Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por npatriarca » 10/4/2007 9:47

Jabreu Escreveu:Sim...se venderem hoje tem direito ao dividendo

viva

está certo disso ?
olhe que tenho a ideia que hoje é o dia de ex-dividendo, ou seja, a cotação corrigiu os 8 centimos do dividendo e quem entrar hoje não tem direito de modo algum ao mesmo.
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por Bar » 10/4/2007 9:45

Obrigado Jabreu :D

Registado: 12/3/2005 13:06

por jabreu » 10/4/2007 9:43

Sim...se venderem hoje tem direito ao dividendo
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por retlav » 10/4/2007 9:35

akoka Escreveu:Bom dia, caros forenses.
Reparei agora, que na LJC a cotação da PTI aparece com um ganho de 0,38%, e com a cotação de 2,69. Ora isto só é possível matamáticamente, com a incorporação dos dividendos no preço da acção, obviamante. A questão é esta: Está este percentual de ganho correcto? ou devería sim aparecer a cotação com a perda de -2,...%, referente ao diferencial entre a cotação de 5ª feira e hoje?
Cumprimentos

é exactamente tb essa a minha duvida....
Tb está assim no MillenniumBCP e no jornal de negocios!
Outra pergunta, se vender hoje as acções, recebo o dividendo?
Abraço
Obrigado

Registado: 9/11/2006 12:54

por Bar » 10/4/2007 9:35

Boas, Hoje a PTI ja negoceia sem direito a dividendo e sem o mesmo incorporado no valor da mesma correcto?

Registado: 12/3/2005 13:06

por akoka » 10/4/2007 9:21

Bom dia, caros forenses.
Reparei agora, que na LJC a cotação da PTI aparece com um ganho de 0,38%, e com a cotação de 2,69. Ora isto só é possível matamáticamente, com a incorporação dos dividendos no preço da acção, obviamante. A questão é esta: Está este percentual de ganho correcto? ou devería sim aparecer a cotação com a perda de -2,...%, referente ao diferencial entre a cotação de 5ª feira e hoje?
Cumprimentos
Jov

Registado: 17/9/2004 13:29

Re: PTI

por Bala » 10/4/2007 7:56

Clinico Escreveu:Para quando os resultados do 1º trimestre?

Bom dia Clínico,

Segundo o site da Portucel é dia 30 de Abril, e tal como o preço de papel subiu, suponho que deverá haver umas notícias positivas.

Hoje de manha estava a ficar preocupado, e no momento em que eu estava pronto para vender, a Clix deixou-me sem net, Raios... :wall:
Por outro lado, ainda bem... que isto hoje tá com um movimento interessante :wink:

Abraço e bons trades...
Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

PTI

por Clinico » 10/4/2007 7:41

Bom dia Ilustres amigos, espero que tenham tido uma Santa Páscoa.
Gostei muito de ver o gráfico do Luis Gomes (grande olho)e hoje parece querer continuar a formar a chávena (ainda não começou a péga). Aliás, (não sei se por acaso) o rabisco do Luis tambem indica que a formação da chávena ainda vai levar a Pti até aos 2,80s antes de começar a corrigir (não sei de propósito ou foi o andar da caneta...)

Seja como fôr, estou optimista.
Para quando os resultados do 1º trimestre?
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Espanador » 9/4/2007 21:15

Depois dos ultimos acontecimentos das semanas anteriores, vamos ter a formação de alguns C&H, um caso da CPR já formado e poderemos ver um na PTI se para lá caminhar. Esperar para ver. Alguns mais virão. Todo o mundo dizia que era saudavel aquelas quedas que assistimos. Esperemos que venha a "saude" resultante. :)

Registado: 28/12/2006 1:36

por Dialmedia » 9/4/2007 20:25

Esqueci-me de agradecer os gráficos.

Obrigado luis.gomes[/b]

Registado: 26/1/2007 17:07

por Dialmedia » 9/4/2007 20:24

O teu C&H, a concretizar-se, iria fundamentar também a minha tese e creio que ai terá mais condições para depois prosseguir a batalha acima dos 2.80

Tal como disse, só resta esperar.

por luis.gomes » 9/4/2007 19:58

Boas,

Já agora de acordo com o que disseste aqui fica a minha caneca! :mrgreen:

Abraço,

LG
Anexos
pti2.png
pti2.png (0 Bytes) Visualizado 2739 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por luis.gomes » 9/4/2007 19:46

Dialmedia Escreveu:
Se alguém puder ilustrar com um gráfico esta situação, visto que não estou com instrumentos para os postar, agradecia imenso.

Vamos ver como corre o dia de amanhã.

Cumps.

Boas,

Acho q era isto q querias...

Abraço,

LG
Anexos
pti.png
pti.png (0 Bytes) Visualizado 2749 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por Dialmedia » 9/4/2007 19:20

Estive a estudar a Portucel e parece-me que está mesmo com ar de quem vai executar uma pequena correcçãozita nos próximos tempos.

Os indicadores assim o indicam (MACD no topo, RSI a descer) e ainda usei outro ao qual a Portucel até costuma responder bem, as bandas de Bollinger.

A situação para os próximos tempos é a seguinte:

Se amanhã a Portucel desce e não recupera com o dividendo, tem um ponto de referência nos 2.65 que era o valor a que estava cotada quando deu o salto. Visto que o dividendo deve meter a acção na pior das hipóteses a preço de abertura de 2.68, ainda há uma folgazita até esse valor. Caso desça os 2.65, tem um suporte nos 2.58 que deverá coincidir na altura com a parte inferior da banda de bollinger.

Por outro lado, tem um máximo nos 2.84 pronto para ser quebrado, no entanto, penso não ter força suficiente para chegar ai, e se chegar, não terá força para continuar, pelo menos antes de corrigir.

Se alguém puder ilustrar com um gráfico esta situação, visto que não estou com instrumentos para os postar, agradecia imenso.

Vamos ver como corre o dia de amanhã.

Cumps.

por HOSTILE » 9/4/2007 19:19

Resina,
Data Ex-Dividendos - Data em que uma acção passa a ex-dividendo, significando isto que desde esse dia deixa de ter direito a receber o respectivo dividendo. Neste dia, em teoria, a acção deve corrigir logo na abertura, o valor do dividendo bruto a distribuir.
Dia 10, logo não tem direito quem adquirir a partir de amanhã.
Ou melhor... Só para o ano!

Registado: 31/5/2006 21:13

por Resina » 9/4/2007 19:04

Quem deter acções no dia de amanha após o fecho ainda tem direito ao dividendo, e que não consegui perceber se o dia 10 ainda permite, ou se apartir do dia 10 deixa de dar...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por imaginarium » 9/4/2007 18:44

O custo da madeira representa a maior fatia dos custos de produção. Portugal é dos países europeus com maior potencial florestal e é talvez o melhor para a produção de eucalipto.(e para queimar então...)

Mesmo assim, no Brasil os eucaliptos crescem em metade do tempo, os custos de exploração são menores e também, pelo menos por enquanto, existe menor pressão social.

pode-se fazer papel a partir de inumeros tipos de fibras... e dentro das vegetais podem iclusivé usar-se algumas plantas arbustivas com ciclos produtivos mais curtos. As fibras de eucalipto glóbulos têm excelentes propriedades para alguns tipos de papel e o desenvolvimento de clones de e.globulos deve reduzir ainda mais um pouco o tempo das rotações nos melhores sítios.

Ao mesmo tempo, toda esta questão do abastecimento é tão obvia que, certamente, já devem ter encontrado soluções (apesar de não serem do domínio público).

Amanhã espero (mais numa perspectiva de fé do que de ciência) que o cotação não cote abaixo dos 2,69 e um fecho perto dos 2,73 já seria positivo (pelo menos para mim), conto com um comportamento positivo a fazer lembrar aquele que exibiu quando entraram em venda as acções dos PS's. Isto desde que a aranha não faça uma teia chinesa, e ninguém entale dedos.
Na intenção está o valor da acção

Registado: 15/2/2007 17:02

por pedrom » 9/4/2007 16:48

Primvs Escreveu:
pedrom Escreveu:No brasil existe pelo menos uma plantação de eucalipto com mais de 200Km de comprimento em que de uma lado da estrada tem placas Soporcel e do outro lado Portucel.
E a fábrica está aonde? :mrgreen: :twisted: Então o que achas que se deva fazer?

Apenas estava a referi-me ao facto de se estar a falar em falta de matéria prima!!

Esta questão destas plantações no estrangeiro já foi amplamente discutida e a conclusão a que se chega é que compensa, mesmo com altos custos de transportes pois também a ver com a qualidade da matéria prima.

Só para dar um exemplo, já importei pinho de frança a quase metade do preço daquele que se vende cá (depende da zona também) e acabamos com essas improtações devido à qualidade não nos servir para os produtos que queriamos fabricar.

Qualquer pessoa que olha para um pinheiro sem perceber nada de madeira pode dizer que é tudo igual, no entanto existe n qualidades de pinheiros podendo o preço atingir o triplo de diferença!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Primvs » 9/4/2007 16:31

pedrom Escreveu:No brasil existe pelo menos uma plantação de eucalipto com mais de 200Km de comprimento em que de uma lado da estrada tem placas Soporcel e do outro lado Portucel.
E a fábrica está aonde? :mrgreen: :twisted: Então o que achas que se deva fazer?
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Por falar em trabalhar no Ramo....

por Bala » 9/4/2007 16:25

Eu sou (ou melhor fui) orçamentista de uma gráfica, cuja principal matéria prima é papel, e em especial a portucel-soporcel... :wink:

Dito isto aproveito aquí para dizer que o papel de Espanha é mais barato(aproximadamente -0.5%), mas não se compara com o de Portucel, pois esse, leva mais cálcio e menos fibra o que tornam o papel menos áspero nas mãos, mais branco e menos transparente sem prejudicar em demasia as resistências ao rasgamento e a arrepelagem. A outra coisa em que os espanhóis são maus, é em manter sempre a mesma gramagem, chegando a atingir flutuações de peso na ordem de 5%, enquanto a soporset, não ultrapassa 2%. Isto leva-me a concluir que a industria de papel espanhola está uns anitos atrazada em relação a nossa. :)

Sem mais de momento...
Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.

por pedrom » 9/4/2007 15:55

No brasil existe pelo menos uma plantação de eucalipto com mais de 200Km de comprimento em que de uma lado da estrada tem placas Soporcel e do outro lado Portucel.

por pedrom » 9/4/2007 15:51

Afectar mais área de pinho e outras arvores a eucalipto só resolve o problema da portucel e outras empresas!!!

O eucalipto seca os solos e ninguém está interessado em fazer "rotação de àrvores" pois demorava 1 vida!!! O eucalipto é muito mais rentável a curto prazo e a quem quer é lucros rápidos!!!

Além do mais é proibido plantar eucalipto em terra de pinho, mas ninguém cumpre a lei nem é punido.

Sei do que falo pois trabalho no ramo.

Bala

por Primvs » 9/4/2007 15:29

Carissimo amigo dos aracnídeos, a grande questão da indústria da celulose não está no aumento dos preços porque não vão aumentar o valor pago aos madeireiros e produtores; nem está na rede de colectores de eucalipto (existem acordos para a Portucel e as outras empresas do ramo aceitarem madeira uma das outras, tipo uma bolsa para diminuirem os custos de transporte). Está na política ambiental/produtiva, no que o imaginarium resumiu muito bem naquela frase dos ecopatetas. Não há eucalipto em quantidade suficiente em Portugal e resume-se a isso o problema. Tem de se poder afectar mais áreas a Eucalipto e só assim se resolve o problema (ou até muitos problemas paralelos, que não dá para explicar por posts aqui). O problema é que demoram no mínimo 10 anos a crescer e a China há coisa de 1/2 anitos plantou uma área enorme de eucalipto e sabem como são os Chineses...é tudo à grande!Mas isso é só daqui a 10 anos!
Por isso é que a Portucel é uma boa empresa para se ter em carteira durante mais 5 anos...porque quando os chineses começarem a ter eucalipto em vez do bambu...não sei não!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Re: Preços da madeira

por Bala » 9/4/2007 15:14

Mas vai dar que falar porque a opinião pública e alguns "Ecopatetas" vêm o eucalipto tipo "tubarão branco das arvores". Ai porque seca os solos e tal!...

Caro imaginarium, antes de mais devo felicitá-lo pelo excelente investimento que fez em PTi. Voce pode ser um pequeno subscritor, mas na minha opinião é um grande investidor...

Em segundo lugar agradeço imenso a nova informação para aqui trazida, agradeço também ao MP :wink: Embora julgo que de certeza que este problema é facilmente ultrapassável, pois é sempre mais fácil aumentar o preço de compra do que desce-lo. E depois se alguns agricultores preferirem a Espanha por ser mais perto, acho que fazem bem e não se deve subir o preço para todos, de modo a poder compensar uns poucos para os quais a Espanha fica mais perto. A isto chama-se concorrência desleal e também suicídio económico. Se fosse eu o gestor da PTi, para resolver este problema, inaugurava antes uns centros de recolha em zonas estratégicas.

Por último, concordo com a opinião geral e os "Ecopatetas", no que diz respeito ao prejuízo que a industria de papel faz a nossa Ecologia. Aposto que a maior parte do fogo posto surge por causa de interesses em queimar zonas protegidas e plantar la eucaliptos, os quais secam os terrenos. Por outro lado, e apesar de gostar de ecologia, compreendo que no mundo em que nos vivemos, precisamos também de um pouco de Economia e Indústria, pois senão, somos um país de empregados, a servir uns "trolhas", de outros países mais industrializados, que vêm cá passar férias. :shock:

Admito também que a maneira como classifiquei os agricultores foi dura de mais e retiro o que escrevi.

Mas agora, voltando a realidade, e a bolsa... Como acham que a acção irá se comportar na segunda? Eu já dei a minha opinião, e espero por outras. Já vi que muitos dos "illustres" se foram embora na quinta, mas mesmo assim julgo que deve haver opiniões interessantes acerca desta semana.

Os meus melhores cumprimentos a todos...
O Bala

PS: Aposto que estão aqui uns quantos que estão com medo da sexta-feira 13 :twisted: :mrgreen: :lol: BUUUU!!!!

Preços da madeira

por imaginarium » 8/4/2007 23:35

Em monchique é claramente mais vantajoso o transporte de madeira para huelva, pelos menos enquanto existir esta diferença de preço e não se pagar a via do infante.

Há também alguns milhares de Ha nomeadamente na zona de monchique que pertencem à Iberflorestal empresa do Grupo ENCE. A Iberforestal eventualmente até pretenderá continuar a aumentar o nº de ha de eucalipto detido em portugal.

Esse negócio da madeira queimada dos incêndios de 2003 foi aproveitado pelos espanhois da ENCE que estabeceram em 2004 (penso que recorrenco a financiamentos europeus para aquisição do equipamento de descasque) um parque de descasque de madeira em Porto de Lagos (num terreno alugado à SIENAVE) explorado pela Ibersilva empresa também pertencente ao grupo ENCE, que para além de recuperar muitas ton de madeira própria, comprou, sem comcorrência, centenas de camiões de madeira queimada de proprietários portugueses. Tratava-se de um projecto a 3 anos. Esta madeira foi recuperada e tranportada para a fabrica do grupo para Huelva.

Em 2004/2005 o Estado português financiou a reconversão de muito ha de madeira ardida em 2003 na região de Monchique. Eventualmente o estado português financiou a recolha da madeira de muitos daqueles ha!?

Os madeireiros não têm escolaridade, não têm boas condições de trabalho mas também não enriquessem... (pelo menos não conheço nenhum medeireiro rico)
Não será porque é um trabalho duro, perigoso, com margens curtas e completamente esmagadas?(praticamente sem aumentos nos ultimos 10 anos). Será que uma pessoa com escolaridade se vai "enfiar" num negócio destes? O investimento em maquinaria é tremendo... quais são os potênciais clientes? eles são grandes grupos já com empresas dentro do prório grupo (tipo AFLOMEC) que lhes prestam esse serviço. Pelo menos o serviço mais "tenrrinho"...

Acredito que o aumento de capacidade vai obrigar a reformas na politica florestal. Mas vai dar que falar porque a opinião pública e alguns "Ecopatetas" vêm o eucalipto tipo "tubarão branco das arvores". Ai porque seca os solos e tal!...

Não me parece sustentável alimentar o aumento de produção com aumento das importações de eucalipto.

Ps: Detenho PTI (PS + reforços a 2,25 2,39 e 2,73)
Na intenção está o valor da acção

Registado: 15/2/2007 17:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp e 115 visitantes