Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dialmedia » 2/5/2007 21:56

Tenho a impressão que o último PT do Millennium BCP tinha sido feito muito antes de Novembro... Recordo-me de ter visto no JN que o PT da PTI pelo BCP já tinha passado os 12 meses, dai que também estava na expectativa de sair um para breve, ao que parece, saiu hoje.

Será que alguém pode confirmar? Tenho mesmo a ideia que o último PT não foi feito em Novembro, ou se foi feito, não era esse que estava ai referido no site.

Falando do PT em si, não percebo como é que após o crescimento da empresa, o potencial crescimento, os subsídios governamentais, o aumento do papel, enfim, milhares de argumentos a favor, o BCP tenha preferido manter os 2.75

Alguma justificação?

Registado: 26/1/2007 17:07

por o_morcego » 2/5/2007 21:44

vamos ver o que isto vai fazer ao mercado.

UBS recomenda «Buy» para a acção Portucel num prazo de 12 Meses 3.25
Veja mais detalhes em http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... icker=ptcl

Millennium bcp recomenda «Neutral» para a acção Portucel num prazo de 12 Meses 2.75

ES Research recomenda «Compra» para a acção Portucel num prazo de 12 Meses 3.30

Amanha logo saberemos. ja agora comentários aos novos PT, chegou ao meu mail as 21:30 de hoje.

BN e as garrafa são para abrir.

Registado: 11/12/2006 13:00

por Deal » 2/5/2007 21:38

Bom,

para ficar claro:

Portucel
Total number of shares: 767.500.000
Shares traded on Euronext 537.250.000
Shares from the 2nd phase of Privatization – immobilized for 5 years, until 27/04/2009 (art.5 from Decree-law 6/2003 of January 15th, applicable in accordance with number 2 of art.10) 230.250.000

relativamente ao facto de a Semapa poder comprar o restantes 29% das acções da PTI pode fazê-lo ... só tem de se chegar à frente :twisted: !!!

Quanto ao facto de ter de vender 5% ... desconheço. Se puderem confirmar, talvez se consiga perceber um pouco o volume de vendas do dia de hoje e antecipar o de amanhã :twisted: :twisted:!!!

Bons negócios ...[/b][/i]
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.

Registado: 23/3/2007 13:15

por macosta » 2/5/2007 20:57

Peço desculpa, pois sou bastante leigo no assunto e não quero que entendam como uma ousadia minha tentar analisar qualquer situação actual da PTI, apenas expressar a minha opiniao, que como digo é bastante leiga! Sendo a PTI uma das maiores empresas de produção de pasta de papel e segundo todas as noticias que sairam inclusivé hoje acerca de PT e recomendações de compra, acham que essa correção não será apenas relacionada com o mercado? Já agora agradecia que comentassem pois li que a semapa tinha recebido era recomendação para comprar o resto da PTI, mas não recordo o local da informação!

Grato BN

Registado: 4/3/2007 0:39

por artista_ » 2/5/2007 20:46

Deal Escreveu:
Tendo em conta que o nº de acções da PTI na Euronext ronda os 537.250.000 de acções [/i]

O Capital Social da PTI é representado por 767,50 Milhões de acções pelo que 5% do capital serão mias de 38 Milhões de acções...

Quanto à venda desses 5% não faço a mínima idéia se é para realizar ou não?! nem nunca tinha ouvido falar disso... também tenho andado um puco distraído :) :mrgreen:

bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por Deal » 2/5/2007 20:24

e esqueci-me do mais importante :) ... o porquê da Semapa ter de vender 5% da PTI ... isso é oficial?

Obrigado.

Bons negócios ...
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.

por maromatics » 2/5/2007 20:23

maromatics Escreveu:É de esperar que na 4ª fª o título venha a corrigir, sendo a amplitude da correcção dependente do que estiver a acontecer no mercado (recordo que o ambiente geral pode ser de correcção também, e se assim for a PTI será bastante afectada.

O que se passou hoje não foi qualquer surpresa.

Registado: 25/1/2007 18:53

por Deal » 2/5/2007 20:20

Boas noites,

"boa tarde, a semapa nao tem de alienar 5% da Pti?
Nao serao essas vendas que estao a deitar a baixo a cotação da pti?"

Tendo em conta que o nº de acções da PTI na Euronext ronda os 537.250.000 de acções (http://www.portucelsoporcel.com/eng/inv ... hares.html), então 5% será 26862500 de acções.

Se hoje "só" negociaram ~6500000 acções, então ainda faltam mais ~20000000 ... certo?

Bons negócios ...[/i]

por 1963 » 2/5/2007 18:46

O erro vai persistindo :) , na minha primeira mensagem onde digo "compra a 3.31 da PORTUCEL", queria dizer da TDU. :evil: :evil:
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por edgar araujo » 2/5/2007 18:35

boa tarde, a semapa nao tem de alienar 5% da Pti?

Nao serao essas vendas que estao a deitar a baixo a cotação da pti?
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por 1963 » 2/5/2007 18:24

Foi na caixa BI, e não avisou nada :( :(
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

por artista_ » 2/5/2007 18:15

1963 Escreveu: mas...quando olho para o título que tinha sido comprado reparo que não se tratava da TDU MAS SIM DA PTI

Não sei onde deste a ordem mas no Millenniumbcp quando uma ordem é dada com um preço muito fora dos cofres o sistema avisa e pergunta se quer mesmo dar essa ordem...

Registado: 17/3/2003 22:51

por 1963 » 2/5/2007 18:05

Não há para aí um prémio para a azelhice, se houver é para mim com toda a certeza :mrgreen: :mrgreen: .
Hoje dei uma ordem, logo pela manhã, de compra a 3.31 da portucel, quando fui ver já tinha sido satisfeita :) , mas...quando olho para o título que tinha sido comprado reparo que não se tratava da TDU MAS SIM DA PTI :evil: :evil: :evil: , como é óbvio enganei-me a colocar o título e foi uma compra ao melhor :evil: :evil: :cry: , assim acabei por ficar com elas a 2.83 :cry: :cry: , de génio... :twisted: :x :x
BN

por luis.gomes » 2/5/2007 16:06

Parafuso Escreveu:Contudo, não posso deixar de exprimir alguma decepção por nesta última semana ter ficado "sozinho", isto é, eu e a Semapa como únicos players da acção visto estar tanta gente a saltar fora :)

Boas,

Eu continuo dentro e para já não vejo motivos para sair...
Desde Janeiro'07 a PTI valorizou +16.25%.

Devagarinho lá vai subindo pelo que esta é a minha aposta até ao final do ano.

Abraço,

LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por pek » 2/5/2007 15:55

Amigo pedras não e o unico... Tinha stop a 2.77 e também mas levaram!!
(Talvez ate nem tenha sido tau mau assim)

Registado: 14/4/2007 21:37

Streamer Lixado

por Primvs » 2/5/2007 15:42

A sessão já acabou à 15min e ainda não tenho o streamer do BCP actualizado....ah...e por falar em BCP, a PTI só vai lá quando o BCP rever o Pt pois se até a UBS reviu e ela ficou quietinha... :mrgreen: :lol:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Re: Sherlock Holmes

por ptmasters » 2/5/2007 15:39

Primvs Escreveu:PS3- Não será hoje uma sessão de "Silêncio dos Inocentes", aproveitando um certo desânimo com o desempenho da acção e andarem a limpar stops e a degolarem os pequenos accionistas?

Essa foi uma das razões que me fez ficar quieto para ponderar.

Sinceramente, não sei. Esta zona dos 2,77 - 2,78, deu para reparar que também entraram algumas mãos fortes. Se eram as mesmas que estavam a sair para apenas activarem stops, não sei.

Em última análise, a perda de 1% não é mais que a perda de 1%.

Aguardar para ver.

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por pedras11 » 2/5/2007 15:27

James Wheat Escreveu:
pedras11 Escreveu:Depois da tanto "escárnio e mal dizer" teremos a PTL atingir máximos? Espero que sim, pois o meu stop a 2,77 ainda está activo! :shock:

Não entendi essa do "escárnio" :-k ... Há aqui gente que quanto mais se lhe deseja boa sorte, mais azedume mostram...
Enfim, lá foi o seu top então activado a 77. Eu tive mais sorte, nas minhas criticas tive 6 centimos mais sorte.
Ab+Bn

Era a única acção que tinha Stop. Havia entrado a 2,64. E como eles são para se usar deixei ficar a ordem que poderia anular.

Jammes o meu comentario vai no sentido do pessoal começar a "saltar fora". Só isso.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Sherlock Holmes

por Primvs » 2/5/2007 15:25

O Sherlock Holmes, embora personagem de ficçao, dizia que após análise das provas, se a explicação mais provável for absurda e irreal, é porque essa explicação é a correcta. Vamos ver as provas:

1- Lucros anuais duplicam em relação a 2005
2- Amortização forte de dívidas financeiras
3- Crescimento da produção (máquina nova e subsídios) vs diminuição da produção das empresas rivais e o seu mau momento
4- Preço da pasta a descer e do papel a aumentar
5- Lucros 1Q de 2007 são 8% maiores do que no mesmo período em 2006
6- PER muito menor do que ENCE e Stora Enso
7-Outros que me tenha esquecido...

A conclusão lógica é que esta acção deveria estar a subir paredes tipo Homem-Aranha. No entanto, desce...É completamente irracional!

Dentro da lógica do Sherlock Holmes, bate tudo certo...só me falta descobrir a razão absurda por qual desce!

PS1-James...devias ter ligado à malta às 8h da matina para a malta se arrear da PTI

PS2- Há optimas recomendações para o sector do papel...será que a malta não se enganou, e por o Ricardo Salgado ter muita "papel"...e desatou a comprar BES? :lol:

PS3- Não será hoje uma sessão de "Silêncio dos Inocentes", aproveitando um certo desânimo com o desempenho da acção e andarem a limpar stops e a degolarem os pequenos accionistas?
É da vida...

Nos últimos resultados anuais

por JUKIMSUNG » 2/5/2007 15:24

A coisa tinha subido 100% e nem assim ela arrancou, agora com resultados idênticos não ía disparar sem mais nem menos... Mas que está barata está, o problema é que já está barata há muito tempo e começa a pesar até porque isto para arrancar tem que mover montanhas... são milhões sempre a querer vender também.

Registado: 7/3/2007 19:42

Sherlock Holmes

por Primvs » 2/5/2007 15:23

O Sherlock Holmes, embora personagem de ficçao, dizia que após análise das provas, se a explicação mais provável for absurda e irreal, é porque essa explicação é a correcta. Vamos ver as provas:

1- Lucros anuais duplicam em relação a 2005
2- Amortização forte de dívidas financeiras
3- Crescimento da produção (máquina nova e subsídios) vs diminuição da produção das empresas rivais e o seu mau momento
4- Preço da pasta a descer e do papel a aumentar
5- Lucros 1Q de 2007 são 8% maiores do que no mesmo período em 2006
6- PER muito menor do que ENCE e Stora Enso
7-Outros que me tenha esquecido...

A conclusão lógica é que esta acção deveria estar a subir paredes tipo Homem-Aranha. No entanto, desce...É completamente irracional!

Dentro da lógica do Sherlock Holmes, bate tudo certo...só me falta descobrir a razão absurda por qual desce!

PS1-James...devias ter ligado à malta às 8h da matina para a malta se arrear da PTI

PS2- Há optimas recomendações para o sector do papel...será que a malta não se enganou, e por o Ricardo Salgado ter muita "papel"...e desatou a comprar BES? :lol:
É da vida...

por carrancho » 2/5/2007 15:17

James,

Isso quer dizer que a garrafinha se escafedeu!!! :cry:

A PTI, como previ, os resultados apresentados não teriam grande impacto na cotação.

Tal como o James, saí a 2,83 logo pela manhâ... só que já reentrei (com 50%) a 2,78, porquê?

-Porque está a sair (e com espaço para quase todos(volume)) quem eperava quem os resultados fossem bons e provocassem uma grande valorização.

- Quem pensava sair antes dos resultados porque esperava uma grande valorização nos dias que antecederam a apresentação dos mesmos, desiludiu-se. Alguns arriscaram ficar para o pós-resultados e esses estão certamente a sair hoje (tal como eu próprio fiz).

- Porque os resultados são efectivamente bons.

-Porque tem demonstrado que o interesse continua forte ou não estaria a suster a pressão vendedora sem uma queda bem mais acentuada.

Espero não ter errado, há hora do almoço tinha a ordem de compra a 2,73, parece-me que não vai lá, a ver vamos! :-k

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por James Wheat » 2/5/2007 15:12

pedras11 Escreveu:Depois da tanto "escárnio e mal dizer" teremos a PTL atingir máximos? Espero que sim, pois o meu stop a 2,77 ainda está activo! :shock:

Não entendi essa do "escárnio" :-k ... Há aqui gente que quanto mais se lhe deseja boa sorte, mais azedume mostram...
Enfim, lá foi o seu top então activado a 77. Eu tive mais sorte, nas minhas criticas tive 6 centimos mais sorte.
Ab+Bn
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por ptmasters » 2/5/2007 15:09

Não lembra ao diabo estar a cotar a 2,78 após divulgação dos resultados, mas enfim.

Mas a minha preocupação vem mais do facto do tamanho das ordens que vão aparecendo nas vendas. Isso sim, deixa-me a pensar.

Paciência para já.
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Barão 32 » 2/5/2007 15:05

Bem sei que nestas andanças é mais que aconselhável deixar as emoçoes de fora, será mesmo obrigatório! Contudo, não posso deixar de exprimir alguma decepção por nesta última semana ter ficado "sozinho", isto é, eu e a Semapa como únicos players da acção visto estar tanta gente a saltar fora :)

Mais algo de potencialmente positivo para a "menina":

"Papel 2007-05-02 13:38
Caixa BI vai rever estimativas de lucro da Portucel para 2007 e 2008
A Caixa Banco de Investimento anunciou hoje que vai rever as estimativas de lucro da Portucel para 2007 e 2008, uma vez que os resultados líquidos no primeiro trimestre ficaram 4,4% acima das estimativas da instituição.

Rita Paz

O lucro da Portucel subiu 8% no primeiro trimestre deste ano, para 39,4 milhões de euros, face a igual período de 2006, o que "excedeu" as "expectativas e o consenso do mercado", segundo um research da instituição.

"As nossas estimativas para este e o próximo ano encontram-se em revisão, assim como o preço justo", de 2,80 euros, explica ainda a Caixa Banco de Investimento.

A Caixa BI referiu também que "o mercado dá sinais fortes de que o sector da pasta e papel deverá permanecer positivo por mais alguns meses", pelo que recomenda a compra das acções da produtora de pasta e papel."

Registado: 4/12/2006 21:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 47 visitantes