Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 24/4/2007 22:41

Essa asa da chavena pode interpretar-se como duplo topo?

Registado: 17/3/2005 14:58

por Resina » 24/4/2007 22:05

A PTI é daquelas que vale muito mais, tem Pt's quase todos acima do valor actual, mas que simplesmente não sobe... É boa para comprar e esperar um ano como se nao existisse...
È de tal marasmo que aborrece, demora dias a subir uns meros centimos, mas quando cai é "forte e feio"...
Apesar de tudo mantenho-a na minha carteira até estar contente com os futuros "lucros"...
Cumps :lol: :lol: :lol:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Gráfico actualizado

por O.Próprio » 24/4/2007 18:45

Gráfico actualizado:

A vela negra não fica muito bem mas também não compromete.
A C&H está formada. Para confirmação precisa-se de um fecho acima dos 2,79 !

Suporte na LTA de CP.
Anexos
ScreenHunter_005.gif
ScreenHunter_005.gif (0 Bytes) Visualizado 3002 vezes

Registado: 19/2/2007 12:15

Pti

por Clinico » 24/4/2007 13:23

Sim Ilustres, estou de acordo. Esta correcção não altera em nada o caminho da Pti. A aproximação do dia 30 vai continuar a influenciar positivamente o papel.
Parece-me que amanha as bolsas funcionam.
Quanto á correcção dos mercados é possível que inicie o tal famigerado Maio mas lembro que na bolsa portuguesa há muitos acontecimentos que a podem manter bull:
1 - O falhanço da OPA do BCP ao BPI e a subida do BCP
2- O spin off da Martifer, sobretudo se conseguiram comprar a REpower
3 - O spin off da sonae capital
4 - o stock split da JM e o sucesso na Polónia
5 - O preço do papel continua a subir (Altri/Portucel)
Enfim, só me lembro destes de repente...
Um abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por ptmasters » 24/4/2007 10:51

Para mim, isto hoje não é mais que um reteste à zona do "break out level" - ver último gráfico do Midas - de forma a ganhar energia para outros vôos.

Mal ou bem, lá fora a situação parece idêntica.

Também, quem já aguentou até aqui, está já um pouco habituado a isto.

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Globetrotter » 24/4/2007 9:54

Vamos com calma... Os mercados estao hoje a cair forte... Nao queria que a Pti fosse a unica a disparar.
O que vejo no grafico é que simplesmente entrou no triangulo ascendente que o Midas desenhou... :wink:
E tambem o dia ainda nao acabou... :lol:

BN
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "

Registado: 3/2/2006 14:13

por carrancho » 24/4/2007 9:49

Bom dia

Esta correcção até pode vir a ser benéfica para o futuro próximo da PTI. É isto que acredito pelo que me parece mais uma boa oportunidade de entrada/reforço que um momento de saida.
Preocupava-me um fecho abaixo de 2,72 e ficaria satisfeito com um fecho acima de 2,77, neste intervalo não me parece que haja razões para panico nem grandes euforias.

Se tivesse de apostar, apostava em fecho acima de 2,77 hoje.

Um abraço

MC
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Primvs » 24/4/2007 9:47

artista Escreveu:
Primvs Escreveu:Fecha acima dos 2,78 com volume consideral e um target de 3,15 e na sessão a seguir cai 1,5% sem razão aparente?

Olá Primvs,

Em primeiro lugar o Volume não foi nada por ai além, foi menos de metade da sessão anterior... e também não existiram razões aparentes para ter subido tanto na sessão de sexta, as bolsas são assim, há vendedores e compradores e os preços sobem e descem, a grande maioria das vezes sem razão aparente...

Bons negócios
Ontem foi quase o dobro da média de volume diário desde a venda em Novembro. E saíram aquelas notícias do BPI...por isso discordo com a tua opinião, pois notícias a empurrar o título. Mas por um lado concordo contigo, pois é um erro (que eu cometo muito) procurar razões racionais para os movimentos quando os mercados não o são e a informação é imperfeita...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por JOSE DUARTE » 24/4/2007 9:46

Eu, como estava demasiado exposto ao titulo, e não gostando do estado actual dos mercados, principalmente de nuestros hermanos, decidi vender 50% da posição adquirida a 2,64€.
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por artista_ » 24/4/2007 9:41

Primvs Escreveu:Fecha acima dos 2,78 com volume consideral e um target de 3,15 e na sessão a seguir cai 1,5% sem razão aparente?

Olá Primvs,

Em primeiro lugar o Volume não foi nada por ai além, foi menos de metade da sessão anterior... e também não existiram razões aparentes para ter subido tanto na sessão de sexta, as bolsas são assim, há vendedores e compradores e os preços sobem e descem, a grande maioria das vezes sem razão aparente...

Bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por James Wheat » 24/4/2007 9:32

Primvs,
A maior parte das pessoas no Forum está optimista em relação ao futuro próximo das bolsas, eu estou em minoria (ver outros tópicos).
Se as coisas se complicarem, nada se safa - como se viu em finais de Fevereiro.
Para mim os mercados vão corrigir entre Mai e Agt, para termos depois um rally (já habitual) de fim-de-ano (Out-Dez).
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Primvs » 24/4/2007 9:04

James Wheat Escreveu:Disparar / limpar stops... Dá sempre jeito a quem quer açambarcar.

Dito isto, há que acompanhar é os mercados lá fora, que a mim parece-me que vem aí nuvens carregadas... :roll: !

Quando o suporte da earnings season acabar, vai haver novo ajuste.
Até mesmo a PTI? Pode ser uma boa acção refúgio para nuvens carregadas...e com os aumentos do preço do papel e consequente e constante aumento dos lucros...ou entendes que depois da próxima 3feira é para vender?Eu estou meio indeciso...não estou a gostar do dia de hoje e também vejo os próximos meses algo para o negros! Fecha acima dos 2,78 com volume consideral e um target de 3,15 e na sessão a seguir cai 1,5% sem razão aparente?Quando daqui a uma semana saem os resultados que se esperam bem bons? Será que é outra vez uma limpeza para encarrilar para a próxima semana?
É da vida...

por James Wheat » 24/4/2007 8:55

Disparar / limpar stops... Dá sempre jeito a quem quer açambarcar.

Dito isto, há que acompanhar é os mercados lá fora, que a mim parece-me que vem aí nuvens carregadas... :roll: !

Quando o suporte da earnings season acabar, vai haver novo ajuste.
James Wheat
Position Trader

AT

por Primvs » 24/4/2007 8:49

:mrgreen: Esta PTI é um verdadeiro teste à paciência! 2,75...vai continuar a corrigir? Com aquele gráfico que o Midas deixou...quais as consequências nas próximas sessões para a PTI? Ou devemos esperar pelo fecho para melhores perspectivas? :evil:
É da vida...

por Midas » 23/4/2007 19:56

Fica o gráfico em que hoje efectuou uma quebra em alta do triângulo. Target fica nos 3.10, veremos se amanha confirma.
Anexos
portucel.png
portucel.png (0 Bytes) Visualizado 1951 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 23/4/2007 16:07

Eu gosto de usar para traçar as linhas os corpos e não tanto os extremos. Penso que isso irá de encontro a cada um e a sua estratégia já que há autores que usam os corpos e outros os pontos extremos. Por exemplo Alexander Elder usava os corpos pq dizia que os pontos extremos são movimentos exagerados do dia e que não devem ser tido em conta. Eu tenho usado os corpos e tenho-me dado bem. Talvez o Ulisses saiba responder melhor a esta questão.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por ArturCarvalho » 23/4/2007 15:54

Midas,

Eu fiz um boneco parecido com o teu, só que as LTs tocam nas sombras das velas em vez de tocar nas velas, qual é o critério utilizado para fazer em cima das sombras ou em cima da vela mesmo? Obrigado.
Anexos
ptiLT.JPG
ptiLT.JPG (0 Bytes) Visualizado 2190 vezes

Registado: 20/12/2006 23:53

por James Wheat » 23/4/2007 15:48

Excelente fecho, muito bom :clap: !!
Aproxima-se o momento da verdade: ou varre - \:D/ - ou claudica - :cry: !!
Se esta não me falhar... Não me pode falhar :evil: !!
Over & out.
James Wheat
Position Trader

por Cabecorra » 23/4/2007 15:21

Ulisses Pereira Escreveu:Cabecorra, apenas um reparo: Qualquer linha de tendência, para que seja consistente tecnicamente, tem que ter 3 pontos de toque. Como tal, a linha de tendência descendente que traçaste não tem significado técnico.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado pelo reparo Ulisses, eu sei disso e desenhei-a logo no segundo toque pois pensei haver a hipótese de se vir a formar um triângulo em vez do C&H.

:oops: Depois não a apaguei. :oops:

Aliás, só ontem voltei a abrir esse gráfico e fiquei estupefacto como ela seguiu direitinho a previsão.

O mesmo me aconteceu com a TDU.

http://widdly.com/users/cabecorra/PSI20/TDU/Chart/

Acho que estou a ficar bom nisto!! :mrgreen:

É pena eu próprio não confiar muito nas minhas análises...
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

por James Wheat » 23/4/2007 15:07

Midas Escreveu:Um fecho acima dos 2.78 iria atribuir à PTI uma quebra de um triângulo com projecção nos 3.10. JAMES será que é desta que vem a garrafa? ;) Nota-se que a acumulação continua forte.

Midas, quem me dera :roll: ...
Os resultados têm que varrer aquele intervalo 2.79-2.84, senão... :wall: !!
James Wheat
Position Trader

por Midas » 23/4/2007 14:59

Um fecho acima dos 2.78 iria atribuir à PTI uma quebra de um triângulo com projecção nos 3.10. JAMES será que é desta que vem a garrafa? ;) Nota-se que a acumulação continua forte.
Anexos
portucel.png
portucel.png (0 Bytes) Visualizado 2396 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por xico » 23/4/2007 14:58

O.K., a de cima é de longo prazo.

Thanks, aquele abraço,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

por Ulisses Pereira » 23/4/2007 14:54

Sim, pode fazer embora das LT ascendentes traçadas, a inferior parece ser a mais consistente. É, aliás, aquela que o cabecorra traçou bem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por xico » 23/4/2007 14:49

Ulisses Pereira Escreveu:Cabecorra, apenas um reparo: Qualquer linha de tendência, para que seja consistente tecnicamente, tem que ter 3 pontos de toque. Como tal, a linha de tendência descendente que traçaste não tem significado técnico.

Um abraço,
Ulisses

Ullises:
E uma coisa assim, terá algum sentido ?

Abraço,
Anexos
PORTUCEL_23042007.gif
PORTUCEL_23042007.gif (0 Bytes) Visualizado 2460 vezes
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

por Ulisses Pereira » 23/4/2007 14:45

Cabecorra, apenas um reparo: Qualquer linha de tendência, para que seja consistente tecnicamente, tem que ter 3 pontos de toque. Como tal, a linha de tendência descendente que traçaste não tem significado técnico.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], m-m, Sergio_tpg e 42 visitantes