Caldeirão da Bolsa

desafio ao fórum: carteira ideal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Broker_Invest » 23/3/2007 14:52

Para Investires acho melhor ver como vai ser os mercados daqui para frente, e se queres investir a curto, médio e longo prazo. As minhas sugestões vão para SONAE-SGPS, SONAE INDUSTRIA, GALP, ALTRI, PORTUCEL, SOARES COSTA, BANIF,BCP e BES.
Daqui fazes uma escolha, e também haja dinheiro para entrar em todas :P
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Pata-Hari » 23/3/2007 14:23

Uma verdadeira diversificação significa não investir tudo em acções

Sem dúvida, plenamente de acordo e peço desculpa se não fui mais clara. No entanto, podes também ver uma carteira de acções como podendo ser muito bem diversificada. Depende de que tipo de carteira estás a falar.

mas, quanto à parte em acções, não interessa muito deter posições inferiores a 10 ou 15%.

Com isto, queres tu dizer que se a acção subir, para aproveitarmos a subida, temos que ter uma % maior do que 10 ou 15% da mesma. Ora é essa mesma razão que pode ter efeitos desastrosos numa carteira se a acção falir ou cair bastante.

(Agora a continuação da conversa tem que ficar para o fim da tarde :( )
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por acintra » 23/3/2007 14:22

Pata-Hari Escreveu:A diversificação protege-nos dos nossos disparates. Se formos tão infaliveis que não cometemos disparates, então investimos numa só.

A diversificação deve ter em conta factores até como a correlação dos activos para poder surtir efeito.

Diversificação só representa maiores custos se o teu preçário não for percentual.

Nas carteiras de fundos, é raro veres exposições maiores que 3% a alguma acção. Eu diria que nas carteiras particulares e de dimensão média, tudo o que seja uma exposição maior que 5% é muito grande e maior que 10% é muito arriscado. Ou seja, tentem escolher pelo menos 10 acções para a carteira e tentem mesmo acompanhar suficientes que vos permita escolher 20.

Os fundos podem ter 3% numa acção por que isso são milhões de €, mas um particular ter 5% ou mesmo 10% pode-se tornar uma insignificançia em ganhos.
Foi assim que sempre pensei, desde há um ano. Será mais vantajoso diminuir a exposição em cada acção?
Até agora o saldo é ligeiramente positivo, se alterar a estratégia passo a ganhar menos e a levar menos cacetada em cada acção, mas sei quais são. No caso de diversificar, nunca irei saber se irá correr melhor ou não nos novos investimentos ou em relação ao que fazia.

Registado: 17/7/2006 16:09

Re

por JAS » 23/3/2007 14:18

Pata-Hari Escreveu:Eu diria que nas carteiras particulares e de dimensão média, tudo o que seja uma exposição maior que 5% é muito grande e maior que 10% é muito arriscado.

Não concordo.
Por essa ordem de ideias mais vale comprar um Fundo que dá menos trabalho...

Uma verdadeira diversificação significa não investir tudo em acções mas, quanto à parte em acções, não interessa muito deter posições inferiores a 10 ou 15%.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Pata-Hari » 23/3/2007 14:09

A diversificação protege-nos dos nossos disparates. Se formos tão infaliveis que não cometemos disparates, então investimos numa só.

A diversificação deve ter em conta factores até como a correlação dos activos para poder surtir efeito.

Diversificação só representa maiores custos se o teu preçário não for percentual.

Nas carteiras de fundos, é raro veres exposições maiores que 3% a alguma acção. Eu diria que nas carteiras particulares e de dimensão média, tudo o que seja uma exposição maior que 5% é muito grande e maior que 10% é muito arriscado. Ou seja, tentem escolher pelo menos 10 acções para a carteira e tentem mesmo acompanhar suficientes que vos permita escolher 20.
Administrador Fórum

por acintra » 23/3/2007 14:04

Pata-Hari Escreveu:cccarvalho, uma carteira com 4 acções dificilmente poderá ser considerada ideal independentemente da tua escolha das acções. Terá sempre um perfil de risco tão elevado que nunca será ideal.

Então qual é o nº ideal de acções? Temos duas situações que já li diversas vezes:
-Os ovos não podem estar no mesmo cesto;
-A diversidade faz pagar muito mais comissões.
Eu sei/imagino que tudo depende do valor que se quer investir na totalidade, mas não pensava que 4 acções fosse um perfil de risco elevado.
Normalmente é o meu máximo e se calhar posso melhorar os ganhos :lol: e minorar as percas :evil: mudando de estratégia.

Registado: 17/7/2006 16:09

por Pata-Hari » 23/3/2007 13:56

cccarvalho, uma carteira com 4 acções dificilmente poderá ser considerada ideal independentemente da tua escolha das acções. Terá sempre um perfil de risco tão elevado que nunca será ideal.
Administrador Fórum

por ccarvalho » 23/3/2007 13:41

50% feeling e 50% do que vou vendo/lendo por aqui no fórum.
obrigado
cc
cc

Registado: 14/7/2006 14:44

Re: desafio ao fórum: carteira ideal

por luis.gomes » 23/3/2007 13:24

ccarvalho Escreveu:amigos, vamos lá a dar uma dicas ao pessoal:
quais os 4 titulos c/maior potencial p/2007 no PSI nacional ?
desde já agradecido.
cc

a minha sugestão:
Galp,Bcp,Sonaecom,Soares da Costa

Boas,

Quais são os motivos da sua escolha?

Obrigado,

LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

desafio ao fórum: carteira ideal

por ccarvalho » 23/3/2007 13:19

amigos, vamos lá a dar uma dicas ao pessoal:
quais os 4 titulos c/maior potencial p/2007 no PSI nacional ?
desde já agradecido.
cc

a minha sugestão:
Galp,Bcp,Sonaecom,Soares da Costa
cc

Registado: 14/7/2006 14:44

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, m-m, nicoo, Phil2014 e 64 visitantes