Cimpor : rumo aos 7.15??
Caros,
É evidente que a Cimpor é uma empresa muito boa e então quando nos resultados começar a surgir o impacto das aquisições recentes (China e Turquia) - seja a nível de turn-over, como de margens - vai certamente subir.
Contudo o que muito me surpreende este ano - pela negativa - é a 'fragilidade' com que a deitam abaixo consecutivamente nos fechos das sessões. Sinal tb preocupante: mesmo os traders mais experientes com que contacto diáriamente, acham que existe muito vendedor no mercado ("de momento não interessa"). E sendo verdade que tem oscilado entre os €6,00 e os €6,50, no que vai do ano é das piores do psi20 - o que confirma a pressão claramente vendedora.
A ideia de que é o último papel a subir, quando já não se lembram de mais nenhuma, não me é particularmente grata... Embora até não concorde nada com ela !
Se fôr o caso, para investimento especulativo, tipo "já só falta ajustar esta", já tenho Inapa e VAA - empresas totalmente diferentes e com comportamentos 'depressivos' em períodos largos do ano por razões que, aí sim, se entendem e aceitam !
Eu ficar à espera nesta, estando investido a €6,50, não aceito; logo vai à vidinha tão cedo quanto possível, ou seja, quando tocar nos €6,51 (pq de facto não vale a pena enervar-se e sair a perder aqui dinheiro).
Ab+Bn.
É evidente que a Cimpor é uma empresa muito boa e então quando nos resultados começar a surgir o impacto das aquisições recentes (China e Turquia) - seja a nível de turn-over, como de margens - vai certamente subir.
Contudo o que muito me surpreende este ano - pela negativa - é a 'fragilidade' com que a deitam abaixo consecutivamente nos fechos das sessões. Sinal tb preocupante: mesmo os traders mais experientes com que contacto diáriamente, acham que existe muito vendedor no mercado ("de momento não interessa"). E sendo verdade que tem oscilado entre os €6,00 e os €6,50, no que vai do ano é das piores do psi20 - o que confirma a pressão claramente vendedora.
A ideia de que é o último papel a subir, quando já não se lembram de mais nenhuma, não me é particularmente grata... Embora até não concorde nada com ela !
Se fôr o caso, para investimento especulativo, tipo "já só falta ajustar esta", já tenho Inapa e VAA - empresas totalmente diferentes e com comportamentos 'depressivos' em períodos largos do ano por razões que, aí sim, se entendem e aceitam !
Eu ficar à espera nesta, estando investido a €6,50, não aceito; logo vai à vidinha tão cedo quanto possível, ou seja, quando tocar nos €6,51 (pq de facto não vale a pena enervar-se e sair a perder aqui dinheiro).
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
James
concordo contigo que a CIMPOR este ano tem estado com uma evolucao temperamental. Toda a gente gosta de dizer mal da Cimpor, que e lenta, etc.
Eu tenho a minha devocao pela Cimpor e vejo nela um enorme potencial. E uma optima empresa, que tem tido um crescimento organico muito sustentado e este ano e das poucas que ainda nao subiu no PSI!
Alem disso e uma accao com um comportamento muito previsivel, no meu entender: toda a gente sabe que e boa e quando estao sem ideias vai tudo comprar cimpor, enquanto houver outras a disparar e euforias, toda a gente vende a cimpor.
Ou seja, e' andar atento e ver como ela se mexe, pois costuma dar pistas, nao e' como outras que toda a gente adora porque disparam num dia, so que depois andam para tras...
Pelo contrario, a cimpor geralmente sobe um bocadinho, sobe mais um bocadinho (altura de entrar), depois sobe bem durante uns dias, depois vai-se cansando (altura de sair), depois desce.
(atencao que podem ser sinais no intraday e nao nos fechos!)
Posso-te dizer que seguindo estes principios simplicissimos fiz 3 trades na Cimpor este ano:
1) venda 28 dias depois da compra: +4.48%
2) venda 6 dias depois da compra: +4.96%
3) venda 11 dias depois da compra: +4.25%
Ou seja, se tivesse investido sempre os mesmos montantes, o rendimento teria sido de 14.3%, numa accao que este ano esta com uma evolucao de -0.32% VS 5% do PSI... O que dizer disto? Que provavelmente tive muita sorte! Mas tambem que e uma accao maravilhosa para quem estiver atento aos sinais que ela da, pois mantem intacto o potencial de valorizacao!
Neste momento estou de fora porque sai la mais para cima... mas se a tivesse acho que nao vendia a este preco. E estou pronto para entrar, pois os 6.25 nao parecem ir quebrar - oxala quebrem para eu a apanhar mais ca em baixo
(aviso ja' que nao sou perito em bolsa e as minhas ideias sao so impressoes pois nao tenho experiencia nem conhecimentos significativos... so os de quem todos os dias olha para a cimpor atentamente
concordo contigo que a CIMPOR este ano tem estado com uma evolucao temperamental. Toda a gente gosta de dizer mal da Cimpor, que e lenta, etc.
Eu tenho a minha devocao pela Cimpor e vejo nela um enorme potencial. E uma optima empresa, que tem tido um crescimento organico muito sustentado e este ano e das poucas que ainda nao subiu no PSI!
Alem disso e uma accao com um comportamento muito previsivel, no meu entender: toda a gente sabe que e boa e quando estao sem ideias vai tudo comprar cimpor, enquanto houver outras a disparar e euforias, toda a gente vende a cimpor.
Ou seja, e' andar atento e ver como ela se mexe, pois costuma dar pistas, nao e' como outras que toda a gente adora porque disparam num dia, so que depois andam para tras...
Pelo contrario, a cimpor geralmente sobe um bocadinho, sobe mais um bocadinho (altura de entrar), depois sobe bem durante uns dias, depois vai-se cansando (altura de sair), depois desce.
Posso-te dizer que seguindo estes principios simplicissimos fiz 3 trades na Cimpor este ano:
1) venda 28 dias depois da compra: +4.48%
2) venda 6 dias depois da compra: +4.96%
3) venda 11 dias depois da compra: +4.25%
Ou seja, se tivesse investido sempre os mesmos montantes, o rendimento teria sido de 14.3%, numa accao que este ano esta com uma evolucao de -0.32% VS 5% do PSI... O que dizer disto? Que provavelmente tive muita sorte! Mas tambem que e uma accao maravilhosa para quem estiver atento aos sinais que ela da, pois mantem intacto o potencial de valorizacao!
Neste momento estou de fora porque sai la mais para cima... mas se a tivesse acho que nao vendia a este preco. E estou pronto para entrar, pois os 6.25 nao parecem ir quebrar - oxala quebrem para eu a apanhar mais ca em baixo
(aviso ja' que nao sou perito em bolsa e as minhas ideias sao so impressoes pois nao tenho experiencia nem conhecimentos significativos... so os de quem todos os dias olha para a cimpor atentamente
Xiça
...!!
Quem - como eu - por estes dias assiste aos fechos diários da Cimpor, não pode deixar de se espantar com o descalabro em que transformam aquilo...
!
Fazem dela gato-sapato - literalmente !
Dizem que é uma das preferidas dos fundos em Abril 2007... Tá certo
!
PS: não vejo a hora de a despachar... Tem sido o meu flop do ano
!!
Quem - como eu - por estes dias assiste aos fechos diários da Cimpor, não pode deixar de se espantar com o descalabro em que transformam aquilo...
Fazem dela gato-sapato - literalmente !
Dizem que é uma das preferidas dos fundos em Abril 2007... Tá certo
!
PS: não vejo a hora de a despachar... Tem sido o meu flop do ano
!!James Wheat
Position Trader
Position Trader
A minha opinião é que neste momento anda a negociar dentro do triângulo que desenhei, quando chegar ao vértice (6.35), penso que deverá quebrar para cima. E definitivamente, tanto pelos volumes, como porque deverá acompanhar a LTA desenhada de longo prazo,não esquecendo os fundamentais que o James referiu.
No médio/longo prazo, tendência claramente ascendente
abraço
No médio/longo prazo, tendência claramente ascendente
abraço
- Anexos
-
- cimp.bmp (0 Bytes) Visualizado 1737 vezes
-
- cimpor2.bmp (0 Bytes) Visualizado 1728 vezes
ZAHO Escreveu:Fechou em mínimos e curiosamente com bom volume! Hoje foi sempre a descer!!! É de perder a cabeça...
Não me lembro de ver este papel tão 'controlado', é para mim uma surpresa... Vai aos €6.50 e regressa aos €6.00 - e vice-versa - num ápice. Parece um relógio !
Ontem então foi uma 'vergonha': 3 milhões de papeis feitos na primeira hora de trading, a subir até aos €6.50s; depois ficou parado, como que a ganhar fôlego para novos máximos; vai daí aparece um tímido vendedor a pressionar um pouco mais... Como não teve resposta, voltou ao descalabro de outros dias
!
É uma grande / belíssima empresa e com as recentes aquisições - China e Turquia - não oferece razões para preocupação (os resultados este ano vão ser bons), mas que anda numa fase muito foleira, aí disso não há dúvidas.
É dos piores papeis ytd do Psi20: tá tudo dito !!
Ab+Bn
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Alvo Escreveu:James Wheat Escreveu:Não sei qual a tendência, mas da próxima vez que fôr lá cima, quando virem um camião estacionado a €6,51... sou eu![]()
!! Ordem válida até 6.1.2007.
Estes dois dias foram verdadeiramente embaraçosos para o papel, não me vai deixar saudades nenhumas.
Como ? Se estamos em 27/3/2007![]()
You know what I meant... June.1.2007. Different date format: 1.6.2007.
PS: este Caldeirão anda numa fase em que não se perdoa nada, quem por estes dias se engana numa letra está logo à pega
!James Wheat
Position Trader
Position Trader
Não sei qual a tendência, mas da próxima vez que fôr lá cima, quando virem um camião estacionado a €6,51... sou eu
!! Ordem válida até 6.1.2007.
Estes dois dias foram verdadeiramente embaraçosos para o papel, não me vai deixar saudades nenhumas.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
eh eh,
Ilustre Ulisses,
Também sou de opinião de que a tendencia é ascendente.Aliás o gráfico semanal ilustra bem a pujança do titulo. Quanto ao que afirmei acima, foi apenas para ilustrar a Anas que ao procurar um suporte ou "até onde vai a correcção" que é dificil de prever. Considero a quebra da tendencia com a quebra da Ltalp que está longe de ser violada. Mas para uma análise a quente utilizo o Histograma do MACD no semanal que me indica a tendencia nesta altura e neste momento (fecho de ontem) e este era inferior ao da semana anterior, logo referi que a tendencia é descendente.Tal não invalida que o mesmo não ultrapasse o valor da semana anterior (ainda hoje é terça-feira) e aí sim confirmo a tendencia de subida iniciada a semana passada. O facto da figura que o Midas refere (triangulo) com o Histograma semanal do MACD ser inferior ao da semana passada, pode ser um indicador de que o papel vá tocar nessa mesma linha (penso eu).
Bem mas isto é um regalo responder sobre AT a tão distinta pessoa.
Um abraço
Ilustre Ulisses,
Também sou de opinião de que a tendencia é ascendente.Aliás o gráfico semanal ilustra bem a pujança do titulo. Quanto ao que afirmei acima, foi apenas para ilustrar a Anas que ao procurar um suporte ou "até onde vai a correcção" que é dificil de prever. Considero a quebra da tendencia com a quebra da Ltalp que está longe de ser violada. Mas para uma análise a quente utilizo o Histograma do MACD no semanal que me indica a tendencia nesta altura e neste momento (fecho de ontem) e este era inferior ao da semana anterior, logo referi que a tendencia é descendente.Tal não invalida que o mesmo não ultrapasse o valor da semana anterior (ainda hoje é terça-feira) e aí sim confirmo a tendencia de subida iniciada a semana passada. O facto da figura que o Midas refere (triangulo) com o Histograma semanal do MACD ser inferior ao da semana passada, pode ser um indicador de que o papel vá tocar nessa mesma linha (penso eu).
Bem mas isto é um regalo responder sobre AT a tão distinta pessoa.
Um abraço
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles
Nuno Nascimento
Nuno Nascimento
Re: cimpor
anas Escreveu:cimpor esta em queda de 0,63 por cento para 6,34 qual e o principal suporte.entrei ontem a 6,44 e sai antes da queda de ontem a 6,5 trade pequeno mas mais vale seis passaros na mao de que doze numa panela.
Olá Anas,
Se reparares a tendencia principal da Cimpor neste momento é descendente - podes confirmá-lo com o histograma semanal do macd. Qq das formas, quando acontece um breakout da figura desenvolvida (observa-se bem no gráfico do Midas), por vezes a cotação vai testar o break, isto é, pode (pode não quer dizer que acontece ok?) ir tocar à linha do breakout.Aliás penso que esxiste para aí também um gap (não tem que ser necessáriamente preenchido, mas o que quero dizer é que, até onde vai a correcção ou onde estão os suportes? não sei mas pode ir a esses valores.
Cumprimentos
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
Nuno Nascimento
Nuno Nascimento
...
...Já viram só o volume desta garota?!
Algo se passa no reino da Cimpor! o volume que tem às 11 h é só comparavel aos melhores fechos dos ultimos tempos. Juntando o facto de ter quebrado as resistencias e continuar a subir parece-me bom.
Algo se passa no reino da Cimpor! o volume que tem às 11 h é só comparavel aos melhores fechos dos ultimos tempos. Juntando o facto de ter quebrado as resistencias e continuar a subir parece-me bom.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
ZAHO Escreveu:Já nao ha duvidas! esta menina leva fogo no rabo!
A Cimpor foi, para mim, o único "erro crasso" a transaccionar que fiz este ano: entrei a €6.51, dias antes do crash de 9% na China.
Dito isto, está quase lá e sendo a empresa que é, óbviamente que não valia a pena vender em perda.
Vamos ver como vai evoluir, mas este ano também tocou nos €6,70 e depois deu um trambolhão até abaixo dos... €6,00 !
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, paulopereira.pp36.pp e 60 visitantes
.
!