Caldeirão da Bolsa

Carteira de Pequeno Investidor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico » 6/4/2007 16:58

Esta carteira terá sempre uma actualização semanal ou sempre que aconteça um movimento de trading.

Deixo o anexo definitivo e sem erros :)
Anexos
Carteira PI07.xls
(0 Bytes) Transferido 299 Vezes
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por empirico » 6/4/2007 12:45

Olá Espanador,

Não tenho Blog, mas irei pelo menos manter esta carteira e a do empirico por 2 anos. Este é um compromisso que assumo desde já com a comunidade do caldeirão.

Relativo aos warrants, não faz parte do objectivo desta carteira produtos alavancados.
Empirico

por Espanador » 6/4/2007 1:49

Tens Blog?
Deste modo, ainda vais acabar por te chatear e deitar a carteira ao ar e mandar todo o mundo dar uma curva ao bilhar grande. Aqui o povo não esta a nanar.

A ideia é porreira, assim como o Quico fez.

Caso para dizer: Não olhem para o que eu digo mas sim para o que eu faço.

Relativamente aos 500 euros... valia mais comprares uns quantos W ou senao.. como estamo na pascoa, pode ser que saia um ovo no cu do coelho. (os coelhoes poêm ovos?)

Cpmts

Registado: 28/12/2006 1:36

por empirico » 5/4/2007 19:02

Anexo carteira correcta,com as cotações actuais, pois por lapso estava-me a penalizar em 100€ no câmbio do 1º negócio.
Anexos
Carteira PI07.xls
(0 Bytes) Transferido 328 Vezes
Empirico

Empirico... pennys tambem não é o meu mercado...

por colmeias » 4/4/2007 20:16

Quando te referes a empresas pequenas, observa uma que penso que é fiavel, e desenvolve aparelhos no tratamento de artroses, estou a referir a HSXI -healthsonix, com bastante sucesso, o seu comportamento ultimo não abona a seu favor, mas tudo indica que pode estar a ganhar folgo para o assalto a valores que possam retratar muito mais o seu valor Real...

Bons Negocios

João Colmeias

Registado: 13/6/2006 23:14

por indian-mustang » 4/4/2007 19:44

Lutav Escreveu:
indian-mustang Escreveu: A ideia é que na primeira compra nunca te deveria ter sobrado cash.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... sc&start=0

regra nº3

vale o que vale, e é tudo em termos "filosóficos"

:mrgreen:

Acho que te estás a referir mais à diversificação. Continuo.. não tem logica diversificar com pacotes de 500 euros... apenas porque as comissões comem grande parte do investimento.

Essa tua regra 3 é bastante diferente.. e tanto serve para comprar acima como reforçar abaixo. Mas aqui o caso está apenas no valor dos titulos e no valor das comissões.

Tem de haver uma proporção aceitavel entre diversificação e comissões.
Making tuning in a stock market

Registado: 2/3/2007 21:26

por empirico » 4/4/2007 17:52

Ainda relativamente à estratégia de investimento para pequenos investidores gostava de dizer o seguinte: Para acumular capital e diminuir custos a melhor estratégia é investir num bom fundo de acções europeias e alocar um valor fixo mensalmente para subescrever, contudo aceito que uma parte possa ser o próprio a gerir e gerir valores muito pequenos obriga a uma estratégia diferente.

Sou de opinião que para um pequeno investidor o melhor mercado para se investir são os Estados Unidos e procurar empresas pequenas hoje mas que possam ser grandes amanhã. As energias renováveis a biotecnologia e as empresas de nanotecnologia são as que dou preferência.
Nesta estratégia é preciso muitas cautelas, porque a maioria vai falir, um dos segredos é investigar para além do portofólio potencial da empresa para onde os institucionais estão a canalizar o dinheiro e com sábia e paciente razão podemos transformar um tostão num milhão!

Quando investimos assim até podemos investir 500€ :wink:
Empirico

por empirico » 4/4/2007 14:27

Há algumas vantagens nesta estratégia por muito ridicula que possa parecer. Imagina que eu acredito que a DESC daqui a 1 ano vai aos $5 dólares e comprei 500 a $1,41, será assim tão ridicula a compra?

Desta carteira o que retenho é que possuo 2 empresas em quem os institucionais gostam; uma cota abixo do seu valor contabilistico conforme regra de investimento e outra têm potencial de valorização superior a 100%.

Foram estas as razões de compra que podem estar erradas, cujo mercado pode vir a confirmar esse erro e demonstrar que esta é uma estratégia perdedora e se assim for venderei as acções com a respectiva menos-valia.
Empirico

por lutav » 4/4/2007 12:50

indian-mustang Escreveu: A ideia é que na primeira compra nunca te deveria ter sobrado cash.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... sc&start=0

regra nº3

vale o que vale, e é tudo em termos "filosóficos"

:mrgreen:

Registado: 22/9/2006 22:36

por indian-mustang » 4/4/2007 12:42

Quando disse compra ''ridicula'' estava obviamente a referir-me a uma compra de 500 euros e não ao titulo em si.
Apenas referi que a fatia total deveria ter sido apenas numa que se confia, e aí sim esperar o tempo que fosse preciso tal como referes.
Num valor tão pequeno a percentagem ganha é logo comida pelas comissões. Não achei boa estratégia a segunda compra do ponto desse ponto de vista. A ideia é que na primeira compra nunca te deveria ter sobrado cash.

por empirico » 4/4/2007 7:27

indian-mustang Escreveu:Numa carteira de pequeno investidor parece-me imperativo cortar logo de inicio nas comissões.

Comprar 500 euros de um titulo acho ridiculo. Se subir 10% ganhas quanto? 30 euros? Isso não é investir.. é alimentar bancos.

Os 2500 euros deviam ter sido a fatia total. Acho que estás a fazer os erros tipicos de um pequeno investidor. eu proprio os fiz. A minah primeira compra foram 600 euros de um titulo, e quando subiu 17% vi que não estava a ter lucro nenhum dadas as comissões.

Boa sorte. E foi so a minha opiniao ;)

Olá Indian-Mustang!

Antes de mais queria-te lembrar que todos nós num determinado momento já fomos pequenos investidores e se ambicionamos deixar de o ser temos de ter atitudes especiais.

A selecção da empresa e pouco trading é fundamental.

Todos reparamos que esta perca de cerca de 9% se deve em grande parte às comissões já incluidas de compra e venda, é uma rentabilidade liquida; como também referi no inicío, este pequeno investidor só terá uma acção em carteira e eventualmente(foi o que aconteceu) com o restante cash adquiri acções de uma empresa que me despertou e cujo retorno a longo prazo pode compensar.

Um pequeno investidor agressivo tem muitas vezes qualidades que outros não têm é calmo e paciente porque sabe que na bolsa tanto pode ganhar como perder, se perder é pouco se ganhar é um trampolim para uma nova vida.

Aguardemos...
Empirico

por lutav » 4/4/2007 6:47

indian-mustang Escreveu:Numa carteira de pequeno investidor parece-me imperativo cortar logo de inicio nas comissões.

Comprar 500 euros de um titulo acho ridiculo. Se subir 10% ganhas quanto? 30 euros? Isso não é investir.. é alimentar bancos.

Os 2500 euros deviam ter sido a fatia total. Acho que estás a fazer os erros tipicos de um pequeno investidor. eu proprio os fiz. A minah primeira compra foram 600 euros de um titulo, e quando subiu 17% vi que não estava a ter lucro nenhum dadas as comissões.

vai lá ler isto, desde o inicio... para ver se aprendes alguma coisa com "compras ridiculas".. ;)

(http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/)

tu, realmente, és mto bom com adjectivos... easy boy!!! bruruururu....

:twisted:

Registado: 22/9/2006 22:36

por indian-mustang » 4/4/2007 2:08

Numa carteira de pequeno investidor parece-me imperativo cortar logo de inicio nas comissões.

por empirico » 3/4/2007 22:09

Hoje optei por dar energia à carteira e já que o dinheiro é pouco e o cash que tinha também não dá para grande coisa, optei por entrar numa acção especulativa e comprar 500 acções da Distribuet Energy Systems Corp. (DESC) a $1,41 correspondente a um investimento de 551,54€(inclui comissões de compra e venda).

Actualização da carteira:

1000 WESTELL TECH (1.691,11€)

500 DISTRIB. ENERGY (527,54€)

CASH: 61,76€

CAPITAL INICIAL: 2.500,00€

CAPITAL ACTUAL: 2.280,41€

RENTABILIDADE: - 8.78%
Empirico

por LS » 3/4/2007 4:15

<br>Deu um trambolhão mas parece que está a recuperar...
<br>

Registado: 8/10/2006 16:14

por empirico » 29/3/2007 13:56

BabyBoom Escreveu:Boas Empirico,

Mais uma boa iniciativa

Qual é o target que apontas pra fechar o trade e o stoploss ?

O Stop coloquei nos 2,20 e o target de venda para já não tenho. Como faço em todos os negócios de acções quando compro só tenho stop-loss, quando vir que há outra melhor vendo esta ou quando esta me deixar de agradar.
Empirico

por BabyBoom » 29/3/2007 13:44

Boas Empirico,

Mais uma boa iniciativa

Qual é o target que apontas pra fechar o trade e o stoploss ?

Registado: 7/9/2005 20:11

por empirico » 29/3/2007 0:57

A primeira empresa que vou negociar é a Westell Technologies Inc. (WSTL)

Justificativo:

Apesar de ter um PER esperado para 2008, termina 2007 este mês, de 23,10; o valor contabilistico é de 2,37 acima da cotação de fecho de 2,31 e tem lucros nos últimos 3 anos.
Têm um Price/sales de 0,62 e um PEG ratio esperado nos próximos 5 anos de 3,97, o mais elevado do sector.

A penalizar a cotação está a quebra das vendas do último ano de -42%.

Não têm dividas, os cash flows são positivos, a margem operativa é de 6,61% e o cash por acção é de 0,95 dólares.

O resultado diluido no último trimestre foi de 0,15 por acção.

CAPITAL INICIAL: 2.500,00€

CAPITAL INVESTIDO: 1.886,07€ (INCLUI COMISSÕES DE COMPRA E VENDA)

CASH: 613,93€

O objectivo desta carteira é dobrar o capital anualmente :mrgreen:
Empirico

Re: Carteira de Pequeno Investidor

por nnascimento » 28/3/2007 23:05

empirico Escreveu:- A carteira será composta por uma acção que tenha 2 destes 3 principios:

PER abaixo de 7; Cotação abaixo do Valor Contabilistico e têm que dar lucros.

Valor Inicial da carteira: 2.500€

Ainda hoje direi qual a primeira empresa a adquirir.

Essa é boa empírico. No entanto não sendo grande fã de AF o teu critério parece certo e a iniciativa é boa. No entanto gostava de saber qual o screener que vais usar.Stoxx50? apenas europeias ou globais? achar nesta altura empresas com pbv abaixo da cotação não me parece fácil, no entanto é uma boa iniciativa. Quanto aos lucros, referem-se a que últimos períodos? (5 anos, 3 anos, 3 trimestres consecutivos, etc..?)

Um abraço,

P.S. atenção que o PBV nem sempre revela que a empresa está a gerar dinheiro. Penso que uma forma de confirmar este rácio era introduzir tb o p/cf (price por cash flow).
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

Carteira de Pequeno Investidor

por empirico » 28/3/2007 22:53

Em virtude de na actualidade não me ser possivel fazer as analises que gostava de vos deixar, a pedido de uma familia e inspirado no Quico, vou iniciar uma carteira de Acções Mundiais para pequeno investidor e cujo objectivo de compra são:

- A carteira será composta por uma acção que tenha 2 destes 3 principios:

PER abaixo de 7; Cotação abaixo do Valor Contabilistico e têm que dar lucros.

Valor Inicial da carteira: 2.500€

Ainda hoje direi qual a primeira empresa a adquirir.
Empirico

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 65 visitantes