Caldeirão da Bolsa

Tempo de corrigir

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 11/7/2007 11:03

Ulisses Pereira Escreveu:No passado, creio que o que disseste era inequívoco. Hoje, cada vez mais, vejo que a Europa mexe muito com os futuros americanos. Aliás, muitos analistas americanos "queixam-se" disso. Eu diria que nesta altura, temos as duas situações e um equilíbrio que me parece muito saudável.

Hum...

Não estou totalmente convencido.

O que tenho observado é o seguinte:

- de manhã (vendo por exemplo na Bloomberg) começa a notar-se movimentos (seja para cima seja para baixo) nos futuros e a Europa só começa a mexer a seguir - isto sugere que os futuros têm a liderança

- noutros dias, os futuros mantêm-se estáveis e a Europa "parte-se toda", ou seja, abre em baixa e depois não pára de cair, mesmo sem os futuros mexerem - isto sugere os os futuros americanos não vão atrás da Europa

- ainda noutros dias, quando saem dados nos states às 13h30, os futuros reagem de imediato e a Europa vai atrás, mas quando saem dados na Europa raramente se vêem movimentações de relevo nos futuros americanos - isto sugere que mais uma vez os dados americanos e os respectivos futuros condicionam a Europa mas que a inversa não é verdadeira

- por fim, a abertura da Europa é condicionada pelo fecho dos states na véspera mas também pelos valores a que estão os futuros americanos quando a Europa abre; ou seja, se os states fecharam no vermelho mas os futuros tiverem estado muito positivos a noite toda, isso atenua o efeito da queda da véspera e a abertura é em baixa ligeira ou até em alta - isto sugere que a abertura da Europa é condicionada pela evolução dos futuros americanos

Já li "teorias da conspiração" de que quem compra a vende futuros americanos durante a manhã europeia são os alemães - não sei se isto é verdade. O que sei é que os futuros começam geralmente a mexer bem a partir das 8 horas até à abertura dos states. Por vezes estao flat às 8 da manhã e quando chega às 14 já caem 10 pontos. Contudo, nos dias em que isso acontece, procurando notícias na Reuters antes das 14 horas nunca li "futuros dos states caem porque a Europa caiu" mas antes "futuros caem porque investidores receiam inflação nos EUA ou receiam o subprime nos EUA ou porque o petróleo subiu ou receios da FED, etc." - é sempre nesta linha. Nunca li qualquer justificação sobre o comportamento da Europa como explicação para os movimentos dos futuros dos states (sejam eles para cima ou para baixo).

Se calhar estou completamente equivocado. Admito que a situação não seja assim tão simples como a descrevi. Isto é apenas aquilo que tenho observado.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Adam hedge » 10/7/2007 12:47

boa tarde.
bem divergências não vi no gráfico sobre o dow,a não ser uma possivel figura de triplo topo,mas que ainda falta muito para de dizer concretamente se é ou não.

vamos imaginar que o dow quebra a resistência...

mas nada como o ulisses para dar uma informação adequada

J.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 12:43

No passado, creio que o que disseste era inequívoco. Hoje, cada vez mais, vejo que a Europa mexe muito com os futuros americanos. Aliás, muitos analistas americanos "queixam-se" disso. Eu diria que nesta altura, temos as duas situações e um equilíbrio que me parece muito saudável.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 10/7/2007 12:37

[quote="Ulisses Pereira"]Luka, sempre que os mercados europeus têm um mau arranque (o que quase sempre arrasta os futuros americanos para o vermelho).../quote]

Ulisses,

Tocaste num dos pontos que considero mais interessantes no dia-a-dia dos mercados.

Por aquilo que tenho observado, parecem-se ser os futuros americanos que arrastam os mercados europeus (seja para o verde, seja para o vermelho) e não o contrário.

Qual é a tua opinião?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 10/7/2007 11:37

Luka, sempre que os mercados europeus têm um mau arranque (o que quase sempre arrasta os futuros americanos para o vermelho) questionas-te sobre uma possível correcção. No gráfico que colocaste não vi quaisquer divergências, podes explicar quais são?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SirPatrickBateman » 10/7/2007 8:26

Que breakout que isto ainda vai dar...

:roll:

Registado: 6/11/2002 16:28

Correcção ???

por Luka! » 10/7/2007 8:17

:cry:
Sera que vamos ter correcção ?

temos divergencias negativas , estamos em maximos, com duplos topos... (triplo topo no DOW ... futuros no vermelho)...
:(

:?
Anexos
cac.gif
cac.gif (0 Bytes) Visualizado 2009 vezes
dow.bmp
dow.bmp (0 Bytes) Visualizado 2005 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

PSI-20 encerra em máximos de 2000 impulsionado pela Banca

por FRAGON » 22/5/2007 16:38

:P
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

por nnascimento » 17/5/2007 21:22

:-k humm,
tá bera tá. QQ das formas o artigo do Cramer q o Ulisses postou nao é tolo de todo mas...
Bem amanha é fecho de option calls e nestes dias costuma ser esquisito.
Sairam tb uma panóplia de indicators dos States nesta semana.Mix como vem sendo habito.Mix mix mix e os mercados range range range. É bestial para as correctoras. A ver vamos para onde parte :?:

bom um abraço a todos q eu vou ver um concertozito de Jazz nesta noite quente Farense.

Até amanha
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por scpnuno » 17/5/2007 21:03

Eu, pessoalmente, não achei esta imagem bonita...

Mas ela vale 1000 palavras
Anexos
indusa1705.JPG
indusa1705.JPG (0 Bytes) Visualizado 2421 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Valete » 17/5/2007 20:32

jarc, qual a vantagem que teria esse raciocínio, para alguém?
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Powerman » 17/5/2007 20:22

Pois durante o dia com volume, faz que sobe mas não sobe e faz que cai mas não cai. E no final estas puxadas.... por mim ontem estive longo, e partir de agora estou fora até ... novas indicações. Estas puxadas... e os indicadores com sinal de venda a LTA quebrada. Hummmmmmm.

Fico de fora. Decidam-se para onde querem ir, que eu vou....

Abraço

PMAN

Registado: 18/3/2007 16:12

Puxadas

por jarc » 17/5/2007 19:16

Pena é o spx não ir mais acima. Palpita-me que querem um fecho de semana no topo. Também pode acontecer um movimento interessante que é um fecho próximo do máximo histórico para despejarem nas bolsas asiáticas. Impossível? Talvez não seja mal pensado.

Registado: 23/7/2003 16:05

por nnascimento » 17/5/2007 19:07

Bem q final de tarde. Assistir assim ao final do fecho dos mercados dá gosto. Q grande puxada. Deve haver muito shortSqueeze neste ultimos minutos. Quem esta curto esta mesmo a ser espremido.
Se se conseguirem manter assim penso que o raio da consolidação está feita e o DAX está prontinho para atacar os 16.. De certeza q houve muita boa gente como eu que já estava farto de negociar em range ( e perder dinheiro)
Pena o Nasdaq nao ter a mesma pujança
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por Powerman » 17/5/2007 16:32

Ricardotugas,

Os vizinhos do lado gostam de ser diferentes. O indice deles "anda marado" , os outros indices (NDX/DAX/SP) todos em maximos e eles a fazerem correcções. Vamos ver se quando os "outros" corrigirem eles não cometem a proeza de valorizar. EHEHEHE

Abraço

PMAN

por ricardotugas » 17/5/2007 15:25

Hehehe, é o trauma de Down.

Agora uma dica, no IBEX estamos a chegar a uma barreira importante que este ano já tocamos 2 vezes, caso seja superada a resistência vamos para máximos, senão... estamos prontinhos para uma correcção no IBEX.

Amanhã com o vencimento de futuros não prevejo quedas, alias seria mesmo conveniente os mercados hoje fecharem no zero ou em leve queda.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por Ulisses Pereira » 17/5/2007 14:49

Luka, só actualizas este tópico quando os mercados caem? É que a maioria está em máximos plurianuais e alguns em máximos históricos...

Acho curioso que sempre que há uma pequena queda (dos mercados ou dos futuros) aparece aqui o post ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ameaças

por Luka! » 17/5/2007 14:40

Mais umas ameaças ...

(os futuros americanos estão bastante mais vermelhos)
Anexos
cac.gif
cac.gif (0 Bytes) Visualizado 1776 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

por Princepe da bolsa » 14/5/2007 15:08

Deal Escreveu:Vamos aguardar por alguns indicadores económicos dos US que saem hoje para confirmar se a correcção está feita, ou vem aí mais correcções pelo caminho.

ps: ontem entrei na Altri e como estou a ver a situação lá fora toda ela vermelha se não tiver força para recuperar vai à cotação que estiver :? :|

Correções? :?

As praças norte-americanas negoceiam em alta depois de ser conhecido que a DaimlerChrysler vendeu 80,1% da Chrysler à Cerberus Capital Management. O Dow Jones já renovou o máximo histórico ao negociar nos 13.383,7 pontos.

Mas o PSI-20 e os mercados financeiros internacionais não estão a negociar em máximos plurianuais?? :?
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

NO COMMENTS

por Luka! » 14/5/2007 15:03

:arrow: NO COMMENTS
:?
Anexos
nasdaq.png
nasdaq.png (0 Bytes) Visualizado 2043 vezes
cac.gif
cac.gif (0 Bytes) Visualizado 2048 vezes

por Deal » 11/5/2007 7:47

Vamos aguardar por alguns indicadores económicos dos US que saem hoje para confirmar se a correcção está feita, ou vem aí mais correcções pelo caminho.

ps: ontem entrei na Altri e como estou a ver a situação lá fora toda ela vermelha se não tiver força para recuperar vai à cotação que estiver :? :|
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.

Registado: 23/3/2007 13:15

Consolidação

por Luka! » 11/5/2007 6:58

PARECE QUE E DESTA QUE CONSOLIDAMOS:

o mercado estava à espera de um motivo... e as ULTIMAS ESTATISTICAS US ajudaram.

Asian markets decline on U.S. growth concerns

By Chris Oliver, MarketWatch
Last Update: 12:47 AM ET May 11, 2007

HONG KONG (MarketWatch) -- Asian stocks fell across the board Friday, with Japanese markets losing ground as Canon Inc. and other export-oriented shares declined on renewed concerns about the health of the U.S. economy and a weaker finish on Wall Street.
The 225-issue Nikkei Average shed 1.4% to 17,491.24 in afternoon trading, while the Topix index shed 1.2% to 1,715.37.
Australia's S&P/ASX 200 was down 1% at 6,292.7, and New Zealand's NZX-50 shed 0.5% to 4,229.66. South Korea's Kospi index retreated from a record closing high in the previous session, shedding 0.4% tot 1,593.96. Singapore's Strait Times Index fell 0.7% and Malaysia's KLSE Composite was down 0.7%. Taiwan's leading index, the Weighted Price Index, fell 0.8%.

por Powerman » 9/5/2007 14:33

Caro Deal

A cotação dos futuros é online, e quando o Luka analisou estavam vermelhos, mas a "malta" dos EUA entretanto decidiu investir e agora estão verdes, mas daqui a minutos podem estar outra vez vermelhos.

Abraço

PMAN

por Powerman » 9/5/2007 14:26

Boa tarde

Realmente isto está esquisito o SPX e NDX estão a lateralizar faz 3 dias. Hoje tambem não estou a ver rumo definido.

Abraço

PMAN

por Deal » 9/5/2007 14:20

Não consigo ver os futuros a vermelho nos US.

Estás-te a basear no boursorama ou na informação da tua correctora?

obg e bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.

Registado: 23/3/2007 13:15

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Rolling_Trader, Shimazaki_2, tami e 217 visitantes