Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 22/11/2016 16:21

“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por DIXIE2020 » 22/11/2016 15:55

Se no dia 30 OPEP falhar o acordo para redução do petróleo e o não ganhar em Italia no dia 4, já se fala q teremos um crash nos mercados, tempestade à vista. :mrgreen:
BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por Thoth » 22/11/2016 11:45

OIL2016 Escreveu:
Thoth Escreveu:Caro OIL, porquê que o PSI20 devia subir com o petróleo?
Não estou a ver, a não ser a galp, a beneficiar com a alta do petróleo, e mesmo esta é discutível a correlação.

Cumprimentos e bons negócios

Caro Thoth
na minha modesta opinião a variação da cotação do petróleo está directamente relacionada com todos os mercados de capitais, em principio a tendência natural é bem conhecida, pois a variação da cotação do petroleo inflaciona ou não todos os activos . É só sobrepor essa oscilação com todas as demais, para verificar essa correlação.
BN

Existe correlação?

petroleo-psi20.png
petroleo-psi20.png (46.11 KiB) Visualizado 7451 vezes

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Àlvaro » 21/11/2016 19:14

Está mesmo a ficar a jeito de uma pázada. Com o Spx a chegar-se ao topo a todo o vapor. Se ganha o "não" em Itália lá vem mais do mesmo.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Thoth » 21/11/2016 18:03

Tenho bastantes duvidas nessa correlação com o as empresas do PSI, podias colocar esse gráfico?

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por DIXIE2020 » 21/11/2016 17:48

Thoth Escreveu:Caro OIL, porquê que o PSI20 devia subir com o petróleo?
Não estou a ver, a não ser a galp, a beneficiar com a alta do petróleo, e mesmo esta é discutível a correlação.

Caro Thoth
na minha modesta opinião a variação da cotação do petróleo está directamente relacionada com todos os mercados de capitais, em principio a tendência natural é bem conhecida, pois a variação da cotação do petroleo inflaciona ou não todos os activos . É só sobrepor essa oscilação com todas as demais, para verificar essa correlação.
BN

por Thoth » 21/11/2016 17:24

Caro OIL, porquê que o PSI20 devia subir com o petróleo?

por DIXIE2020 » 21/11/2016 17:12

Reparem: nem com o petróleo a disparar quase 4% hoje, o PSIX reage ...que pobreza franciscana! Q :wall: Quando as praças americanas fizerem as correções naturais, isto vai ser bonito!

por ovelhaxone » 21/11/2016 1:45

essa é uma grande questão com que me debato também. por norma quando se está numa situação bearish como esta, perante o abismo, o mercado acelera e salta por cima do abismo. é possivel que se tenha um ressalto para se tirar o mercado destes niveis perigosos e vir a sincronizar-se mais tarde com os mercados mundiais

Registado: 18/7/2013 15:16

por pcm1979 » 21/11/2016 1:28

ovelhaxone Escreveu:viva,
a opinião partilhada acima aplica-se a nivel mundial. o psi é uma brincadeira no meio disto tudo. o sítio não é o mais apropriado mas foi feito no seguimento de outros comentários.
eu não acho que se deva ainda entrar numa posição curta sobre os mercados. o timing para isso já passou e nada aconteceu mais uma vez, de modo que agora é de esperar que os mercados continuem em alta até ao proximo ano. assim evita-se a erosão das posições por efeitos de passagem de tempo, volatilidade e afins.
em relação ao psi, o modo como o preço tem evoluído sugere-me novo ressalto em alta relevante para breve, possivelmente a iniciar-se a meio de Dezembro. parece-me má ideia pensar em cobrir risco para o psi nesta altura.

Obrigado. O PPP está praticamente em níveis do fundo de 2012, parece difícil acreditar em mais queda. Mas o Dow Jones está em máximos, não sei o que vai acontecer ao psi quando o Dow Jones estiver bearish. :?

Registado: 26/7/2014 12:37

por ovelhaxone » 20/11/2016 23:33

viva,
a opinião partilhada acima aplica-se a nivel mundial. o psi é uma brincadeira no meio disto tudo. o sítio não é o mais apropriado mas foi feito no seguimento de outros comentários.
eu não acho que se deva ainda entrar numa posição curta sobre os mercados. o timing para isso já passou e nada aconteceu mais uma vez, de modo que agora é de esperar que os mercados continuem em alta até ao proximo ano. assim evita-se a erosão das posições por efeitos de passagem de tempo, volatilidade e afins.
em relação ao psi, o modo como o preço tem evoluído sugere-me novo ressalto em alta relevante para breve, possivelmente a iniciar-se a meio de Dezembro. parece-me má ideia pensar em cobrir risco para o psi nesta altura.

por pcm1979 » 20/11/2016 20:37

ovelhaxone Escreveu: acho que estamos muito perto de uma catástrofe

A opinião é apenas sobre o psi20 ou também se aplica ao DJ30? Estou a ponderar investir no DXD para servir de "seguro" para a minha carteira de ações... parece-lhe apropriado?

Registado: 26/7/2014 12:37

por JohnyRobaz » 18/11/2016 14:22

ovelhaxone Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:todas as peças do puzzle estão encaixadas, falta a queda das bolsas de acções... e essas não parece que tenham inversão antes de Janeiro-Março do proximo ano.

Porquê?

primeiro há que sentir o pulso ao mercado. isto nenhuma máquina faz melhor do que o ser humano. o mercado está a querer subir mais desde o sell-off em janeiro (quando demasiadas pessoas anunciavam um crash iminente), estava a querer subir no brexit e estava a querer subir nas eleições americanas. nenhum destes grandes acontecimentos que deveriam lançar as bolsas no caos o fizeram. portanto o que se pode concluir daqui?...

segundo, o ultimo trimestre é um timing histórico de movimentos em bloco de capitais que se posicionam para o proximo ano, gerem posições de carteiras para a contabilidade do ano corrente, e se juntam a outros movimentos de alocação de fundos ciclicos (mercadorias por exemplo). o timing de setembro/outubro é um momento chave para definição do rumo dos mercados para o resto do ano. entradas em alta num movimento bulish é de ter cautela. mas mais uma vez nada aconteceu. o proximo timing ciclico de perigo coloca-se em Março, sendo Janeiro um mes de algum risco também.

poderia juntar justificações técnicas mas penso que isto são tópicos muito mais importantes para refletir. há mais vida para além dos fundamentais e análise técnica...

note-se que eu não estou bullish. estou bearish há alguns anos. e estou cada vez mais bearish. acho que estamos muito perto de uma catástrofe. mas isso não me impede de ver o que o mercado quer fazer. enquanto a gorda não cantar é de juntar-se a toda esta malta lunática e irresponsável e expremer a vaca ao máximo.

por fim um disclaimer: tudo pode acontecer, mas eu nao mexo com tudo. tudo é nada. interessa-me as probabilidades em diferentes time-frames e jogar com elas.

sobre as obrigações, as yields devem estar num topo de curto/médio prazo. não vão subir tudo de uma vez.
sobre o usd, é provável que haja um ressalto agora no euro já que estamos a atingir minimos multi-anuais e num estado já oversold.

esta acalmia deverá ajudar ao clima bulish tonto do mercado.

Ok, assim percebo o teu ponto de vista. ;)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por ovelhaxone » 18/11/2016 14:18

JohnyRobaz Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:todas as peças do puzzle estão encaixadas, falta a queda das bolsas de acções... e essas não parece que tenham inversão antes de Janeiro-Março do proximo ano.

Porquê?

primeiro há que sentir o pulso ao mercado. isto nenhuma máquina faz melhor do que o ser humano. o mercado está a querer subir mais desde o sell-off em janeiro (quando demasiadas pessoas anunciavam um crash iminente), estava a querer subir no brexit e estava a querer subir nas eleições americanas. nenhum destes grandes acontecimentos que deveriam lançar as bolsas no caos o fizeram. portanto o que se pode concluir daqui?...

segundo, o ultimo trimestre é um timing histórico de movimentos em bloco de capitais que se posicionam para o proximo ano, gerem posições de carteiras para a contabilidade do ano corrente, e se juntam a outros movimentos de alocação de fundos ciclicos (mercadorias por exemplo). o timing de setembro/outubro é um momento chave para definição do rumo dos mercados para o resto do ano. entradas em alta num movimento bulish é de ter cautela. mas mais uma vez nada aconteceu. o proximo timing ciclico de perigo coloca-se em Março, sendo Janeiro um mes de algum risco também.

poderia juntar justificações técnicas mas penso que isto são tópicos muito mais importantes para refletir. há mais vida para além dos fundamentais e análise técnica...

note-se que eu não estou bullish. estou bearish há alguns anos. e estou cada vez mais bearish. acho que estamos muito perto de uma catástrofe. mas isso não me impede de ver o que o mercado quer fazer. enquanto a gorda não cantar é de juntar-se a toda esta malta lunática e irresponsável e expremer a vaca ao máximo.

por fim um disclaimer: tudo pode acontecer, mas eu nao mexo com tudo. tudo é nada. interessa-me as probabilidades em diferentes time-frames e jogar com elas.

sobre as obrigações, as yields devem estar num topo de curto/médio prazo. não vão subir tudo de uma vez.
sobre o usd, é provável que haja um ressalto agora no euro já que estamos a atingir minimos multi-anuais e num estado já oversold.

esta acalmia deverá ajudar ao clima bulish tonto do mercado.

por EAGLETRADER20 » 18/11/2016 13:04

O PSIX vai aguentando em dia de fecho de contratos .

MIB já perde 1.93% e IBEX 1.20%

Do comportamento das varias cotadas e de todas as variaveis externas a minha análise diz-me que a probabilidade maior é na proxima semana o PSIX manter a tendencia descendente e eventualmente testar a zona 4200-4250.

Grande parte das cotadas têm tido comportamento muito abaixo do habitual em condições semelhantes .

Tx juro em subida , aproximação ao 4 Dez em italia e USA em maximos , devem estar a manter investidores no PSIX com algumas cautelas que se poderão acentuar.

Registado: 4/3/2008 9:17

por yaya » 18/11/2016 12:23

BCE preparado para aumentar estímulos devido a inflação

Está muito baixa e não dá sinais de se aproximar de 2%. Dezembro será um mês crucial para o Banco Central Europeu melhor avaliar a situação.

2016-11-17 tvi 18:09

O Banco Central Europeu está preparado para aumentar os estímulos monetários em dezembro porque a inflação está muito baixa e não dá sinais de se aproximar de 2%.

Segundo as atas da última reunião de política monetária divulgadas desta quinta-feira, o BCE considera que não há "sinais claros de uma tendência convincente" de subida da inflação.

Estará, aponta ainda, em melhor posição para avaliar as perspetivas de inflação em dezembro.

A taxa de inflação homóloga foi, em outubro, de 0,5% na zona euro, valor que compara com os 0,1% do mesmo mês de 2015 e com os 0,4% de setembro, divulgou hoje o Eurostat.

Em Portugal, a variação de preços foi de 1,1% em outubro, acima da média da zona euro e dos 0,7% de outubro do ano passado, a mesma percentagem em setembro deste ano.

No conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia, os preços também subiram 0,5% em outubro, face aos 0% homólogos e aos 0,4% de setembro.

Registado: 28/8/2013 22:19

por EAGLETRADER20 » 18/11/2016 9:52

OIL2016 Escreveu:Caro Eagletrader20 hoje aquela correlação inversa tx DPP/ EDP n funcionou, hoje EDP€2,71 nd mal...
Tb estou igualmente preocupado a taxa de juro da DPP a 10 anos n pára de subir, e o PSIX n há forma de reagir com força acima dos 4300-4400pts... será q o mercado já está antecipar o referendo de italexit dia 4 de dezembro???? :wall:

Uma andorinha não faz a primavera . EStá a 2.6650 8-)

Sempre que me mantive fiel á minha analise macro e convicções as coisas costumam correr bem , quando vou atras do movimento que não faça sentido para mim , tende a correr pior.

por EAGLETRADER20 » 18/11/2016 8:13

Tx Juro somam e seguem :

DXZ 101.25 , a enorme força do dolar vai ter com elevada probabilidade efeitos significativos

USA 10 Y sobe 2% 2.33
Portuguesa sobe 3% 3.85
Italiana sobe 4% 2.18

Isto agora é um movimento diario fortissimo da subida de tx juro significativo

Há analistas que referem que se iniciou o bear market nas bonds, que esta subida provavelmente irá subir até niveis bem superiores.

No mercado accionista hoje acontece fecho de contratos e deve fechar nos niveis atuais mas a partir proxima semana , poderá começar a existir algum efeito destas alterações subitas no fluxo do mercado.

por JohnyRobaz » 17/11/2016 23:58

Porquê?

por ovelhaxone » 17/11/2016 23:55

todas as peças do puzzle estão encaixadas, falta a queda das bolsas de acções... e essas não parece que tenham inversão antes de Janeiro-Março do proximo ano.

por EAGLETRADER20 » 17/11/2016 20:40

Eu sou de opinião que uma subida muito rápida das tx juro , e do USD que é fortemente indexado a nivel mundial, tende a poder criar maior volatilidade nos mercados financeiros .

Atualmente mercados USA não ligam a isto e sobem sempre para novos máximos , mas se esta escalada se mantiver poderá existir uma altura em que estes efeitos se façam rapidamente sentir.

Horseman Capital: "A Sharp Spike In Yields Preceded Every Market Crisis In The Last 20 Years"

"Overnight, a similar concern was voiced by Horseman's Russel Clark who observed that 30 Year Treasury Yields have had a rapid rise since the election of Donald Trump, and then makes the following troubling observation: sharp yield spikes have preceded every major crisis in the past 20 years.
"the problem with sharply higher US bond yield is that this tightens financial conditions. We have often seen rises in yield coincide with financial market crises. A rise in yields preceded the 1987 market crash. A rise in yield in 1994 preceded the Tequila crisis, when the Mexican peso devalued by half. After both events, yields quickly fell to new lows. Yields rose in 1996/7 before the Asian Financial Crisis, and yields again rose in 1999 before the dot com crash. After both events, yields fell to new lows. More recently, bond yields rose in 2006 before the Global Financial Crisis, and again in 2010/1 before the Euro-crisis. There was also a rise in yields before the crash in oil prices in 2014. In all cases yields fells to new low.""

http://www.zerohedge.com/news/2016-11-1 ... t-20-years

por EAGLETRADER20 » 17/11/2016 19:21

OIL2016 Escreveu:Caro Eagletrader20 hoje aquela correlação inversa tx DPP/ EDP n funcionou hoje €2,71 nd mal...
Tb estou igualmente preocupado a taxa de juro da DPP a 10 anos n pára de subir, e o PSIX n há forma de reagir com força acima dos 4300-4400pts... será q o mercado já está antecipar o referendo de italexit dia 4 de dezembro???? :wall:

A observação das movimentações diarias e a cautela e falta de volume e compradores em grande parte dos titulos , faz-me apontar já para a cautela com a questão de 4 Dezembro.

A movimentação da EDP hoje , positiva , parece-me a exceção á regra e suponho poderá ter a haver com facto indicadores tecnicos estarem já esticados e ser vista como oportunidade e fecho contratos amanhã, logo fecho posições, e quem pudesse ter posições curtas que viessem de valores muito acima, foi otimo timing para fechar antes dos contratos .

Mas enquanto tx juro se mantiver em subida não quero o titulo pois não vejo grande probabilidade de manter as subidas , a tx juro tem por norma uma influencia muito grande neste titulo.

Penso que referencia para emissão de divida será tx nacional da republica . Para divida de cerca de 16 mil milhões , cada subida de 1% será uma soma astronomica em juros a penalizar resultados financeiros . :mrgreen:

Tx juro italiana tambem sobe muito e DXZ nos 100.83 não pára e tx juro USA sobe 2% para 2.28.

Cautela e caldos de galinha .......

por DIXIE2020 » 17/11/2016 19:11

Caro Eagletrader20 hoje aquela correlação inversa tx DPP/ EDP n funcionou, hoje EDP€2,71 nd mal...
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 17/11/2016 19:33, num total de 1 vez.

por EAGLETRADER20 » 17/11/2016 18:58

A tx juro Italiana tem tido forte subida e bolsa italiana andou durante o dia bastante negativa.

A nossa tx juro acompanha e parece-me que vai manter a subida .

Parece-me que nos estamos a aproximar rapidamente de 4 Dezembro e com receio da volatilidade , a cautela nos investidores no PSIX impera.

Considero que PSIX nos ultimos dias tem tido um comportamento mais negativo que seria expectavel em grande parte das cotadas .
Parece-me que o fator maior será a subida acentuada da tx juro do pais.

Vou manter-me cauteloso e entradas só alguma que seja nitidamente de aproveitar. Pequenos volumes e pequenos movimentos não estou interessado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Google [Bot] e 133 visitantes