Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por brunojsn » 4/3/2013 22:02

lol. Desculpa. Queria dizer 35.000€.
Ele ia comprar um barco mas alguem o convenceu a investir no BCP para depois comprar um barco ainda melhor.

Bem... talvez um insuflavel. lol

Registado: 10/5/2011 21:20

por majomo » 4/3/2013 21:32

brunojsn Escreveu:
majomo Escreveu:
Mas, o teu plano B foi vender quando não aguentavas mais ou esses 0,86 tinham algum valor?

Saí devido a vários indicadores.
Acredito que é preciso estudar cada ação, porque mercados/sectores diferentes têm comportamentos diferentes.

No caso do BES observei este:

Imagem

EMA200dias - tipico indicador de long prazo.
Durante todo o comportamento de queda o EMA200 esteve sempre acima do preço das ações. Houve toques mas nunca ultrapassou claramente.

Mas no final de 2012 a coisa mudou. Muitas noticias optimistas. EMA200 inverteu. Declive EMA200 a subir. Preço acima do EMA200. Forte possibilidade de subida.

Esperei que a euforia acalma-se um pouco. Quando apanhei a valores inferiores à media 20, entrei a 1,03.

Quando o preço atravessou a linha de tendencia de subida não gostei, mas como o BES andava a subir muito depressa não vendi e aceitei uma correção um pouco mais forte.

Imagem

Mas quando o preço se começou a aproximar da EMA200... comecei a fazer contas. Recuo de 27%. Perda de mais de 30% da valorização desde verao (0,44 -> 1,19 -> 0,86). Distancia do preço-alvo ao preço actual -19%. Indicadores tecnicos todos no vermelho.

No fim-de-semana procurei bases fundamenteais para manter o BES. Mas os numeros de portugal, PIGS e Europa não andam nada bons. Previsões nada optimistas das mais variadas direções.

HOje o EMA200 perdeu o declive ascendente. Quando vi o dia a começar abaixo do EMA200, e o preço a piorar e a ganhar velocidade descendente..

Há que assumir a perda e sair. Antes que me destruas os ganhos todos que estou a ter noutras posições.

Isto de ficar agarrado ao Titanic, já vi e não é bonito. Conheço um chefe de direção que espetou 3.500 euros no BCP há uns anos. :shock: Neste momento se ele vender aquilo nem lhe paga um MacDonalds.
[/quote]

Percebi o ponto de vista... apesar de não ter esse tipo de estratégia.

Quanto aos 3500€... isso são trocos. :lol:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por brunojsn » 4/3/2013 21:16

O plano B não foi vender quando não aguentava mais.

A carteira está positiva (apesar de isto), e estava disposto a desvalorizações da carteira até -25%, ou/e 25% em cada posição.

Invisto a longo prazo, por isso tenho que estar preparado para flutuações significativas.

Com o bes perdi "apenas" 16%. Mas com um cenário destes, não vejo razões para continuar dentro.

por brunojsn » 4/3/2013 20:50

majomo Escreveu:
Mas, o teu plano B foi vender quando não aguentavas mais ou esses 0,86 tinham algum valor?

Saí devido a vários indicadores.
Acredito que é preciso estudar cada ação, porque mercados/sectores diferentes têm comportamentos diferentes.

No caso do BES observei este:

Imagem

EMA200dias - tipico indicador de long prazo.
Durante todo o comportamento de queda o EMA200 esteve sempre acima do preço das ações. Houve toques mas nunca ultrapassou claramente.

Mas no final de 2012 a coisa mudou. Muitas noticias optimistas. EMA200 inverteu. Declive EMA200 a subir. Preço acima do EMA200. Forte possibilidade de subida.

Esperei que a euforia acalma-se um pouco. Quando apanhei a valores inferiores à media 20, entrei a 1,03.

Quando o preço atravessou a linha de tendencia de subida não gostei, mas como o BES andava a subir muito depressa não vendi e aceitei uma correção um pouco mais forte.

Imagem

Mas quando o preço se começou a aproximar da EMA200... comecei a fazer contas. Recuo de 27%. Perda de mais de 30% da valorização desde verao (0,44 -> 1,19 -> 0,86). Distancia do preço-alvo ao preço actual -19%. Indicadores tecnicos todos no vermelho.

No fim-de-semana procurei bases fundamenteais para manter o BES. Mas os numeros de portugal, PIGS e Europa não andam nada bons. Previsões nada optimistas das mais variadas direções.

HOje o EMA200 perdeu o declive ascendente. Quando vi o dia a começar abaixo do EMA200, e o preço a piorar e a ganhar velocidade descendente..

Há que assumir a perda e sair. Antes que me destruas os ganhos todos que estou a ter noutras posições.

Isto de ficar agarrado ao Titanic, já vi e não é bonito. Conheço um chefe de direção que espetou 3.500 euros no BCP há uns anos. :shock: Neste momento se ele vender aquilo nem lhe paga um MacDonalds. [/quote]

por Joao-D » 4/3/2013 20:45

PAulo68 Escreveu:
Joao-D Escreveu:
acacio.bernardo Escreveu:Joao-D, é verdade que em 2009 está muito parecido.
Mas pelo meio tivemos uma crise financeira, FMI, etc.
Além disso agora está com um valor muito mais baixo, se é que isso vale alguma coisa.
Eu estou a planear reforçar nos .8 e depois nos .5
Isto porque gostava de ter uma abordagem de longo prazo, mas também é possível que aguente ver o saldo a cair brutalmente mês após mês..

Vou colocar um cenário negativo que é os mercados na América descerem durante um ano. (Não é um cenário irrealista, porque sobem desde 2009.)

O que acontece à bolsa Portuguesa?
Não será provável que algumas empresas voltem a mínimos?

Eu não sei o que vai acontecer mas muitas vezes, atrás de um pior cenário, há sempre um ainda pior.
A história tem mostrado que investir na bolsa portuguesa no longo prazo é um jogo perdedor.

João-D estás mesmo pessimista :lol:
Na bolsa a história faz-se de subidas e descidas, de ciclos bull& bear. agora afirmar que investir no longo prazo é um jogo perdedor é um bocado puxado. Vamos aguardar. Estamos numa correcção depois de fortes subidas. Vamos olhar como os mercados se comportam e decidir em conformidade. :lol:

Referi-me à bolsa portuguesa. Não a toda a bolsa.
Como referi há pouco em outro tópico, os mercados são diferentes uns dos outros e as empresas são diferentes umas das outras.

Quem comprou de 2000 a 2001, ou de 2004 a 2010, estaria hoje a perder dinheiro.
Estou a referi-me ao índice PSI20. Antigamente, nem havia na bolsa portuguesa ETFs sobre o indice.
Como escrevi em outro tópico, não é o mesmo comprar etfs sobre o indice do que comprar ações. Nos dois gráficos em baixo, vê-se a diferença da evolução.

Se referir-me só ao BES.
A história mostra claramente, que desde 2000, que investir a longo prazo é um jogo perdedor. Basta, ver isso no gráfico.

Pessoalmente, não estou pessimista.
Se estivesse, no ano passado, e ainda ontem escrevi nesse post, não teria escrito um post em que disse porque, na minha opinião, o S&P 500 podia subir a longo prazo.

Esta minha opinião, não quer dizer, que deva ignorar os sinais negativos se eles forem evidentes, só porque "acredito" que os mercados vão subir, ou porque "acredito" que este vai ser o ano de uma ou de outra ação.

A meu ver, os sinais negativos no BES têm sido evidentes.

(os dois gráfico anuais estão em formato pequeno porque já tinha deixado antes)

Boa sorte!
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (15.36 KiB) Visualizado 7816 vezes
bes.PNG
bes.PNG (15.12 KiB) Visualizado 7829 vezes

Registado: 27/5/2010 18:17

por madmaxx » 4/3/2013 20:37

Boa tarde a todos, gostaria de saber a vossa opinião em relação ao gráfico da minha visão de futuro do BES. Reparem nas áreas que coloquei a vermelho, são bastante idênticas em termos de movimento e em termos de % de descida são semelhantes à escala da cotação a cada altura como também a parte da recuperação.
Anexos
2.jpg
2.jpg (117.32 KiB) Visualizado 7875 vezes

Registado: 21/2/2010 20:17

por rsacramento » 4/3/2013 20:23

Sr_SNiper Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Este é um dos meu títulos preferidos para 2013

vá-se lá saber porquê

Fiz o meu melhor trade de sempre no BES o ano passado :lol:

grande argumento :roll:

Sr_SNiper Escreveu:
É um suporte relevante e importante, é esperar para ver o que acontece..

relevante e importante mesmo?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Paulo68 » 4/3/2013 20:22

Joao-D Escreveu:
Além disso agora está com um valor muito mais baixo, se é que isso vale alguma coisa.
Isto porque gostava de ter uma abordagem de longo prazo, mas também é possível que aguente ver o saldo a cair brutalmente mês após mês..

Vou colocar um cenário negativo que é os mercados na América descerem durante um ano. (Não é um cenário irrealista, porque sobem desde 2009.)

Eu não sei o que vai acontecer mas muitas vezes, atrás de um pior cenário, há sempre um ainda pior.
A história tem mostrado que investir na bolsa portuguesa no longo prazo é um jogo perdedor.

João-D estás mesmo pessimista :lol:
Na bolsa a história faz-se de subidas e descidas, de ciclos bull& bear. agora afirmar que investir no longo prazo é um jogo perdedor é um bocado puxado. Vamos aguardar. Estamos numa correcção depois de fortes subidas. Vamos olhar como os mercados se comportam e decidir em conformidade. :lol:
Editado pela última vez por Paulo68 em 4/3/2013 20:23, num total de 1 vez.

Registado: 27/12/2011 20:40

por BearManBull » 4/3/2013 20:18

Joao-D Escreveu:No gráfico mensal, cada vela corresponde a um mês.
Vê-se que a historia repetiu-se. Ou seja, tal como havia acontecido em Outubro de 2009, em Janeiro de 2013 também não conseguiu fechar acima da resistência, e desceu depois.

Ena as semelhanças estão à vista. Ver o gráfico também quebrou com a tendência de médio prazo e depois deixou-se abater a única diferença foi a força do movimento e maior e num período mais curto.

O BES pode ou não continuar bull mas sem o PSI começar a ter reacção num há subidas na banca para ninguém há que aguardar de fora e ver se não quebra os 5700.

Ulisses o que consideras ser a barreira entre o bear e bull no BES?

Para mim aponto a de longo prazo nos 1,50.

No médio prazo é importante que não quebre os 0,80.

no geral tenho está positivo o título já caiu fortemente está em cima de suportes chave e tem os indicadores esticados em breve deve começar a subir a questão é se terá força para fazer novo máximo.
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (23.83 KiB) Visualizado 7986 vezes

Registado: 15/2/2011 11:59

por Joao-D » 4/3/2013 20:17

por Paulo68 » 4/3/2013 20:13

Joao-D Escreveu:
PAulo68 Escreveu:Independentemente daquilo que aqui foi escrito e das convicções de cada um, apenas queria relembrar o artigo do Ulisses "Perdidos no Bull Market" onde refere " ...A história dos "Bull Markets" é sempre feita destes momentos. Quando a Bolsa portuguesa corrigir 8 ou 10% - e algumas acções 15 ou 20% - a convicção de quem detém acções será posta à prova e, em boa verdade, este "Bull Market" também...[...] Há que ir definindo níveis que, caso a acção os quebre em baixa, mostre sinais de fraqueza que nos faz vender...[...] E quanto mais a Bolsa sobe mais investidores começam a acreditar neste "Bull Market" e mais próximo estará o momento em que o mercado terá uma correcção forte que irá colocar à prova as "mãos fracas".
Tenho BES a 0.92.
BN

[/b]

E o texto quer dizer o quê na tua opinião? O texto é hipotético. O que o Ulisses escreveu sempre acontece. Aplicava-se também ao que aconteceu em 2009, e vai aplicar-se em outras alturas. É como os mercados funcionam.
Mas ninguém sabe com 100% de certeza, se o mercado vai descer ou subir a longo prazo. Nem mesmo o Ulisses.

Na minha opinião o texto quer dizer aquilo que lá está escrito. Como tudo na vida tem que haver um equilibrio naquilo que fazemos. Neste forum já vimos euforias e pânicos exagerados. As acções não deixam de ser boas de um momento para o outro. É importante analisar a tendência do mercado e ter uma estratégia de investimento. Eu tive BES a 0,50 e vendi a 0.80. Cedo demais porque foi a 1.19. Não me interessou porque fiz o que achava estar mais correcto, porque estava à espera de uma retracção. Não ocorreu na altura e poucos eram aqueles que aqui escreveram relativamente à possibilidade desta quebrar o 1€, já se falava em 2 e 3 €.
Agora fala-se em 0,80 e 0,70. Pode ser. Vou manter-me atento. Quando tiver que sair faço-o estando de olhos atentos no comportamento nos 0,80. Até lá, nada de pânico. A bolsa já demonstrou mais que uma vez que subia ou descia muito para além das questões do momento. No PSI estou de olho nos 5700. Até lá mantenho-me calmo.
BN

por Sr_SNiper » 4/3/2013 20:12

rsacramento Escreveu:

vá-se lá saber porquê

Fiz o meu melhor trade de sempre no BES o ano passado :lol:

ruijmm Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Este é um dos meu títulos preferidos para 2013, mantenho a disciplina, mesmo quando estava a 1,16 referi que a esperava a 0,8x... está a chegar lá... com calma e tranquilidade, o importante é seguir o plano...

Isso significa que de acordo com as suas estimativas/espetativas, após a descida até ao 0,80€, o título poderá voltar a subir ?

Poder pode, isso é 100% garantido 8-)
É um suporte relevante e importante, é esperar para ver o que acontece..

Por fim, aquilo lá em cima nem de perto é um duplo topo
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por majomo » 4/3/2013 20:12

brunojsn Escreveu:Entrei no BES a 1,03 porque não há melhor altura para fazer dinheiro do que numa recuperação.

Melhor do que um mercado em crescimento, é um mercado em recuperação. É muito mais fácil e rápido voltar a valer aquilo que já valeu, do que avançar para valores nunca antes atingidos.

E sim, o BES estava a subir rápido demais, por isso esperei que recua-se dos 1,19 que chegou a atingir, e comprei a 1,03.

E sim, o BES não é um banco qualquer. Alem de que conseguiu apresentar lucros já este ano (muito a baixo no normal, mas conseguiu).

E sim, as acções dos bancos estão muitissimo penalizadas nesta crise e têm um potencial de recuperação enorme.

Mas considero que falhei em algo essencial. Muitos esperam ver a ação a retomar a tendencia de subida. Eu nao esperei. Estes erros pagam-se caro. Embrulhado na onda de optimismo que se via em Janeiro entrei antes de ver a subida.

Um amigo meu uma vez queria convencer-me a comprar BCP, estavamos em Março de 2011, ações a 60 centimos, e segundo ele, era um banco e não podia descer mais. BCP foi sempre a descer até bater 6 centimos este verao.

Comprar so porque está barato é um erro. As acções podem sempre descer mais. Podem sempre descer até ZERO (falência). Conheço alguns.

E o BES nao recuou 15-20%. Recuou 27% até agora (1,19-0,86). E continua embalado. E com a Europa a empurrar para baixo. [Berlusconi obrigado!]É verdade que é uma acção com volatibilidade acima da média mas.. mesmo assim..

Já está a -19% do preço-alvo médio. Isto vale o que vale, mas nao ajuda.

Indicadores tecnicos até de longo-prazo no vermelho (EMA200).

Com outros mercados tão saudaveis lá fora, manter uma posição nestas circunstancias é preciso "cohones".

Quem mantem a posição desejo a melhor das sortes e espero que tenham razão.

É um excelente exercicio pensar o que se faria se estivessemos fora. Se não tivermos vontade de entrar, então não deviamos estar lá dentro.

Quanto ao que fazer em caso de dúvida: SAIR! Sempre! Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda.

PS. Saí hoje a 0,863.

Lê a tua última frase e cumpre-a no futuro... não será fácil. :wink:
-Devo usar STOP's

por oscar c. » 4/3/2013 20:08

Bem sei que tentar adivinhar a inversão de tendência é bastante arriscado, mas a tentação de entrar amanhã é muita.
Razões: sentimento bastante negativo e estado sobre vendido do papel com quedas de 20% na última semana.
Um ressalto, pelo menos, é expectável.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

por the mind » 4/3/2013 20:07

Joao-D Escreveu:Por ultimo, o gráfico diário, cada vela corresponde a um dia.

O Bes formou a figura de um duplo topo, que é conhecida muitas vezes como uma figura de inversão, e tem descido desde aí.
Não vejo nenhum sinal que indique que vá parar de descer.

O algodão não engana.. Se não reagir nos ,80 e com a facilidade com que quebrou os ,90 em baixa, vejo a coisa um bocado negra para o BES. Oxalá esteja enganado .. :roll:

Eu não entrava no BES agora nem que fosse no jogo da bolsa :mrgreen:
The Mind

Registado: 5/1/2012 13:12

por brunojsn » 4/3/2013 20:03

Entrei no BES a 1,03 porque não há melhor altura para fazer dinheiro do que numa recuperação.

Melhor do que um mercado em crescimento, é um mercado em recuperação. É muito mais fácil e rápido voltar a valer aquilo que já valeu, do que avançar para valores nunca antes atingidos.

E sim, o BES estava a subir rápido demais, por isso esperei que recua-se dos 1,19 que chegou a atingir, e comprei a 1,03.

E sim, o BES não é um banco qualquer. Alem de que conseguiu apresentar lucros já este ano (muito a baixo no normal, mas conseguiu).

E sim, as acções dos bancos estão muitissimo penalizadas nesta crise e têm um potencial de recuperação enorme.

Mas considero que falhei em algo essencial. Muitos esperam ver a ação a retomar a tendencia de subida. Eu nao esperei. Estes erros pagam-se caro. Embrulhado na onda de optimismo que se via em Janeiro entrei antes de ver a subida.

Um amigo meu uma vez queria convencer-me a comprar BCP, estavamos em Março de 2011, ações a 60 centimos, e segundo ele, era um banco e não podia descer mais. BCP foi sempre a descer até bater 6 centimos este verao.

Comprar so porque está barato é um erro. As acções podem sempre descer mais. Podem sempre descer até ZERO (falência). Conheço alguns.

E o BES nao recuou 15-20%. Recuou 27% até agora (1,19-0,86). E continua embalado. E com a Europa a empurrar para baixo. [Berlusconi obrigado!]É verdade que é uma acção com volatibilidade acima da média mas.. mesmo assim..

Já está a -19% do preço-alvo médio. Isto vale o que vale, mas nao ajuda.

Indicadores tecnicos até de longo-prazo no vermelho (EMA200).

Com outros mercados tão saudaveis lá fora, manter uma posição nestas circunstancias é preciso "cohones".

Quem mantem a posição desejo a melhor das sortes e espero que tenham razão.

É um excelente exercicio pensar o que se faria se estivessemos fora. Se não tivermos vontade de entrar, então não deviamos estar lá dentro.

Quanto ao que fazer em caso de dúvida: SAIR! Sempre! Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda.

PS. Saí hoje a 0,863.

por Joao-D » 4/3/2013 19:57

Por ultimo, o gráfico diário, cada vela corresponde a um dia.

O Bes formou a figura de um duplo topo, que é conhecida muitas vezes como uma figura de inversão, e tem descido desde aí.
Não vejo nenhum sinal que indique que vá parar de descer.
Anexos
bes.PNG
bes.PNG (20.61 KiB) Visualizado 8165 vezes

por acacio.bernardo » 4/3/2013 19:56

Joao-D, é verdade que em 2009 está muito parecido.

Registado: 18/10/2008 20:29

por rsacramento » 4/3/2013 19:51

vá-se lá saber porquê

Registado: 29/11/2007 12:50

por Joao-D » 4/3/2013 19:49

No gráfico trimestral, vê-se também a historia a repetir-se. Tal como em 2009, subiu 2 trimestres, e agora está a descer.
Anexos
bes trimestral.PNG
bes trimestral.PNG (17.35 KiB) Visualizado 5800 vezes

por majomo » 4/3/2013 19:40

Isto de ser a ação preferida tem muito que se lhe diga... no setor da banca também elegi o BES pelos vários fatores já mencionados por outros users... contudo, verifica-se que dos três bancos importantes em bolsa, o BES tem tido o comportamento pior... :(

Assim, mesmo pensando que brevemente voltará a subir, não consigo ver a minha carteira no vermelho... o máximo que aguento é 5%... e em determinadas condições.
Ora numa fase em que o PSI dá sinais de fraqueza manter o BES é correr riscos elevados.

Ponderarei entrar se quebrar a LTD... a última tentativa de adivinhar fundos foi nos 0,99 e não correu bem. 8-)
-Devo usar STOP's

por Investim » 4/3/2013 19:40

Sr_SNiper Escreveu:Este é um dos meu títulos preferidos para 2013, mantenho a disciplina, mesmo quando estava a 1,16 referi que a esperava a 0,8x... está a chegar lá... com calma e tranquilidade, o importante é seguir o plano...

Isso significa que de acordo com as suas estimativas/espetativas, após a descida até ao 0,80€, o título poderá voltar a subir ?

Registado: 28/12/2010 12:23

por Joao-D » 4/3/2013 19:33

PAulo68 Escreveu:Independentemente daquilo que aqui foi escrito e das convicções de cada um, apenas queria relembrar o artigo do Ulisses "Perdidos no Bull Market" onde refere " ...A história dos "Bull Markets" é sempre feita destes momentos. Quando a Bolsa portuguesa corrigir 8 ou 10% - e algumas acções 15 ou 20% - a convicção de quem detém acções será posta à prova e, em boa verdade, este "Bull Market" também...[...] Há que ir definindo níveis que, caso a acção os quebre em baixa, mostre sinais de fraqueza que nos faz vender...[...] E quanto mais a Bolsa sobe mais investidores começam a acreditar neste "Bull Market" e mais próximo estará o momento em que o mercado terá uma correcção forte que irá colocar à prova as "mãos fracas".
Tenho BES a 0.92.
BN

[/b]

E o texto quer dizer o quê na tua opinião? O texto é hipotético. O que o Ulisses escreveu sempre acontece. Aplicava-se também ao que aconteceu em 2009, e vai aplicar-se em outras alturas. É como os mercados funcionam.
Mas ninguém sabe com 100% de certeza, se o mercado vai descer ou subir a longo prazo. Nem mesmo o Ulisses.

por Joao-D » 4/3/2013 19:28

No gráfico mensal, cada vela corresponde a um mês.
Vê-se que a historia repetiu-se. Ou seja, tal como havia acontecido em Outubro de 2009, em Janeiro de 2013 também não conseguiu fechar acima da resistência, e desceu depois.
Anexos
bes mensal.PNG
bes mensal.PNG (24.82 KiB) Visualizado 5886 vezes

por Paulo68 » 4/3/2013 19:25

Independentemente daquilo que aqui foi escrito e das convicções de cada um, apenas queria relembrar o artigo do Ulisses "Perdidos no Bull Market" onde refere " ...A história dos "Bull Markets" é sempre feita destes momentos. Quando a Bolsa portuguesa corrigir 8 ou 10% - e algumas acções 15 ou 20% - a convicção de quem detém acções será posta à prova e, em boa verdade, este "Bull Market" também...[...] Há que ir definindo níveis que, caso a acção os quebre em baixa, mostre sinais de fraqueza que nos faz vender...[...] E quanto mais a Bolsa sobe mais investidores começam a acreditar neste "Bull Market" e mais próximo estará o momento em que o mercado terá uma correcção forte que irá colocar à prova as "mãos fracas".
Tenho BES a 0.92.
BN

[/b]

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google Adsense [Bot], Karra, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 299 visitantes