Caldeirão da Bolsa

Fibonacci na Sonae

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por meu-gôdo » 28/3/2007 18:40

Se prestares atenção ao gráfico que desenhaste reparas que às retracções de fibonacci correspondem suportes e resistências no título pelo que parecem resultar bastante bem. Por outro lado, penso que se desenhares previamente suportes e resistências antes de colocares os números de fibonacci, estes dar-te-ão maior segurança na negociação se forem coincidentes (com os suportes e resistências) como parece ser o caso.

Registado: 4/7/2006 19:54

por luis.gomes » 28/3/2007 18:34

GONZO Escreveu:A utilização do fibbo depende do período temporal que quiseres considerar. Daí que uma retracção de 50% num gráfico de longo prazo seja mais relevante que uma retracção de 61% num gráfico de curto prazo. Tem tudo a ver com a sensibilidade de cada um e com o padrão de investidor. Nota final: costumo utilizar o fibbo na amplitude das próprias velas diárias quando desejo fazer negócios intraday.

Gonzo,

1. O que entende por longo prazo? 4 anos... ou mais?
2. O que quero compreender é se neste titulo específico faz ou não sentido usar a sequência de Fibonacci.

Já agora deixo também um gráfico de longo prazo...

Abraço,

LG
Anexos
sonae_mlg.png
sonae_mlg.png (0 Bytes) Visualizado 920 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por GONZO » 28/3/2007 17:47

A utilização do fibbo depende do período temporal que quiseres considerar. Daí que uma retracção de 50% num gráfico de longo prazo seja mais relevante que uma retracção de 61% num gráfico de curto prazo. Tem tudo a ver com a sensibilidade de cada um e com o padrão de investidor. Nota final: costumo utilizar o fibbo na amplitude das próprias velas diárias quando desejo fazer negócios intraday.

Registado: 24/8/2005 22:33

por luis.gomes » 28/3/2007 16:52

Dialmedia Escreveu:
O que é que isto quer dizer? Sendo o valor 1,71 uma das linhas de Fibonacci e uma resistência anterior que só foi quebrada devido à especulação da OPA, estamos perante duas situações: Ou o título aguenta bem ali nos 1.71 e a resistência passa a suporte para uma nova escalada; Ou o título perde força e volta a descer para valores na casa dos 1,6X.

Caso consiga aguentar, é mais que certo que só voltará a encontrar obstáculos acima dos 1.80 mas também não me admirava que viesse testar os 50% para depois subir em grande. Em qualquer das situações a acção é sempre um alvo apetecível para subida.

Cumps.

Boas,

Identificando a tendência de longo prazo como de subida, no curto prazo e confirmando-se a quebra dos 1.71 que foi realizada hoje podemos concluir que o "boneco" ficaria algo parecido com o gráfico que coloco abaixo?

Abraço,

LG
Anexos
sonae_lg.png
sonae_lg.png (0 Bytes) Visualizado 1027 vezes
sonae_ct.png
sonae_ct.png (0 Bytes) Visualizado 1040 vezes

por 1963 » 27/3/2007 20:57

Obrigado Dialmedia.

Um abraço
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por Dialmedia » 27/3/2007 19:55

1963 Escreveu:Ulisses, ou outra alma caridosa
Podem, por favor, fazer a leitura das linhas neste caso concreto? Qual a análise que é possível fazer a partir destas linhas?

Obrigado desde já

Pode-se logo dizer à partida que o título está num grande impasse. Respondeu bem ali ao tocar nos 50% e neste momento situa-se nos 38%.

O que é que isto quer dizer? Sendo o valor 1,71 uma das linhas de Fibonacci e uma resistência anterior que só foi quebrada devido à especulação da OPA, estamos perante duas situações: Ou o título aguenta bem ali nos 1.71 e a resistência passa a suporte para uma nova escalada; Ou o título perde força e volta a descer para valores na casa dos 1,6X.

Caso consiga aguentar, é mais que certo que só voltará a encontrar obstáculos acima dos 1.80 mas também não me admirava que viesse testar os 50% para depois subir em grande. Em qualquer das situações a acção é sempre um alvo apetecível para subida.

Tendo em conta que não há motivos para ela descer e que não houve grandes despejos quando ela tocou nos 1,77 há algumas sessões atrás, creio que vai conseguir aguentar-se nesse patamar. O resto o tempo o dirá.

O PT do Millennium BCP também deve estar a sair dentro em breve, vai ser uma ajuda essencial para a SON manter o bom ritmo que tem demonstrado.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por 1963 » 27/3/2007 19:41

Ulisses, ou outra alma caridosa
Podem, por favor, fazer a leitura das linhas neste caso concreto? Qual a análise que é possível fazer a partir destas linhas?

Obrigado desde já
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por meu-gôdo » 27/3/2007 19:16

Ulisses Pereira Escreveu:
Fibonacci devem ter como parâmetros os máximos e minimos relevantes

Neste gráfico foi considerado o início da subida e o topo desse mesmo movimento. Parece-me difícil encontrar pontos mais relevantes do que estes.

Um abraço,
Ulisses

Correcto. Neste gráfico assim é. Faz todo o sentido que sejam traçados daquela forma. Para mim são sem duvida os máximos e minimos relevantes...

por Ulisses Pereira » 27/3/2007 18:50

Fibonacci devem ter como parâmetros os máximos e minimos relevantes

Neste gráfico foi considerado o início da subida e o topo desse mesmo movimento. Parece-me difícil encontrar pontos mais relevantes do que estes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por meu-gôdo » 27/3/2007 18:23

Fibonacci devem ter como parâmetros os máximos e minimos relevantes, por isso, para mim e sem mais dados neste gráfico faz sentido, mas também depende do horizonte temporal em que cada um investe e não se esqueçam de suportes e resistências que do meu ponto de vista são bem mais importantes.

Fibonacci na Sonae

por luis.gomes » 27/3/2007 17:41

Boas,

Seria possível e correcto fazer esta sequência de Fibonacci no gráfico da Sonae? Caso não, como se aplica a sequência de Fibonacci.

Obrigado e aguardo comentários,

LG
Anexos
sonae_fibo.png
sonae_fibo.png (0 Bytes) Visualizado 1552 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Bing [Bot], cmsbarros, m-m, Phil2014 e 43 visitantes