Caldeirão da Bolsa

Solbes recomenda aos espanhóis prudência no inv. em Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 28/2/2007 13:32

Afinal o Homem é Bruxo. Shortou na hora certa.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Comentador » 21/2/2007 23:28

Caro D1as,

Penso que dá sempre muito jeito falar de coisas que se viveram e que, portanto, se percebem melhor.

Penso que já foi tudo dito mas é importante referir que O solbes tem toda a razão naquilo que referiu, foi comedido nas palavras e teve cuidado com o que disse.

Era o que faltava que não fosse importante ouvir opiniões altamente relavantes e apoiadas como as que ele fez.

Em tudo, é preciso ser modesto e estar pronto a apreender e ter bom senso. Quanto mais se sabe, "menos se sabe"!

Em suma, toda a informação credível é bem vinda.

Just a thought...

Cumprimentos
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por Sky » 21/2/2007 22:16

D1as Escreveu:Pode ser que um dia no futuro lhe dê outro valor...

BOA Dias, conseguiu escrever "futuro" e "valor" na mesma frase. Isso é que é fé nas expectativas :wink: .

Registado: 7/11/2006 1:41

por D1as » 21/2/2007 22:10

Amigo Sky,

Pela sua reacção depreendo que não apreciou o meu post.

Pode ser que um dia no futuro lhe dê outro valor...

Boa Sorte!

Registado: 7/11/2002 19:47

por @rmando » 21/2/2007 22:06

Ainda hoje me lembro bem de 87... tinha 22 anos e acabado de comprar as minhas primeiras acções: 3 Celulose do Caima a 79.500$00 cada uma. Ou melhor dito, tinha-as comprado em 86 e acabei por vendê-las uns meses depois pelo mesmo preço. Entretanto fui acompanhando aqueles loucos aumentos de capital por incorporação de reservas, aquelas loucas valorizações diárias de 15% (era o máximo permitido) até o Professor ter aberto a boca. Pode ter doído a muita gente mas ele só disse a grande verdade: andava-se a comprar «gato por lebre»!

Que saudades, Ulisses, daquele tempo em que tínhamos papel na mão. Cheguei a fazer uma pequena colecção das mais baratinhas para depois encaixilhar... havia algumas bem bonitas. Hei-de procurar, porque acho que ainda devo ter por aqui umas da Arbofil ou da CISF.

um abraço
armando

p.s. - aquelas 3 meninas (tivesse eu ficado com elas e vendido no «pico») podiam ter valido qualquer coisa como 10 ou 12 mil contos!!!

Registado: 11/10/2006 11:18

por Sky » 21/2/2007 22:01

D1as Escreveu:Porque raio é que os investidores ocasionais poderiam interpretar muito melhor o valor das acções? Eles não pescam puto disto! E os analistas também, for that matter! LOL
Ainda bem que estás cá tu para interpretar o valor justo de cada acção.

D1as Escreveu:O mercado não tem a ver com Valor, mas sim Expectativas...
O valor de cada acção reflecte a expectativa que os investidores tem nela, logo o teu comentário é redundante.

D1as Escreveu:Queres tu dizer que os investidores até agora compraram "à toa" e agora já não o fazem? Conscientemente, ninguém o faz. Tu não conheces ninguém e eu muito menos. O que não quer dizer que não o façam... só que não é conscientemente
Eu não escrevi nada disso. Escrevi que os investidores ocasionais (pessoas que não acompanham os mercados diariamente) em cenários de subida generalizada das acções, entram e normalmente são pouco cuidadosos com as compras que fazem. Basicamente compram aquilo que ouvem dizer que vai subir...

D1as Escreveu:Olha Sky, gosto do teu Nick. A sério; um dos meus Pastores Alemães (uma cadela) chamo-lhe Sky. O outro é o Fox. Mas por gostar doi teu nick não significa que só disseste coisas sem sentido. Ou melhor, fazem todo o sentido, para me dar razão no cerne da questão.
Já que tens cães dedica-te a eles.

por petar » 21/2/2007 21:41

Ulisses Pereira Escreveu:Entre 50 a 60% do volume diário era feito pela corretora dele, segundo o próprio.

Um abraço,
Ulisses

Eu lembro-me de ler que o BCP na altura tinha 2/3 dias no processamento dos movimentos do homem.
Ha tb a estoria do pintor que enquanto pintava o escritorio do Caldeira fez um quico (barrete) com uma accao de 10 cts ou algo assim.

Irreal!
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por Ulisses Pereira » 21/2/2007 20:01

Entre 50 a 60% do volume diário era feito pela corretora dele, segundo o próprio.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rnbc » 21/2/2007 19:52

Ulisses Pereira Escreveu:A esmagadora maioria do mercado português era controlada pelo Pedro Caldeira.

Heia... ó Ulisses, isto não será um bocado exagerado? Eu na altura tinha 12 anos e lembro-me que "tava tudo na bolsa", mas o senhor controlaria quê? Uns 10% do mercado?

Havia mais corretoras, e bancos e tal... mas realmente tava tudo parvo. Lembro-me de haver cafés a pensarem transformar-se em S.A.R.L. para poderem vender o capital no mercado secundário.

Um dia essa história ainda tem que ser contada, para prazer das gerações futuras :)
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por vitor79 » 21/2/2007 19:42

Mesmo em 2000 a euforia era bastante maior.
Mas cntinuo a pensar que a bolsa deve estar a beira (2,3 meses) de uma correção, da qual recuperará até ao final do ano.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Ulisses Pereira » 21/2/2007 18:37

Excatamente, Charlie. E não era apenas isso. A esmagadora maioria do mercado português era controlada pelo Pedro Caldeira. O dinheiro ia chegando às mãos dele e ele ia continuando a comprar e o mercado a subir, a subir. Até ao dia em que o dinheiro parou de entrar (E aí o Prof. Cavaco deu uma ajuda) e não havia compradores e a porta demasiado pequena para sair.

As acções (eram em papel) amontoavam-se pelo escritório de Pedro Caldeira e quando digo amontoar era mesmo amontoar, em sítios imprevisíveis. PER`s? Os de algumas acções roçavam os 1000...

Acho que a situação é incomparável.

Se compararmos com 2000, eu discordo mas aceito a hipótese de comparação. Agora com 1987 acho um erro enorme dada a completa disparidade das situações.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Charlie » 21/2/2007 17:34

Só uma achega de alguém que viveu a euforia de 1987 e que tinha um pouco mais de 9 anos nessa época :oops: .

Em 1987, qualquer acção, título representativo de aumento de capital com entrada em bolsa passados 6 meses ou quejando era comprado! E de empresas tão poderosas na época como Gregório & Cª, Finagra, Fisipe, Triunfo, etc., etc. etc..

E qualquer notícia aparentemente positiva servia para fazer disparar cotações - fosse do que fosse!

A educação/formação dos intervenientes - todos - no mercado nessa época, bem como os meios de que dispunham para intervir estavam a anos-luz de hoje.

Abraço,
Charlie

Registado: 19/1/2007 17:48

por D1as » 21/2/2007 17:26

LOL

Eu não me estou a rir de ti, a sério. Estou a rir-me é dos argumentos, o que é bastante diferente.

Comecemos pelo fim:

Os analistas e os próprios investidores ocasionais agora sabem interpretar muito melhor o valor das acções?

É pá, nem sei o que te diga...
Fico extremamente constrangido a ler isto. Podes até não acreditar mas subiu-me um arrepio pela espinha acima quando li o que escreveste.

Porque raio é que os investidores ocasionais poderiam interpretar muito melhor o valor das acções? Eles não pescam puto disto! E os analistas também, for that matter! LOL

O mercado não tem a ver com Valor, mas sim Expectativas...

Voltando ao teu post:

Queres tu dizer que os investidores até agora compraram "à toa" e agora já não o fazem? Conscientemente, ninguém o faz. Tu não conheces ninguém e eu muito menos. O que não quer dizer que não o façam... só que não é conscientemente :)

Get it?

Olha Sky, gosto do teu Nick. A sério; um dos meus Pastores Alemães (uma cadela) chamo-lhe Sky. O outro é o Fox. Mas por gostar doi teu nick não significa que só disseste coisas sem sentido. Ou melhor, fazem todo o sentido, para me dar razão no cerne da questão.

Espero que me tenha feito entender...

Abraço

por Sky » 21/2/2007 17:15

A recomendação do Ministro da Economia é justificável e transmitida na altura certa e dirigida às pessoas certos. Não creio que façam moça nos indices. Apenas os pequenos accionistas poderão, com estas declarações, ter mais cuidado e não comprar "à toa". No limite, estas declarações podem conter um crescimento artificial dos indices que normalmente acontece quando o comum dos mortais entra na bolsa porque ouve dizer que está a subir...

Não há comparação possível com "o gato por lebre". Os tempos eram outros, em 1987 a Bolsa estava de facto super-empolada e hoje os analistas e os próprios investidores ocasionais sabem interpretar muito melhor o valor das acções.

por D1as » 21/2/2007 17:06

D1as Escreveu:Empírico, estes comentários fazem-me é lembrar o "Gato por Lebre" de 1987...

Fazem-me lembrar, ponto e vírgula, que eu em 1987 só tinha 9 anos! lol

por D1as » 21/2/2007 17:04

Esqueci-me dos bonecos :roll:
Anexos
PSI.PNG
PSI.PNG (0 Bytes) Visualizado 1986 vezes
Outros.PNG
Outros.PNG (0 Bytes) Visualizado 1993 vezes

por D1as » 21/2/2007 17:03

Para começar, não está mal.

Empírico, estes comentários fazem-me é lembrar o "Gato por Lebre" de 1987...

por empirico » 21/2/2007 0:28

Não gosto destes comentários porque provocam medo aos investidores, lembro-me que em 91 duas semanas após o nosso primei-ministro dizer para os portugueses terem cuidado com irracionalidade bolsista o mercado caíu e bem, dando uma optima oportunidade de compra a seguir :wink:
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

Solbes recomenda aos espanhóis prudência no inv. em Bolsa

por D1as » 21/2/2007 0:04

O vice-presidente do Governo espanhol e Ministro da Economia e das Finanças, recomendou hoje à população espanhola que efectue os seus investimentos na bolsa espanhola com "prudência", já que as acções estão nesta altura a negociar em níveis históricos.

Os investidores devem pensar que "o risco de que se tenha chegado ao topo de crescimento é agora maior", disse o antigo comissário europeu, num programa da Tele 5, cadeia de televisão espanhola.

O IBEX espanhol está a negociar em máximos históricos e acumula uma valorização de superior a 5% em 2007. No ano passado o índice de acções espanhol apreciou 31,79%.

O mesmo responsável considerou que, à excepção "dos que conhecem muito bem o mercado financeiro, que encontram sempre um activo para investir", para o cidadão normal, "que não presta atenção às suas finanças, o mais lógico é que seja mais prudente hoje nos seus investimentos do que noutros momentos".

"Na economia o mais importante é diversificar bem", disse Solbes, considerando que o importante é encontrar um "mix" nos investimentos a efectuar: imobiliário, rendimentos de taxa fixa e variável.

Em relação às taxas de juro, Solbes aconselhou os espanhóis a pensarem seriamente entre a escolha de taxas fixas ou variáveis para o seu crédito à habitação. O governante lembrou que as taxas de juro na Zona Euro estão nos 3,5% e não devem subir muito mais.

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=291067

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: belinho2, Bing [Bot], BullDuck, fincas, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, KAWA, Kooc, lito, m-m, MR32, peterteam2 e 83 visitantes