Caldeirão da Bolsa

Toque de Midas - Teixeira Duarte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

TDU inicio de recuperação ...

por Luka! » 25/7/2007 12:40

O BCP e a CIMPOR abrandaram as quedas (o BCP parece que esta a querer subir!)

A TDU recupera lentamente (esta numa zona de suporte consistente). Talvez a TDU amanhã voltarà calmamente às subidas ... os Futuros US estão positivos, depois da correcção estival (classica das férias)!

TECNICAMENTE interessante (ver grafico)
Anexos
TDU.PNG
Depois do mau tempo ...
TDU.PNG (0 Bytes) Visualizado 4332 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Luka

por maquiavel » 25/7/2007 12:28

Peço desculpa, mas a mensagem ficou aqui "presa" e pensei que não tivesse sido enviada, como tal submeti de novo

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

maquiavel Escreveu:
James Wheat Escreveu:As pessoas continuam a não querer ouvir ou ver a realidade: a TDU há cerca de 1 ano andava abaixo dos... €1,50 !!! Agora surpreendem-se com estes ajustes ?

Pelo que percebi das tuas palavras, estás a querer dizer q a correcção era previsivel
Penso que o facto de ter valorizado bastante, só por si não é explicação.
Temos alguns casos na nossa bolsa (Altri, Galp, ..) e por analogia, nesse caso também elas vão descer, pq já valorizaram bastante.

O facto de ter subido, sem grandes explicações fundamentais, isso sim, poderia fazê-la descer, mas pelo que já foi repetido vezes sem conta, os fundamentais estão lá.

abrç
enquanto o touro andar à solta, qualquer um se arrisca a ganhar

Registado: 28/4/2007 14:57

por maquiavel » 25/7/2007 12:24

James Wheat Escreveu:As pessoas continuam a não querer ouvir ou ver a realidade: a TDU há cerca de 1 ano andava abaixo dos... €1,50 !!! Agora surpreendem-se com estes ajustes ?

Pelo que percebi das tuas palavras, estás a querer dizer q a correcção era previsivel
Temos alguns casos na nossa bolsa (Altri, Galp, ..) e por analogia, nesse caso também elas vão descer, pq já valorizaram bastante.

O facto de ter subido, sem grandes explicações fundamentais, isso sim, poderia fazê-la descer, mas pelo que já foi repetido vezes sem conta, os fundamentais estão lá.

abrç

por artista_ » 25/7/2007 11:33

Embora perceba o que queres dizer os mercados funcionam assim quando há muita gente a entrar sobem quando acontece o contrário descem...

Eu até acho que a TDU não está cara tendo em conta as participações que tem na Cimpor e no BCP mas neste momento a sua situação técnica não é famosa, isso não quer dizer que vai continuar a cair mas que se devem evitar posições longas de curto prazo...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por maquiavel » 25/7/2007 11:26

abrç

por maquiavel » 25/7/2007 11:14

Se está a existir alguma manipulação na TDU não sei, mas que o volume hoje é superior aos dias anteriores e que é incrivel a relação entre as cotações do BCP e TDU ontem e hoje é.

deixo aqui os gráficos do dia de hoje.
Anexos
bcp.bmp
BCP
bcp.bmp (0 Bytes) Visualizado 4458 vezes
tdu.bmp
TDU
tdu.bmp (0 Bytes) Visualizado 4451 vezes

por etcetras » 25/7/2007 10:59

A TDU está a ser puchada para cima.
hehe

Quem aproveitou aproveitou.... quem não aproveitou... paciÊncia ( eu sou o segundo caso)...lol

Registado: 3/4/2007 14:21

por James Wheat » 25/7/2007 8:56

Alien Escreveu:Luka escreveu
Infelizmente a TDU esta a sofrer dos resultados pouco favoraveis do BCP e do risco de que os que compraram BCP para a AG vendam logo depois ... como disseram alguns analistas

Só que, quando o BCP e a Cimpor subiam, viu-se o que a TDU não subiu. E agora é mesmo irritante o alinhamemto de cotações entre ambas. Basta saber-se uma que se sabem logo as duas ...
Abraço e BN,
Alien

A TDU leva uma valorização no ano muito superior ao Bcp e à Cimpor. Logo foram mais vezes que a TDU subiu enquanto as outras 2 estiveram paradas, do que o contrário.
Óbviamente que tudo depende do momento de entrada de cada um no papel.

As pessoas continuam a não querer ouvir ou ver a realidade: a TDU há cerca de 1 ano andava abaixo dos... €1,50 !!! Agora surpreendem-se com estes ajustes ? Pq os gráficos não estão a segurar o papel ?!? Sinceramente não entendo, mas... boa sorte !!

PS1: não tenho nem nunca tive TDU.

PS2: queda de ontem e de hoje tem muito pouca liquidez (para a var %)... pode ser por inexistência de comprador... ou então irá recuperar rápidamente. Faço votos que a segunda hip se confirme.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Luka

por Alien » 25/7/2007 7:54

Luka escreveu
Infelizmente a TDU esta a sofrer dos resultados pouco favoraveis do BCP e do risco de que os que compraram BCP para a AG vendam logo depois ... como disseram alguns analistas

Só que, quando o BCP e a Cimpor subiam, viu-se o que a TDU não subiu. E agora é mesmo irritante o alinhamemto de cotações entre ambas. Basta saber-se uma que se sabem logo as duas ...
Abraço e BN,
Alien

Registado: 8/9/2006 1:02

TDU

por Luka! » 25/7/2007 7:45

maquiavel Escreveu:Olá a todos, e parece que voltamos à conversa dos entalados novamente.

Eu tb sou um deles, mas para já vou aguardar mais uns tempos, pq acredito que passado este frenesim do BCP a TDU pode voltar ao caminho ascendente.

A seguir à tempestade vem a bonança :wink: Pelo menos eu tenho esperança que assim seja.

Como muitas vezes já aqui foi referido, convém não esquecer:
- A elevada participação no BCP e CIMPOR (que foi adquirida a preços mt inferiores à cotação actual em ambos os casos), logo o valor acrescentado que trás à TDU.
Como tal, penso que a TDU pode beneficiar de qq um dos desfechos da AG do BCP.

PS- Aceito os vossos comentários e opiniões

abrç

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

Clube dos Entalados

por Alien » 24/7/2007 22:30

Penso que era a isto que se está a passar que o Midas se referia logo após aquela descida provocada pelo Banif.
O problema é que, agora, até a conjuntura internacional não ajuda e não sei se a base daquele canal ascendente vai aguentar. Mas não vamos agoirar.
Mas, como diz o Artista, se for caso disso teremos que tomar medidas, porque se agora estamos entalados, o desentalanço vai ser mais difícil e doloroso quando estivermos duplamente entalados. O problema está em que não nos devíamos ter deixado entalar, Devíamos ter sido pura e simplesmente racionais e mais nada. Serve para aprendermos.
Abraço e BN
Alien

por maquiavel » 24/7/2007 22:06

Olá a todos, e parece que voltamos à conversa dos entalados novamente.

Eu tb sou um deles, mas para já vou aguardar mais uns tempos, pq acredito que passado este frenesim do BCP a TDU pode voltar ao caminho ascendente.

A seguir à tempestade vem a bonança :wink: Pelo menos eu tenho esperança que assim seja.

Como muitas vezes já aqui foi referido, convém não esquecer:
- A elevada participação no BCP e CIMPOR (que foi adquirida a preços mt inferiores à cotação actual em ambos os casos), logo o valor acrescentado que trás à TDU.
- A acumulação que houve nos dias a seguir ao PT do Banif, que significa que alguem andou a encher o saco.
- As melhorias esperadas no sector da construção.
- Os possiveis rumores de F&A, que colocam a TDU numa posição de destaque.
- o mercado tem memória, i.e., o mercado não esqueçe que as acções estiveram quotadas a 4,xx€ com um suporte claro.

Por outro lado, e talvez o que está no centro desta ecatombe da TDU, o apoio a JG e o imprevisivel desfecho da AG do BCP no dia 6o apoio. Ora vejamos:
- Se o JG ganhar o braço de ferro, a TDU sairá vencedora (por estar do lado certo) o que fará voltar a confiança ao mercado e poderá levar as acções a subir.
- Ao invés, se o PTP vencer, as acções do BCP devem disparar, e como tal a participação da TDU no BCP traduzir-se-á em aumento das mais valias.

Como tal, penso que a TDU pode beneficiar de qq um dos desfechos da AG do BCP.

PS- Aceito os vossos comentários e opiniões

abrç

por 1963 » 24/7/2007 21:20

Amigos, estou a ver mal, ou não existe grande suporte nos 3.6? ao que vejo, o suporte mais próximo e fiável aparece por volta dos 3.54.

Já agora, e de acordo com o boneco rápido que fiz, a situação até poderia estar favorável a uma entrada. Esquecendo, obviamente, a incógnita BCP para amanhã

Na realidade e para ser sincero estou com muitas dúvidas sobre o que fazer... colocar stops, agora com uma perca de cerca de 14%?? Depois este título já me entalou com os stops, por vezes tem quedas momentâneas, repentinas e abruptas, para logo de seguida continuar com o seu caminho normal...??? Continuar numa aposta de prazo maior?? Não é de todo negativo, porque eu acredito na empresa, nos seus fundamentais e no facto de ser uma das mais baratas do sector. O principal problema que eu estou a ver é o efeito, mais psicológico que real, dos ~10% que tem do BCP, e provavelmente este amanhã vai continuar a fazer sangue...

Abraço e boas decisões
Anexos
TDU 24-07-07.bmp
TDU 24-07-07.bmp (0 Bytes) Visualizado 3856 vezes
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por Art69 » 24/7/2007 16:41

Está a dar demasiada importância ao vocábulo. Mas p/ terminar é...... VENDER, caso quebre o suporte. 2.60. Espero que tenha esclarecido. [/url]

Registado: 7/11/2006 14:51

por acintra » 24/7/2007 16:35

Jabreu Escreveu:Corajoso..

Com a tendencia de queda com que o BCP está... ainda por cima com os resultados que apresentou.. :shock:

Continuo a achar a TDU uma excelente empresa, mesmo apesar do erro em apoiar Jardim Gonçalves.
Estou longo e vou reforçando enquanto puder e vir que é opurtuno.
Acho o seguinte:
-Os resultados devem ser bons;
-Estamos a atravessar uma fase menos boa na construção mas em breve (creio que ainda em 2007) vai ser anunciado a OTA e TGV;
-As participações no BCP e na Cimpor continuam a valer quase o montante total da dívida;
-Hipotese remota, mas pode existir uma OPA ao BCP se continuar a descer e a TDU tem 10%;

Pode ser um erro mas foi com este objectivo que entrei esta última vez na TDU. Nas outras entrei e saí apenas para realizar mais valias o mais rápido possível. Agora vou ficar...espero até ter razão.

Registado: 17/7/2006 16:09

por artista_ » 24/7/2007 16:26

art69 Escreveu:Tens razão artista. Aliás como tu bem dizes é preciso ter uma estratégia qdo se entra numa acção. Na altura qdo escrevi e e-mail a TDU estava a 2.70, com bons suportes a 2.68 e 2.67 e com um volume bx (cerca de 200 mil acções negociadas). Preocupante para mim será amanhã quebrar o suporte dos 2.60.
[/quote]

A questão que se impõe é a seguinte, "preocupante" significa que vais vender se quebrar esse valor? porque se não vais também não interessa muito se é preocupante ou não...

Eu hoje vendi tudo o que tinha a curto prazo, Altri e JM, perdi nas duas, pouco mas perdi... amanhã até podem subir mas eu fiz o que tinha que fazer, segui a minha estratégia e afastei-me numa altura em que os mercados parecem-me ficar indefinidos no curto prazo...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por jabreu » 24/7/2007 16:21

Corajoso..

Com a tendencia de queda com que o BCP está... ainda por cima com os resultados que apresentou.. :shock:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por acintra » 24/7/2007 16:20

Eu tb estou dentro e ainda hoje voltei a reforçar a 3,65€.

Registado: 17/7/2006 16:09

por Art69 » 24/7/2007 16:15

Tens razão artista. Aliás como tu bem dizes é preciso ter uma estratégia qdo se entra numa acção. Na altura qdo escrevi e e-mail a TDU estava a 2.70, com bons suportes a 2.68 e 2.67 e com um volume bx (cerca de 200 mil acções negociadas). Preocupante para mim será amanhã quebrar o suporte dos 2.60.[/quote]

por artista_ » 24/7/2007 16:07

art69 Escreveu:P/ quem acompanha a TDU e os COF´s vê que esta situação não é nada de preocupante. Estou na TDU com uma carteira em média de 3,73 e não estou preocupado. Mas vamos ver o fecho de hoje.

Falta saber se sabes o que é preocupante? ou melhor deves ter consciência que apartir de uma certa altura devemos ficar preocupados e agir em conformidade...

Boa sorte e bons negócios

por Art69 » 24/7/2007 16:06

Bem :? O fecho não foi nada famoso. Mas com a vitória do JG no BCP, o TDU vai ter umas contrapartidas pelo apoio :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Art69 » 24/7/2007 14:26

P/ quem acompanha a TDU e os COF´s vê que esta situação não é nada de preocupante. Estou na TDU com uma carteira em média de 3,73 e não estou preocupado. Mas vamos ver o fecho de hoje.

por MSM » 24/7/2007 14:10

Até pode ser mas quando foi ao contrário a TDU não subia o mesmo que o BCP nem de longe... :twisted:

Registado: 18/5/2006 9:16

por Alien » 24/7/2007 13:50

Vocês desculpem o desabafo mas está a deixar-me irritado a forma como a cotação da TDU está a seguir a do BCP: é de um sincronismo quase perfeito e quando as duas seguem para Sul quando se está investido em ambas ... :x :x :x :x :x
Abraço e BN,
Alien

por shotgun » 24/7/2007 10:03

margemsul Escreveu:Shotgun

A Cimpor valorizou-se 12% na semana passada, como podes falar de "perdas da Cimpor" ?
Mesmo hoje só corrige 0,26%

Margemsul,

Talvez me tenha expressado mal, pois a Cimpor ainda ontem acabou por fechar positiva, mas chegou a estar a 7,48 e na sexta-feira teve minimo de 7,36.

É claro que influencia a forma como a TD se porta.

De qualquer das formas, como disseste e muito bem, a Cimpor valorizou imenso na semana passada, assim como o BCP no decorrer do mês de Junho e a TD no mês de maio.

Acho que é uma questão de esperar, mas continuo a acreditar na TD e pelo menos os 4; 4,05 é um valor mais que justo n este momento.

Cumprimentos

Registado: 6/2/2007 19:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, m-m, paulopereira.pp36.pp, zulu404 e 117 visitantes