PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
OIL2016 Escreveu:Caro Eagletrader20 hoje aquela correlação inversa tx DPP/ EDP n funcionou, hoje EDP€2,71 nd mal...
Tb estou igualmente preocupado a taxa de juro da DPP a 10 anos n pára de subir, e o PSIX n há forma de reagir com força acima dos 4300-4400pts... será q o mercado já está antecipar o referendo de italexit dia 4 de dezembro????
Uma andorinha não faz a primavera . EStá a 2.6650

Sempre que me mantive fiel á minha analise macro e convicções as coisas costumam correr bem , quando vou atras do movimento que não faça sentido para mim , tende a correr pior.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Tx Juro somam e seguem :
DXZ 101.25 , a enorme força do dolar vai ter com elevada probabilidade efeitos significativos
USA 10 Y sobe 2% 2.33
Portuguesa sobe 3% 3.85
Italiana sobe 4% 2.18
Isto agora é um movimento diario fortissimo da subida de tx juro significativo
Há analistas que referem que se iniciou o bear market nas bonds, que esta subida provavelmente irá subir até niveis bem superiores.
No mercado accionista hoje acontece fecho de contratos e deve fechar nos niveis atuais mas a partir proxima semana , poderá começar a existir algum efeito destas alterações subitas no fluxo do mercado.
DXZ 101.25 , a enorme força do dolar vai ter com elevada probabilidade efeitos significativos
USA 10 Y sobe 2% 2.33
Portuguesa sobe 3% 3.85
Italiana sobe 4% 2.18
Isto agora é um movimento diario fortissimo da subida de tx juro significativo
Há analistas que referem que se iniciou o bear market nas bonds, que esta subida provavelmente irá subir até niveis bem superiores.
No mercado accionista hoje acontece fecho de contratos e deve fechar nos niveis atuais mas a partir proxima semana , poderá começar a existir algum efeito destas alterações subitas no fluxo do mercado.
ovelhaxone Escreveu:todas as peças do puzzle estão encaixadas, falta a queda das bolsas de acções... e essas não parece que tenham inversão antes de Janeiro-Março do proximo ano.
Porquê?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
todas as peças do puzzle estão encaixadas, falta a queda das bolsas de acções... e essas não parece que tenham inversão antes de Janeiro-Março do proximo ano.
- Registado: 18/7/2013 15:16
Eu sou de opinião que uma subida muito rápida das tx juro , e do USD que é fortemente indexado a nivel mundial, tende a poder criar maior volatilidade nos mercados financeiros .
Atualmente mercados USA não ligam a isto e sobem sempre para novos máximos , mas se esta escalada se mantiver poderá existir uma altura em que estes efeitos se façam rapidamente sentir.
Horseman Capital: "A Sharp Spike In Yields Preceded Every Market Crisis In The Last 20 Years"
"Overnight, a similar concern was voiced by Horseman's Russel Clark who observed that 30 Year Treasury Yields have had a rapid rise since the election of Donald Trump, and then makes the following troubling observation: sharp yield spikes have preceded every major crisis in the past 20 years.
"the problem with sharply higher US bond yield is that this tightens financial conditions. We have often seen rises in yield coincide with financial market crises. A rise in yields preceded the 1987 market crash. A rise in yield in 1994 preceded the Tequila crisis, when the Mexican peso devalued by half. After both events, yields quickly fell to new lows. Yields rose in 1996/7 before the Asian Financial Crisis, and yields again rose in 1999 before the dot com crash. After both events, yields fell to new lows. More recently, bond yields rose in 2006 before the Global Financial Crisis, and again in 2010/1 before the Euro-crisis. There was also a rise in yields before the crash in oil prices in 2014. In all cases yields fells to new low.""
http://www.zerohedge.com/news/2016-11-1 ... t-20-years
Atualmente mercados USA não ligam a isto e sobem sempre para novos máximos , mas se esta escalada se mantiver poderá existir uma altura em que estes efeitos se façam rapidamente sentir.
Horseman Capital: "A Sharp Spike In Yields Preceded Every Market Crisis In The Last 20 Years"
"Overnight, a similar concern was voiced by Horseman's Russel Clark who observed that 30 Year Treasury Yields have had a rapid rise since the election of Donald Trump, and then makes the following troubling observation: sharp yield spikes have preceded every major crisis in the past 20 years.
"the problem with sharply higher US bond yield is that this tightens financial conditions. We have often seen rises in yield coincide with financial market crises. A rise in yields preceded the 1987 market crash. A rise in yield in 1994 preceded the Tequila crisis, when the Mexican peso devalued by half. After both events, yields quickly fell to new lows. Yields rose in 1996/7 before the Asian Financial Crisis, and yields again rose in 1999 before the dot com crash. After both events, yields fell to new lows. More recently, bond yields rose in 2006 before the Global Financial Crisis, and again in 2010/1 before the Euro-crisis. There was also a rise in yields before the crash in oil prices in 2014. In all cases yields fells to new low.""
http://www.zerohedge.com/news/2016-11-1 ... t-20-years
OIL2016 Escreveu:Caro Eagletrader20 hoje aquela correlação inversa tx DPP/ EDP n funcionou hoje €2,71 nd mal...
Tb estou igualmente preocupado a taxa de juro da DPP a 10 anos n pára de subir, e o PSIX n há forma de reagir com força acima dos 4300-4400pts... será q o mercado já está antecipar o referendo de italexit dia 4 de dezembro????
A observação das movimentações diarias e a cautela e falta de volume e compradores em grande parte dos titulos , faz-me apontar já para a cautela com a questão de 4 Dezembro.
A movimentação da EDP hoje , positiva , parece-me a exceção á regra e suponho poderá ter a haver com facto indicadores tecnicos estarem já esticados e ser vista como oportunidade e fecho contratos amanhã, logo fecho posições, e quem pudesse ter posições curtas que viessem de valores muito acima, foi otimo timing para fechar antes dos contratos .
Mas enquanto tx juro se mantiver em subida não quero o titulo pois não vejo grande probabilidade de manter as subidas , a tx juro tem por norma uma influencia muito grande neste titulo.
Penso que referencia para emissão de divida será tx nacional da republica . Para divida de cerca de 16 mil milhões , cada subida de 1% será uma soma astronomica em juros a penalizar resultados financeiros .

Tx juro italiana tambem sobe muito e DXZ nos 100.83 não pára e tx juro USA sobe 2% para 2.28.
Cautela e caldos de galinha .......
Caro Eagletrader20 hoje aquela correlação inversa tx DPP/ EDP n funcionou, hoje EDP€2,71 nd mal...

Editado pela última vez por DIXIE2020 em 17/11/2016 19:33, num total de 1 vez.
A tx juro Italiana tem tido forte subida e bolsa italiana andou durante o dia bastante negativa.
A nossa tx juro acompanha e parece-me que vai manter a subida .
Parece-me que nos estamos a aproximar rapidamente de 4 Dezembro e com receio da volatilidade , a cautela nos investidores no PSIX impera.
Considero que PSIX nos ultimos dias tem tido um comportamento mais negativo que seria expectavel em grande parte das cotadas .
Parece-me que o fator maior será a subida acentuada da tx juro do pais.
Vou manter-me cauteloso e entradas só alguma que seja nitidamente de aproveitar. Pequenos volumes e pequenos movimentos não estou interessado.
A nossa tx juro acompanha e parece-me que vai manter a subida .
Parece-me que nos estamos a aproximar rapidamente de 4 Dezembro e com receio da volatilidade , a cautela nos investidores no PSIX impera.
Considero que PSIX nos ultimos dias tem tido um comportamento mais negativo que seria expectavel em grande parte das cotadas .
Parece-me que o fator maior será a subida acentuada da tx juro do pais.
Vou manter-me cauteloso e entradas só alguma que seja nitidamente de aproveitar. Pequenos volumes e pequenos movimentos não estou interessado.
fjcbolsa Escreveu:fjcbolsa Escreveu::arrow:
Máximos e mínimos mais altos. Parece que o Gap é para manter fechado. MauPensei que ia ser rejeição a 3,60%
A minha ideia é haver resistência perto dos 4%. Veremos. Se Draghi anunciar prolongamento do QE e novas medidas...

Yellen dá dicas mas não diz explicitamente quando vai voltar a subir taxa FED:
Federal Reserve hints at interest rate hike in December
Chair Janet Yellen says interest rates could go up ‘relatively soon’ if US economy continues to appear on positive track, in her first comments since Trump elected. The Federal Reserve could raise US interest rates “relatively soon” if economic data keeps pointing to an improving labor market and rising inflation, Fed chair Janet Yellen said on Thursday in a clear hint the central bank could hike next month.
Yellen said Fed policymakers at their meeting earlier in November judged that the case for a rate hike had strengthened. The Fed chair gave a generally upbeat assessment of an economy that continues to generate jobs at a pace adequate to absorb new employees and keep others engaged in work. Wage growth “has stepped up”, Yellen said. Consumer spending, critical as the major component of US gross domestic product, “continued to post moderate gains” and help economic growth rebound from a weak first half. She said she expects firming in global growth, for months now considered a primary risk given weakness in Europe and China.
Yellen did not mention the election in her prepared remarks. Other Fed officials in recent days have said a major change in fiscal policy could force them to shift gears if, for example, inflation begins to accelerate. But they also said they need to wait and see what the new administration proposes and what gets approved by the Republican-controlled Congress.
Este PSIX está com um comportamento e uma fraqueza muito estranha e que não corresponde á força evidenciada pelas praças exteriores.
Algo está a inquietar os investidores , Fecho contratos , esperada retração nos americanos , subida nossa tx juro, querer testar suporte 4200, Italia dia 4 Dezembro ?
Algo estará subjacente a esta fraqueza, vou manter-me cauteloso, e aguardar pela chegada de força compradora evidente.
Tirando GALP que sobe com expectativa subida petroleo e EDP em recuperação tecnica, nota-se no geral uma enorme fraqueza de compradores.
Tx juro continua subida para 3.75 e agora sem recuos .
Algo está a inquietar os investidores , Fecho contratos , esperada retração nos americanos , subida nossa tx juro, querer testar suporte 4200, Italia dia 4 Dezembro ?
Algo estará subjacente a esta fraqueza, vou manter-me cauteloso, e aguardar pela chegada de força compradora evidente.
Tirando GALP que sobe com expectativa subida petroleo e EDP em recuperação tecnica, nota-se no geral uma enorme fraqueza de compradores.
Tx juro continua subida para 3.75 e agora sem recuos .
fjcbolsa Escreveu::arrow:
Máximos e mínimos mais altos. Parece que o Gap é para manter fechado. Mau

- Anexos
-
- tvc_2b278711abd7550a83b851dbd95aeea7.png (34.6 KiB) Visualizado 6335 vezes
- Registado: 24/11/2010 10:03
Os investidores já nem devem olhar para o PSIX, ou está tudo á espera de Godot.
Quando JMT tem 150K realizadas e MOT 60K, a malta deixou mesmo de olhar para o mercado, devem ser já demasiadas velas vermelhas , e a malta já nem olha para isto .
Taxa Juro continua a sua escalada , estando nos 3.72 a subir mais 1%. Até 4 Dezembro provavelmente já não deverá haver grandes descidas
Quando JMT tem 150K realizadas e MOT 60K, a malta deixou mesmo de olhar para o mercado, devem ser já demasiadas velas vermelhas , e a malta já nem olha para isto .

Taxa Juro continua a sua escalada , estando nos 3.72 a subir mais 1%. Até 4 Dezembro provavelmente já não deverá haver grandes descidas
O PSIX neste momento parece contido nos 4400 mas sem nenhuma pressão vendedora nos pesos pesados.
Fica a sensação que pesos pesados têm potencial para subir mas estão contidos, ( Talvez a aguardar fecho de contratos ).
Acredito que Petroleo vai subir para além destes niveis , não por fundamentais mas pela especulação que surge sempre nas reunião da OPEC que vão sair cortes maravilhosos.
Temos reuniões dia 19 e dia 30 pelo que penso especulação poderá apostar numa ida do petroleo para perto dos 50 USD neste periodo das reuniões .
Entrada longa GALP 25% capital.
EDIT : Fechada posição com subida rapida. Vou tentar entrar novamente nos 12 num recuo.
Fica a sensação que pesos pesados têm potencial para subir mas estão contidos, ( Talvez a aguardar fecho de contratos ).
Acredito que Petroleo vai subir para além destes niveis , não por fundamentais mas pela especulação que surge sempre nas reunião da OPEC que vão sair cortes maravilhosos.
Temos reuniões dia 19 e dia 30 pelo que penso especulação poderá apostar numa ida do petroleo para perto dos 50 USD neste periodo das reuniões .
Entrada longa GALP 25% capital.
EDIT : Fechada posição com subida rapida. Vou tentar entrar novamente nos 12 num recuo.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 17/11/2016 16:20, num total de 1 vez.
EAGLETRADER20 Escreveu:Tx Juro não desistem nem aliviam :
Portuguesa sobe 5% 3.67
Parece-me que nas yelds 10 anos Portugal há uma resistência nos 4% depois de uma subida acumulada de 100% desde os mínimos históricos. O petróleo também tem estado a corrigir de ganhos semelhantes.
Se o PSI20 fechar abaixo de 4362 pontos esta semana será o fecho semanal mais baixo desde 1996.
- Registado: 24/11/2008 17:58
Quinta feira , temos Yellen a falar , embora não seja surpresa subida segura da tx juro em dezembro, se ela der OK, pode sempre originar alguma correcção momentanea.
Sexta feira temos fecho contratos , parace-me provavel que continue sentido descendente até lá.
Proxima Semana nos states Só temos mercado segunda a quarta. Feriados. Quinta fechado e sexta só a meio gas.
Tendencialmente mercado tende a inverter tendencia 3 a 4 dias antes de um fim semana muito prolongado para realização mais valias e diminuição da exposição ao risco.
Este é um facto que o Oscar salienta com frequencia. E num mercado a bater maximos e no DJIA a subir há 7 dias teria toda a logica uma correcção.
Para mim parece-me ter uma probabilidade elevada que o PSIX possa ainda ir até perto dos 4200-4250 até proxima sexta ou quarta, e posteriormente efetuar uma recuperação até final dezembro, até porque perto dos 4200 já estaria com indicadores oversold.
Sexta feira temos fecho contratos , parace-me provavel que continue sentido descendente até lá.
Proxima Semana nos states Só temos mercado segunda a quarta. Feriados. Quinta fechado e sexta só a meio gas.
Tendencialmente mercado tende a inverter tendencia 3 a 4 dias antes de um fim semana muito prolongado para realização mais valias e diminuição da exposição ao risco.
Este é um facto que o Oscar salienta com frequencia. E num mercado a bater maximos e no DJIA a subir há 7 dias teria toda a logica uma correcção.
Para mim parece-me ter uma probabilidade elevada que o PSIX possa ainda ir até perto dos 4200-4250 até proxima sexta ou quarta, e posteriormente efetuar uma recuperação até final dezembro, até porque perto dos 4200 já estaria com indicadores oversold.
PSI hoje continua a sua caminhada para os 4200pts...vamos vêr se é esta semana, já atingiu 4350pts. Talvez o petróleo dê uma ajuda, hoje saiem logo à tarde o estado dos stoks de petróleo nos states 

Tx Juro não desistem nem aliviam :
Portuguesa sobe 5% 3.67
Italiana sobe 5% 2.057 ( Renzi factor )
USA sobe 1% 2.26
DXZ 100.33
Portuguesa sobe 5% 3.67
Italiana sobe 5% 2.057 ( Renzi factor )
USA sobe 1% 2.26
DXZ 100.33
EAGLETRADER20 Escreveu:
A evolução do PIB do Trimestre é que vai dar fundamento para o nosso PSI ?? Muito Bom.

E se o PIB crescer a % do PIB em relação à dívida diminui.
O PSI tenta aqui mais um ressalto neste "Bear Market". Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi1.png (32.47 KiB) Visualizado 7255 vezes
-
- psi2.png (32.9 KiB) Visualizado 7255 vezes
-
- psi3.png (42.08 KiB) Visualizado 7255 vezes
OIL2016 Escreveu:Concordo
o nosso mercado de capitais precisa de dinheiro fresco, enquanto tal n suceder, vai continuar neste marasmo 4200-4800pts, n vai sair daqui.
Com a agravante, o referendo em Itália dia 4 de dezembro aproxima-se e pode precipitar tudo na Europa...
(PS: Aliás dp do Brexit no dia 24 de junho e as eleições Americanas no passado dia 8, o Italiaexit no dia 4 de dezembro pode ser o golpe de misericórdia na União monetária.)
Será mais uma data importante para a volatilidade.
Penso que depende mais da atitude do RENZI. Se perder e se demitir e forem para eleições antecipadas, ai penso que tx juros italianas podem disparar e arrastar outras e podemos ter incremento forte da volatilidade.
Concordo
o nosso mercado de capitais precisa de dinheiro fresco, enquanto tal n suceder, vai continuar neste marasmo 4200-4800pts, n vai sair daqui.
Com a agravante, o referendo em Itália dia 4 de dezembro aproxima-se e pode precipitar tudo na Europa...
(PS: Aliás dp do Brexit no dia 24 de junho e as eleições Americanas no passado dia 8, o Italiaexit no dia 4 de dezembro pode ser o golpe de misericórdia na União monetária.
)

(PS: Aliás dp do Brexit no dia 24 de junho e as eleições Americanas no passado dia 8, o Italiaexit no dia 4 de dezembro pode ser o golpe de misericórdia na União monetária.

yaya Escreveu:yaya Escreveu:Para a semana divulgado o PIB 3T pode ser que anime as coisas.
E aí está o PIB a surpreender pela positiva contra as estimativas pessimistas de Bruxelas. Temos fundamento para o nosso PSI.
E o Costa respondeu à revisão em baixa. Esta era a notícia positiva que Costa falava que ia sair esta semana e não os fundos (sr. jornalista puxe pela cabeça).
http://www.jornaldenegocios.pt//economia/europa/uniao-europeia/detalhe/portugal-liderou-crescimento-na-zona-euro-no-terceiro-trimestre?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques A direita não vai gostar de ouvir isto com a geringonça a carregar.
A evolução do PIB do Trimestre é que vai dar fundamento para o nosso PSI ?? Muito Bom

Na minha modesta opinião e eu não percebo nada disto, se DAX ou SPX corrigir , o PSI quer lá saber no nosso incipiente PIB.
PSI deverá ter fundamento é na tx juro americana, DXY, DAX , SPX, BRENT , WTI e na falta de liquidez que conforme li numa noticia há pouco desde crise BES Fundos não tiveram mais desde ai influxos positivos.
E como poderá ser sempre o mesmo cash a rodar, não existe fundamento para BULL. Sobe pouco , mais valias , desce mais ainda -> sobe , malta fica com receio , vende , e volta a descer e não sai disto. E o PSI quer lá saber do nosso PIB.
Provavelmente até interessa mais o PIB da Polonia e Brasil com algumas empresas tendo o grosso dos seus lucros nessas regiões .
Interessava era ter reformas estruturais e diminuir o risco do pais mas isso nunca será com este governo articulado.
Mas isto sou eu que não percebo nada disto a pensar.

"Desde a crise do BES que não entra dinheiro nos fundos de acções nacionais
Os fundos que investem em acções cotadas em Lisboa já viram desaparecer, este ano, 21 milhões de euros em investimento."
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... taques3notíciascompatro
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 15/11/2016 12:39, num total de 1 vez.
yaya Escreveu:Para a semana divulgado o PIB 3T pode ser que anime as coisas.
E aí está o PIB a surpreender pela positiva contra as estimativas pessimistas de Bruxelas. Temos fundamento para o nosso PSI.
E o Costa respondeu à revisão em baixa. Esta era a notícia positiva que Costa falava que ia sair esta semana e não os fundos (sr. jornalista puxe pela cabeça

http://www.jornaldenegocios.pt//economia/europa/uniao-europeia/detalhe/portugal-liderou-crescimento-na-zona-euro-no-terceiro-trimestre?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques A direita não vai gostar de ouvir isto com a geringonça a carregar.
"Eleições dos EUA: lidar com a incerteza"
David Kelly (chief global strategist)
Mais do que olhar para o impacto de curto prazo, interessa neste momento perceber os efeitos de longo prazo da mudança no inquilino da Casa Branca
Após uma longa e brutal campanha eleitoral nos EUA, Donald Trump saiu vencedor. Além de obter a presidência, o partido republicano conseguiu manter o controlo do Senado norte-americano. Os republicanos mantiveram também uma confortável maioria na Câmara dos Deputados, um resultado que era bastante mais fácil de prever.
Trump conseguiu aproveitar e, até certo ponto, fomentar o descontentamento geral do eleitorado, o que justifica a sua vitória. Embora a maior parte da campanha tenha sido negativa de ambos os lados, as mensagens populistas de Trump, que prometia descidas de impostos, direitos de porte de armas e uma agenda religiosa conservadora, bem como a sua oposição aos acordos comerciais e à imigração ilegal, acabaram por proporcionar uma coligação vitoriosa.
Abordagem a longo prazo
A reação do mercado a curto prazo reflete esta incerteza, mas para os investidores a perspectiva a longo prazo é mais importante. Importa precisar alguns pontos essenciais.
Em primeiro lugar, o Presidente Trump irá herdar uma economia que se encontra em boa forma. O crescimento económico real acelerou nos últimos meses, e a taxa de desemprego, que se cifra em 4,9%, está próxima da definição de pleno emprego de qualquer economia. O S&P500 recuperou rapidamente da queda do petróleo e do dólar ocorrida em 2015, e a inflação mantém-se controlada. Além disso, a economia global também está a dar sinais de vida: em outubro, o índice global de gestores de compras da indústria transformadora atingiu o seu valor máximo em dois anos. Tudo isso, tirando a incerteza política, seria positivo para as acções e negativo para as obrigações.
Em segundo lugar, a incerteza e a volatilidade subsequentes às eleições nos EUA, por enquanto, reduzirão a probabilidadde de um aumento das taxas da FED em dezembro, embora deseje deixar as suas opções em aberto até poder avaliar o mercado e as consequências económicas do resultado das eleições.
Em terceiro lugar, embora os resultados indiciem uma vaga republicana, as mudanças reais a nível político poderão ser muito menos dramáticas do que Trump deixou antever durante a campanha. Importa reconhecer que existe um grande abismo entre o programa de Trump e a de muitas franjas do establishment republicano, as quais poderão opor-se a cortes de impostos ou aumentos da despesa que não tenham sustentação orçamental. Além disso, é provável que tanto o novo presidente como o Congresso não apressem o desmantelamento do Obamacare ou de acordos comerciais, até conseguirem encontrar melhores alternativas.
A longo prazo, aumentar a dívida pública para financiar estas iniciativas acarreta riscos óbvios. A médio prazo, uma economia em crescimento, sobretudo se for estimulada por uma política orçamental expansionista, poderá favorecer as acções, tanto as norte-americanas com as globais, em detrimento dos títulos do Tesouro. A longo prazo, importa que os investidores garantam a diversificação das suas carteiras a nível global e as dotem de suficiente exposição a alternativas. Em 2016, o Brexit e as eleições dos EUA provaram sem sombra de dúvida que o populismo constitui uma boa estratégia política. Se esta será favorável à economia a longo prazo, isso é uma questão completamente diferente."
David Kelly (chief global strategist)
Mais do que olhar para o impacto de curto prazo, interessa neste momento perceber os efeitos de longo prazo da mudança no inquilino da Casa Branca
Após uma longa e brutal campanha eleitoral nos EUA, Donald Trump saiu vencedor. Além de obter a presidência, o partido republicano conseguiu manter o controlo do Senado norte-americano. Os republicanos mantiveram também uma confortável maioria na Câmara dos Deputados, um resultado que era bastante mais fácil de prever.
Trump conseguiu aproveitar e, até certo ponto, fomentar o descontentamento geral do eleitorado, o que justifica a sua vitória. Embora a maior parte da campanha tenha sido negativa de ambos os lados, as mensagens populistas de Trump, que prometia descidas de impostos, direitos de porte de armas e uma agenda religiosa conservadora, bem como a sua oposição aos acordos comerciais e à imigração ilegal, acabaram por proporcionar uma coligação vitoriosa.
Abordagem a longo prazo
A reação do mercado a curto prazo reflete esta incerteza, mas para os investidores a perspectiva a longo prazo é mais importante. Importa precisar alguns pontos essenciais.
Em primeiro lugar, o Presidente Trump irá herdar uma economia que se encontra em boa forma. O crescimento económico real acelerou nos últimos meses, e a taxa de desemprego, que se cifra em 4,9%, está próxima da definição de pleno emprego de qualquer economia. O S&P500 recuperou rapidamente da queda do petróleo e do dólar ocorrida em 2015, e a inflação mantém-se controlada. Além disso, a economia global também está a dar sinais de vida: em outubro, o índice global de gestores de compras da indústria transformadora atingiu o seu valor máximo em dois anos. Tudo isso, tirando a incerteza política, seria positivo para as acções e negativo para as obrigações.
Em segundo lugar, a incerteza e a volatilidade subsequentes às eleições nos EUA, por enquanto, reduzirão a probabilidadde de um aumento das taxas da FED em dezembro, embora deseje deixar as suas opções em aberto até poder avaliar o mercado e as consequências económicas do resultado das eleições.
Em terceiro lugar, embora os resultados indiciem uma vaga republicana, as mudanças reais a nível político poderão ser muito menos dramáticas do que Trump deixou antever durante a campanha. Importa reconhecer que existe um grande abismo entre o programa de Trump e a de muitas franjas do establishment republicano, as quais poderão opor-se a cortes de impostos ou aumentos da despesa que não tenham sustentação orçamental. Além disso, é provável que tanto o novo presidente como o Congresso não apressem o desmantelamento do Obamacare ou de acordos comerciais, até conseguirem encontrar melhores alternativas.
A longo prazo, aumentar a dívida pública para financiar estas iniciativas acarreta riscos óbvios. A médio prazo, uma economia em crescimento, sobretudo se for estimulada por uma política orçamental expansionista, poderá favorecer as acções, tanto as norte-americanas com as globais, em detrimento dos títulos do Tesouro. A longo prazo, importa que os investidores garantam a diversificação das suas carteiras a nível global e as dotem de suficiente exposição a alternativas. Em 2016, o Brexit e as eleições dos EUA provaram sem sombra de dúvida que o populismo constitui uma boa estratégia política. Se esta será favorável à economia a longo prazo, isso é uma questão completamente diferente."