Off-Topic | Problema de Matemática - 10º Ano
EQUAÇÃO LOIRA
... pro Carrancho resolver...
Um abraço ,
The Mechanic
... pro Carrancho resolver...
Um abraço ,
The Mechanic
- Anexos
-
- Equaçao Loira.JPG (0 Bytes) Visualizado 1515 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
$$!! Escreveu:Olá!
Desde já agradeço a todos vocês em tentarem ajudar-me ...
O erro estava no enunciado ... e o erro era ??![]()
104 | 5
Ficando
Quanto à resolução do problema agora é fácil para todos vocês ...
(x/4)^2 + (12-x/4)^2 = 5
Obrigado a todos!
Corta-se um pedaço de fio com 12 cm de comprimento em duas partes . Construiu-se com cada uma dessas partes um quadrado. A soma das áreas dos quadrados é de 5 cm2 . A que distância de umas das extremidades do fio foi feito o corte?
Será que o erro era mesmo esse???
Será que o valor errado é o da área dos quadrados ou do tamanho da corda???
É que, se o erro for de a corda ter 48cm em vez de 12cm, o resultado da soma das áreas está correcto.
Como ficamos???
Henrique - Na anterior encarnação, Touro Sentado
carrancho Escreveu:Mais uma ajuda para acabar com isto...
Já que tu queres tanto que sejam mais peças, a existir a 6ª peça seria
1
2
e a sétima
1
3
oitava já era impossivel pois nao existe no dominó
Isto é uma ajuda, pois embora a pergunta não seja para 7 peças, se continuar-mos a criar mais peças com a logica dessas 5... seria este o resultado da 6ª e 7ª. Acabaria aqui pois a 8ª peça seria -1/2 que não existe no dominó (isto é a ajuda defenitiva, mais não posso)
Abraço,
Carrancho
EDITADO: Posso ajudar mais, posso!!!
8 peças:
6 5 5 3 2 1 1 -1
1 2 3 2 1 2 3 2
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Lutav Escreveu:carrancho Escreveu:Mais uma ajuda para acabar com isto...
1
2
e a sétima
1
3
oh carrancho, orá lê lá a minha explicacao?eu acho que expliquei bem
(tinha ali 1 erro de ESCRITA, nao de raciocinio...)
OK, vamos lá ver se percebo o teu raciocinio
em cima será semre n1 6 (o 1 confunde, n só, né?) , n-1 5-tudo bem , n-1 5 ok , m (=n-2)aqui está o problema, (n-2) ) se o m=n-2=4 e não 3, m-1, m-1
Mas parece-me que percebi o que querias dizes:
n=6
x=n-1=5
x=n-1=5
m=x-2=3
m-1=2
m-1=2 (se não fossem só 5)
Era isto que querias dizer, não era?
O problema é que o m não forma padrão nestas 5 peças, é um numero escolhido sem que demonstre depois uma sequência nesse padrão (pelo menos nestas 5 peças. Só teria lógica na presença da 7ª peça que seria o 0/3.
Mas eu também cometi um erro que tem muita importância, sem o enunciado bem feito (garanto que não estava a aplaudir o golo do Ronaldo
) a solução do JCS (3/1) tem tanto sentido como a justificação para o 2/1.
O que falhou:![]()
Partindo das duas 1ªs peças (6-1 e 5-2), sabendo que há uma relação lógica entre estas e a próximas 3 peças, qual a 5ª peça? (atenção que é só de 5 peças-não criar sequencia para mais).
Na do JCS faz toda a diferença pois o 3 (já na quarta peça) não faria sentido pois não tem qualquer relação com os anteriores.
em baixo será sempre: n, n+1, n+2, n+1, n, n+1, n+2
certo?
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:Mais uma ajuda para acabar com isto...
1
2
e a sétima
1
3
oh carrancho, orá lê lá a minha explicacao?
em cima será semre n1, n-1, n-1, m (=n-2), m-1, m-1
em baixo será sempre: n, n+1, n+2, n+1, n, n+1, n+2
certo?
Lutav,
Acertaste na peça pá!!!
Mas a justificação não é essa e já estás a acrescentar uma peça ao enunciado
São só 5
Pelas tuas contas o quinto e sexto(que nem é para aqui chamado) era o 3º menos 1 que dava 5-1= 4 e não 2 hehehe
Mas olha, estás quente... muito quente mesmo... só falta um bocadinho assim
Abraço,
Carrancho
Acertaste na peça pá!!!
Mas a justificação não é essa e já estás a acrescentar uma peça ao enunciado
Pelas tuas contas o quinto e sexto(que nem é para aqui chamado) era o 3º menos 1 que dava 5-1= 4 e não 2 hehehe
Mas olha, estás quente... muito quente mesmo... só falta um bocadinho assim
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
a peça que falta:
2
1
o 1 porque é uma capicua; o 2, porque 6 5 5 3 2 2
(o segundo e terceiro digito = primeiro digito menos 1)
(o quinto e sexto digito = QUARTO digito menos 1)
será?
EDIT: Carrancho vê lá agora! (faço referencia ao sexto, mas posso IGNORAR o sexto, e dizer que a quinta peça, é repeticao do padrao das 2 primeiras peças, ou nao?)
beijos e abraços
2
1
o 1 porque é uma capicua; o 2, porque 6 5 5 3 2 2
(o segundo e terceiro digito = primeiro digito menos 1)
(o quinto e sexto digito = QUARTO digito menos 1)
será?
EDIT: Carrancho vê lá agora! (faço referencia ao sexto, mas posso IGNORAR o sexto, e dizer que a quinta peça, é repeticao do padrao das 2 primeiras peças, ou nao?)
beijos e abraços
Editado pela última vez por lutav em 22/9/2007 12:46, num total de 2 vezes.
bmmteixeira Escreveu:Só agora é ke vi este tópico e devo dizer que tb resolveria o problema pelo sistema de duas equações, no entanto axo ke toda a gente cometeu um erro, mesmo considerando o enunciado errado. na primeira equação representam a soma dos lados em cm, e na segunda a soma das áreas e centímetros quadrados. Sendo a unidade de medida diferente não dava para resolver a equação a não ser que se fizesse a redução de centímetros quadrados a centímetros. Ou estarei a dizer uma grande asneirada?
Não estás nada!!!
Um robalo é um robalo
Um sargo é um sargo
1 robalo+ 1 robalo= 2 robalos
1 sargo + 1 sargo = 2 sargos
mas
1 robalo + 1 sargo = uma caldeirada
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
bmmteixeira Escreveu:Só agora é ke vi este tópico e devo dizer que tb resolveria o problema pelo sistema de duas equações, no entanto axo ke toda a gente cometeu um erro, mesmo considerando o enunciado errado. na primeira equação representam a soma dos lados em cm, e na segunda a soma das áreas e centímetros quadrados. Sendo a unidade de medida diferente não dava para resolver a equação a não ser que se fizesse a redução de centímetros quadrados a centímetros. Ou estarei a dizer uma grande asneirada?
grande asneirada
tu NAO podes alterar o sistema internacional: a área, é ladoxlado, e resultado, é cm2!
mas nas equacoes, tanto tens x como x2, e ha forma, de usando as equacoes, descobrir o ou os X's possiveis....
certo?
Só agora é ke vi este tópico e devo dizer que tb resolveria o problema pelo sistema de duas equações, no entanto axo ke toda a gente cometeu um erro, mesmo considerando o enunciado errado. na primeira equação representam a soma dos lados em cm, e na segunda a soma das áreas e centímetros quadrados. Sendo a unidade de medida diferente não dava para resolver a equação a não ser que se fizesse a redução de centímetros quadrados a centímetros. Ou estarei a dizer uma grande asneirada?
- Registado: 6/5/2004 20:19
Olá!
O erro estava no enunciado ... e o erro era ??
104 | 5
Ficando
(x/4)^2 + (12-x/4)^2 = 5
Obrigado a todos!
O erro estava no enunciado ... e o erro era ??
104 | 5
Ficando
(x/4)^2 + (12-x/4)^2 = 5
Obrigado a todos!
Corta-se um pedaço de fio com 12 cm de comprimento em duas partes . Construiu-se com cada uma dessas partes um quadrado. A soma das áreas dos quadrados é de 5 cm2 . A que distância de umas das extremidades do fio foi feito o corte?
- Registado: 2/4/2006 14:41
Oeiras Escreveu:...
Oeiras Acertou!!!!
Que rai é isto men?!?!?
JCS,
Estás perto!!!
Não é essa a peça, mas o nº de baixo foi encontrado, é efectivamente o nº 1 e pelas razões que deste, é uma capicua! (12321)
Quanto ao nº de cima, até é um padrão válido mas não é esse. Já temos:
6 5 5 3 ?
1 2 3 2 1
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Será a peça 3 ?
1
Supondo que em cima os numeros impares se repetem e que em baixo a numeração sobe até 3 e depois desce novamente até 1.
Ficaria:
6 5 5 3 3
1 2 3 2 1
JCS
1
Supondo que em cima os numeros impares se repetem e que em baixo a numeração sobe até 3 e depois desce novamente até 1.
Ficaria:
6 5 5 3 3
1 2 3 2 1
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Mech,
Fundamento inválido, não foste pela lógica... foste pelo que desejas! O Ano passado andámos cá só para lixar o Benfica 3-0 e 0-0; este ano vamos juntar ao Benfica o SCP HIHIHI.
4-0 também está errado!
Abraço,
Carrancho
PS- vá lá... se não conseguirem chegar aos dois nºs da peça digam se conseguirem um deles!
Fundamento inválido, não foste pela lógica... foste pelo que desejas! O Ano passado andámos cá só para lixar o Benfica 3-0 e 0-0; este ano vamos juntar ao Benfica o SCP HIHIHI.
4-0 também está errado!
Abraço,
Carrancho
PS- vá lá... se não conseguirem chegar aos dois nºs da peça digam se conseguirem um deles!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
6 5 5 3 ?
1 2 3 2 ?
Essa é fácil :
Isso são os ultimos resultados do Sporting-Boavista , sendo os numeros de cima , os golos do Sporting . Naturalmente , o próximo numero é 4-0 !
Venha outra , que esta já está !
Já agora , a solução do problema anterior , é :
Corta-se a corda de 12 cm , não no seu comprimento, mas na sua largura ( ao meio ) ficando nós com um belo fio de 24 cm , que deverá ser suficiente pra estrangular o professor que meteu isso no teste ...
Um abraço ,
The Mechanic
1 2 3 2 ?
Essa é fácil :
Isso são os ultimos resultados do Sporting-Boavista , sendo os numeros de cima , os golos do Sporting . Naturalmente , o próximo numero é 4-0 !
Venha outra , que esta já está !
Já agora , a solução do problema anterior , é :
Corta-se a corda de 12 cm , não no seu comprimento, mas na sua largura ( ao meio ) ficando nós com um belo fio de 24 cm , que deverá ser suficiente pra estrangular o professor que meteu isso no teste ...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
carrancho Escreveu:Mais um teste... é mais lógica!
Imaginem as seguintes peças de dominó:
6 5 5 3 3
1 2 3 2 3
Qual a 5ª peça?
Nota: talvez ajude fazer o desenho das peças (com pontos) e tem importância nº que fica por cima e o que fica por baixo.
Abraço,
Carrancho
PS- não vale quem já souber istoe a resposta tem de ser justificada... nada de posts sem argumento!!!
6 5 5 3 3 1 1
1 2 3 2 3 1 3
(just guessing! pressaaaa!!)
Mais um teste... é mais lógica!
6 5 5 3 ?
1 2 3 2 ?
Qual a 5ª peça?
Nota: talvez ajude fazer o desenho das peças (com pontos) e tem importância nº que fica por cima e o que fica por baixo.
Abraço,
Carrancho
PS- não vale quem já souber isto
e a resposta tem de ser justificada... nada de posts sem argumento!!! 
6 5 5 3 ?
1 2 3 2 ?
Qual a 5ª peça?
Abraço,
Carrancho
PS- não vale quem já souber isto
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 107 visitantes

) a solução do JCS (3/1) tem tanto sentido como a justificação para o 2/1.