Caldeirão da Bolsa

Dizem que o passado se repete...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico » 15/12/2007 19:03

Não querendo ir se esta etapa dos mercados é ou não parecida com o topo do ano 2000, há um aspecto que está a ocorrer que deverá colocar qualquer analista técnico em particular, em alerta máxima já que está escrito que os topos fazem-se sem pressa e com maior volatilidade :wink:

Neste momento o mercado, caso este ciclo se venha a confirmar como um topo, caí como nem uma luva.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1273
Registado: 5/11/2002 0:16

por fiódor » 15/12/2007 18:51

Os gráficos saíram ao contrário mas dá para perceber. :lol:
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal

Dizem que o passado se repete...

por fiódor » 15/12/2007 18:50

Dizem que o passado se repete mas nunca em pormenor.

Outra famosa frase nos mercados é "para ver o futuro olha para o retrovisor".

Nestes momentos de indecisão dos mercados é fundamental ter uma mente aberta a todas as possibilidades, mesmo para aquelas que parecem por demais evidentes.

O gráfico apresentado é uma montagem com o ano 2000 e o ano 2007 do Spx. O fim do ano 2000 foi o início do fim do bull market, precisamente muito perto dos valores em que estamos neste fim de ano de 2007.

O que se torna bastante curioso é o movimento do mercado nestes últimos meses ser muito semelhante ao do ano 2000 , o fim do bull market, incluindo suportes e resistências.

Não estou aqui a apregoar o fim do bull, até porque não é a minha forma de negociar agindo em antecipação, mas que a semelhança é grande é.

Tomem atenção á escala de tempo para se situarem no gráfico, a linha a preto ajuda á leitura.

O outro gráfico é uma visão de longo prazo do Spx semanal.

Cumps e Bom fim de semana a todos.
Anexos
spx.png
spx.png (18.92 KiB) Visualizado 693 vezes
spx-w.png
spx-w.png (13.21 KiB) Visualizado 698 vezes
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], LMMV, paulopereira.pp36.pp, Sertorio e 78 visitantes