Caldeirão da Bolsa

Ressalto ou mudança ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vitor79 » 21/3/2007 22:45

Apesar de ainda er muito novo nessa altura, também me lembra mais essa.
Talvez tambémporque me ficou mais na memória, porque será...
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por nunofaustino » 21/3/2007 17:00

A situação actual (este duplo fundo com poucas sessões entre eles, um aumento de volatilidade, um volume mais elevado nas quedas, ...) parece-me mais parecida com a ocorrida em Março de 2000 no nasdaq, mas com menor volatilidade e amplitude de preços...

Um abr
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 21/3/2007 16:50

figas7 Escreveu:Da análise do gráfico gentilmente postado pelo Marco António a 13 de Março, dá ideia que é provável que ainda esteja para vir uma queda considerável do S&P.

A minha questão é a seguinte:
Tendo em conta que a mesma ocorreu em Julho, mês tradicional de descida ou pelo menos de não crescimento dos mercados, poderemos dizer neste momento, que já estamos desafogados de uma nova “borrasca”, ou a curto prazo é mais sensato estarmos de fora a ver como param as modas?

Entretanto, a queda não se cumpriu na medida do esperado e o cenário modificou-se bastante.

Neste momento temos um cenário de eventual duplo-fundo: acima destes valores teremos provavelmente um regresso à tendência de alta. O movimento apresenta inclusivamente ainda algumas semelhanças com o do ano passado mas em planos temporais e com amplitudes diferentes.

Para quem não opera em prazos muito curtos ainda é momento de aguardar e observar...
Anexos
S&P-mar07.PNG
S&P-mar07.PNG (0 Bytes) Visualizado 1652 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ricardotugas » 21/3/2007 12:51

figas7 Escreveu:Da análise do gráfico gentilmente postado pelo Marco António a 13 de Março, dá ideia que é provável que ainda esteja para vir uma queda considerável do S&P.

Tendo em conta que a mesma ocorreu em Julho, mês tradicional de descida ou pelo menos de não crescimento dos mercados, poderemos dizer neste momento, que já estamos desafogados de uma nova “borrasca”, ou a curto prazo é mais sensato estarmos de fora a ver como param as modas?

Figas,

Estes proximos dias ( hoje ) são fundamentais, pois penso que quase todos os mercados IBEX,PSI;DAX etc estão com duas hipoteses:

- Ou a correção acabou e se retoma o norte

- Ou vamos cair

Já sei que estas são duas das três situações possiveis, mas estes dias proximos são particularmente importantes para uma defenição, até porque o FED dará noticias.

O que vou fazer é no IBEX é:

Acima dos 14400 entro longo, se começar a descer fico curto.

Em acções alienei ontem as ultimas do IBEX e só tenho no PSI20 SAG o resto é liquidez.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por figas7 » 21/3/2007 12:20

Da análise do gráfico gentilmente postado pelo Marco António a 13 de Março, dá ideia que é provável que ainda esteja para vir uma queda considerável do S&P.

Illusion is the first of all pleasures.
Oscar Wilde

Registado: 3/3/2007 3:28

por DOW » 19/3/2007 10:12

O volume está mesmo miseravel, só para dar um exemplo, a SOI sobe neste momento 1.44% com 4.000 acções negociadas... :lol:

Registado: 29/12/2005 1:10

Desconfio

por CCL » 19/3/2007 9:24

Garfield Escreveu:Actualização :

o NIKKEY cai 2,75% antes da paragem para almoço.

E prontos, vou "nanar" que já deixei tudo prontinho para amanhã.

BN

O Nikkei recuperou um pouco esta manhã , mas os mercados estão 'vazios'...

Ligeira subida (mas a esta ja reduzir neste momento) sem volume nenhum :!:

:(

Registado: 26/2/2006 10:26

por Garfield » 14/3/2007 2:46

Actualização :

o NIKKEY cai 2,75% antes da paragem para almoço.

E prontos, vou "nanar" que já deixei tudo prontinho para amanhã.

BN

Registado: 9/2/2005 4:29

por Garfield » 14/3/2007 2:14

E o NIKKEY cai 2,37% acompanhando desta forma o fecho negativo dos EUA.

Não conseguindo recuperar desta queda até ao fecho será naturalmente de esperar um dia vermelho amanhã nas bolsas europeias.

Como a TVI diria : "Vem aí a 2ª vaga!" :)

Registado: 9/2/2005 4:29

por MarcoAntonio » 13/3/2007 22:16

Já agora, o gráfico...
Anexos
correccao.PNG
correccao.PNG (0 Bytes) Visualizado 2041 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/3/2007 22:13

Já agora, uma boa ilustração deste tipo de movimento foi o que ocorreu na última grande correcção nos mercados em Maio/Junho deste último ano.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/3/2007 22:11

acintra Escreveu:Caro Ulisses,
A 2ª onda de quedas normalmente dura quanto tempo? Tb é mais é previsivél?

Um movimento típico é fazer uma segunda leg de dimensões identicas à primeira. No caso do S&P daria um target lá para os 1.320/1.330 pontos ou por aí, no prazo de algumas sessões...
Imagem

Administrador Fórum

por acintra » 13/3/2007 22:08

Caro Ulisses,
A 2ª onda de quedas normalmente dura quanto tempo? Tb é mais é previsivél?

Registado: 17/7/2006 16:09

por Ulisses Pereira » 13/3/2007 19:09

O cenário parece confirmar-se e estarmos a assistir à segunda fase da correcção. O tempo passa mas os mercados e os padrões mudam muito menos do que aparentam.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Keyser Soze » 13/3/2007 17:29

o ressalto parece ter terminado....provavel novos minimos

Registado: 8/2/2006 17:32

Tendencia

por wuzzu » 13/3/2007 10:41

Eu estou a apostar que o mercado vai tender a descer um pouco nesta semana.

Penso que o problema na China nos deve abrir os olhos para que existe de facto um problema nas cotacoes, e que as pessoas ficaram de sobreaviso. Sendo assim, e dado que o mercado bolsista é persistente, é mais provavel que desca do que suba (na minha opiniao).
Por isso tenho 85% do meu capital fora, e vou investindo consoante vejo descidas irracionais ou nao.

wuzzu

Registado: 31/8/2005 10:51

por Dialmedia » 12/3/2007 23:39

vitor79 Escreveu:Hoje foi mais um dia estranho.
A Asia fechou no verde, assim como a América.
Mas pela nossa Europa a tendencia foi mas vermelha, apesar do nosso PSI se ter comportado muito bem.
Começo a pensar que o caminho seá para Norte até a altura dos dividendos.
Aceitam-se opiniões.

As praças europeias subiram vários dias seguidos enquanto que o PSI20 não acompanhou ou terminou no vermelho. Daí que hoje tiveram necessidade de corrigir um bocadinho e o PSI20, uma das praças mais afectadas com o mini-crash, não acompanhou porque já não há mais nada para corrigir, dizendo assim com muita simplicidade :mrgreen:

Registado: 26/1/2007 17:07

por vitor79 » 12/3/2007 20:28

Hoje foi mais um dia estranho.
A Asia fechou no verde, assim como a América.
Mas pela nossa Europa a tendencia foi mas vermelha, apesar do nosso PSI se ter comportado muito bem.
Começo a pensar que o caminho seá para Norte até a altura dos dividendos.
Aceitam-se opiniões.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por okunovo » 9/3/2007 13:51

Acho que neste momento exite algo de estranho...
Toda agente diz que "isto vai cair, estou de fora..."
Tudo no mesmo lado...

Acho que os dados que irão sair ás 13:30 vão ditar o rumo!!!

Vamos a ver...

Registado: 1/5/2006 21:39

por fvcvv » 9/3/2007 13:38

Em muitos casos se vem a ouvir falar no “está tudo caro”, mas em poucos casos se lê o fundamento da respectiva opinião.

O valor real de um empresa (a grosso modo) são as somas de todos os seus activos (retirando os respectivos passivos)

Mas pela minha pouca experiência o que faz subir a cotação de determinada empresa são as especulações sobre possíveis investimentos que posteriormente venham a gerar mais valias ou melhoria da conjectura económica num determinado sector, por outro lado o que as fará cair são a confirmação dos respectivos investimentos associados á tomada de mais valias e ou confirmação de que o retorno gerado pelo mesmo ficou aquém das expectativas.

Todos estes dados são claramente teóricos, e apenas serão validos para investimentos a médio e longo prazo.

Esta pequena dissertação tem como objectivo o fundamentar a minha opinião que no nosso mercado existem nitidamente algumas empresas com forte potencial de valorização (essencialmente: Galp, Portucel, Mota Engil e Banca).

Registado: 18/1/2006 17:11

por Orca » 9/3/2007 13:18

James Wheat Escreveu:
_julio_ Escreveu:
James Wheat Escreveu:
Digo-lhe mais: vou de férias de neve e já deixei aqui à minha PA a listinha de acções, para ela todos os santos-dias fazer o trabalhinho de casa que eu faço às 22h00:
1. cotação de fecho.
2. volume.
3. máximo e mínimo.
Já me disse: "Ai Engº, e se me engano ?!?". "Não se engane, Cristina, não se engane !" retorqui :mrgreen: !
Sigo 12 acções, não lhe custa nada 8-) !

Borrasca!

Registado: 29/5/2006 23:51

por petar » 9/3/2007 13:17

James Wheat Escreveu:Digo-lhe mais: vou de férias de neve e já deixei aqui à minha PA a listinha de acções, para ela todos os santos-dias fazer o trabalhinho de casa que eu faço às 22h00:
1. cotação de fecho.
2. volume.
3. máximo e mínimo.
Já me disse: "Ai Engº, e se me engano ?!?". "Não se engane, Cristina, não se engane !" retorqui :mrgreen: !

Ai James, ou melhor Ingenheiro, tinha aqui dois belgas a olhar para mim com cara de espanto enquanto eu dava valentes gargalhadas com a tua estória.
Do melhor! :mrgreen: :clap:
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por James Wheat » 9/3/2007 12:52

_julio_ Escreveu:
James Wheat Escreveu:Quem não está preparado para nova 'borrasca', já devia ter aproveitado 3 dias de subidas para ter saído do mercado - é tão simples quanto isto 8-) !

Muitas das vezes o mercado não segue o caminho que queremos...

Se voçê ler o meu texto completo, vê que eu até estou perfeitamente preparado para qualquer caminho...

Digo-lhe mais: vou de férias de neve e já deixei aqui à minha PA a listinha de acções, para ela todos os santos-dias fazer o trabalhinho de casa que eu faço às 22h00:
1. cotação de fecho.
2. volume.
3. máximo e mínimo.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por _julio_ » 9/3/2007 12:46

James Wheat Escreveu:Quem não está preparado para nova 'borrasca', já devia ter aproveitado 3 dias de subidas para ter saído do mercado - é tão simples quanto isto 8-) !

Muitas das vezes o mercado não segue o caminho que queremos...

Registado: 25/10/2006 12:45

por carrancho » 9/3/2007 12:42

James,

É essa a atitude que se quer, estou contigo!

Eu hoje e ontem já larguei tudo, até a TDU já larguei hoje.

Agora, e até as "coisas" se defenirem, é so bate e foge (à cobarde mesmo :twisted: ).

Só não sei o que é isso de "borrasca" (logo vou ver ao dicionário), mas parece ser uma palavra interessante e com muita força, gostei! :-s

Tinha a carteira cogula em títulos, hoje ficou limpinha, assim sempre posso ir para o regabofe do fim de semana complectamente descontraido! \:D/

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, cmsbarros, Google [Bot], m-m, Phil2014 e 43 visitantes