PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
ricardmag Escreveu:novel, por exemplo, achas que a Grécia influencia a GALP?
Acho na medida que, como se viu hoje, muda o sentimento do mercado, muda o ambiente. Aliás a Galp subia perto dos 6% (o que vi) e fechou subindo 2 e tal. Certo?
- Registado: 20/2/2014 0:01
rsacramento Escreveu:TremalNaik Escreveu:como em tudo, há excelente e péssimo material de estudo
O material é bom, o estudante é que está velho.
TN
- Registado: 10/5/2015 14:55
Boa noite a todos,
Espero não ferir os olhos a ninguém com o meu gráfico,
, mas a minha "visão" para o psi é a seguinte:
* o target da quebra do triângulo foi atingido;
* fez o "ressalto", estando neste momento numa zona de resistência;
* a vela que fez hoje é normal, dada a incerteza e instabilidade dos mercados face às noticias que vão surgindo da Grécia, à aproximação da época das banhocas
, mas acima de tudo pela aproximação da zona de resistência, a qual é sempre um local a considerar para a entrada em posições vendido...
Quanto aos pré-requisitos usados para tomar as minhas decisões, digo que já poderia arriscar uma entrada curto, tendo por base as conclusões a que tenho chegado ultimamente contudo, para a confirmação, ainda me falta um....
( as conclusões são baseadas em gráficos de 1h), no entanto tudo indica que poderá ser para breve porque já tenho os sinais todos confirmados em dois títulos que sigo... veremos para que lado segue.
Deixo o gráfico diário com a minha ideia explanada.
Bons negócios.
Jgut
Ps: neste momento estou sem posições abertas, as últimas 4 foram fechadas com sucesso, veremos se amanhã abrirei 2 ou não
Espero não ferir os olhos a ninguém com o meu gráfico,

* o target da quebra do triângulo foi atingido;
* fez o "ressalto", estando neste momento numa zona de resistência;
* a vela que fez hoje é normal, dada a incerteza e instabilidade dos mercados face às noticias que vão surgindo da Grécia, à aproximação da época das banhocas

Quanto aos pré-requisitos usados para tomar as minhas decisões, digo que já poderia arriscar uma entrada curto, tendo por base as conclusões a que tenho chegado ultimamente contudo, para a confirmação, ainda me falta um....

Deixo o gráfico diário com a minha ideia explanada.
Bons negócios.
Jgut
Ps: neste momento estou sem posições abertas, as últimas 4 foram fechadas com sucesso, veremos se amanhã abrirei 2 ou não

"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
TremalNaik Escreveu:Ainda uma nota: tenho estudado AT, matéria que desconhecia apesar de larga experiência em análise matemática. Não consegui superar um trauma inicial nos meus estudos: a AT ainda me lembra o jogador da roleta que, depois de sair 5 vezes consecutivas um número par acha mais provável vir a sair um número par do que um ímpar. Mas, em boa verdade, sei realmente muito pouco desta área
como em tudo, há excelente e péssimo material de estudo
ovelhaxone Escreveu:a situação agora é pior que há 6 meses, e há 6 meses era pior do que há 1 ano, e há 1 ano era pior que em 2011...
é engraçado, eu estou bastante bearish com o que estou convicto que aí vem, e vejo-me obrigado a defender uma coisa que deveria ser óbvia![]()
(...)
Sim, sem dúvida, é engraçado: hoje o sp e o dax estão mais altos que há seis meses; há seis meses o sp e o dax estavam mais altos do que há um ano; há um ano...
IX. The Bubble in Bubbles Rule. If you feel the need to use the word “bubble” please reconsider. This word is only allowed to be used by a select few financial experts (Robert Shiller, Robert Shiller & Robert Shiller). If you are not one of the names listed in the previous sentence please do not use this terminology. Cullen Roche
http://www.pragcap.com/financial-journa ... guidelines
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Caro Rsacramento e cara Ovelhaxoné,
Não quis ser indelicado ao usar o termo previsão. Seria, de resto, grosseiro, fazê-lo neste fórum, que se alimenta sobretudo de Análise Técnica. Era apenas uma graça inofensiva, para dar ênfase à influência que, mantenho, a crise grega tem na evolução do PSI. E como as negociações voltaram a congelar, parece-me que esse frio de fará sentir amanhã nas cotações.
Ao dizer que na Grécia a situação está pior do que em Janeiro não estou a dizer que a Europa está pior do que em 2013 ou do que em 2011. Está, aliás, bastante melhor. O problema do Grexit não é directamente financeiro, mas principalmente geoestratégico. Seria o fim de um estado de equilíbrio na Europa que garantiu a paz nas últimas décadas. E é só por essa razão singela que, julgo eu, haverá acordo.
Ainda uma nota: tenho estudado AT, matéria que desconhecia apesar de larga experiência em análise matemática. Não consegui superar um trauma inicial nos meus estudos: a AT ainda me lembra o jogador da roleta que, depois de sair 5 vezes consecutivas um número par acha mais provável vir a sair um número par do que um ímpar. Mas, em boa verdade, sei realmente muito pouco desta área.
Cumprimentos
Tremal Naik
Não quis ser indelicado ao usar o termo previsão. Seria, de resto, grosseiro, fazê-lo neste fórum, que se alimenta sobretudo de Análise Técnica. Era apenas uma graça inofensiva, para dar ênfase à influência que, mantenho, a crise grega tem na evolução do PSI. E como as negociações voltaram a congelar, parece-me que esse frio de fará sentir amanhã nas cotações.
Ao dizer que na Grécia a situação está pior do que em Janeiro não estou a dizer que a Europa está pior do que em 2013 ou do que em 2011. Está, aliás, bastante melhor. O problema do Grexit não é directamente financeiro, mas principalmente geoestratégico. Seria o fim de um estado de equilíbrio na Europa que garantiu a paz nas últimas décadas. E é só por essa razão singela que, julgo eu, haverá acordo.
Ainda uma nota: tenho estudado AT, matéria que desconhecia apesar de larga experiência em análise matemática. Não consegui superar um trauma inicial nos meus estudos: a AT ainda me lembra o jogador da roleta que, depois de sair 5 vezes consecutivas um número par acha mais provável vir a sair um número par do que um ímpar. Mas, em boa verdade, sei realmente muito pouco desta área.
Cumprimentos
Tremal Naik
ovelhaxone Escreveu:eu discordo. isso é uma forma educada de dar a volta ao prego, só porque a palavra previsão parece coisa de zandinga, ou de lançamento de buzios e portanto há que ficar longe dela para não parecermos idiotas
não posso estar mais em desacordo
(já agora, o que sempre ouvi foi a expressão 'virar o bico ao prego'

ovelhaxone Escreveu:a AT prevê também. aliás, o que estamos sempre a fazer é prever: prever que a tendencia continue ou não, e a agir de acordo com um método, que pode ser mais do que AT
não sei se já leste a teoria do C Dow; lá vem, por exemplo, que a tendência mantém-se enquanto não for quebrada, etc, o que leva a que baste identificá-la para se poder agir em conformidade - repara que não estamos a prever coisíssima nenhuma
rsacramento Escreveu:TremalNaik Escreveu:Ainda não arrisquei oráculos, aqui no fórum, porque desconheço a AT
estás enganado: a AT não prevê: procura identificar a tendência, para que se possa segui-la
eu discordo. isso é uma forma educada de dar a volta ao prego, só porque a palavra previsão parece coisa de zandinga, ou de lançamento de buzios e portanto há que ficar longe dela para não parecermos idiotas. a AT prevê também. aliás, o que estamos sempre a fazer é prever: prever que a tendencia continue ou não, e a agir de acordo com um método, que pode ser mais do que AT. olhamos para o passado e com o input do presente tomamos uma decisão sobre aquilo que achamos ser o rumo futuro. se não fosse a expectiativa que o futuro se mantenha conforme a AT para que se investiria com base nela? bastava lançar moeda ao ar.
- Registado: 18/7/2013 15:16
a situação agora é pior que há 6 meses, e há 6 meses era pior do que há 1 ano, e há 1 ano era pior que em 2011...
é engraçado, eu estou bastante bearish com o que estou convicto que aí vem, e vejo-me obrigado a defender uma coisa que deveria ser óbvia
a grécia é apenas uma peça na engrenagem maior. enquanto todas as outras peças não começarem todas a rodar no sentido contrário, a grécia por milagre vai-se aguentando na europa e as pseudo-notícias sobre a grécia serão a espuma dos dias
é engraçado, eu estou bastante bearish com o que estou convicto que aí vem, e vejo-me obrigado a defender uma coisa que deveria ser óbvia

a grécia é apenas uma peça na engrenagem maior. enquanto todas as outras peças não começarem todas a rodar no sentido contrário, a grécia por milagre vai-se aguentando na europa e as pseudo-notícias sobre a grécia serão a espuma dos dias
TremalNaik Escreveu:Ainda não arrisquei oráculos, aqui no fórum, porque desconheço a AT
estás enganado: a AT não prevê: procura identificar a tendência, para que se possa segui-la
Ao contrário do que pensa o Ulisses, se li bem o seu comentário das 17:29, creio que esta semana se confirmou a influência brutal da Grécia no PSI 20. O índice desceu, e muito, no início da semana, quando os actores principais, os gregos, os franceses, os alemães, e os Srs. Tsipras e Juncker estavam de costas voltadas e o acordo parecia impossível (cf. El País, entre outros); subiu, bastante, ontem, depois da pressão evidente de B. Obama e da reconciliação entre Tsipras e Juncker; continuou a subir, e muito, hoje de manhã, quando se antecipava o acordo iminente; e desceu, desconsoladamente para nós, depois do almoço, quando o FMI abandonou as negociações.
Ainda não arrisquei oráculos, aqui no fórum, porque desconheço a AT, mas inauguro a minha época com a previsão de que o dia de amanhã, se nada acontecer de especial nas negociações, vai ser um dia vermelho na bolsa. De resto, o problema grego não é igual agora ao que era há 6 meses. E a principal razão é terem passado 6 meses. É muito mais grave agora, e nenhum de nós consegue antecipar o day after na bolsa se os gregos anunciarem a saída do euro. E se saírem do euro, só vamos saber quando o anúncio for feito.
Tremal Naik
PS: Há no tópico do Perseu uma entrada muito interessante sobre o affair Grexit. E é um texto optimista (na perspectiva do investidor não especulativo).
Ainda não arrisquei oráculos, aqui no fórum, porque desconheço a AT, mas inauguro a minha época com a previsão de que o dia de amanhã, se nada acontecer de especial nas negociações, vai ser um dia vermelho na bolsa. De resto, o problema grego não é igual agora ao que era há 6 meses. E a principal razão é terem passado 6 meses. É muito mais grave agora, e nenhum de nós consegue antecipar o day after na bolsa se os gregos anunciarem a saída do euro. E se saírem do euro, só vamos saber quando o anúncio for feito.
Tremal Naik
PS: Há no tópico do Perseu uma entrada muito interessante sobre o affair Grexit. E é um texto optimista (na perspectiva do investidor não especulativo).
Penso que os rumores relacionados com a negociação que envolve a Grécia, indiscutivelmente, têm influenciado o sobe e desce do PSI, nos últimos dias.
Mas, se me perguntarem se a "big picture" do PSI é influenciada pela Grécia eu direi: não!!!
O suporte(zito) do PSI 20, na zona dos 5700 pontos, ajudou a um ressalto, apenas isso, mas a tendência dominante está lá ...
O PSI 20 já mostrou claramente o que quer fazer: não voltará aos 6300 pontos sem testar o forte suporte dos 5200 - 5300 pontos.
Se se olhar para os grandes faróis do mundo, como o DAX e o S&P 500, perceber-se- à, melhor, porque é que o PSI 20 irá corrigir até aos 5200 - 5300 pontos. É apenas uma questão de tempo ...
A Grécia, ou outra coisa qualquer, pode, apenas, servir de pretexto, só isso ...
Entretanto, a distribuição de ações, pelas pessoas, vai continuar, à custa dos (sob)ressaltos, que haja ao longo do percurso descendente.
Mas, se me perguntarem se a "big picture" do PSI é influenciada pela Grécia eu direi: não!!!
O suporte(zito) do PSI 20, na zona dos 5700 pontos, ajudou a um ressalto, apenas isso, mas a tendência dominante está lá ...
O PSI 20 já mostrou claramente o que quer fazer: não voltará aos 6300 pontos sem testar o forte suporte dos 5200 - 5300 pontos.
Se se olhar para os grandes faróis do mundo, como o DAX e o S&P 500, perceber-se- à, melhor, porque é que o PSI 20 irá corrigir até aos 5200 - 5300 pontos. É apenas uma questão de tempo ...
A Grécia, ou outra coisa qualquer, pode, apenas, servir de pretexto, só isso ...
Entretanto, a distribuição de ações, pelas pessoas, vai continuar, à custa dos (sob)ressaltos, que haja ao longo do percurso descendente.

Ulisses Pereira Escreveu:Ontem as notícias sobre a Grécia foram más, o tom era de grande pessimismo e o PSI voou. A Grécia só interessa quando dá jeito
Abraço,
Ulisses
Ulisses,
Há quem valorize o tema Grécia,
"O momento de mercado é um momento complexo, devido à Grécia, e foi possível executar esta operação mesmo num momento complexo", concluiu Miguel Bragança.
- Registado: 31/12/2014 0:41
a notícia só pode ter interesse no âmbito de um movimento. por si só não faz um movimento. eu nao sei como alguém pode negociar noticias mas sei que é possivel negociar gráficos e preço.
se um movimento está extenso, num estado de sobre comprado, uma noticia má serve para despoletar uma correcção, algo que aconteceria com ou sem notícia. por outro lado, uma notícia má, num mercado que caiu muito ou está em ascenção serve muitas vezes de catalizador para confirmar o movimento no sentido contrário á noticia. de resto pode dar para tudo o que significa que as noticias não podem ser causadores de movimento, ou melhor, definidoras de movimento.
a Grécia está no radar dos investidores há meses. é fantástico como o ser humano tem memória curta. ainda há 6 meses a grecia fazia cair o mercado, depois a Europa entrou num tremendo rally e a justificação foi o QE europeu (como se fosse uma grande novidade!). ninguem quiz mais saber da grécia, a não ser quando o mercado caía num dado dia...
o impasse na negociação dura há meses, mas os mercados subiram e só há 2 meses lateralizaram e corrigiram. corrigiram de um forte movimento de subida. a justificação para a queda podia ser perfeitamente apenas a tomada de mais-valias num movimento de 30% em 4 meses (!). mas não, é mais lógico e racional que seja a grécia
é fabuloso como séculos de bolsa não chegam para os investidores perceberem por A+B que as noticias nao movem mercados. é por estas e por outras que a bolsa nunca muda...
no caso do PSI, porque será que o raio da pseudo-notícia saiu logo no nivel de resistência? é isso que na MMO se deviam interrogar.
se um movimento está extenso, num estado de sobre comprado, uma noticia má serve para despoletar uma correcção, algo que aconteceria com ou sem notícia. por outro lado, uma notícia má, num mercado que caiu muito ou está em ascenção serve muitas vezes de catalizador para confirmar o movimento no sentido contrário á noticia. de resto pode dar para tudo o que significa que as noticias não podem ser causadores de movimento, ou melhor, definidoras de movimento.
a Grécia está no radar dos investidores há meses. é fantástico como o ser humano tem memória curta. ainda há 6 meses a grecia fazia cair o mercado, depois a Europa entrou num tremendo rally e a justificação foi o QE europeu (como se fosse uma grande novidade!). ninguem quiz mais saber da grécia, a não ser quando o mercado caía num dado dia...
o impasse na negociação dura há meses, mas os mercados subiram e só há 2 meses lateralizaram e corrigiram. corrigiram de um forte movimento de subida. a justificação para a queda podia ser perfeitamente apenas a tomada de mais-valias num movimento de 30% em 4 meses (!). mas não, é mais lógico e racional que seja a grécia

é fabuloso como séculos de bolsa não chegam para os investidores perceberem por A+B que as noticias nao movem mercados. é por estas e por outras que a bolsa nunca muda...
no caso do PSI, porque será que o raio da pseudo-notícia saiu logo no nivel de resistência? é isso que na MMO se deviam interrogar.
Ulisses Pereira Escreveu:Ontem as notícias sobre a Grécia foram más, o tom era de grande pessimismo e o PSI voou. A Grécia só interessa quando dá jeito
Abraço,
Ulisses
Na minha opinião acho que não é um assunto totalmente desprezável. Porque a questão da Grécia tem um nome: euro. Pode potenciar tendências e movimentos como aconteceu noutras alturas com outras coisas e outros temas. As notícias não justificam todos os movimentos de cotadas (por exemplo por vezes reagem a resultados) mas também não devemos singir-nos apenas à AT. Quem investe apenas com base em notícias é meio caminho para perder €. Há que conciliar os dois mundos.
Cumps
Ontem as notícias sobre a Grécia foram más, o tom era de grande pessimismo e o PSI voou. A Grécia só interessa quando dá jeito 
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
rsacramento Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:ter que fechar o gap
isso é um mito

Ontem e hoje assistiu-se a um ressalto depois de ter saído fora da BBmin no diário, bom para curtinhos.
Resta saber se tem força para passar a MA20 e se o RSI vai acima dos 50, senão prossegue o caminho anterior. Anda ali divagar a EMA200 que começa a inflectir para baixo. O fecho de hoje foi decepcionante.
No semanal o preocupante é mesmo o cruzamento da MACD o que me faz ficar de fora.
É ir acompanhando.
Resta saber se tem força para passar a MA20 e se o RSI vai acima dos 50, senão prossegue o caminho anterior. Anda ali divagar a EMA200 que começa a inflectir para baixo. O fecho de hoje foi decepcionante.
No semanal o preocupante é mesmo o cruzamento da MACD o que me faz ficar de fora.

Editado pela última vez por yaya em 11/6/2015 17:29, num total de 1 vez.
Para fazer o que o psi fez hoje mais valia não ter feito nada,estamos ainda em trend negativo e com gap para fechar,até deu para entrar short em algumas acoes para quem quisesse.Vamos ver os próximos tempos,se lateraliza e sobe ou continua o caminho descendente 

- Anexos
-
- PSI.png (80.24 KiB) Visualizado 5039 vezes
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
JohnyRobaz Escreveu:ter que fechar o gap
isso é um mito
Só acho que todas são influenciadas neste momento porque os investidores, que são quem faz na realidade mexer as cotações, estão neste momento mais focados no que se está a passar na Grécia que noutra coisa qualquer. Pelo menos é o que me parece... E falando especificamente na GALP, o que terá provocado tais subidas ontem e hoje de manhã? Com os volumes que foram?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Vamos olhar para os pesos pesados do PSI20 (GALP, JM, BCP, EDP, NOS, CTT e EDPr) que têm um peso no PSI20 de aproximadamente 70%.
Quais destas são influenciadas pela grécia? O bcp parece obvio que é influenciado, quanto às outras tenho bastantes duvidas de quanto influenciam.
Alguém pode dar uma ajuda?
Cumprimentos
Quais destas são influenciadas pela grécia? O bcp parece obvio que é influenciado, quanto às outras tenho bastantes duvidas de quanto influenciam.
Alguém pode dar uma ajuda?
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Não acham que a GALP vai ter que fechar o gap com que abriu?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
Este sobe e desce é bom para o trading.
Hoje até foi um dia bom para mim, posições abertas e fechadas no dia , embora hoje tivesse disponibilidade para acompanhar, o que não é frequente.
Hoje até foi um dia bom para mim, posições abertas e fechadas no dia , embora hoje tivesse disponibilidade para acompanhar, o que não é frequente.
- Registado: 29/11/2007 3:19
Não sei se a Grécia influencia a GALP, mas sei que tem influenciado o PSI 20 e por conseguinte ...
São tempos de sobe e desce ao sabor de rumores da Grécia!
São tempos de sobe e desce ao sabor de rumores da Grécia!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, almica, Bing [Bot], Burbano, cftomas, darkreflection, junas, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PiFer, Pmart 1, Rafael Abreu, slbnnbobadela, TTM62, Zecadiabo e 213 visitantes