Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Renegade » 9/8/2013 23:16

Desta vez fiz o contrário do que fiz no "tombo" anterior depois da grande subida do início do ano. Entrei pelos 0.80-0.85 (não me recordo ao certo) e aquilo começou a descer ravina abaixo. A certa altura, não quis suportar mais perdas e vendi com prejuízo considerável.

Desta vez, foi igualzinho, mas não quis perder outra vez dinheiro. Entrei nos 0.78 convencido que agora é que ele iria para os 0.90, mas saiu-me novamente furado o plano. Foi por ali abaixo, mas desta vez, esperei, esperei, esperei... e ele lá subiu. Vendi com lucro nos 0.805.

Porque vendi agora? Depois de subir tanto, tanto e tão rapidamente agora, deve haver uma correção pequena. Entrarei de novo se descer um pouco.

Registado: 12/9/2011 14:15

por TheMolle » 9/8/2013 20:24

Por mais que se leia e se aprenda, há sempre um factor importantíssimo que diz respeito ao discernimento mental, o psicológico. Esse é individual e é onde reside grande parte da "chave" para o sucesso.

Até se pode testar muito em simuladores, mas quando chega o momento de negociar com dinheiro a sério, sendo do próprio ou não, aí a história é outra. Ou então não :)

O que quero com isto dizer, é que, acima de tudo, o importante é ter lucro, com menores ou maiores perdas. Obviamente que haverá muita aresta a limar para quem quer ter ganhos consistentes, sustentados e (se possível) volumosos. Pessoalmente aconselho cada trader a procurar o máximo de fundamento possível para cada acção que toma. Isso ajudará a diminuir o stress, e provavelmente a sustentar a opção, conseguindo controlar melhor o tal factor psicológico.

Nunca esquecer a regra: "mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda!" Caso haja perdas, que se aprenda com elas.

Este mundo da bolsa é fantástico e aliciante!

Relativamente ao BES ( :D ) que grande semana! Se soubesse há uma semana o que sei hoje... :-"

Registado: 19/7/2013 19:23

por Momenta » 9/8/2013 19:44

HJOR Escreveu:
Momenta Escreveu:
HJOR

O alvo em causa são os €0,80? O Negócios apresenta mm200 em €0,83. Confirmas este valor?

Obrigado.

Caro Momenta.
A zona alvo, que falo, foi atingida hoje e situa-se nos € (0,811 - 0,798).
A SMA(200) para o fecho de ontem apresenta o valor de € 0,834 (fonte: prorealtime)
O próximo alvo situa-se entre os € (0,870 - 0,851) mas com a SMA(200) pelo meio e os máximos entre os dias 9 e 28 de maio.
Recomendo cautela porque poderá ocorrer um movimento de correcção.
Abraço.

Obrigado.

As mãos fraquejaram e antecipei o fecho da posição, fiquei com dúvidas que tenha força para chegar lá. Entretanto podemos ver que fez um doji, portanto, o touros já estão a perceber que há uma zona de resistência por perto. O final já cheirou a mais-valias (outros mãos fracas como eu...). Mas pronto, não me posso queixar de um trade com 6% de ganho numa semana...
Abraço

Registado: 6/10/2011 13:34

por dfviegas » 9/8/2013 17:12

E porque é que vendeste hoje? nesta altura que o psi está a dar sinais de alguma força.

Podias ter colocado um stop, ter comprado lá mais abaixo e agora o lucro era maior. Ok falar é facil :-)

Há por aqui um gráfico que explica o teu comportamento, o teu e de muito outros eu inclusive. Mas lá diz o ditado faz o que eu digo não faças o que eu faço.

Abraços e boas entradas e melhores saidas ;-)

Registado: 29/11/2007 2:53

por Oberon » 9/8/2013 16:54

Com todo o respeito, não me parece que seja a conclusão que deverias retirar... Algo aí correu mal, ou a entrada ou a ausência de saída... Se tivesse acontecido o que muitos agoiravam estarias facilmente a perder mais de 50%. Como estratégia de proteção de risco parece-me que existiram erros sobre os quais deverias refletir.

Mas enfim, é apenas a minha opinião.

Abraço e bom fds

Registado: 14/4/2011 15:12

por Renegade » 9/8/2013 16:40

Tinha entrado nos 0.78 há mais de um mês, mantive-me calmo durante as quedas bruscas e vendi hoje a 0.805.

Ter calma e não entrar em pânico poupa-nos dinheiro na bolsa...

Registado: 12/9/2011 14:15

por HJOR » 9/8/2013 14:26

Momenta Escreveu:
HJOR Escreveu:
mcarvalho Escreveu:começa a descansar ou a hesitar ... para cima ou para baixo? . preto ou vermelho?

talvez para baixo ..pela tendencia intraday

Na sessão de ontem quase que atingia o primeiro alvo previsto desde a recuperação do dia 7 de agosto, embora fosse possível atingir a SMA(200) pela força demonstrada nas duas sessões anteriores.
Hoje encontra-se, até à data, a marinar sobre a zona alvo.

HJOR

O alvo em causa são os €0,80? O Negócios apresenta mm200 em €0,83. Confirmas este valor?

Obrigado.

Caro Momenta.
A zona alvo, que falo, foi atingida hoje e situa-se nos € (0,811 - 0,798).
A SMA(200) para o fecho de ontem apresenta o valor de € 0,834 (fonte: prorealtime)
O próximo alvo situa-se entre os € (0,870 - 0,851) mas com a SMA(200) pelo meio e os máximos entre os dias 9 e 28 de maio.
Recomendo cautela porque poderá ocorrer um movimento de correcção.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Momenta » 9/8/2013 14:09

HJOR Escreveu:
mcarvalho Escreveu:começa a descansar ou a hesitar ... para cima ou para baixo? . preto ou vermelho?

Na sessão de ontem quase que atingia o primeiro alvo previsto desde a recuperação do dia 7 de agosto, embora fosse possível atingir a SMA(200) pela força demonstrada nas duas sessões anteriores.

HJOR

Obrigado.

por mcarvalho » 9/8/2013 13:31

exacto Hjor

já são 10 000 000 de marinação.. vamos lá a ver se aguenta e sobe

:wink:
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por HJOR » 9/8/2013 12:47

por mcarvalho » 9/8/2013 11:10

começa a descansar ou a hesitar ... para cima ou para baixo? . preto ou vermelho?

mcarvalho

por TheMolle » 9/8/2013 0:08

O padrão que se formou nos dias 6 e 7 poderá ser considerado um Engulfing?

Realmente este BES tem surpreendido, mas mesmo assim estou receoso! Parece-me também que quebrou de vez, e com volume, a LTD que pode ser traçada a partir do máximo de 11 Janeiro. Estarei a ver bem?

Obrigado!

Registado: 19/7/2013 19:23

por Dialmedia » 8/8/2013 23:55

Gráfico actualizado do BES em anexo.

Na último gráfico que coloquei do BES tinha referido que a zona dos 0,70€ seria, na minha opinião, a fronteira que delineava a tendência bull/bear de curto-prazo no BES. O BES penso que tecnicamente rompeu esta linha correctamente: Fez uma primeira tentativa falhada no dia 23 de Junho, na sessão seguinte fecha acima nos 0,707€, três sessões depois em intradiário quebra essa linha mas termina o dia perto de máximos, fez um higher low a na sessão de dia 6 nos 0,725€ e hoje voltou à carga para norte.

Agora as próximas sessões confesso que estou curioso. A zona dos 0,80€ a 0,90€, apesar de ter uma amplitude considerável de 10 cêntimos (12%), o BES nunca esteve muito tempo a cotar dentro deste intervalo, ou seja, sempre foi uma zona de correcção/inversão rápida de tendência (Ex: Abril 10 e 11; Março 4 e 5) ou zona de fortes subidas/fortes quedas (Ex: Abertura a 0,928€ no dia 25 de Março e fecho a 0,785€ logo no dia 27). Mesmo olhando mais atrás para 2012 e 2011 é engraçado reparar que aconteceu o mesmo. Chamemos-lhe a Via Verde entre Bull e Bear do BES, a cor combina e tudo.

Supondo que este comportamento se mantêm, e tendo em conta que a tendência é ascendente, isto significa que os 0,90€ poderão ser um alvo a testar muito brevemente ou, no caso mais bear, que algures após entrar nesta zona o BES corrige significativamente. Parece um target muito elevado mas como eu vos mostrei o BES comporta-se assim nesta zona. Ainda assim só considero que estes cenários estão em cima da mesa após um fecho acima dos 0,80€ o que ainda não ocorreu.

Cumps.
Anexos
BES 0,8 0,9 VIA VERDE BULL BEAR.png
BES 0,8/0,9 VIA VERDE BULL/BEAR

Registado: 26/1/2007 17:07

por Momenta » 8/8/2013 19:05

Será abuso pedir o favor de um forista postar um gráfico diário do BES, pf?
E opiniões sobre resistências?
Obrigado

por Rafgopt » 8/8/2013 9:53

Está com um volume bem jeitoso, 6 milhões em menos de 2 horas de negociação...
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por Momenta » 7/8/2013 19:19

Que belo fecho!
Agora tem um desafio importante: ou supera o fecho de €0,755 de 01/08 ou faz um duplo topo, que assusta sempre os investidores.

por richboy » 7/8/2013 16:46

de 0,717 a 0,75 efetivamente so o bes para conseguir esta proeza nesta altura que nem no bcp querem tocar...e o banif prestes s desmoronar! esperemos que não seja mais uma entrada curta!

Registado: 10/7/2013 18:37

por HJOR » 7/8/2013 14:14

Hugoaf Escreveu:Fica a minha opnião

Acho que o movimento corretivo não está terminado isto porque...

o MACD Histograma ainda está a decrescer, significando q os touros tao a perder força( de curto prazo), o MACD por parece querer dar sinal de venda (ainda está um pouco longe)...

Se considerarmos um H&S em abril/maio, entao tipicamente depois de quebrar ao neckline, a ação normalmente tem uma reação contraria ao neckline, isto é... com o h&S a dar sinal de inversão de tendencia, após a quebra dos 0,64(+o-) como neckline a ação tende a retrair novamente a essa zona para uma posterior continuação da subia..

Costumo usar os envolopes como definição de targets e normalmente quando são quebrados a ação tende a inverter...

ms é apenas a minha opiniao

PS: o 2º print é do final do dia de ontem, de momento não tenho acesso a plataforma, só o coloquei apenas para mostrar os envelops e a reação do preço quando são quebrados

... isto porque enquanto não ultrapassar o máximo do dia 2 de agosto (€ 0,767), poderá estar a formar uma WB of W4.

por HUGAF » 7/8/2013 14:01

Fica a minha opnião

Acho que o movimento corretivo não está terminado isto porque...

o MACD Histograma ainda está a decrescer, significando q os touros tao a perder força( de curto prazo), o MACD por parece querer dar sinal de venda (ainda está um pouco longe)...

Se considerarmos um H&S em abril/maio, entao tipicamente depois de quebrar ao neckline, a ação normalmente tem uma reação contraria ao neckline, isto é... com o h&S a dar sinal de inversão de tendencia, após a quebra dos 0,64(+o-) como neckline a ação tende a retrair novamente a essa zona para uma posterior continuação da subia..

Costumo usar os envolopes como definição de targets e normalmente quando são quebrados a ação tende a inverter...

ms é apenas a minha opiniao

PS: o 2º print é do final do dia de ontem, de momento não tenho acesso a plataforma, só o coloquei apenas para mostrar os envelops e a reação do preço quando são quebrados
Anexos
bes.PNG
bes.PNG (41.21 KiB) Visualizado 4959 vezes
BES_6 -8-13_diario.jpg
Abraços

Registado: 11/7/2013 8:08

por Momenta » 7/8/2013 13:55

HJOR Escreveu:
Momenta Escreveu:Tenho acompanhado um pouco mais o BES nos últimos dias e parece-me com força. Passou os €0,070, que aguentaram a notícia dos resultados do semestre, foi até aos €0,755, faz uma ligeira correção e após o martelo de ontem pode estar a ganhar novo fôlego.
A confirmar-se nova vaga compradora, era muito interessante uma visita aos €0,83.

Recomendo alguma cautela! Só quando fechar acima do máximo do dia 2 de agosto (€ 0,767).
O movimento correctivo ainda pode ir a meio.

100% de acordo.

por HJOR » 7/8/2013 13:47

Momenta Escreveu:Tenho acompanhado um pouco mais o BES nos últimos dias e parece-me com força. Passou os €0,070, que aguentaram a notícia dos resultados do semestre, foi até aos €0,755, faz uma ligeira correção e após o martelo de ontem pode estar a ganhar novo fôlego.
A confirmar-se nova vaga compradora, era muito interessante uma visita aos €0,83.

Recomendo alguma cautela! Só quando fechar acima do máximo do dia 2 de agosto (€ 0,767).
O movimento correctivo ainda pode ir a meio.

por Momenta » 7/8/2013 13:30

Tenho acompanhado um pouco mais o BES nos últimos dias e parece-me com força. Passou os €0,070, que aguentaram a notícia dos resultados do semestre, foi até aos €0,755, faz uma ligeira correção e após o martelo de ontem pode estar a ganhar novo fôlego.

por mcarvalho » 6/8/2013 16:25

Goldman Sachs revê banca portuguesa e sobe preço-alvo do BES
06 Agosto 2013, 13:57 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

3Enviar por emailReportar erro
0

inShare

O banco de investimento norte-americano reviu as avaliações do BCP, BES e BPI, após as apresentações de resultados do segundo trimestre. O banco liderado por Ricardo Salgado viu o seu preço-alvo ser elevado em 6% com os analistas a anteciparem a recuperação das receitas.
O Goldman Sachs alterou o preço-alvo do BES de 0,85 para 0,90 euros por título, e manteve inalterados as avaliações do BCP, em 0,10 euros, e do BPI, em 1,10 euros. A recomendação é a mesma para os três bancos: “neutral”.

A unidade de análise avaliou os resultados do segundo trimestre, observando que nenhuma das instituições “sob a nossa cobertura apresentou resultados equilibrados mesmo nas operações domésticas”. Ainda assim, houve aspectos positivos a destacar, como a melhoria das receitas, a estabilidade dos depósitos e o menor ritmo de crescimento do crédito malparado.

Ao nível das receitas, que provêm da margem financeira e das comissões, existiram “melhorias encorajadoras”. Por outro lado, a lenta flexibilização da estrutura de custos dos bancos irá proporcionar melhorias operacionais no longo prazo”, explica a nota de análise assinada pela equipa de “research”.

O custo de crédito tem vindo a aumentar, acrescentam, o que é um factor que suporta a margem financeira. No que diz respeito à reestruturação dos balanços, foram feitos “grande avanços”, embora ainda com algum caminho pela frente”.

A nota de análise explica ainda que, nesta fase, a gestão da estrutura de custos do negócio bancário, em Portugal, e a rendibilidade das operações internacionais são os critérios “cruciais” para ultrapassar as adversidades macroeconómicas que se fazem sentir. “Com isto em mente, os primeiros bancos a demonstrarem melhorias tanto nos custos como em capital vão ganhar significativa vantagem competitiva”, acrescentam.

O analistas afirmam ainda que vêem o BES e o BPI como “mais bem posicionados no curto prazo”. O BCP tem “diferenças de ‘timing’ na reestruturação” que deixam os analistas “cautelosos no curto prazo”, embora citando aspectos “positivos no longo prazo”.

Comentários banco a banco:

BCP – No que diz respeito à reestruturação do balanço do banco liderado por Nuno Amado, o rácio de crédito/depósitos continua “elevado” no mercado português, o que é considerado “desafiante” pelos analistas. Já em termos operacionais, o BCP viu o maior crescimento das receitas face ao primeiro trimestre de 2013. O rácio de crédito em risco é o mais elevado dos três.

BES – Os analistas do Goldman Sachs não estão impressionados com a reestruturação do balanço no único dos três bancos que não recorreram a capitais do Estado: o rácio de empréstimos/depósitos é o mais elevado dos três e o “mix” de financiamento “continua dependente de fontes mais voláteis.”

Na estrutura operacional, o tom é mais optimista: o banco tem o melhor rácio de custos face a receitas do sector, em Portugal. Isto apesar de existir algum atraso na recuperação das receitas por uma “mera questão de ‘timing’” e que não reflecte uma “deficiência estrutural”. Verificou-se um aumento das provisões, amplamente justificado pelo reforço de capitais em Angola. Ainda assim, os analistas questionam: “este aumento foi não recorrente ou existe alguma coisa por fazer?”

BPI – O banco liderado por Fernando Ulrich tem o melhor rácio de empréstimos/depósitos, bem como o “mix” de financiamento “mais equilibrado”. Continuação da tendência de melhoria dos rácios de capital impostos pela Autoridade Bancária Europeia “é uma função” do sucesso da viragem operacional do negócio interno, diz o Goldman Sachs.

A melhoria da margem financeira e do rácio custo/receitas continua, embora a ritmo lento. Rendibilidade da actividade interna vai continuar a melhorar até estarmos “bastante dentro de 2014”. A carteira de crédito é a melhor dos bancos em análise e existe uma boa cobertura das imparidades.

Na sessão desta terça-feira, as acções dos bancos portugueses seguem a negociar em baixa, com o BPI a perder 2,13% para 0,967 euros, o BCP a recuar 1,04% para 0,095 euros e o BES a depreciar 0,28% para 0,725 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
mcarvalho

por HJOR » 5/8/2013 23:23

_Noah Escreveu:
HJOR Escreveu:Com a vela bearish de hoje, confirmou o sinal bearish dado pela dark cloud cover formada nas duas sessões anteriores.
Poderá estar a formar-se uma W4 com primeiro alvo entre os € (0,679 - 0,666).

Hummm...

Não :shame: querendo ser muito pessimista, acredito que irá um pouco mais para baixo, € 0,653 - € ,65, última resistência de há três, quatro semanas atrás....

Imagem

Mas, admito estar errado... :-k

Alguém vê de maneira diferente???? :roll:

Cumprimentos

Caro _Noah, um alvo de cada vez! porque existe mais!
:wink:

por _Noah » 5/8/2013 23:17

HJOR Escreveu:Com a vela bearish de hoje, confirmou o sinal bearish dado pela dark cloud cover formada nas duas sessões anteriores.
Poderá estar a formar-se uma W4 com primeiro alvo entre os € (0,679 - 0,666).

Hummm...

Não :shame: querendo ser muito pessimista, acredito que irá um pouco mais para baixo, € 0,653 - € ,65, última resistência de há três, quatro semanas atrás....

Imagem

Mas, admito estar errado... :-k

Alguém vê de maneira diferente???? :roll:

Cumprimentos

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: chico_laranja, Google [Bot], Pmart 1 e 223 visitantes