PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
O Estóico Ocioso Escreveu:Sempre que vejo indicações que o Mercado poderá apresentar características da Física, lembro-me de Newton e da South Sea…
Ao que se diz, Newton não usava stops.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
- Registado: 27/7/2014 0:32
Uma das coisas que o Elias me ensinou (se estás a ver...um abraço) é a teoria DOW e como ele foi desenvolvendo as suas teorias sobre preços e a evoluçao dos mesmos!
Os padroes repetem-se...os comportamentos repentem-se...tudo parece um ciclo...e se no SP500 parece que se esta a repetir Fevereiro...no PSI20 podemos estar a repetir o Julho/Agosto do ano passado. Se se vai repetir...ja nao sei...mas ha boas hipoteses apesar de achar que existem grandes perigos para a nossa Bolsa...Cimpor out, Brisa out, PT é como se estivesse...Sonae.com tb, ESFG e BES foram de carrinho...o que sobra nao é muito interessante!
Convinha que nao retirassem a ES Saude...que os chinocas cotassem a Fidelidade...ou a Tranquilidade viesse para a Bolsa...mas pronto...isso sao outros 500 paus!
5800 é a zona a observar...indicadores a dar verde e MM20 ali um cadinho acima dos 5800...Até lá tudo bem...depois disso...é ver e tomar decisao...mas isto ta a ficar bonito!
Os padroes repetem-se...os comportamentos repentem-se...tudo parece um ciclo...e se no SP500 parece que se esta a repetir Fevereiro...no PSI20 podemos estar a repetir o Julho/Agosto do ano passado. Se se vai repetir...ja nao sei...mas ha boas hipoteses apesar de achar que existem grandes perigos para a nossa Bolsa...Cimpor out, Brisa out, PT é como se estivesse...Sonae.com tb, ESFG e BES foram de carrinho...o que sobra nao é muito interessante!
Convinha que nao retirassem a ES Saude...que os chinocas cotassem a Fidelidade...ou a Tranquilidade viesse para a Bolsa...mas pronto...isso sao outros 500 paus!
5800 é a zona a observar...indicadores a dar verde e MM20 ali um cadinho acima dos 5800...Até lá tudo bem...depois disso...é ver e tomar decisao...mas isto ta a ficar bonito!
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Os ursos são tramados...
Os brancos e os prados são os piores!
Bem, vamos ver onde se vai encontrar o vale desta onda. E o mais importante a força da reação.
"Existes mais mares que marinheiros" Portanto é ficar a ver o espectáculo...
Os brancos e os prados são os piores!

Bem, vamos ver onde se vai encontrar o vale desta onda. E o mais importante a força da reação.
"Existes mais mares que marinheiros" Portanto é ficar a ver o espectáculo...
- Anexos
-
- grafica de la onda.gif (9.29 KiB) Visualizado 5243 vezes
-
- 162318_Papel-de-Parede-Ondas-no-mar_800x600.jpg (66.58 KiB) Visualizado 5243 vezes
- Registado: 21/5/2014 22:06
yaya Escreveu:Muito bemAgora a MM9 acho que não tem assim tanta relevância no diário. MM20 é a mais importante. Volumes baixos e gaps...
vamos esperar por esta onda e ver onde atesta forças.
Um urso branco já está à espreita, esses costumam ser bravos...

- Registado: 26/7/2014 12:37
soso Escreveu:Estamos num momento importante......
Os volumes é que não estão a acompanhar....
Muito bem

jonas007 Escreveu:Caro Raposo,
O problema é que isto de "maquilhar" ou usar photoshop está na moda. Para tornar o pouco elegante em muito elegante.
Quantas empresas não escondem alguma coisa que seja!? Eu acho que nenhuma...
E então?!
Aí está mais um motivo para que a supervisão se faça a sério neste país e para que sejamos mais críticos quanto à sua ineficiência.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Caro Raposo,
O problema é que isto de "maquilhar" ou usar photoshop está na moda. Para tornar o pouco elegante em muito elegante.
- Anexos
-
- popo.png (315.56 KiB) Visualizado 5716 vezes
Está complicado isto...
A "Negociação da ES Saúde suspensa à espera de informação relevante" estamos sempre à espera de informação relevante.
A "Negociação da ES Saúde suspensa à espera de informação relevante" estamos sempre à espera de informação relevante.
À atenção da CMVM:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/empresa_espanhola_afunda_25_em_bolsa_por_prestar_declaracoes_contraditorias_ao_mercado.html
Problema detetado em junho, resolvido em meados de agosto. Mesmo assim os espanhóis criticam a lentidão do processo.
Não deveria ser preciso dizer mais nada, mas a avaliar pelo que leio aqui e ali neste Caldeirão, faço uma chamada de atenção para as informações (ou a falta das ditas) das nossas cotadas nos sítios de empresa e, mais grave ainda, no sítio da CMVM.
P.S.: Já agora, uns reparos para o trabalho (que é como quem diz...) da imprensa económica portuguesa:
Se nem os dados das empresas atualizam nos vossos sites, como é que estão em condições de ser o 4º poder nesta área?
Ficam à espera de denúncias a partir de dentro das diversas entidades?
E qual a independência dessas fontes?
Quem é que alimenta o Expresso com o 'caso BES' de há pelo menos 8 meses a esta parte?
Quando é que se dão ao trabalhinho de elaborar uma grelha de informações pertinentes e obrigatórias (uma check list) ir ver as falhas de informação na CMVM? Não haverá um estagiário que possa dar-se a esse trabalho?
E quando é que confrontam a rapaziada da política com as falhas dos nossos supervisores por falta de legislação adequada, por indefinição de poderes, por falta de meios e de pessoal e por incompetência de alguns dos seus membros?
E quando é que colocam as empresas de auditoria debaixo dos vossos holofotes?
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/empresa_espanhola_afunda_25_em_bolsa_por_prestar_declaracoes_contraditorias_ao_mercado.html
Problema detetado em junho, resolvido em meados de agosto. Mesmo assim os espanhóis criticam a lentidão do processo.
Não deveria ser preciso dizer mais nada, mas a avaliar pelo que leio aqui e ali neste Caldeirão, faço uma chamada de atenção para as informações (ou a falta das ditas) das nossas cotadas nos sítios de empresa e, mais grave ainda, no sítio da CMVM.
P.S.: Já agora, uns reparos para o trabalho (que é como quem diz...) da imprensa económica portuguesa:
Se nem os dados das empresas atualizam nos vossos sites, como é que estão em condições de ser o 4º poder nesta área?
Ficam à espera de denúncias a partir de dentro das diversas entidades?
E qual a independência dessas fontes?
Quem é que alimenta o Expresso com o 'caso BES' de há pelo menos 8 meses a esta parte?
Quando é que se dão ao trabalhinho de elaborar uma grelha de informações pertinentes e obrigatórias (uma check list) ir ver as falhas de informação na CMVM? Não haverá um estagiário que possa dar-se a esse trabalho?
E quando é que confrontam a rapaziada da política com as falhas dos nossos supervisores por falta de legislação adequada, por indefinição de poderes, por falta de meios e de pessoal e por incompetência de alguns dos seus membros?
E quando é que colocam as empresas de auditoria debaixo dos vossos holofotes?
Editado pela última vez por RaposoTavares em 19/8/2014 16:26, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
Estamos num momento importante......
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
jonas007 Escreveu:Volumes mesmo fraquinhos... Não temos força para quebrar este "galho", pelo menos nesta tentativa...
Atencao...pode subir sem volume...sao as compras a medo...tendo esgotado os vendedores...quem vai entrando aos poucos vai puxando o preço por falta de oferta...mas as compras nao sao muito volumosas porque nao ha camioes de dinheiro...porque lá está...ainda nao ha confirmacoes tecnicas nem sinais claros de retoma...
Mas nao quer dizer que nao suba...
É da vida...
Volumes mesmo fraquinhos... Não temos força para quebrar este "galho", pelo menos nesta tentativa...

A mim está me a parecer que vamos levar uma marretada.
Estava a reparar que não havia novas compras durante a manhã.

Estava a reparar que não havia novas compras durante a manhã.
Observando o gráfico, está num momento interessante... ou a tendência mudou mesmo ou está na hora de mais um tombo 

- Registado: 26/7/2014 12:37
Estou de volta, após um fim de semana prolongado.
Este nosso PSI parece umm queijo suiço.....
2 gap´s down...
2 gap´s up....
Qd puder ilustro com um gráfico.
Cumprimentos bolsistas
.
Este nosso PSI parece umm queijo suiço.....
2 gap´s down...
2 gap´s up....
Qd puder ilustro com um gráfico.
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
Muitas cotadas do PSI20 estão em situação semelhante... bons sinais no que diz respeito aos osciladores, vejo apenas uma pequena divergência nas subidas dos últimos dias que prende-se com o decréscimo do volume nas subidas. Bears a deixarem os Bulls respirar? não sei...
- Registado: 7/5/2014 13:33
Para mim...o PSI 20 fechou acima de uma patamar importante...tal como o ano passado...as proximas sessao ate ao fim de semana...podem dar indicações de um rumo ascendente (ou nao)...é importante manter-se acima dos 5600 pontos...ja se ve qq coisita no estocastico e no macd...
Tal como na SON...vejo aqui um possivel rumo ascendente...e optimisticamente...até nos graficos semanais...posso ver qq coisa...mas ai...ja tou a desejar e nao a inferir!!!!
Tal como na SON...vejo aqui um possivel rumo ascendente...e optimisticamente...até nos graficos semanais...posso ver qq coisa...mas ai...ja tou a desejar e nao a inferir!!!!
É da vida...
um bocado off-topic mas é um artigo interessante:
http://finance.yahoo.com/news/overvalue ... 00432.html
http://finance.yahoo.com/news/overvalue ... 00432.html
- Registado: 18/7/2013 15:16
yaya Escreveu:Primvs Escreveu:O que defines por inversãozita? 5 dias a subir X e outros 5 a descer X-Y?
duas semanas numa dada direccao...e depois logo se ve...é tipo onda...pode morrer...ou juntar-se a outra onda e fazer uma maior! É a maneira que eu vejo...dentro de uma tendencia maior, pode haver micro tendencias...que podem-se autoreforçar e alterar a tendencia dominante...ou entao serem absorvidas...
No curto prazo já inverteu há alguns dias. Médio longo/prazo é esperar. A MA20 aproxima-se ali nos 5.700/5.800 e quando as velas andam abaixo da MA20 a tendência continua de correção. É essa a razão para continuar cauteloso.
Isso tudo...mas aproxima-se numa zona que pode estar cheia de perdizes...e convem ter a carabina carregada para largar chumbo grosso se as perdizes vierem aos magotes

Ou entao...se nao vierem perdizes...pode sempre haver berbigao

Editado pela última vez por Primvs em 18/8/2014 16:55, num total de 1 vez.
É da vida...
Primvs Escreveu:O que defines por inversãozita? 5 dias a subir X e outros 5 a descer X-Y?
duas semanas numa dada direccao...e depois logo se ve...é tipo onda...pode morrer...ou juntar-se a outra onda e fazer uma maior! É a maneira que eu vejo...dentro de uma tendencia maior, pode haver micro tendencias...que podem-se autoreforçar e alterar a tendencia dominante...ou entao serem absorvidas...
No curto prazo já inverteu há alguns dias. Médio longo/prazo é esperar. A MA20 aproxima-se ali nos 5.700/5.800 e quando as velas andam abaixo da MA20 a tendência continua de correção. É essa a razão para continuar cauteloso.
O que defines por inversãozita? 5 dias a subir X e outros 5 a descer X-Y?[/quote]
É da vida...
Primvs Escreveu:yaya Escreveu:Primvs Escreveu:Cheira-me a uma inversaozita no psi20 e em algumas cotadas...é preciso ver o fecho de hoje...em algumas cotadas podem aparecer sinais mais claros de inversao...
Tou curioso para esperar pelo final do dia e ver os rabiscos
Acho que ainda é (muito) cedo para tirar essa conclusão, espera mais 2 ou 3 dias por esta onda e quando vires o estocástico a dar sinais de fadiga e o rsi a bater nos 50 verás. Aliás o gráfico mensal fala por sicom a MACD a apontar para baixo.
Uma semana não define uma tendência. Quando sobe dias seguidos é preciso deixar as emoções de fora e usar a cabeça.
De 2002 para cá houve apenas dois breakouts positivos no mensal: 2009 e 2012, portanto a curva não se inverte de um dia para o outro. Provavelmente lá para o final do ano...isto sendo optimista. Com o rsi abaixo da MA9 só posições curtas.
Fogo...antes de postar aqui algo...vou consultar um advogado não vá isto dar problemas!!! Mas a malta nao sabe ler? Inversaozita!!!!!!
Nao tou a dizer que isto em 2 semanas vai aos 8000 pontos!!! Fogo...largueza!!
Oh Yaya...falas ai de peito feito...mas lembro-me de ha uns meses atras os indicadores do BCP indiciam a queda e tu a carregares tipo Benfica...
O que te digo é que a AT é uma arte...e ha quem goste de impressionismo...outros do clássico e outros do cubismo!!!! Queres discordar...metes ai o grafico e os indicadores e mostra...nao mandes larachas!!! Especialmente porque todos somos humanos e erramos!
O que defines por inversãozita? 5 dias a subir X e outros 5 a descer X-Y?
yaya Escreveu:Primvs Escreveu:Cheira-me a uma inversaozita no psi20 e em algumas cotadas...é preciso ver o fecho de hoje...em algumas cotadas podem aparecer sinais mais claros de inversao...
Tou curioso para esperar pelo final do dia e ver os rabiscos
Acho que ainda é (muito) cedo para tirar essa conclusão, espera mais 2 ou 3 dias por esta onda e quando vires o estocástico a dar sinais de fadiga e o rsi a bater nos 50 verás. Aliás o gráfico mensal fala por sicom a MACD a apontar para baixo.
Uma semana não define uma tendência. Quando sobe dias seguidos é preciso deixar as emoções de fora e usar a cabeça.
De 2002 para cá houve apenas dois breakouts positivos no mensal: 2009 e 2012, portanto a curva não se inverte de um dia para o outro. Provavelmente lá para o final do ano...isto sendo optimista. Com o rsi abaixo da MA9 só posições curtas.
Fogo...antes de postar aqui algo...vou consultar um advogado não vá isto dar problemas!!! Mas a malta nao sabe ler? Inversaozita!!!!!!
Nao tou a dizer que isto em 2 semanas vai aos 8000 pontos!!! Fogo...largueza!!
Oh Yaya...falas ai de peito feito...mas lembro-me de ha uns meses atras os indicadores do BCP indiciam a queda e tu a carregares tipo Benfica...
O que te digo é que a AT é uma arte...e ha quem goste de impressionismo...outros do clássico e outros do cubismo!!!! Queres discordar...metes ai o grafico e os indicadores e mostra...nao mandes larachas!!! Especialmente porque todos somos humanos e erramos!
É da vida...
EuroSexy Escreveu:Em Abril/Maio ninguém sabia da actual queda.
Se olhasses para os indicadores e soubesses lê-los não dirias isso

Quem está ligado: