Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Xiça » 21/10/2013 11:22

O gráfico parece um tipico bump & run...está mesmo a jeito.

de qq forma estou dentro e enquanto não fraquejar limito-me a ir subindo o stop.
 
Mensagens: 255
Registado: 14/5/2011 18:59
Localização: 14

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Rosariom2014 » 21/10/2013 9:49

O mercado antecipa sempre as retomas da economia. Este é o indicador. Quando sairmos da crise "oficialmente" já o mercado de acções subiu mais de metade do valor que potencialmente subirá até máximos.
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por TheMolle » 21/10/2013 0:34

MAV8 Escreveu:
pc05 Escreveu:MAV8, tudo o que escrevi tem por base a expectativa futura. Mas posso formular a pergunta ao contrário, quais os catalisadores que farão subir a ação nos próximos meses?


O catalisador será o facto dos mercados, (são pessoas), acharem que a perspetiva de futuro é melhor do que o que temos agora...

...Se o futuro vai ser melhor vou comprá-lo !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mercado é isto:

"Tu" pensas que amanhã vai ser pior que hoje... - venda

"Eu" penso que a semana que vem vai ser melhor que hoje e que amanhã... - compra

"Eles" pensam muitas coisas diferentes em espaços temporais diferentes... - compram e/ou vendem

Se houver mais procura sobe, se houver mais oferta desce...

....Para mim o OE ou qualquer outra noticia, incidente, facto, etc... não tem nada a ver com isto ;) apesar de alguns dos intervenientes pensarem neles quando tomam decisões, há outros que não os levam em consideração e outros levam mas pensam neles no sentido inverso aos primeiros... O resultado de tudo isto é a cotação e é esse o meu catalisador - o movimento dos preços !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ps. eu nunca disse que a ação vai subir, aliás eu não faço e nunca fiz futurologia. Eu apenas quiz dizer que estavas a basear a tua analise num único facto (OE2014) e que essa não seria a melhor forma de analisar uma cotada.


:clap:

"O mercado é soberano!"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MAV8 » 20/10/2013 23:51

Desde 14 de Junho de 2012 que a cotação da Sonae está numa tendencia ascendente.

pc05, coloco a questão de outra forma, qual foi a altura em que o nosso (em portugal) poder de compra melhorou neste período para justificar este avanço da cotação, (150% de subida)?
Anexos
SON2.png
Diário
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MAV8 » 20/10/2013 23:46

pc05 Escreveu:MAV8, tudo o que escrevi tem por base a expectativa futura. Mas posso formular a pergunta ao contrário, quais os catalisadores que farão subir a ação nos próximos meses?


O catalisador será o facto dos mercados, (são pessoas), acharem que a perspetiva de futuro é melhor do que o que temos agora...

...Se o futuro vai ser melhor vou comprá-lo !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O mercado é isto:

"Tu" pensas que amanhã vai ser pior que hoje... - venda

"Eu" penso que a semana que vem vai ser melhor que hoje e que amanhã... - compra

"Eles" pensam muitas coisas diferentes em espaços temporais diferentes... - compram e/ou vendem

Se houver mais procura sobe, se houver mais oferta desce...

....Para mim o OE ou qualquer outra noticia, incidente, facto, etc... não tem nada a ver com isto ;) apesar de alguns dos intervenientes pensarem neles quando tomam decisões, há outros que não os levam em consideração e outros levam mas pensam neles no sentido inverso aos primeiros... O resultado de tudo isto é a cotação e é esse o meu catalisador - o movimento dos preços !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ps. eu nunca disse que a ação vai subir, aliás eu não faço e nunca fiz futurologia. Eu apenas quiz dizer que estavas a basear a tua analise num único facto (OE2014) e que essa não seria a melhor forma de analisar uma cotada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 20/10/2013 18:17

MAV8, tudo o que escrevi tem por base a expectativa futura. Mas posso formular a pergunta ao contrário, quais os catalisadores que farão subir a ação nos próximos meses?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3286
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MAV8 » 20/10/2013 17:54

pc05 Escreveu:
MAV8 Escreveu:
pc05 Escreveu:Será que com este OE 2014 existem razões para estar otimista em relação à Sonae no curto/médio prazo? A mim, não me parece....


OE - de Orçamento de Estado ou Orçamento de Sonae ?

Pc05, a análise fundamental estuda os fundamentais das empresas e as previsões dos mesmos mas não tem nada haver com movimentos de curto prazo, aliás ainda esta semana o Prémio Nobel da Economia foi entregue a 3 economistas que estudam os movimentos dos mercados. Um dos estudos de referência tem como objeto a falta de lógica nos movimentos de curto prazo das cotações. Outra das teses diz que os movimentos de longo prazo são previsiveis e racionais.

Também é comum a ideia de que os mercados antecipam as viragens da economia em meses ou mesmo anos...

Tendo em conta estes dados e pela experiência que vou ganhando, arrisco-me a dizer que o OE2014 não tem grande influência nos movimentos do mercado. Aliás o OE é um documento baseado em previsões que dificilmente estão corretas (como é hábito), pelo que será sempre pouco fiável.

Eu pessoalmente, confio muito mais nos mercados que em qualquer previsão dos economistas.

Abraço


A perda de poder de compra das famílias portuguesas, consequência de mais um OE (2014) que atinge (ainda mais) os seus rendimentos, não tem impacto nos resultados da Sonae? O essencial é esta parte .....


Penso que não entendeste o que eu quiz dizer...

No fundo o que eu disse é que este até podia vir a ser o pior ano para a economia, (não acredito), e para os resultados da Sonae mas que esse facto não implica que a cotação da SONAE desça, isto porque o investimento é sobre expectativas futuras e não sobre o que se está a passar na atualidade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por RML » 20/10/2013 14:09

Eu respeito todos os argumentos e todos são válidos.

Mas vamos a factos. Uma regra básica da economia, diz que quanto maior for a percentagem do rendimento gasta em alimentação por uma familia, menor é a sua qualidade de vida.

Portanto se nos estamos a basear no consumo para justificar subidas ou descidas das cotações, na minha ótica é uma forma errada de observarmos a realidade do mercado.

Bons negócios.
Cump`s

RML
 
Mensagens: 109
Registado: 19/11/2010 19:34
Localização: 10

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 20/10/2013 12:00

MAV8 Escreveu:
pc05 Escreveu:Será que com este OE 2014 existem razões para estar otimista em relação à Sonae no curto/médio prazo? A mim, não me parece....


OE - de Orçamento de Estado ou Orçamento de Sonae ?

Pc05, a análise fundamental estuda os fundamentais das empresas e as previsões dos mesmos mas não tem nada haver com movimentos de curto prazo, aliás ainda esta semana o Prémio Nobel da Economia foi entregue a 3 economistas que estudam os movimentos dos mercados. Um dos estudos de referência tem como objeto a falta de lógica nos movimentos de curto prazo das cotações. Outra das teses diz que os movimentos de longo prazo são previsiveis e racionais.

Também é comum a ideia de que os mercados antecipam as viragens da economia em meses ou mesmo anos...

Tendo em conta estes dados e pela experiência que vou ganhando, arrisco-me a dizer que o OE2014 não tem grande influência nos movimentos do mercado. Aliás o OE é um documento baseado em previsões que dificilmente estão corretas (como é hábito), pelo que será sempre pouco fiável.

Eu pessoalmente, confio muito mais nos mercados que em qualquer previsão dos economistas.

Abraço


A perda de poder de compra das famílias portuguesas, consequência de mais um OE (2014) que atinge (ainda mais) os seus rendimentos, não tem impacto nos resultados da Sonae? O essencial é esta parte .....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3286
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por joaoventura » 20/10/2013 11:15

ocart Escreveu:Penso que Sonae teve esta recuperação mais pela fusão nas telecomunicações do que pelo consumo nos Continentes ou outras areas de negócio. Mas a Sonae reage sempre com excessos nas subidas e descidas do Psi 20.


Eu acho que a Sonae subiu simplesmente porque tem estado a subir e a malta entrou com dinheiro lá! Eu entrei longo já há algum tempo, e não foi por venderem muito ou pouco ou assim assim.. Entrei porque quis comprar a um preço mais baixo para eventualmente vender a um preço mais alto!

E não sei porquê, mas penso que como eu, a maioria dos pequenos investidores são assim.. Portanto, as vendas, e os orçamentos de estado não são factores de entrada/saída, mas sim o preço da própria acção! :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 21/1/2011 13:02
Localização: Palmela

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MAV8 » 19/10/2013 23:56

pc05 Escreveu:Será que com este OE 2014 existem razões para estar otimista em relação à Sonae no curto/médio prazo? A mim, não me parece....


OE - de Orçamento de Estado ou Orçamento de Sonae ?

Pc05, a análise fundamental estuda os fundamentais das empresas e as previsões dos mesmos mas não tem nada haver com movimentos de curto prazo, aliás ainda esta semana o Prémio Nobel da Economia foi entregue a 3 economistas que estudam os movimentos dos mercados. Um dos estudos de referência tem como objeto a falta de lógica nos movimentos de curto prazo das cotações. Outra das teses diz que os movimentos de longo prazo são previsiveis e racionais.

Também é comum a ideia de que os mercados antecipam as viragens da economia em meses ou mesmo anos...

Tendo em conta estes dados e pela experiência que vou ganhando, arrisco-me a dizer que o OE2014 não tem grande influência nos movimentos do mercado. Aliás o OE é um documento baseado em previsões que dificilmente estão corretas (como é hábito), pelo que será sempre pouco fiável.

Eu pessoalmente, confio muito mais nos mercados que em qualquer previsão dos economistas.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 19/10/2013 21:14

Apagar sff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3286
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ocart » 19/10/2013 20:53

Penso que Sonae teve esta recuperação mais pela fusão nas telecomunicações do que pelo consumo nos Continentes ou outras areas de negócio. Mas a Sonae reage sempre com excessos nas subidas e descidas do Psi 20.
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ocart » 19/10/2013 19:36

Penso que Sonae teve esta recuperação mais pela fusão nas telecomunicações do que pelo consumo nos Continentes ou outras areas de negócio. Mas a Sonae reage sempre com excessos nas subidas e descidas do Psi 20.
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 19/10/2013 19:05

TheMolle Escreveu:E não acreditas que essa noticia já pode estar "incluida" no preço da acção?


Não me parece, até porque ainda existem muitas incertezas no ar. O OE 2014 ainda não está aprovado e o TC poderá chumbar algumas medidas, com implicações q poderão ser irreversíveis e levar a novo resgato, ou seja, mais cortes.... Acredito que tudo isto será incorporado aos poucos e à medida que tudo esteja fechado. Depois ainda temos o real impacto destas medidas na economia, até porque muitas das recentes previsões pecam por ser demasiado otimistas. No que toca à Sonae, uma nova quebra do consumo privado afectará certamente os seus resultados.
Editado pela última vez por PC05 em 19/10/2013 21:16, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3286
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por TheMolle » 19/10/2013 18:26

E não acreditas que essa noticia já pode estar "incluida" no preço da acção?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 19/10/2013 18:12

TheMolle Escreveu:E porque é que te parece que não pc05? ;) Podes fundamentar a tua opinião?


A fundamentação está à vista de todos:

Portugal corta mais no consumo
18 de Outubro, 2013

Retracção das famílias foi quase o dobro do total da economia e a mais elevada entre os países resgatados. Cortes previstos no OE2014 ameaçam nova travagem na componente com maior ‘peso’ no PIB.
Entre os países resgatados pela troika, as famílias portuguesas foram as que mais retraíram o consumo quando confrontadas com medidas de austeridade ou uma crise económica, um sinal de que os novos cortes de rendimento no Orçamento do Estado para 2014, via pensões e salários, podem ameaçar a retoma no próximo ano.

Segundo um documento do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, baseado em dados da Comissão Europeia, nos últimos cinco anos o ritmo de quebra do consumo privado em Portugal foi quase o dobro da contracção do resto da economia. Desde 2007, o consumo das famílias caiu 9,1% de forma acumulada, contra uma queda do PIB de 5,7%. A economia portuguesa viu ‘evaporarem-se’ neste período cerca de 15 mil milhões de euros em consumo privado.

Estes valores contrastam com os dos restantes países intervencionados pela troika. Na Irlanda e Grécia, a queda do consumo e do PIB seguiu ao mesmo ritmo, e em Espanha os gastos reduziram-se ligeiramente acima do produto. Itália, apesar de não resgatada, também entra na comparação: o consumo caiu abaixo da economia.

A ‘sensibilidade’ dos orçamentos das famílias portuguesas a cenários de cortes ou incerteza é assim superior à dos pares da periferia. Com a austeridade e a incerteza resultantes da crise de 2008, e depois com o resgate da troika, as famílias nacionais cortaram a fundo na compra de bens duradouros e alimentares, que atingiu mínimos históricos. O rendimento foi retido e aplicado em poupança.

As famílias portuguesas cortaram quase 10% do seu consumo desde 2007, apesar de uma menor austeridade do que a sofrida pela Irlanda e Grécia. As medidas de ajustamento em Portugal totalizaram até hoje 13% do PIB contra 20% do PIB na Irlanda e Grécia.

A maior apetência para cortar nos gastos é um problema que se agrava quando o consumo é a maior componente da economia portuguesa – segundo dados da Comissão Europeia, é responsável por 66% do PIB. Portugal é, a par da Grécia, dos países periféricos cujas economias mais dependem do consumo. Na Irlanda, os gastos das famílias representam apenas 47% do PIB e em Espanha cerca de 58%.

Com as medidas previstas para o OE2014 a atingirem de novo o rendimento disponível das famílias, o impacto na economia via consumo será negativo. Na semana passada, o Banco de Portugal e o Fundo Monetário Internacional reviram em alta as projecções para Portugal, estimando um crescimento de 0,8% e 0,6% em 2014, suportado na melhoria das exportações e numa menor quebra do consumo privado. Mas o Conselho Económico e Social considerou que estas previsões são “de realização incerta” e o Barclays estimou que Portugal irá falhar as metas do défice no próximo ano.


http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=88349
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3286
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por TheMolle » 19/10/2013 17:58

E porque é que te parece que não pc05? ;) Podes fundamentar a tua opinião?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 19/10/2013 15:40

Será que com este OE 2014 existem razões para estar otimista em relação à Sonae no curto/médio prazo? A mim, não me parece....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3286
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por joaoventura » 19/10/2013 11:56

A Sonae ontem passou o marco dos 1,00€ e manteve-se assim até ao fim da sessão (fechou a 1,02€).
Não estou a ver nenhuma razão para perder força! Mas no entanto será perfeitamente normal se baixar um pouco, até por causa daqueles que "sabem" que vai descer, e assim irão vender as suas acções a preços mais baixos.. Para todos os outros, é para isto que servem os stops! :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 21/1/2011 13:02
Localização: Palmela

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por TheMolle » 19/10/2013 1:47

Eu sei que sou novo nisto, mas realmente não fazia a mínima ideia de que quando se ouvem pessoas a comentar sobre acções, onde quer que seja, táxi, gasolineira, autocarro... as acções têm tendência em mudar de tendência!

Mas vou estar atento a esse indicador. ;)

Eu não sei se entre 2003 e 2004, (altura em que a Sonae SGPS teve um aumento de 200%) as pessoas falavam na rua sobre esta acção, mas se não falavam acho que deviam. :D Mesmo assim, depois disso ainda conseguiu valorizar outros 200% até 2007.

Não quero com isto dizer que esta acção vai valorizar 200, 100, 500%, nem tão pouco que o céu é o limite. O único ponto de vista que pretendo deixar claro é que, neste momento parece-me que não existe nenhum factor técnico objectivo que diga que a acção está a perder força, antes pelo contrário.

:idea:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Trolha2 » 19/10/2013 1:25

Boas,

Na bolsa não é por desejarmos muito que as coisas acontecem. =;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por luisfm80 » 18/10/2013 17:21

Eu, tal como disse ontem, sai hoje da SONAE e entrei na JM.

Desejo boa sorte a quem eatá na sonae... e a quem está na JM tb 8-)
 
Mensagens: 117
Registado: 11/10/2012 14:18

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por RML » 18/10/2013 17:12

luisfm80 Escreveu:Em minha opinião, o que se passou c o BES à uma semana, vai-se passar c a SONAE... Euforia euforia, toda a gente a falar disso e que vai subir até às nuvens e dps... uma queda brutal esta semana.

P.S. não foi um taxista, mas nem de propósito, hoje dp de almoço fui meter gasóleo e o gasolineiro estava a falar c um colega das ações da SONAE...



Vamos lá esclarecer uma coisa, a expressão do taxista falar sobre ações, subentende-se que na gíria o tema das ações esteja bastante sonante (toda a gente a ganhar rios de dinheiro, noticias constantes a falar do mesmo assunto, bla, bla, bla); mas isso por norma acontece quando existe um final de bull market. Agora nós aqui no nosso psi20, atualmente devem ser mais os prejuízos que os lucros, pois nem o próprio MESTRE ULISSES, vestiu por completo o fato de touro.

Portanto há que seguir os indicadores fundamentais na AT e não os rumores de acontecimentos.

Entrei hoje na SONAE.
Cump`s

RML
 
Mensagens: 109
Registado: 19/11/2010 19:34
Localização: 10

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Prince1979 » 18/10/2013 17:01

Fechou acima de 1 euro...

Acho que o taxista que toda a gente deve esperar é aquele que vai fazer a conference call a 15 de Novembro para a apresentação dos Resultados Consolidados dos Primeiros Nove Meses de 2013.

Deixando a análise técnica para o Ulisses e demais especialistas, o que me apraz referir é em termos de dinâmica, temos neste mês de Outubro:

- Plano de expansão da Modalfa - agora com o Re-branding "MO" - Portugal consolidado, abertura em Malta e Canárias.
- Plano de Expansão da Worten - abertura de mais uma loja em Espanha, na cidade de Almeria (a segunda loja nesta cidade)
- Plano de Expansão da Zippy - abertura de lojas na Jordânia e nos Estados Unidos América (Estado Nova Yorque)
- Plano de Expansão da Continente- abertura de mais 2 lojas na Madeira, mais 4 lojas no continente - Cacém, Alvalade, Caneças, e Vizela
- Plano de expansão da Sonae Sierra - abertura (maio) de um centro comercial em Londrina, no Brasil, e as inaugurações previstas, ainda para este mês, em Solingen (Alemanha) e em Goiânia (Brasil), num investimento total superior a 370 milhões de euros
- Sonaecom: Optimus vai lançar loja de apps no Google Play e a ZON lança novo serviço de quadruple play na próxima terça-feira.

Acho que a cotação é apenas um espelho desta dinâmica.
Quanto aos resultados a apresentar em 15 de Novembro, relembro as palavras do responsável máximo da Sonae Sierra, que sublinhou que já são visíveis a nível de tráfego, a melhoria do clima económico em Portugal e consequente impacto no retalho.

Cump,
Helder
"The Future´s uncertain and the end is always near..."
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 14:21
Localização: Foz do Douro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Metalor, PXYC e 10 visitantes