Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 8/1/2007 16:08

Estive a rever os fundamentais deste papel...
Vale o que vale - até porque o Bpi foi o principal coordenador da 3ª fase de privatização e é um grande accionista da Semapa (10% no fundo de pensões) -, mas o banco emitiu hoje um research com price target revisto de €2,75 para... €2,95.
O que também se sabe é que os resultados FY 2006 não vão ser bons; vão ser muitissimo bons :-$ !!
Finalmente a nova máquina... Vai de facto ser determinante, porque o apoio esperado do Estado/API é na ordem dos €170-175 milhões, o que tendo em conta um total de 767,5 milhões de acções, dá cerca de €0,23 por acção - é muita fruta ! Atenção que aqui as opiniões dividem-se claramente: na Europa estão a tentar bloquear (o inútil do Barroso podia servir para alguma m### :evil: !), ao passo que o Governo está a dar tudo por tudo para ter luz verde (investimento total de €490 milhões, com grande parte da capacidade destinada à exportação - de que Portugal muito precisa :cry: !).
Acho que aguardar aqui vai compensar, continuo na compra hoje de mais umas a €2,39 - não é distribuição, eu estou em acumulação :-$ .
Boa sorte a todos.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por andrepfonseca » 8/1/2007 15:40

A Portucel tá armada em "Portuseca"...

Ahhahaha :lol:

Registado: 2/6/2006 23:29

por GONZO » 8/1/2007 15:28

iurp Escreveu:Digamos que está a haver equlíbrio entre a distribuição e a acumulação. Penso que isto equilíbrio se vai romper no sentido positivo, logo que saiam novas notícias sobre isenções pedidas.

Abrço e BN

A decisão da CE sobre a atribuição do benefício fiscal será, de facto, decisiva para o evoluir da cotação. Se for atribuído, arrancará. Se não for atribuído, poderá por em risco o investimento da nova fábrica e trazer downgrades algo violentos na cotação. O facto de a decisão poder ser negativa deixa-me intranquilo quanto à abertura de posições neste momento. De salientar que li há alguns meses atrás, salvo erro na revista Prémio, que todo o processo se encontra ferido de algumas inconstituicionalidades, pelo que todo o cuidado será pouco.

Registado: 24/8/2005 22:33

por Nyk » 8/1/2007 15:21

Eu estive para vender a minha posição que tenho na portucel para entrar na altri, mas como a altri abriu em grande gap, não vendi a portucel, mas não há maneira de arranca apsar de o sector ser o mesmo da altri.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por iurp » 8/1/2007 15:16

Digamos que está a haver equlíbrio entre a distribuição e a acumulação. Penso que isto equilíbrio se vai romper no sentido positivo, logo que saiam novas notícias sobre isenções pedidas.

Abrço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 8/1/2007 14:53

Rui, isso só saberemos com certeza daqui a algum tempo porque por um lado é ceerto que vão carregando os 2.40 por outro lado também é certo que as vão lá comprar e que a 2.39 poucos vendem...

Eu por mim diria que é acumulação mas isso sou eu que estou carregado delas :)

Bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por Rui Aires » 8/1/2007 14:49

Não sei se reparam que sempre que os cofres a 2,40 estão a ficar vazios, "carregam" na venda. A isto chama-se distribuição? Ou Acumulação?

Registado: 31/8/2005 14:07

por James Wheat » 8/1/2007 11:13

pedrom Escreveu:
James Wheat Escreveu:Há coisas nos mercados :wall: ... Bem sabemos que a Altri e a Portucel são companhias diferentes a nível de dimensão e de diversificação de negócio, mas caramba, também partilham coisas em comum ! Porque razão sobe a Atri todos os dias 4%-6% e a Portucel... nada ?!? Parece que o ciclo positivo do preço da 'pasta' só se reflecte na primeira e a segunda não lucra nada com a 'estória'. Há coisas do arco da velha... :-k !
PS: a paciência compensa...

Pelo que descreves tem portucel na carteira, no entanto se tens tanta certeza do que dizes acerca da subida da altri porque não compra-las hoje?!?!?

Sim, com efeito, estou carregado de Portucel (compro devagarinho há 4 sessões, ora a €2,39, ora a €2,40). Comprar Altri ? Não. Tenho pouca atracção pela roleta russa :lol: .
Agora mais a sério, como tenho fundos limitados (e não nasci rico) e porque também invisto com dinheiro de investidores (aos quais tenho que justificar mensalmente 'o que compro' e 'porque compro'), no caso da Altri só vejo um racional para comprar: sobe todos os dias :shock: :shock: .
Já tive Altri (7 meses atrás... :cry: ), mas saí e não volto lá mais, pq... simplesmente não entendo a razão de tanta euforia, sobretudo depois da compra da Celbi - uma empresa que a Stora Enso queria vender por considerar pouco rentável e que vendeu em leilão por um valor que considerou muito bom.
Em relação aos ultimos targets da Altri, lembram-me os da Impresa... Basta ler os pressupostos em que assentam para me pôr de pé atrás ! É que só muito dificilmente se irão concretizar. Além de que a Portucel estando presente no mesmo sector de actividade, é inquestionávelmente mais sólida.
Dito isto, Altri upa, upa, quero ver os cadeireiros que têm papel contente :clap: !
Abraço & bons negócios.
James Wheat
Position Trader

por PC05 » 8/1/2007 11:10

Há coisas nos mercados ... Bem sabemos que a Altri e a Portucel são companhias diferentes a nível de dimensão e de diversificação de negócio, mas caramba, também partilham coisas em comum ! Porque razão sobe a Atri todos os dias 4%-6% e a Portucel... nada ?!? Parece que o ciclo positivo do preço da 'pasta' só se reflecte na primeira e a segunda não lucra nada com a 'estória'. Há coisas do arco da velha... !

Resposta: Acompanhamento/recomendações da UBS!!!!

Registado: 5/12/2005 21:28

por pedrom » 8/1/2007 10:53

James Wheat Escreveu:Há coisas nos mercados :wall: ... Bem sabemos que a Altri e a Portucel são companhias diferentes a nível de dimensão e de diversificação de negócio, mas caramba, também partilham coisas em comum ! Porque razão sobe a Atri todos os dias 4%-6% e a Portucel... nada ?!? Parece que o ciclo positivo do preço da 'pasta' só se reflecte na primeira e a segunda não lucra nada com a 'estória'. Há coisas do arco da velha... :-k !

Pelo que descreves tem portucel na carteira, no entanto se tens tanta certeza do que dizes acerca da subida da altri porque não compra-las hoje?!?!?

Registado: 29/7/2004 19:55

por James Wheat » 8/1/2007 10:35

Há coisas nos mercados :wall: ... Bem sabemos que a Altri e a Portucel são companhias diferentes a nível de dimensão e de diversificação de negócio, mas caramba, também partilham coisas em comum ! Porque razão sobe a Atri todos os dias 4%-6% e a Portucel... nada ?!? Parece que o ciclo positivo do preço da 'pasta' só se reflecte na primeira e a segunda não lucra nada com a 'estória'. Há coisas do arco da velha... :-k !
James Wheat
Position Trader

por PC05 » 6/1/2007 12:24

Qual foi o máximo historico da pti? Foi a 2,41 ??
É que hoje em conversa com alguem da empresa, foram ver e garantiram-me que em 11 Abril fez 2,42!! cotações da reuters. Alguém confirma? Obrigado

http://www.euronext.com/tools/datacentr ... ment=52059

Registado: 5/12/2005 21:28

por Rui Aires » 5/1/2007 23:55

Qual foi o máximo historico da pti? Foi a 2,41 ??
É que hoje em conversa com alguem da empresa, foram ver e garantiram-me que em 11 Abril fez 2,42!! cotações da reuters. Alguém confirma? Obrigado

por Nyk » 5/1/2007 22:04

O volume da portucel hoje até que não foi mau, mas as vendas a 2,40€ é que nunca mais acabam, não vai ser facil ultrapassar os 2,41€/2,42€, acho que ainda não vai ser na próxima semana que ela nos vai dar uma boa subida.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por valves » 5/1/2007 20:17

Realmente essa UBS tem uma influência tal no nosso mercado que isto devería ser motivo de um profundo estudo e averiguação

não há nada de mal na UBS eles têm é uma capacidade financeira invejavel que provavelmente os bancos Portugueses não têm e acabam por fazer muito pela economia Portuguesa. existem cada vez formas mais complexas e sofisticadas para se injectar liquidez numa economia e para se secar evidentemente. Neste caso não há estudo a fazer há é que agradecer á UBS ( eu não pessoalmente :P )pelo dinheiro que está a injectar na economia
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Vodka7 » 5/1/2007 19:58

Não se também funcionaria com a Portucel, mas que com a Altri funciona, funciona.
Imgino um dia quando a UBS começar a cortar na Altri, ai vamos ver se ela faz o mesmo, mas no inverso.

Registado: 10/11/2005 21:53

por Barra » 5/1/2007 19:05

Realmente essa UBS tem uma influência tal no nosso mercado que isto devería ser motivo de um profundo estudo e averiguação

Registado: 19/10/2004 19:26

por Nyk » 5/1/2007 19:02

O que era bom, era que o ubs tambem lança-se um bom preço-alvo a portucel, a ver se ela desencalha...

por Jiboia Cega » 5/1/2007 18:59

Realmente parece que decidiu marinar mais uns dias.
Ainda assim estou confiante e a apostar numa estratégio de médio prazo.

Registado: 21/3/2006 10:46

por artista_ » 5/1/2007 18:38

ptmasters Escreveu:... Ainda pensei que fosse no fim da sessão que iríamos ver isso... fica para a semana

Ou para outra altura qualquer... :lol: :lol:

Um abraço e bom fim de semana para ti também!

por ptmasters » 5/1/2007 18:03

Também me parece. Ainda pensei que fosse no fim da sessão que iríamos ver isso... fica para a semana

1 abraço e bom fim de semana
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por artista_ » 5/1/2007 16:07

Há alguma movimentação que pode antecipar um movimento mais forte do título mas até ver ainda não houve uma convicta quebra da resistência... também tenho um feeling que isso está eminente mas falta a confirmação!!! :wink:

Bons negócios

Re: volumes

por ASE » 5/1/2007 15:28

GGT Escreveu:Qual o melhor sitio para consultas os volumes. Normalmente utilizo o streammer do Millennium, mas lá não consigo ver os volumes detalhados após o fecho. Podem ajudar-me ?

Podes ver as ordem durante a sessão no site da Euronext. Têm um delay de 15 minutos, acho eu.

ASE.·.
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." -- George Bernard Shaw

Registado: 29/12/2005 17:25

por Rui Aires » 5/1/2007 13:32

De certeza? Quer dizer que na venda a 2,41 desapareceu um milhão e depois regressou novamente? É que saí e como cont um milhão...

por James Wheat » 5/1/2007 13:11

James Wheat Escreveu: Aqueles camiões ali colocados na venda a 41/42 parecem-me premeditado, não me admira nada que um dia desapareçam de um momento para o outro... Para mim está a ser 'trabalhada', à espera do momento certo para a puxar.
Visões... :roll: .

Não sei se repararam naquela inversão de ordens há minutos: tinha 1 milhão na compra a €2,40 e nada na venda a €2,41. De repente... inverteu-se: nada na compra a €2,40 e um camião na venda a €2,41.
Conclusão: Vou reforçar a €2,40.
James Wheat
Position Trader

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal e 93 visitantes