Off topic: hedging de taxas de juro para Crédito à Habitação
10 mensagens
|Página 1 de 1
Concordo com o Luso... o melhor é fixares a taxa de juro no crédito até ao final do ciclo de taxas de juro. O banco vai colocar logo uma margem mas é a melhor opção.
Existem futuros sobre a Euribor (3 meses) negociados na Eurex. Podias ir fazendo um «roll» de uma cobertura, com o contrato mais próximo ou fixar um valor já para daqui a 1,2,3 anos,...
O contrato negoceia ao preço de 100 - taxa juro futuro.
O problema (pelo menos para mim...) é que cada contrato equivale a 1.000.000 EUR (precisava de comprar apenas um décimo de contrato, o que não é possível)...
Cada ponto de variação equivale a 12.500 EUR (cada tick, 12,5 EUR).
A alavancagem é muita mas penso que dificilmente se ajustará a um contrato de financiamento "habitual".
Cumps,
Fibonacci
Existem futuros sobre a Euribor (3 meses) negociados na Eurex. Podias ir fazendo um «roll» de uma cobertura, com o contrato mais próximo ou fixar um valor já para daqui a 1,2,3 anos,...
O contrato negoceia ao preço de 100 - taxa juro futuro.
O problema (pelo menos para mim...) é que cada contrato equivale a 1.000.000 EUR (precisava de comprar apenas um décimo de contrato, o que não é possível)...
Cada ponto de variação equivale a 12.500 EUR (cada tick, 12,5 EUR).
A alavancagem é muita mas penso que dificilmente se ajustará a um contrato de financiamento "habitual".
Cumps,
Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Creio que a melhor solução será mesmo a de fixar a taxa de juro do seu Crédito à Habitação.
O valor a pagar corresponde ao preço do mercado para a fixação da taxa de juro durante o período do financiamento.
Qualquer operação alternativa de arbitragem pode envolver riscos acrescidos
Obrigado
O valor a pagar corresponde ao preço do mercado para a fixação da taxa de juro durante o período do financiamento.
Qualquer operação alternativa de arbitragem pode envolver riscos acrescidos
Obrigado
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias
- Registado: 12/5/2005 22:29
não tou a ver...
as obrigações não deve dar....ele deve querer um produto derivado para alvancar
eu acho que não compensa o trabalho
o topo do ciclo deve vir daqui a uns anos e ai inverte novamente
as tx fixas propostas pelos banco não compensam...são sempre no topo do ciclo e creio que por periodos baixos...tipo 10/15 anos
as obrigações não deve dar....ele deve querer um produto derivado para alvancar
eu acho que não compensa o trabalho
o topo do ciclo deve vir daqui a uns anos e ai inverte novamente
as tx fixas propostas pelos banco não compensam...são sempre no topo do ciclo e creio que por periodos baixos...tipo 10/15 anos
De forma simples...
...podes fazer as contas(cobertura de montantes) e shortar obrigações de taxa. Bund por exemplo.
Estou a estudar a possibilidade de se fazer algo do género aqui. Mas á primeira vista não me parece possível ou rentável a operação.
abraço
Estou a estudar a possibilidade de se fazer algo do género aqui. Mas á primeira vista não me parece possível ou rentável a operação.
abraço
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
só para puxar para cima
tenho a certeza que haverá alguém conhecedor destas matérias... any ideas???
abreices
WF
abreices
WF
Off topic: hedging de taxas de juro para Crédito à Habitação
Boas a todos,
Pergunta aos ilustres Caldeireiros:
Vou fazer agora um Crédito à Habitação e estou preocupado com o impacto das previsiveis subidas de taxa de juro na renda mensal.
Sei que é possivel fixar a tx de juro num crédito à habitação, no entanto parece-me que é muito caro (a tx de juro exigida,agravada pela conjuntura de crescimento da mesma, é bastante elevada)
Será possivel, recorrendo a algum derivado de taxa de juro, cobrir este risco, através de um produto que valorize com o aumento da taxa de juro da zona euro? Que tipo de produtos existe? como fazer as contas para o hedging de p.ex. um financiamento de 200.000 euros?
Confesso que conheço alguns derivados de commodities e de cambios, mas de taxa de juro estou completamente out...
Um abraço
Wolf_forex
Pergunta aos ilustres Caldeireiros:
Vou fazer agora um Crédito à Habitação e estou preocupado com o impacto das previsiveis subidas de taxa de juro na renda mensal.
Sei que é possivel fixar a tx de juro num crédito à habitação, no entanto parece-me que é muito caro (a tx de juro exigida,agravada pela conjuntura de crescimento da mesma, é bastante elevada)
Será possivel, recorrendo a algum derivado de taxa de juro, cobrir este risco, através de um produto que valorize com o aumento da taxa de juro da zona euro? Que tipo de produtos existe? como fazer as contas para o hedging de p.ex. um financiamento de 200.000 euros?
Confesso que conheço alguns derivados de commodities e de cambios, mas de taxa de juro estou completamente out...
Um abraço
Wolf_forex
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], m-m, m.a.f.matos.69, trend=friend e 46 visitantes