Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por PIKAS » 13/8/2013 21:33

correia1978 Escreveu:só tem 2 toques válidos.
o possível terceiro "toque" (não válido) poderá ter sido feito hoje.

Viva,
Mas é isso que eu pretendi transmitir.
Ou passa e essa linha não vale nada ou bate e retrocede e detectamos uma resistência relevante.
Claro que só amanhã saberemos.
Amanhã... atenção. Pessoalmente não sou muito favorável a números demasiado fixos.
Sou mais pelas zonas. Pode perfeitamente passar alguns ticks, numa, duas ou até três sessões, depois retrocede e acabamos numa picture mais alargada por concluir que não rompeu o que será uma resistência.
Para quem negoceia sobre suportes e resistências a situação é interessante ( e potenciadora de uns aérios... )
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por TheMolle » 13/8/2013 21:02

Muito obrigado meus senhores ;-)

Sempre a aprender!

Registado: 19/7/2013 19:23

por rsacramento » 13/8/2013 19:35

TheMolle Escreveu:
Porquê rsacramento? Tem os topos muito próximos?

como o último toque não conta (não sabemos qual a direcção que vai tomar), só tem 2 toques, para efeitos de AT
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por C0rr3i4 » 13/8/2013 19:34

TheMolle Escreveu:
rsacramento Escreveu:
PIKAS Escreveu:Boas,
(...)
O problema é que amanhã vai ter deixar para tràs a LTD ( 0,85 ) que está no gráfico.
(...)

essa linha que referes como ltd não tem qualquer relevância técnica

só tem 2 toques válidos.

o possível terceiro "toque" (não válido) poderá ter sido feito hoje.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por TheMolle » 13/8/2013 19:31

rsacramento Escreveu:
(...)
O problema é que amanhã vai ter deixar para tràs a LTD ( 0,85 ) que está no gráfico.
(...)

por ghorez » 13/8/2013 19:16

spiffle Escreveu:Olá ghorez. Não concordo inteiramente com a tua visão.
O rácio de transformação do BES é 125%. Bem mais elevado que os 101% do BPI, é certo. Mas, desde junho de 2012 desceu dos 147% para os actuais 125% e sem redução significativa da carteira de crédito. A redução deste rácio ocorreu do lado do denominador, pelo aumento dos depósitos, o que é bastante positivo.

Mas mais que isso, o BES não tem necessidade alguma de desalavancar o negócio (a não ser por imposição de regras de supervisão. Não tenho certeza mas acho que é suposto este rácio estar em 120% em 2014), ao contrário dos outros bancos que face ao reembolso dos Cocos terão de aumentar significativamente a sua almofada de Capital.

Os 137% (o maior de entre os grandes bancos portugueses) vi no relatório de contas de 2012. Entretanto não tive tempo para me actualizar. Peço desculpa pela imprecisão.

Registado: 25/9/2012 10:49

por rsacramento » 13/8/2013 18:59

(...)
(...)

menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por PIKAS » 13/8/2013 18:29

Boas,

Na minha opinião, o que se passar amanhã vai ditar o rumo para o curto prazo.
Hoje, andou muito tempo a " roer " em cima da MMA200 e depois pulou com alguma facilidade.
Se conseguir, só encontra dificuldade nos 0,94. Se não conseguir, a minha opinião é que a zona dos 0,72 será o seu provável destino.

Imagem

Curioso é que o BCP também está numa situação muito parecida. Hoje fechou um tudo nada acima de uma LTD de médio.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por fjcbolsa » 13/8/2013 17:04

JPinela Escreveu:espero que sim.....
o meu feeling é que amanha deve dar um pequeno recuo... à boleia dos resultados da pt.
espero estar errado (longo no BES).
abr.

pode haver recuo, mas da ultima vez que o RSI no diário subiu acima dos 70, deu belas subidas.
Saí a 0,805€, e reentrei hoje a 0,82€ com metade da posição, o meu feeling é que vaí dar subidas
Anexos
BES.JPG

Registado: 24/11/2010 10:03

por JPinela » 13/8/2013 16:46

espero que sim.....
o meu feeling é que amanha deve dar um pequeno recuo... à boleia dos resultados da pt.
espero estar errado (longo no BES).
abr.
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)

http://pinelasgarden.blogspot.com/

Registado: 29/5/2009 18:22

por Rafgopt » 13/8/2013 16:40

Parece-me que esta meia hora final foi mais uma demonstração de força.

No último mês já vai com uma valorização de 45%.
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por _Noah » 13/8/2013 5:06

Para mim, o Bes vai corrigir no curto prazo :-k :

Imagem

O movimento descendente iniciado em Janeiro último, apenas teve um movimento de correção, "normal", antes de Julho, visto durante Maio e Junho, o Bes ter perdido bastante valor. Atingindo o mínimo de € 0,52 a 03.07.2013.

A correção que pressinto se deve à divergência existente no MACD assinalada! Não quero ser profeta da desgraça :twisted: , mas vou acompanhando, já que, não estou dentro do Bes, mas dependendo do movimento, poderei equacionar uma entrada, dependendo do movimento de coreção a "registar".

Os "states" estão já a corrigir há 3, 4 sessões. Embora os analistas afirmem que a recessão acabou no velho Continente, (Europa), e irão se iniciar movimentos ascendentes nestes mercados, não creio que as subidas nos índices Europeus sejam para continuar :!: .

Boa sorte para quem está dentro..... Veremos se o BES passa a Ltd descendente :wall:

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por spiffle » 13/8/2013 3:20

Renegade Escreveu:Tinha entrado nos 0.78 há mais de um mês, mantive-me calmo durante as quedas bruscas e vendi hoje a 0.805.

Ter calma e não entrar em pânico poupa-nos dinheiro na bolsa...

Relativamente a isto de lidar com a psicologia da coisa, gostava de deixar a minha experiência dado que sou novato por estas andanças e ainda ando a aprender a lidar com a adrenalina disto tudo. :)
Apesar de já ter lido muito e estudado acerca do assunto, fiz o meu primeiro trade no ano passado em Junho.
Antecipava-se um possível pedido de resgate em Espanha, e dado análise que fiz do comportamento das cotações dos bancos imediatamente após o pedido de ajuda de Portugal e da Grécia, decidi comprar BCP e BES. A expctativa era fechar a posição no BCP imediatamente após o pedido de resgate(acabou por não ser exactamente um pedido de resgate mas foi parecido) e manter o BES numa perspectiva da mais longo prazo. De facto, ambas as acções subiram bastante nos dias seguintes, eu vendi a posição no BCP e mantive a posição no BES, tal como inicialmente pensado. Mas, após isso veio a correcção que apesar de esperada não consegui aguentar e manter-me fiel à estratégia inicial. Fechei a posição a perder. O que ganhei com o BCP acabou por compensar e não perdi dinheiro no global mas devia ter mantido a estratégia inicial e se o tivesse feito teria obtido ganhos bem altos (comprei BES a 0.52 na altura).
Estava certo na expectativa que tinha mas sucumbi à pressão dos mercados. :\

Serviu para comprovar na primeira pessoa que de facto, não é fácil... :D

Registado: 21/3/2011 17:52

por spiffle » 13/8/2013 2:55

Penso que o problema maior do BES neste momento está na margem financeira.

Ao que parece, relacionada com custos de financiamento:

mcarvalho Escreveu:Goldman Sachs revê banca portuguesa e sobe preço-alvo do BES
06 Agosto 2013, 13:57 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

(...)

BES – ... “mix” de financiamento “continua dependente de fontes mais voláteis.

por spiffle » 13/8/2013 2:38

ghorez Escreveu:
Federer Escreveu:Boas pessoal. Sou um pequeno investidor. Tenho BES na carteira. Dadas as subidas dos últimos tempos, e a estabilização de 6a e hoje, qual é o rumo que julgam que a açao pode tomar e ja agora o porquê.

Olhando para o relatório de contas e vendo o rácio de transformação que eles ainda têm (talvez o pior dos grandes bancos portugueses..) eu pessoalmente não comprava. O BES tá com um problema que é ter muito crédito e poucos recursos. Ou vão atrair investimento/recursos de alguma maneira..ou então vão ter que reduzir os créditos. Se reduzirem fortemente os créditos, provavelmente o produto bancário diminuirá...receitas vão descer. Enfim. Têm muito trabalhinho pela frente (na minha humilde opinião).

Olá ghorez. Não concordo inteiramente com a tua visão.
O rácio de transformação do BES é 125%. Bem mais elevado que os 101% do BPI, é certo. Mas, desde junho de 2012 desceu dos 147% para os actuais 125% e sem redução significativa da carteira de crédito. A redução deste rácio ocorreu do lado do denominador, pelo aumento dos depósitos, o que é bastante positivo.

Mas mais que isso, o BES não tem necessidade alguma de desalavancar o negócio (a não ser por imposição de regras de supervisão. Não tenho certeza mas acho que é suposto este rácio estar em 120% em 2014), ao contrário dos outros bancos que face ao reembolso dos Cocos terão de aumentar significativamente a sua almofada de Capital.

Esta questão dos cocos penso ser preponderante aqui. Se analisarmos os rácios core TierI dos bancos nacionais, o BES tem os rácios mais baixos mas não tem cocos nos cálculos. É que esse capital que está lá a contar para as contas do Tier I vai ter que ser reembolsado, ou seja, substituído por capital próprio(realmente próprio). Este factor permite ao BES neste momento alavancar mais o negócio que os outros e com uma retoma económica poderá retirar mais proveito disso.
Esta é a minha visão que não sei se é inteiramente correcta, se me escapa alguma coisa...

Mas de facto, a retoma ainda não é certa e a maior exposição dá para os dois lados...

Obrigado!

por Federer » 13/8/2013 0:55

Hjor obgd plas ideias. Vou estar atento aos próximos dias...

Registado: 11/1/2013 0:22

por HJOR » 12/8/2013 23:59

Federer Escreveu:
HJOR Escreveu:
Federer Escreveu:Boas pessoal. Sou um pequeno investidor. Tenho BES na carteira. Dadas as subidas dos últimos tempos, e a estabilização de 6a e hoje, qual é o rumo que julgam que a açao pode tomar e ja agora o porquê.

Caro Federer.
Como disse anteriormente o preço continua dentro de um intervalo alvo para o fim de uma W5 of 5 de grau inferior.
A referida W5 teve início no dia 03/07.
O alvo seguinte encontra-se acima da SMA(200) e pela vela de hoje poderá estar eminente o início de uma correcção.
Assim sendo, o melhor que se pode fazer é ajustar o stop.
Abraço.

HJOR obgd antes de mais. Mas n sou gde entendido. Vi o teu gráfico do outro dia. Esse W5 de grau inferior significa exactamente o k? Havendo uma correção é algo curto (até 0,7) ou será suposto ir mais abaixo? E o fato de tar a aguentar mesmo qd os outros descem n poderá significa q a açao esta com força?

Caro Federer.
Terminada uma onda do tipo W5 existe uma correcção do tipo ABC ou até mesmo uma W5.
Desta forma, é muito prematuro estar a definir um alvo mas considerando que a correcção é iniciada na próxima sessão, pode ir até ao valor que mencionou ou até mesmo aos € 0,520 ou mais abaixo.
Abraço
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Federer » 12/8/2013 23:50

ghorez Escreveu:

Olhando para o relatório de contas e vendo o rácio de transformação que eles ainda têm (talvez o pior dos grandes bancos portugueses..) eu pessoalmente não comprava. O BES tá com um problema que é ter muito crédito e poucos recursos. Ou vão atrair investimento/recursos de alguma maneira..ou então vão ter que reduzir os créditos. Se reduzirem fortemente os créditos, provavelmente o produto bancário diminuirá...receitas vão descer. Enfim. Têm muito trabalhinho pela frente (na minha humilde opinião).

Obgd ghorez. A minha Ideia não é reforçar, é mais ter uma ideia se devo manter ou desistir da posição até "novas núpcias"

por Federer » 12/8/2013 23:47

HJOR Escreveu:

Caro Federer.
Como disse anteriormente o preço continua dentro de um intervalo alvo para o fim de uma W5 of 5 de grau inferior.
O alvo seguinte encontra-se acima da SMA(200) e pela vela de hoje poderá estar eminente o início de uma correcção.
Abraço.

HJOR obgd antes de mais. Mas n sou gde entendido. Vi o teu gráfico do outro dia. Esse W5 de grau inferior significa exactamente o k? Havendo uma correção é algo curto (até 0,7) ou será suposto ir mais abaixo? E o fato de tar a aguentar mesmo qd os outros descem n poderá significa q a açao esta com força?

por ghorez » 12/8/2013 23:23

Registado: 25/9/2012 10:49

por HJOR » 12/8/2013 23:16

Caro Federer.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Federer » 12/8/2013 23:04

Boas pessoal. Sou um pequeno investidor. Tenho BES na carteira. Dadas as subidas dos últimos tempos, e a estabilização de 6a e hoje, qual é o rumo que julgam que a açao pode tomar e ja agora o porquê.

por mpfreitas » 10/8/2013 18:11

Momenta Escreveu:
HJOR Escreveu:
Momenta Escreveu:
HJOR

O alvo em causa são os €0,80? O Negócios apresenta mm200 em €0,83. Confirmas este valor?

Obrigado.

Caro Momenta.
A zona alvo, que falo, foi atingida hoje e situa-se nos € (0,811 - 0,798).
A SMA(200) para o fecho de ontem apresenta o valor de € 0,834 (fonte: prorealtime)
O próximo alvo situa-se entre os € (0,870 - 0,851) mas com a SMA(200) pelo meio e os máximos entre os dias 9 e 28 de maio.
Recomendo cautela porque poderá ocorrer um movimento de correcção.
Abraço.

Obrigado.

As mãos fraquejaram e antecipei o fecho da posição, fiquei com dúvidas que tenha força para chegar lá. Entretanto podemos ver que fez um doji, portanto, o touros já estão a perceber que há uma zona de resistência por perto. O final já cheirou a mais-valias (outros mãos fracas como eu...). Mas pronto, não me posso queixar de um trade com 6% de ganho numa semana...
Abraço

Mas essa tomada de algumas mais valias , é perfeitamente natural depois de ter estado com menos valias(potenciais) ...consideráveis.

Eu Aliviei ... 50% da posição :wink:

Registado: 18/5/2007 22:03

por KIMBALA » 10/8/2013 13:47

Renegade Escreveu:Desta vez fiz o contrário do que fiz no "tombo" anterior depois da grande subida do início do ano. Entrei pelos 0.80-0.85 (não me recordo ao certo) e aquilo começou a descer ravina abaixo. A certa altura, não quis suportar mais perdas e vendi com prejuízo considerável.

Desta vez, foi igualzinho, mas não quis perder outra vez dinheiro. Entrei nos 0.78 convencido que agora é que ele iria para os 0.90, mas saiu-me novamente furado o plano. Foi por ali abaixo, mas desta vez, esperei, esperei, esperei... e ele lá subiu. Vendi com lucro nos 0.805.

Porque vendi agora? Depois de subir tanto, tanto e tão rapidamente agora, deve haver uma correção pequena. Entrarei de novo se descer um pouco.

Boa tarde,

deixa-me dar a minha opinião, tendo em conta a forma como eu negoceio. Não há formas perfeitas de negociar, mas consigo compreender melhor uma saída com perda (descrita por ti no primeiro trade) do que um acumular perdas até sabe-se lá quando. O que é certo é que te correu bem desta segunda vez mas como todos sabemos nem sempre é assim. Já pensaste entrares e colocar logo um stop num valor que para ti é aceitável perder? Já pensaste rever esse stop em caso de subida para garantires pelo menos um trade nulo? E depois disso deixar o trade andar até ao teu ponto de saída, com eventuais revisões dos stops para perda nula caso te apercebas que a tendência pode estar a mudar, ou que o papel investido poderá estar a fragilizar?
Normalmente é o que eu faço e algumas vezes acabo por ter trades a ganhar muito pouco, quase nada mesmo :)(esta semana por exemplo entrei na edp e sai com um ganho de 0,98 euros LOL já com as respectivas comissões descontadas). Porque? Porque "jogo" no inicio de cada trade de forma muito cautelosa com stops muito apertados, mas acredita que em nenhum trade (tirando situações extremas como foi com a situação do Paulo Portas onde mesmo com o STOP não me livrei de 10% de perda no BPI) tenho perdas significativas, pois em cada trade coloco logo o meu stop.

Posto isto, e dado que aparentemente o mercado voltou a dar sinais que está bullish (há por ai diferentes opiniões mas esta é apenas a minha) penso que poderias perfeitamente ter colocado um stop para perda nula (logo acima do valor de compra que te permitisse pelo menos recuperar as comissões) e deixar os lucros aumentar.

Cumps,
MAV

Registado: 24/8/2009 17:17

por TheMolle » 10/8/2013 2:57

Renegade, e assim tiveste o teu ganho. Isso é o mais importante. Definiste a tua estratégia e o teu ponto de saída. Achas te conviniente, saiste e tiveste ganho. Ponto.

Agora, o que eu e muitos outros participantes deste forúm te podemos aconselhar é a melhorares as tuas ferramentas de análise, ou o quer que utilizes para fundamentar as tuas posições, porque me parece que com isso poderias aumentar significativamente os teus ganhos e minimizar também significativamente as tuas perdas.

Mas esse é um trabalho que tens de ser tu a fazer, quando tu achares (ou sentires) que o deves fazer.

Neste processo tudo é aprendizagem. Mas nunca te esqueças: "mais vale perder um ganho, do que ganhar uma perda!" 8-)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 266 visitantes