Off Topic - D.Pata e o Corrector...
22 mensagens
|Página 1 de 1
comentário
Caros
A expressão "Moulette" que deu molete ....o papo seco de Lisboa vem desde a segunda invasão francesa de Soult...pelo norte até ao Porto.
Depois dessa invasão ficou por Valongo um oficial francês de nome Moulette que todos os dias mandava um míúdo comprar pão à padaria ...aqueles pães pequenos e redondos para o pequeno almoço.
O miúdo todos os dias ia buscá-los e para reduzir a explicação no atendimento na padaria....bastava-lhe pedir:- Olhe dê-me aí meia duzia de Moulettes!.....ficou a expressão de moletes para esses pães brancos e pequenos de que o oficial francês tanto apreciava.
Foi uma explicação que vi para este modo de os da minha terra designarem os chamados papos secos de Lisboa.
cumps
A expressão "Moulette" que deu molete ....o papo seco de Lisboa vem desde a segunda invasão francesa de Soult...pelo norte até ao Porto.
Depois dessa invasão ficou por Valongo um oficial francês de nome Moulette que todos os dias mandava um míúdo comprar pão à padaria ...aqueles pães pequenos e redondos para o pequeno almoço.
O miúdo todos os dias ia buscá-los e para reduzir a explicação no atendimento na padaria....bastava-lhe pedir:- Olhe dê-me aí meia duzia de Moulettes!.....ficou a expressão de moletes para esses pães brancos e pequenos de que o oficial francês tanto apreciava.
Foi uma explicação que vi para este modo de os da minha terra designarem os chamados papos secos de Lisboa.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
scpnuno Escreveu:Ohh Marco (não o Aurelio, o hcmvm)
Afinal o que é um magnório? um primo do diospiro? eu manganões e murcões conheço varios, magnórios não
![]()
Tás ver um melão????? é um bocadinho mais pequeno...
Tás a ver uma banana??? não tem nada a ver, é mais redondinho...
Tás a ver um Kiwi??? não, não é castanha, é mais amarelinho....
Tás a ver a Carolina??? é terminantemente mais limpinho...
TCHARANNNNNN O MAGNÓÓÓRIOOOOOOO
Beijos e Abraços
"Saber esperar é uma virtude"
TraderAT Escreveu:luciano silva Escreveu:Boa trichas ja somos dois ca do centro deste PORTUGAL encantador...lol
E dizem os entendidos que no centro é que esta a virtude.....
Nada mais correcto!
Já na escola Primária, e eu fiz a minha bem mais a Sul, se dizia isso mesmo, que o Português mais correcto e com menos calão se falava em Coimbra...![]()
Cps
P.S.- Claro que nalguns meios não é bem assim
POIS POIS... VAI LÁ VAI ... ATÉ A BARRACA ABANA !!!!!
P.S.: O que nos vale são estes bocadinhos para desanuviar!!!!
luciano silva Escreveu:Boa trichas ja somos dois ca do centro deste PORTUGAL encantador...lol
E dizem os entendidos que no centro é que esta a virtude.....
Nada mais correcto!
Já na escola Primária, e eu fiz a minha bem mais a Sul, se dizia isso mesmo, que o Português mais correcto e com menos calão se falava em Coimbra...
Cps
P.S.- Claro que nalguns meios não é bem assim
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
zé povinho Escreveu:estou a gostar desta conversa sobre as diferenças linguisticas entre Norte e Sul.
aquela a que acho mais piada é esta:A nêspera, na região do Grande Porto, é uma fruta também conhecida por Magnório.
Magnório????
Boa noite,
HELLOOOOOO!!!!! Uma nêspera NÃOOO é um magnório....
Cmps a todos
- Registado: 7/8/2006 22:24
Amigo, eu até sei passar a noite com a canalhada, enquanto a companhia do marido, vai no batalha (hoje durante 90 minutos, aconteceu isso)
Ate já chamo murcões aos lesmas na faixa da esquerda - tou quase nortenha, não fosse essa costoleta que deixei em Alvalade...
Por falar nisso, ganapada em silencio, asneira á vistaaaa - vou espreitar
Ate já chamo murcões aos lesmas na faixa da esquerda - tou quase nortenha, não fosse essa costoleta que deixei em Alvalade...
Por falar nisso, ganapada em silencio, asneira á vistaaaa - vou espreitar
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
:-)
Ohh pá, agora sei. Mas a primeira vez que ouvi o termo fui fazer queixa ao meu pai (que é de Lisboa e também ficou ofendido) - agora até sei o que é ter um foguete, por um testo numa panela (também percebi, da 1ª vez, que era para lá por um cesto - achei um metodo de cozinhar estranho) e, espante-se, sei o que é uma maquina de carapinha!!! vê lá as coisas que eu aprendi!!
Abraços sulistas aqui do norte, carago
Então também sabes andar de trólei, estar na bicha, comer moletes e dar corda aos bitorinos?
Ainda, para os (devem ser poucos) que entendam, falo uma 3ª lingua - carago, sou mais poligolota do que pensava - a que mete machamba, machibombo, maningue, vou no mato, etc...esta, infelizmente, estou a perdê-la por falta de uso...
Esta "lingua" tem um termo que eu acho um "mimo" em português - por exemplo, à pergunta "ganhaste alguma coisa hoje na bolsa?" a resposta é simplesmente
"Desconssegui" (nem sei como isto se escreve, mas é um termo fantabulástico, parafraseando a Patinha)
Esta "lingua" tem um termo que eu acho um "mimo" em português - por exemplo, à pergunta "ganhaste alguma coisa hoje na bolsa?" a resposta é simplesmente
"Desconssegui" (nem sei como isto se escreve, mas é um termo fantabulástico, parafraseando a Patinha)
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
scpnuno Escreveu:Ohh pá, agora sei. Mas a primeira vez que ouvi o termo fui fazer queixa ao meu pai (que é de Lisboa e também ficou ofendido) - agora até sei o que é ter um foguete, por um testo numa panela (também percebi, da 1ª vez, que era para lá por um cesto - achei um metodo de cozinhar estranho) e, espante-se, sei o que é uma maquina de carapinha!!! vê lá as coisas que eu aprendi!!
Beijos e Abraços
Ohh pá, agora sei. Mas a primeira vez que ouvi o termo fui fazer queixa ao meu pai (que é de Lisboa e também ficou ofendido) - agora até sei o que é ter um foguete, por um testo numa panela (também percebi, da 1ª vez, que era para lá por um cesto - achei um metodo de cozinhar estranho) e, espante-se, sei o que é uma maquina de carapinha!!! vê lá as coisas que eu aprendi!!
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Re: Homens do Norte???
dragom Escreveu:Ó Scpnuno, se tens dificuldades com aloquete, então sabes o que é um picheleiro?
lol lol lol lol
Homens do Norte???
Ó Scpnuno, se tens dificuldades com aloquete, então sabes o que é um picheleiro?

Bem, dado o meu "local de trabalho", podes imaginar que também tenho enriqueçido bastante o meu vocabulário...
(verdade que algumas nem sequer sei o que querem dizer)
Mas tu tens uma vantagem (grande) sobre mim - podes usar o "vocabulário" em casa sem grandes riscos de que te percebam - eu não, que isto é "homem do norte, carago", sabe-as todas...
Um dia temos aí que fazer um tópico sobre as curiosidades das diferenças de linguagem norte/sul. Eu que falo as duas, de vez em quando, tenho problemas..
Por exemplo, (nortenhos, calados!) sabes que raio é um aloquete?
Beijocas
P.S. o teu Pai Natal não está a precisar de um café forte? no estado em que está, não encontra o caminho nem com GPS
(verdade que algumas nem sequer sei o que querem dizer)
Mas tu tens uma vantagem (grande) sobre mim - podes usar o "vocabulário" em casa sem grandes riscos de que te percebam - eu não, que isto é "homem do norte, carago", sabe-as todas...
Um dia temos aí que fazer um tópico sobre as curiosidades das diferenças de linguagem norte/sul. Eu que falo as duas, de vez em quando, tenho problemas..
Por exemplo, (nortenhos, calados!) sabes que raio é um aloquete?
Beijocas
P.S. o teu Pai Natal não está a precisar de um café forte? no estado em que está, não encontra o caminho nem com GPS
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Off Topic - D.Pata e o Corrector...
Aqui a nossa dignissima administradora, neste momento a nossa CNN de serviço, arranjou um santo "corrector" de asneirolas que, enfim, vai-se aguentando...
Mas hoje bateu no fundo
O dito corrector substituiu a palavra pela qual costumamos designar o extremo sul das costa - o CÊ U por "pezinho"
Bem, quando foi colocada uma anedota no "Pra descontra" que mete um relogio de c-u-c-u que passa a anedota a dizer "pezinho-pezinho", eu fiquei á beira de um ataque de nervos...
Ou me dão um relogio assim, ou mudam o raio do corrector
Beijocas e abraçocas
Mas hoje bateu no fundo
O dito corrector substituiu a palavra pela qual costumamos designar o extremo sul das costa - o CÊ U por "pezinho"
Bem, quando foi colocada uma anedota no "Pra descontra" que mete um relogio de c-u-c-u que passa a anedota a dizer "pezinho-pezinho", eu fiquei á beira de um ataque de nervos...
Ou me dão um relogio assim, ou mudam o raio do corrector
Beijocas e abraçocas
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], CC-5, Ferreiratrade, m-m, peterteam2 e 104 visitantes