Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 16/9/2015 9:37

Para complementar, notam-se bem a linhas de tendência descendentes no meu gráfico, as subidas que referi são de curto prazo, oscilações de volatilidade 8-)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4622
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por fff » 16/9/2015 8:29

A ideia com que fico é que compradores fortes estão out do mercado na expectativa.

Parecem-me mais compradores de ocasião, comprar no fecho para vender melhor na abertura.

Mercado chinês está giro, quase no fecho sobe 5%. ( Mercado rijo e confiante :mrgreen: )

Vamos ver o que faz a Yellen e se quer ser amiga.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por F-Type » 16/9/2015 0:04

Só deve começar a subir lá para meados de Outubro se o Passos Continuar....(conversa de barbeiro)

feeling sem AT

Só feeling :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: PSI 20

por goodmoney » 15/9/2015 23:56

O PSI está mais que morto...

A Europa sobe, o PSI desce.
A Europa desce, o PSI desce.
A Europa mantém, o PSI desce.

Já nada anima o cadáver.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 15/9/2015 23:17

8-) Esperam-se subidas...
Anexos
PSI.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4622
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por Youmeu » 15/9/2015 22:50

No comments...
Imagem
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: PSI 20

por lobus3101 » 15/9/2015 14:01

Finalmente vai embora o "homem de palha ...seca"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ulher.html
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: PSI 20

por luislobs » 15/9/2015 11:08

Traçando uma linha ascendente desde 2012 psi parece ter aqui nos 1900 uma resistencia, dado os indicadores dos States amanha talvez uma acalmia ate a hpra da inflacçao.

A Administraçao.. é pena esta publicidade que trata muito mal os pc,s

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2391
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: PSI 20

por fff » 15/9/2015 10:58

Nestas situações de tendencia descendente do indice costume existir uma possibilidade de ser testado o anterior suporte , que neste caso no grafico se situa nos 4600 no final de 2014.

Vamos ver se o grafico quer testar o suporte dos 4600 ou se a tia Yellen na quinta vai ser amiga e isto sobe.

A minha expectativa é a de que se ela não subir e fizer comentarios dovish, possam existir subidas de 2 ou 3 dias, rebound natural do receio instalado, e depois voltemos a ter um sentimento menos positivo até meados de Outubro.

Prognosticos , só no fim do jogo ....
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 14/9/2015 11:45

Aqui ficam os gráficos do PSI, sem grandes sinais de força, ou seja, sem novidades.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por soso » 14/9/2015 8:47

Gap Down aberto no dia 09 de Setembro, já foi fechado.....

Vale o que vale....

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por Sergon » 10/9/2015 21:24

Senhor Ovelhaxone,

Boa noite.
Apenas para lhe dizer que esta reflexão é ainda melhor que a anterior e oportuna.

Mais uma vez obrigado em meu nome e daqueles que precisam de uma bússsola para esta navegação, pois o teor da sua reflexão é bem mais útil que muita teoria de AT.
Sergon
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 10/9/2015 0:21

Olá Sergeon, e obrigado pelas palavras muito amáveis.

em 2006 havia pouca gente a gritar pelo lobo porque estava tudo embriegado pelo dinheiro fácil. tal como está agora a nivel internacional. eu tive o privilégio e a sorte de conhecer e conviver com alguns especuladores (que merecem esse nome) que mal sabiam ver um gráfico mas que no entanto me diziam que isto ia dar um tombo bem grande. na altura nem achava particularmente que o problema era apenas português pois o mesmo clima de festa se via lá por fora. note-se que a posteriori é tudo muito fácil mas na altura nem alguns indicadores como os PERs estavam muito altos nem se via os analistas e economistas "main stream" sequer a falar nessa possibilidade. para mim era um reviver de situações passadas, em que se via todo o mundo contente com a facilidade de ganhar dinheiro na bolsa e os perigos não existiam. seguiu-se a OPA á PT que todos achavam muito barata ( :shock: ), que foi provavelmente um grande momento de sorte para o Belmiro. era o Joe "Midas" Berardo a compar o BCP pois estava barato. note-se que o mercado ainda prolongou por de mais 1 ano a euforia. mas o fim da festa veio e quem não soube ler os sinais foi apanhado pela queda das canas.

2013 a 2014 foi outro epifenómeno. quando está muito claro o problema de longo prazo em que o país está mergulhado ainda houve o prolongamento do rally de alívio. até mesmo tipos que julgavam que sabiam o que estavam a fazer, como aqui o xoné, caiu na esparrela do BES já mesmo na fase final. as razões são sempre as mesmas, seja-se muito esperto ou muito burro, muito sofisticado ou amador: não seguir as suas regras e não confiar no que está a ver. uma lição que vale sempre apena reaprender.

desses poucos especuladores, uns fecharam a loja de vez sabendo que o mercado em Portugal tinha terminado para eles, e um ou outro mudou-se para outras paragens. até me chamaram de maluco por ainda vir dar uns "tirinhos" á nossa bolsa, e com toda a razão. há acções na nossa bolsa que estão em maximos históricos. a maioria por terem a Grande Porca a dar-lhes de beber, outras, poucas, por se terem reinventado, mas a panoramica geral é de um definhar progressivo, com ou sem caso BES/PT.

hoje, em circunstâncias normais, até poderia considerar seriamente que estamos num daqueles momentos de elevado pessimismo, em que o futuro está negro e não há esperança de salvação. o problema é que não vejo que seja uma situação normal. o problema principal vem agora "lá de fora". é essa a grande nuvem, mais do que os problemas estruturais do país. note-se que todos estes rallies de alivio vieram com o "apoio" dos mercados internacionais, por estarem eles tambem em movimento ascendente. sem eles não deverá haver festa por cá.

em qualquer caso, penso que o rumo seguinte para um prazo de 2 anos pelo menos ficará claro apenas daqui a uns 2 ou 3 meses. é preciso deixar os mercados internacionais passarem esta fase de volatilidade que poderá ter o segundo pico e climax durante este mês. depois termos uma habitual recuperação para mais uma dose de ilusão. dizem os antigos que enquanto o pau vai e vem folgam as costas, o que pode significar para o PSI que a zona de minimos aguente durante os proximos tempos. mesmo estando pessimista como estou acho dificil que se continue a progredir por aí antes do próximo ano.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por Sergon » 9/9/2015 21:32

Caro Senhor Ovelhoxone,

Agradeço a disponibilidade que me dispensou e a abordagem abrangente que fez, sempre interessante. Mas, deixe-me dizer-lhe, que não vi ninguém em 2006 a projectar a evolução do nosso psi que se está a concretizar e, como diz, poderá ainda durar mais alguns anos em bear, pese embora o meio bull de 2014.

Mas uma questão, não seria interessante ver a evolução do psi sem bes e pt? É que, por certo, os picos verificados seriam menos salientes, ou seja, no ridículo, às tantas até estamos agora a sair de um bullmarket!

Quanto aos mínimos históricos, fiz a afirmação com base na leitura que fiz do gráfico, que só vai até 1999. Agradeço a correcção, mas não terá grande significado, dada a grande discrepância da composição do índice.

Obrigado, mais uma vez, e apareça com as suas visões que terei em devida conta.

Cumprimentos,
Sergon
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: PSI 20

por Penaforte » 9/9/2015 19:18

ovelhaxone Escreveu:concordo com o LTCM. é simples, mas eficaz não diria...
na MMO acho o caminho correcto Penaf. mas depois vai ver que falta muito mais coisas.
há muitos mais padrões interessantes e eficazes que não se encontram na literatura tradicional mas que podem ser verificados na negociação intradiária.
depois há muito mais do que identificar padrões. as componentes de gestão emocional e de risco são fundamentais.


Acredito que hajam muitos outros factores a afectar os movimentos em bolsa, padrões, ondas, figuras, etc.
É minha percepção que, sendo a AT relativamente "simples", o ser humano-bicho é bastante complexo, principalmente nos domínios da idiotice. Estou plenamente de acordo que as componentes de gestão emocional e de risco são fundamentais para o sucesso, reconhecendo até que é a minha maior fraqueza. Admitindo isto, optei por manter a minha estratégia o mais básica e "clean" possível, cingindo-me aquilo que compreendo.
Daí a "limitação" dos suportes/resistências/LT's, entendendo no entanto que existirão outras dimensões de conhecimento. Quiçá um dia, quando assimilar melhor o básico, parta para outras leituras e "alargue" a estratégia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 9/9/2015 18:34

concordo com o LTCM. é simples, mas eficaz não diria...
na MMO acho o caminho correcto Penaf. mas depois vai ver que falta muito mais coisas.
há muitos mais padrões interessantes e eficazes que não se encontram na literatura tradicional mas que podem ser verificados na negociação intradiária.
depois há muito mais do que identificar padrões. as componentes de gestão emocional e de risco são fundamentais.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por LTCM » 9/9/2015 8:57

Penaf Escreveu:Estou neste momento a ler o do Murphy, bastante simples e eficaz :wink:


Lá simples é.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: PSI 20

por Penaforte » 8/9/2015 21:59

rsacramento Escreveu:
Penaf Escreveu:Eu gostaria de colocar uma questão aos mais experientes nestas lides - qual o prazo temporal limite para considerarem uma figura válida?

nada como ler os clássicos: Magee, Murphy

do site deste último, recomendo ler este artigo: http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:chart_patterns:head_and_shoulders_top_reversal, embora não esgote a questão

aliás, o site tem imenso material didáctico para se iniciarem no aprofundamento de várias matérias, desde a teoria de Dow até aos padrões, p. ex.


Obrigado pelo link rsacramento! Estou neste momento a ler o do Murphy, bastante simples e eficaz :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: PSI 20

por rsacramento » 8/9/2015 21:43

Penaf Escreveu:Eu gostaria de colocar uma questão aos mais experientes nestas lides - qual o prazo temporal limite para considerarem uma figura válida?

nada como ler os clássicos: Magee, Murphy

do site deste último, recomendo ler este artigo: http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:chart_patterns:head_and_shoulders_top_reversal, embora não esgote a questão

aliás, o site tem imenso material didáctico para se iniciarem no aprofundamento de várias matérias, desde a teoria de Dow até aos padrões, p. ex.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por Royal_Flush » 8/9/2015 21:27

ativo Escreveu:Se esse tal "head & shouders" fosse ativado projetaria o PSI 18 para que valores? Nem vale pena pensar ... 8-)


oh ativo será que já não está ativo?
:-" :mrgreen:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 8/9/2015 12:48

ativo Escreveu:Se esse tal "head & shouders" fosse ativado projetaria o PSI 18 para que valores? Nem vale pena pensar ... 8-)


Pois, ultrapassagem do que julgo ser um mínimo histórico é potente... :shock:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4622
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por Ativo » 8/9/2015 12:27

Se esse tal "head & shouders" fosse ativado projetaria o PSI 18 para que valores? Nem vale pena pensar ... 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: PSI 20

por Penaforte » 8/9/2015 12:24

Eu gostaria de colocar uma questão aos mais experientes nestas lides - qual o prazo temporal limite para considerarem uma figura válida? (se é que existe)
Já tinha reparado na figura que o Johnny colocou, mas com uma formação e finalização (carecendo de confirmação) estimada para 4 anos não perderá alguma validade técnica?

É uma questão meramente didáctica, faço uma análise muito simplista dos gráficos, negociando apenas resistências/suportes e Linhas de tendência.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 8/9/2015 12:11

manchini Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Bear PSI


Boas Johny,

Só para chatear :), não leves a mal, e não tenho uma bolha e blá blá blá.
Os H&S costumam ser no topo, o acabaste de desenhar pode, pode, ser um triplo fundo, não?

Manchini


Boas Manchini,

Ora essa, estamos cá é para "nos chatearmos uns aos outros" eheh

Epa eu sinceramente não acho que o padrão tenha que ser num topo, acho que pode ser analisado independentemente, tendo em conta apenas as subidas e descidas que o constituem. Mas eu sou novato, pode estar tudo errado.

Pelo estado da nossa bolsa não sei se ela reagirá ao terceiro fundo que dizes, mas esperemos que sim! Obviamente só não resistindo esta minha indicação se confirma, mas é como o outro diz.. Prognósticos só no fim do jogo, antes só há apostas.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4622
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por manchini » 8/9/2015 11:38

JohnyRobaz Escreveu:Bear PSI


Boas Johny,

Só para chatear :), não leves a mal, e não tenho uma bolha e blá blá blá.
Os H&S costumam ser no topo, o acabaste de desenhar pode, pode, ser um triplo fundo, não?

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google Adsense [Bot], Goya777, Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Top5555 e 180 visitantes