Caldeirão da Bolsa

EBITDA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EBITDA

por michael » 27/1/2007 13:51

Faraó Escreveu:Aos entendidos em análise fundamental solicitava se fosse possível um esclarecimento prático do significado do EBITDA, o que é que uma empresa ganha em ter um EBITDA alto ou baixo ou não ter?
O que é que na prática isso importa?
Pergunto porque me causou confusão a expplicação do EBITDA da PT por Paulo Azevedo na entrevista do canal 2 da RTP no último domingo.
Parece que para ele o EBITDA é salvo erro um indicador muito importante.
Obrigado
O EBITDA é o Resultado Operacional excluindo as amortizações e salvo erro os ajustamentos (antigas provisões) uma vez que estes são custos na óptica contabilística mas não geram cash out-flows. Vai-te servir depois para calculares o Operational Cash Flow, que é EBIDTA - IRC, que por sua vez é útil para calcular o Cash Flow que é OCF + Valor em continuidade - CAPEX (Investimentos em capital fixo) - Inv. em FMN (Fundo de Maneio Necessário).

Depois para fazeres uma avaliação do valor da empresa (como a SONAE fez à PT) por um método, por exemplo dos cash flow descontados, agarras nos CF que calculaste anteriormente e descontas a uma taxa (WACC?) que inclua o risco e somas tudo. Depois não me lembro como é que fazes :oops: :oops: :oops: mas dalgum modo chegas ao valor total da empresa (ou do capital próprio?) e dividindo pelo nº de acções supostamente obtens os 9,5€ que a SONAE oferece. Agora tens que perceber a importância do EBITDA nisto, se eles tem EBITDAs previsionais altos os CF vão ser altos e o valor futuro da empresa vai ser mais alto, por outro lado se os EBITDAs descem o valor futuro da empresa desce, e o que o Paulo Azevedo devia estar a dizer (não ouvi) é que a PT está a gerir mal a empresa fazendo os CFs baixar e fazendo baixar o valor da empresa baixar, assim os 9,5€ são mais que justos. Por esta óptica a empresa não vale pelo seu Capital Próprio mas sim pelo CP + Valor que consegue gerar no futuro. Convem notar que o valor antigo (8,5€ ou lá o que era) já reflectia isto, como todas as acções negociadas reflectem, o acréscimo acho que advem das sinergias e melhoramentos na gestão que a SONAE espera obter da aquisição da PT, assim como de benefícios fiscais (os juros do financiamento aumentam custos, baixam resultados e baixam impostos e aumenta o valor da empresa, porque a taxa de juro é inferior à taxa de IRC). Mas pronto, isto aqui deve ter alguns (ou muitos) erros portanto acho que o importante e o que não está errado e o que deves retirar daqui é que EBITDA alto = BOM, EBITDA baixo = MAU.

Se tens interesse na análise fundamental acho que uma especialização em Corporate Finance vai-te ser útil, assim como conhecimentos de contabilidade e investimentos.

Registado: 28/12/2006 1:38

por lutav » 27/1/2007 13:35

http://www.shopinvest.com.br/educaciona ... io.asp?l=e

Sigla que vem do inglês "Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização

Basicamente, é a capacidade operacional da empresa em gerar valor;

ser um valor alto e "eficiente", é bom, é sinal que em termos operacionais, está a ser bem gerido;

porque o EBIDTA, em termos contabilisticos, nao está ainda a ser descontado, pelos tais juros a pagar, impostos, e outras operacoes que irao "comer" uma fatia deste valor...

alguem explica melhor? :lol:

Registado: 22/9/2006 22:36

EBITDA

por Luka! » 27/1/2007 13:33

L'EBITDA (Earning before interest tax depreciation and amortization)

O que corresponde à :
Margem Bruta (vendas - custo de aquisição dos produtos vendidos)
menos os custos operacionais (fixos e variaveis)
=EBITDA
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

EBITDA

por Faraó » 27/1/2007 13:04

Aos entendidos em análise fundamental solicitava se fosse possível um esclarecimento prático do significado do EBITDA, o que é que uma empresa ganha em ter um EBITDA alto ou baixo ou não ter?
O que é que na prática isso importa?
Pergunto porque me causou confusão a expplicação do EBITDA da PT por Paulo Azevedo na entrevista do canal 2 da RTP no último domingo.
Parece que para ele o EBITDA é salvo erro um indicador muito importante.
Obrigado

Registado: 7/4/2003 21:49

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 101 visitantes