Caldeirão da Bolsa

Duvida sobre warrants e dividendos das Acçoes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por minos » 23/10/2007 22:14

Obrigado Scorpio.

Registado: 12/9/2007 14:14

por Scorpio » 23/10/2007 10:33

minos,

tens de olhar para o valor da compra quando queres vender e para o valor da venda quando queres comprar.

Como exemplo, tens um warrant com compra a 0,19 e venda a 0,21. Se quiseres comprar, terás vendedor a 0,21 (seja o MM ou qualquer outro); se, por outro lado, quiseres alienar a posição, terás de o fazer a 0,19, pq só a esse valor haverá comprador.

A diferença entre o valor de compra/venda é genericamente designado por spread.

Espero ter ajudado.

Abraços.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por minos » 23/10/2007 8:05

Bom dia, aproveito este tópico para colocar uma dúvida. No site do commerzbank, os warrants têm "valor de compra" e "valor de venda" (obviamente), mas esta compra e esta venda é do ponto de vista do emitente ou do investidor, ou seja, quando quiser comprar devo olhar para o "valor de compra"? Ou para o "valor de venda".

:oops: é um bocado básico, eu sei...sorry

Mas o problema é que no BCP (pois...esses ch..los!), que é por onde transacciono, o valor dos warrants nunca está actualizado, nem mesmo com os 15 min de tolerância que dizem! :evil:

cumprimentos
Minos

Registado: 12/9/2007 14:14

por LS » 20/10/2007 23:40

Cuidado com as datas.
As acções da Galp começam a negociar sem direito ao dividendo a 2 de Novembro.
ls

Registado: 8/10/2006 16:14

por Pata-Hari » 20/10/2007 9:28

Sergifil, isso foi já discutido diversas vezes no fórum. Se fizeres uma pesquisa, encontrarás várias discussões. Cito-te um post do derivatives man:

Sobre os dividendos:

1) Os dividendos são descontados da cotação do subjacente, portanto os warrants cotam sempre em relação à cotação do subjacente menos os dividendos. Assim sendo, os dividendos não têm impacto na cotação do warrant antes e após o pagamento de dividendos....MAS!!!!

...2) a maioria dos warrants emitidos são do estilo americano. Isto quer dizer que se pode exercer o warrant a qualquer altura para se receber o valor intrinseco. O valor intrinseco é calculado a partir da cotação do subjacente (inluindo o dividendo). Resultado: os warrants nunca podem ter uma cotação abaixo do seu valor intrinseco (se não era só comprar abaixo do intrinseco e exercer os warrants para receber um lucro garantido). Portanto existem warrants que não podem descontar o dividendo por completo, se não ficariam com um valor abaixo do intrinseco. Isto acontece com warrants com valor intrinseco, pouco tempo até ao vencimento (warrants com pouco valor temporal) e um dividendo relativamente alto (superior ao valor temporal). Neste caso só será descontado o dividendo no montante do valor temporal e após pagamento de dividendos os warrants perdem valor. É sempre melhor vender os warrants antes do ex dividend date.

DM

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... p?p=397834

Recordo-me de há uns anos um warrant ter trocado as voltas ao emitente que assumiu uma data de distribuição de dividendos posterior à maturidade mas o dividendo foi distribuido antes da data de maturidade. Nessa altura houve umas discussões engraçadas, hehe.

Por último, sim, acho que nunca nos devemos cansar de repetir que se deve estudar a fundo os produtos que se escolhe para investir. Se não o fizermos corremos o risco de ser pura sorte ganhar dinheiro. Não te passaria pela cabeça tentar fazer uma receita de um bolo sem receita. O que sairá da experiencia será sempre um mistério até tirar o bolo do forno e só saberemos o resultado depois de já termos gasto os ingredientes. Só que neste caso os ingredientes é algo que nos é importante e que tentamos não desperdiçar: dinheiro. (sim, eu sei, isto é uma imagem "um pouco" feminina).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por LS » 19/10/2007 20:43

É verdade, Sérgio.

Os warrants são um bom produto mas, é muito importante conhecê-los bem.

ls

mas ...

por Sergifil » 19/10/2007 20:03

Entao repara : eu tenho warrants comprados antes da entrega dos dividendos a 1eur, quando forem entregues os dividendos os warrants serao ajustados para baixo ???? Isso nao é justo pois nao tenho direito a dividendos e fico a perder no warrant!!!
Gostaria que comentassem este caso

Cumpr.
Abraço
Sergio

Registado: 16/7/2007 16:07

por LS » 19/10/2007 19:57

Os warrants ajustarão ao novo valor depois de descontado o dividendo.

Duvida sobre warrants e dividendos das Acçoes

por Sergifil » 19/10/2007 19:15

Caros Caldeireiros,

Venho por este meio colocar-vos uma questão :
Para quem tem warrants da Galp e sabendo que os dividendos vao ser pagos aos investidores no dia 15 de Novembro, como é obvio a cotação das acçoes vai corrigir o valor do dividendo, a minha questão é para quem tem warrants o que irá acontecer visto que o valor das acçoes descerá o valor dos dividendos ???

Cumprimentos a todos
Abraço
Sergio

Registado: 16/7/2007 16:07

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Google [Bot], m-m, OSTC e 93 visitantes