemã já teve melhores dias, mas o Dax não.
- Anexos
-
- dax.png (54.65 KiB) Visualizado 597 vezes
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
A próxima bolha
Ainda não estamos em modo completamente bolha em todos os mercados principalmente depois da correcção de Abril das bolsas americanas mas na Europa existem forte sinais e o NIKKEI também vai bem encaminhado.
Alguns argumentos apresentados pelo GPT.
A descida de rates pela FED e o fim da guerra na Ucrânia pode criar uma espiral de compras, será um bom momento para especular mas também pode ser o inicio de uma fase de defesa.
Os índices americanos sofreram um bear market com Biden que foi bastante agressivo em termos absolutos quando se considera a inflação. Mesmo assim ficou muito longe de 2001 e 2008.
Red flags
Dax > 50K 2026
Nikkei > 90k 2026
Alguns argumentos apresentados pelo GPT.
A descida de rates pela FED e o fim da guerra na Ucrânia pode criar uma espiral de compras, será um bom momento para especular mas também pode ser o inicio de uma fase de defesa.
Os índices americanos sofreram um bear market com Biden que foi bastante agressivo em termos absolutos quando se considera a inflação. Mesmo assim ficou muito longe de 2001 e 2008.
Red flags
Dax > 50K 2026
Nikkei > 90k 2026
- Anexos
-
- bubble.JPG (111.59 KiB) Visualizado 605 vezes
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
11 mensagens
|Página 1 de 1