CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Faltas de, responsabilidade e de civismo !!!
No início, vá que não vá de Alertar as pessoas ! Agora com conhecimentos e muita estupidez, esquecem que podem contagiar outros estilo pirâmide ! Dado este cretinice, os Governos, proíbem ! Exemplo nato do Natal
Mascaras, aí por uns 8 anos, fazem parte da lingerie, diária incluindo o, Tlm Ipad
Cuidem-se afastem-se façam vénias à chinesa e esqueçam a idiotices das cotoveladas e muros, na mão !
No início, vá que não vá de Alertar as pessoas ! Agora com conhecimentos e muita estupidez, esquecem que podem contagiar outros estilo pirâmide ! Dado este cretinice, os Governos, proíbem ! Exemplo nato do Natal

Mascaras, aí por uns 8 anos, fazem parte da lingerie, diária incluindo o, Tlm Ipad

Cuidem-se afastem-se façam vénias à chinesa e esqueçam a idiotices das cotoveladas e muros, na mão !

Marco Martins Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/marcelo-admite-como-provavel-estado-de-emergencia-ate-maio
Até entendo que existam restrições em alguns serviços, mas não me parece que faça qualquer sentido a limitação das pessoas sairem do seu concelho ou andarem a passear de carro por qualquer lado!
Desde que não parem em restaurantes ou locais onde seja necessário tirar a máscara, e utilizem o take-way, qual é o problema?!?!?
Acho que se está a passar de uma situação inicialmente necessária, para uma situação rídícula e absurda!!!
Quer dizer, posso viajar de avião e ir de férias para onde quiser, mas não posso sair do concelho onde moro!! Isto faz sentido?!?!
Também concordo contigo. Isto já é ridículo.
Eu sei que o povo não tem juízo (infelizmente), continuo a ver algumas pessoas sem máscaras em amenas cavaqueiras muito próximas (<1m) umas das outras, mas este confinamento exagerado está a destruir o país social e economicamente.
Já agora Qualnick, como és dos que aqui coloca mais estudos (que escolhes) contra todas as medidas establecidas por 90% dos governos mundiais, e que ja te vi mais negacionista que agora.
Quais seriam as tuas medidas? O que farias? Tem atenção que em Janeiro houve mesmo rutura do SNS (como aconteceu em muitos outros paises).
Qual seria a solução?
E já agora, estas de acordo com a vacina? Ou achas que nao resolve nada?
Sao perguntas sem ofensa.
Quais seriam as tuas medidas? O que farias? Tem atenção que em Janeiro houve mesmo rutura do SNS (como aconteceu em muitos outros paises).
Qual seria a solução?
E já agora, estas de acordo com a vacina? Ou achas que nao resolve nada?
Sao perguntas sem ofensa.
- Registado: 29/11/2007 11:56
Marco Martins Escreveu:Acho que se está a passar de uma situação inicialmente necessária, para uma situação rídícula e absurda!!!
Quer dizer, posso viajar de avião e ir de férias para onde quiser, mas não posso sair do concelho onde moro!! Isto faz sentido?!?!
Habituem-se ao "novo normal".
A responsavel pelo programa de vacinação de Inglaterra ja veio avisar que mesmo com vacinacao da populacao o distanciamento social e as mascaras serão para manter durante anos.
Quando as pessoas estiverem a morrer à fome pode ser que acordem.
- Registado: 19/12/2002 2:50
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/marcelo-admite-como-provavel-estado-de-emergencia-ate-maio
Até entendo que existam restrições em alguns serviços, mas não me parece que faça qualquer sentido a limitação das pessoas sairem do seu concelho ou andarem a passear de carro por qualquer lado!
Desde que não parem em restaurantes ou locais onde seja necessário tirar a máscara, e utilizem o take-way, qual é o problema?!?!?
Acho que se está a passar de uma situação inicialmente necessária, para uma situação rídícula e absurda!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
artista_ Escreveu:O que é que fica tudo dito? Que tu tens 5 milhões de estudos, escolhes 10 e queres convencer toda a gente que esses 10 é que estão corretos e nem olhas para os outros?!
Recuso-me a discutir com quem nao le estudos, ja formou opiniao com base no que leu faz nao sei quanto tempo (se é que leu), e para rebater seja o que fot coloca estudos aleatorios sobre coisas que nao tem nada haver e nem sequer os le.
Ignore-list !
Qualnhick Escreveu:artista_ Escreveu:E sim, não tenho tempo para muita coisa, e certamente tenho coisas mais importantes e úteis para fazer do que andar a acompanhar os inúmeros estudos que vão saíndo sobre os efeitos de um lockdown, os que vi/ouvi no passado são suficientes para ter formado a minha opinião sobre o assunto...
É isso mesmo ... fica tudo dito.
Espero que ja tenhas descoberto que a terra gira em redor do sol e nao o contrario.
Para contrariar esta teoria podes colocar estudos sobre a germinação de sementes de abóboras em solos aridos, que é o que normalmente fazes.
O que é que fica tudo dito? Que tu tens 5 milhões de estudos, escolhes 10 e queres convencer toda a gente que esses 10 é que estão corretos e nem olhas para os outros?!
Estás mesmo convencido que, se Portugal não tivesse feito o lockdown em meados de janeiro teria tido exatamente o mesmo percurso e estaríamos agora com os mesmos números de mortos, infetados, UCI, etc?! A sério que acreditas nisso?! E no Pai Natal?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Qualnhick Escreveu:Mas podes sempre contrariar essa teoria apresentando estudos sobregerminação de sementes de abóboras em solos aridos,![]()
As Teorias relevantes estão bem estabelecidas, não são essas e permitem perceber que não é nem uma coisa, nem a outra.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:
A mortalidade por habitante só aumenta quando o sistema de saúde fica sem capacidade e isso, para já, sucedeu apenas momentaneamente exactamente porque o confinamento permite reduzir a necessidade imediata de cuidados.
Eu diria mais medidas restritas

Com uma agravante, face å incapacidade do sistema de saúde durante um determinado período de tempo, ja com o alargamento/aumento em grande escala face ao normal(pré-covid) nunca visto da Unidade Cuidados Intensivos em "prejuízo" de outros serviços(infelizmente), mas com a UCI em ruptura, passaram ou passariam a morrer mais pessoas, quer por covid e não covid, por todos as causas.E os que vão morrer indirectamente nos próximos anos.
E como se baixam a UCI de forma a atingir um nível adequado por forma a se poder tratar os doentes por todos as causas?
Com medidas restritivas e preventivas, porquê de outra forma não se tem conseguido, pelo que se tem vindo a verificar, nomeadamente no Natal.
E com agravante de Portugal ser um dos paises da Europa com mais taxa de envelhecimento.
Claro que o ideal era todos cumprir recomendações e medidas preventivas como várias vezes aqui referi, e assim não ter que aplicar mais medidas.
Logo, essas medidas deviam ter sido aplicadas mais cedo e não tardiamente apenas no dia 15 Janeiro (grande erro), antes do natal, pois nessa altura o número contágio era elevado face aos riscos, logo mais com o Natal å porta, etc.Assim o efeito não foi o mesmo e o desejado.
Tendo em conta que a onda foi de grande impacto em número de casos por milhão de habitantes, e provocou o que provocou...
Mas, outros sistema de saúde pela Europa e Mundo fora, nomeadamente nas cidades mais afetadas, tb estiveram sobre imensa pressão e entraram em ruptura...até porque os profissionais na área das doenças respiratórias não abunda nos países a nível mundial...esse ė um grande problema.
Obviamente, que Portugal e não só, deveria ter um sistema de saúde com outras condições e mais profissionais, evitar que os bons profissionais saíam para outros países em que são reconhecidos, como tem acontecido ao longo dos anos, deveria ser uma aposta continua desde sempre em prol da saúde de todos nós, até porquê se gastam milhões em coisas fúteis, uma vergonha.
Infelizmente não tem acontecido a melhoria que todos desejaríamos de forma contínua ao longo dos anos, por culpa de todos os governos que estiveram no governo...etc.
Pois, uma melhor saúde contribuir para o nosso rendimento em tudo. Tal como uma melhoria e investimento no plano educativo de informação/formação do que ė essência e vital para uma melhor saúde na comunidade, isso tb passa pelo contributo de todos nós.
Bem, a percepção que tenho, mas posso estar totalmente enganado, pois em nada ė fácil comprovar os número de casos reais em determinado momento, ė que em todos a vagas já ocorridas na Europa por exemplo, Portugal nesta última vaga pode quiçá ter sido o país com mais número de casos/infectados por milhões de habitantes de todas as vagas.
Se esta minha percepção tiver algum fundamento, a pergunta que deixo no ar é a seguinte :
Os outros países tinham conseguido evitar a ruptura do sistema de saúde em determinado momento e feito algo de melhor que nós? Ou teriam feito algo idêntico e tido os mesmos problemas?
Aliás isso aconteceu em determinados locais.
MarcoAntonio Escreveu:O que é uma linguagem bastante imprecisa e induz em erro sobre a natureza do processo, o que é irónico tendo em conta a forma como a expressão é frequentemente utilizada (i.e., uma forma de dizer que o interlocutor está agarrado a ideias antigas ou que não sabe ou não está realmente interessado em conhecer/perceber a natureza dos fenómenos).
Acho que toda a gente entende o conceito, é uma forma simples de passar a mensagem.
Mas podes sempre contrariar essa teoria apresentando estudos sobregerminação de sementes de abóboras em solos aridos,

O que é uma linguagem bastante imprecisa e induz em erro sobre a natureza do processo, o que é irónico tendo em conta a forma como a expressão é frequentemente utilizada (i.e., uma forma de dizer que o interlocutor está agarrado a ideias antigas ou que não sabe ou não está realmente interessado em conhecer/perceber a natureza dos fenómenos).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick Escreveu:Espero que ja tenhas descoberto que a terra gira em redor do sol e nao o contrario.
Na verdade, nem a Terra gira em torno do Sol, nem o Sol gira em torno da Terra.
Por girar entenda-se faz um movimento de translação ao redor do sol.
Qualnhick Escreveu:Espero que ja tenhas descoberto que a terra gira em redor do sol e nao o contrario.
Na verdade, nem a Terra gira em torno do Sol, nem o Sol gira em torno da Terra.

artista_ Escreveu:E sim, não tenho tempo para muita coisa, e certamente tenho coisas mais importantes e úteis para fazer do que andar a acompanhar os inúmeros estudos que vão saíndo sobre os efeitos de um lockdown, os que vi/ouvi no passado são suficientes para ter formado a minha opinião sobre o assunto...
É isso mesmo ... fica tudo dito.
Espero que ja tenhas descoberto que a terra gira em redor do sol e nao o contrario.
Para contrariar esta teoria podes colocar estudos sobre a germinação de sementes de abóboras em solos aridos, que é o que normalmente fazes.
https://observador.pt/2020/12/15/precarios-ultrapassados-por-enfermeiros-covid-no-acesso-aos-quadros/
Esta notícia não é de agora, mas contudo é relacionada com o Covid !!
Não entendo como é que aparecem leis de contornam todos os processos de recrutamento e que passam por cima de pessoas que andam anos à espera para entrar nos quadros!
E não entendo, como é que o estado tem critérios diferenciados de contratação para quem trabalha para si!!! Por exemplo, não se entende que professores andem anos e anos em contratos, e os enfermeiros (como poderia ser outra qualquer profissão) a reboque do Covid, ultrapassam todos os outros no acesso a um emprego mais estável!!!
Se isto não é uma dualidade de critérios no acesso ao emprego, então o que é?
Esta notícia não é de agora, mas contudo é relacionada com o Covid !!
Não entendo como é que aparecem leis de contornam todos os processos de recrutamento e que passam por cima de pessoas que andam anos à espera para entrar nos quadros!
E não entendo, como é que o estado tem critérios diferenciados de contratação para quem trabalha para si!!! Por exemplo, não se entende que professores andem anos e anos em contratos, e os enfermeiros (como poderia ser outra qualquer profissão) a reboque do Covid, ultrapassam todos os outros no acesso a um emprego mais estável!!!
Se isto não é uma dualidade de critérios no acesso ao emprego, então o que é?
Qualnhick Escreveu:Estou a referir-me ao estudo que coloquei.
Pela forma como escreveste não parecia, até porque o estudo também não usa em lado nenhum a expressão «tem a certeza», apenas que não encontrou evidências...
E sim, não tenho tempo para muita coisa, e certamente tenho coisas mais importantes e úteis para fazer do que andar a acompanhar os inúmeros estudos que vão saíndo sobre os efeitos de um lockdown, os que vi/ouvi no passado são suficientes para ter formado a minha opinião sobre o assunto...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista_ Escreveu:Podemos ter a certeza?!Baseado em apenas um estudo?!![]()
![]()
![]()
Estou a referir-me ao estudo que coloquei.
Se o tivesses lido, coisa que mais uma vez nao fizeste, vias que o estudo refere outros estudos em sentido contrarios e as suas limitações/diferenças para o estudo em questao.
Acontece ainda que este é o estudo mais recente sobre esta problematica, colocaste estudos de junho do ano passado ... nao sei se sabes que a ciencia evolui.
Acontece ainda que eu disse que ha estudos em sentido contrario e que esta é uma questão polemica no meio científico e, por isso mesmo e por ter consequências tao gravosas a todos os niveis, nao deveria ser implementada.
Colocas, alias, uma noticia de jornal e um estudo que divide o excesso de mortalidade na California (que fez lockdown e uso de mascaras) por etnias, sexo, idade, etc ...
O que é que isso tem haver com o estudo que coloquei ?
É o tipico ... nem les o que colocas.
Enfim ...
Qualnhick Escreveu:Nem de propósito ...
Estudo recente saido na revista Nature, a revista de referencia científica, já peer-review
https://www.nature.com/articles/s41598-021-84092-1
Um estudo muito robusto de análise de correlação entre medidas de restrição /confinamentos e mortalidade. Ao contrário de análises superficiais que buscam correlação e imediatamente passam a eloquentes conclusões, trata-se se uma análise estatistica robusta que além de tentar identificar correlação, aplica diversos filtros de validade e força estatistica dessa correlação, para eliminar variáveis externas, factor de ruído e instabilidade do próprio método de correlação. Essencialmente filtram todas as observações que se podem atribuir ao acaso e refinam até (potencialmente) obter correlações que haja a certeza não se explicar por ruído. Pela robustez de análise e multiplos métodos de filtragem, foi publicado numa revista de referência com revisão por pares
Assim: não encontram correlação. Se não há correlação, podemos ter certeza que não há efeito de medidas medievais e redução de mortalidade.
In conclusion, using this methodology and current data, in ~ 98% of the comparisons using 87 different regions of the world we found no evidence that the number of deaths/million is reduced by staying at home.
Podemos ter a certeza?!Baseado em apenas um estudo?!

Tão exigente que és com umas coisas e tão facilitador com outras...
Edit: Tens estes também na mesma revista
https://www.nature.com/articles/s41586-020-2404-8
https://www.nature.com/articles/s41586-020-2405-7
e mais estes ( curiosamente o 2º é da Califórinia)
https://www.dw.com/pt-br/lockdown-atras ... a-56916079
https://jamanetwork.com/journals/jamain ... le/2774273
isto foi em 5/10 minutos, imagina que tinha mais tempo para andar aqui a colocar coisas do género!
Marco Martins Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-arrisca-ter-de-pagar-por-efeitos-adversos-das-vacinas
Neste sentido, deveria haver uma clausula de salvaguarda para o estado!
Então gastamos milhões com o confinamento, e com as vacinas e agora o estado ainda teria de pagar indeminizações por alguma morte?!?!
Não me parece fazer sentido, embora o estado tenha responsabilidade sobre o que compra, neste contexto de pandemia, não me parece fazer sentido, ter responsabilidade quando por um bem maior existerem "males" menores"!
Será um pouco como na guerra! Faz sentido o estado ser responsabilizado por uma morte em combate?!? Até certo ponto, faz, mas temos de contextualizar tudo tendo em conta o estado não fazer nada ou fazer algo para proteger a maioria da população!
uma prova que afinal tenho razão, cuidado com as potenciais consequências,receber a vacina mas em caso de problemas, quero manter o mesmo nível de vida que tenho, e que garanto não é com RSI que vai lá.
e ainda não vi o que acontece nos seguros de vida, se depois se descartam...pois coloco questões complicadas.
Portanto problemas com a vacina deixando-me incapacitado, Pagam-me as continhas todas.
Acho muito bem que se responsabilizem, apartir do momento que é imposta uma vacina, Se eu quero outra, eu pago e ponto final.
- Registado: 6/2/2021 11:42
Pata-Hari Escreveu:Não percebi... o confinamento não é nem tem como objectivo reduzir a mortalidade por habitante, é apenas para reduzir o número de contagiados num dado momento.
O objectivo final é reduzir a mortalidade.
A redução de infectados é um passo para reduzir a mortalidade.
Se o problema nao fosse a mortalidade, ou seja, se no limite nenhum infectado morresse nao seriam precisas medidas nenhumas.
As medidas sao todas tomadas para no final , supostamente, reduzir a mortalidade via reducao de infectados.
O objectivo do estudo é:
Our objective was to assess the association between staying at home (%) and the reduction/increase in the number of deaths due to COVID-19 in several regions in the world
A conclusão é que o stay at home nao reduz a mortalidade Covid-19
Pata-Hari Escreveu:A mortalidade por habitante só aumenta quando o sistema de saúde fica sem capacidade e isso, para já, sucedeu apenas momentaneamente exactamente porque o confinamento permite reduzir a necessidade imediata de cuidados.
Estas a confundir 2 conceitos:
- Cfr - Mortes % de casos covid - Aumenta ou diminui se o sistema de saude colapsar
- Mortes covid por milhão de habitantes - Aumenta ou diminui se o numero de casos covid aumentar ou diminuir (partindo do pressuposto que o cfr é estavel).
Exemplo:
Portugal 10 milhoes de habitantes
Jan - 100 mil casos - 2 mil mortos - cfr 2% - 0.2 mortalidade por milhao/hab
Fev - 200 mil casos - 10 mil mortos - cfr 5% - 0.5 mortalidade por milhao/hab
Mar - 100 mil casos - 2 mil mortos - cfr 2% - 0.2 mortalidade por milhao/hab
O sistema de saude colapsou, o cfr subiu e a mortalidade por milhão tb
Portugal 10 milhoes de habitantes
Jan - 1 mil casos - 20 - cfr 2% - 0.002 mortalidade por milhao/hab
Fev - 2 mil casos - 100 mortos - cfr 5% - 0.005 mortalidade por milhao/hab
Mar - 1 mil casos - 20 mortos - cfr 2% - 0.002 mortalidade por milhao/hab
De um caso para o outro o cfr manteve-se, aumentou quando o sistema de saude colapsou, mas a mortalidade por milhao é muito diferente porque o numero de casos é muito diferente.
O que estas a dizer é que o Cfr aumenta quando o sistema de saude colapsa.
O que o estudo mostra é que o numero de mortos covid por milhão de habitantes nao aumenta nem diminui devido ao stay at home.
Editado pela última vez por Qualnhick em 22/3/2021 11:51, num total de 2 vezes.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-arrisca-ter-de-pagar-por-efeitos-adversos-das-vacinas
Então gastamos milhões com o confinamento, e com as vacinas e agora o estado ainda teria de pagar indeminizações por alguma morte?!?!
Não me parece fazer sentido, embora o estado tenha responsabilidade sobre o que compra, neste contexto de pandemia, não me parece fazer sentido, ter responsabilidade quando por um bem maior existerem "males" menores"!
Será um pouco como na guerra! Faz sentido o estado ser responsabilizado por uma morte em combate?!? Até certo ponto, faz, mas temos de contextualizar tudo tendo em conta o estado não fazer nada ou fazer algo para proteger a maioria da população!
Não percebi... o confinamento não é nem tem como objectivo reduzir a mortalidade por habitante, é apenas para reduzir o número de contagiados num dado momento. Nunca ninguém tentou alegar que o virus se torna menos mortal se estiveres fechado em casa. O virus não muda nem muta para bonzinho se estiveres em casa.
A mortalidade por habitante só aumenta quando o sistema de saúde fica sem capacidade e isso, para já, sucedeu apenas momentaneamente exactamente porque o confinamento permite reduzir a necessidade imediata de cuidados.
Será desta que os USA vão autorizar a AstraZeneca há novos estudos ,
“Os resultados do estudo serão publicados numa revista científica e submetidos para análise aos reguladores dos Estados Unidos, onde a vacina aguarda ainda aprovação”
Estranha será aprovada depois
“ A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou neste sábado (27) o uso emergencial da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19”
“Os resultados do estudo serão publicados numa revista científica e submetidos para análise aos reguladores dos Estados Unidos, onde a vacina aguarda ainda aprovação”
Estranha será aprovada depois
“ A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou neste sábado (27) o uso emergencial da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19”
- Registado: 14/3/2009 0:19
Nem de propósito ...
Estudo recente saido na revista Nature, a revista de referencia científica, já peer-review
Um estudo muito robusto de análise de correlação entre medidas de restrição /confinamentos e mortalidade. Ao contrário de análises superficiais que buscam correlação e imediatamente passam a eloquentes conclusões, trata-se se uma análise estatistica robusta que além de tentar identificar correlação, aplica diversos filtros de validade e força estatistica dessa correlação, para eliminar variáveis externas, factor de ruído e instabilidade do próprio método de correlação. Essencialmente filtram todas as observações que se podem atribuir ao acaso e refinam até (potencialmente) obter correlações que haja a certeza não se explicar por ruído. Pela robustez de análise e multiplos métodos de filtragem, foi publicado numa revista de referência com revisão por pares
Assim: não encontram correlação. Se não há correlação, podemos ter certeza que não há efeito de medidas medievais e redução de mortalidade.
In conclusion, using this methodology and current data, in ~ 98% of the comparisons using 87 different regions of the world we found no evidence that the number of deaths/million is reduced by staying at home.
GaioAzul Escreveu:yggy Escreveu:GaioAzul Escreveu:
Ninguém disse que não estávamos no meio duma pandemia! Onde viste isso?
A questão nem é essa. Aconselho-te voltares a ler. Boa sorte!
O que vejo mais da tua parte são criticas e mais criticas...Basta ler todas as tuas afirmações. Eu como não sou especialista nesta materia de saude e de epidemiologia, basta ouvir e seguir os espcialistas que todos os governos seguem. Como podes calcular...não são os teus conselhos que seguirei...
Alias apareces sempre quando isto já está muito melhor...
Podes ir lá para trás ler..
Ok. Então, como já tens toda a análise feita estás de parabéns. Isso é o que acontece com quem só sabe ler na diagonal.
Truth hurts.
Fica bem.
Assim ficamos. E já agora acho que se fores assim rude para os teus pacientes...e te enervares...como se ve em cada post que aqui se mete...quem precisa de ajuda és tu. Será alguma consequencia de teres apnahado covid? Se calhar até terá sido...
- Registado: 29/11/2007 11:56
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], boavista, dragom, farami, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, jprgodinho, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, pbasto, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 152 visitantes