Caldeirão da Bolsa

Off topic: hedging de taxas de juro para Crédito à Habitação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Miguel Lobo » 29/11/2006 13:11

Obrigado Fibbonacci.

Falaram-me que uma possibilidade tambem poderia ser um FRA (forward rate agreement) num banco. Alguém está familiarizado com este produto?

Obrigado

WF

Registado: 4/3/2005 10:54

por Fibonacci » 29/11/2006 9:38

Concordo com o Luso... o melhor é fixares a taxa de juro no crédito até ao final do ciclo de taxas de juro. O banco vai colocar logo uma margem mas é a melhor opção.

Existem futuros sobre a Euribor (3 meses) negociados na Eurex. Podias ir fazendo um «roll» de uma cobertura, com o contrato mais próximo ou fixar um valor já para daqui a 1,2,3 anos,...
O contrato negoceia ao preço de 100 - taxa juro futuro.
O problema (pelo menos para mim...) é que cada contrato equivale a 1.000.000 EUR (precisava de comprar apenas um décimo de contrato, o que não é possível)...
Cada ponto de variação equivale a 12.500 EUR (cada tick, 12,5 EUR).
A alavancagem é muita mas penso que dificilmente se ajustará a um contrato de financiamento "habitual".

Cumps,

Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Miguel Lobo » 29/11/2006 2:14

realmente estava a pensar em derivados que permita uma alavancagem interessante.

Obrigado pelas respostas

Mais ideias???

WF

por Luso$$ » 28/11/2006 23:45

Creio que a melhor solução será mesmo a de fixar a taxa de juro do seu Crédito à Habitação.
O valor a pagar corresponde ao preço do mercado para a fixação da taxa de juro durante o período do financiamento.
Qualquer operação alternativa de arbitragem pode envolver riscos acrescidos

Obrigado
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias

Registado: 12/5/2005 22:29

por Keyser Soze » 28/11/2006 22:25

não tou a ver...

as obrigações não deve dar....ele deve querer um produto derivado para alvancar

eu acho que não compensa o trabalho

o topo do ciclo deve vir daqui a uns anos e ai inverte novamente

as tx fixas propostas pelos banco não compensam...são sempre no topo do ciclo e creio que por periodos baixos...tipo 10/15 anos

Registado: 8/2/2006 17:32

por Pata-Hari » 28/11/2006 21:50

há para aí umas obrigações do estado francês indexadas à inflação. E se assumires que uma coisa "liga" como outra, é uma maneira de cobrires o risco. Mais próximo que isso, não estou a ver.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Miguel Lobo » 28/11/2006 20:28

Obrigado Scuba...

Se souberes mais alguma coisa apita

Mais algum Caldeireiro tem ideias?

Um abraço

WF

De forma simples...

por Scubawarrior » 28/11/2006 19:07

...podes fazer as contas(cobertura de montantes) e shortar obrigações de taxa. Bund por exemplo.

Estou a estudar a possibilidade de se fazer algo do género aqui. Mas á primeira vista não me parece possível ou rentável a operação.

abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

só para puxar para cima

por Miguel Lobo » 28/11/2006 16:15

tenho a certeza que haverá alguém conhecedor destas matérias... any ideas???

abreices

WF

Off topic: hedging de taxas de juro para Crédito à Habitação

por Miguel Lobo » 28/11/2006 12:57

Boas a todos,

Pergunta aos ilustres Caldeireiros:

Vou fazer agora um Crédito à Habitação e estou preocupado com o impacto das previsiveis subidas de taxa de juro na renda mensal.

Sei que é possivel fixar a tx de juro num crédito à habitação, no entanto parece-me que é muito caro (a tx de juro exigida,agravada pela conjuntura de crescimento da mesma, é bastante elevada)

Será possivel, recorrendo a algum derivado de taxa de juro, cobrir este risco, através de um produto que valorize com o aumento da taxa de juro da zona euro? Que tipo de produtos existe? como fazer as contas para o hedging de p.ex. um financiamento de 200.000 euros?

Confesso que conheço alguns derivados de commodities e de cambios, mas de taxa de juro estou completamente out...

Um abraço

Wolf_forex

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Google [Bot], m-m, m.a.f.matos.69 e 46 visitantes