Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
ptmasters Escreveu:Bom, já agora, para ver se a regra foi igual para todos, visto haver tanta confusão, eu pedi na 1ªfase em:
Peq.Subs. 10000 e deram-me 3800
Pub.Gera. 70000 e deram-me 5400
Não subscrevi nada na 2ª fase.
Há discrepâncias e "matéria" para reclamar?
1 abraço e bn
Parece-me que os critérios foram uniformes. Subscrevi 30.000 na 2ª fase e atribuiram-me 1.100.
Cumprimentos/Regards,
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Saudações!!
Não vi aqui ninguêm referir isso, mas talvez alguns tenham feito essa confusão de interpretação...
A verdade é que ninguem sabe exactamente qual foi o coeficiente de rateio - devido aos arredondamentos - para podermos aferir se a atribuição de acções está correcta...
Um abraço,
JR
Vodka7 Escreveu:Não sei onde forum buscar a ideia que cada semana tinha um rateo que iria ser respectivamente atribuido.
Não vi aqui ninguêm referir isso, mas talvez alguns tenham feito essa confusão de interpretação...
A verdade é que ninguem sabe exactamente qual foi o coeficiente de rateio - devido aos arredondamentos - para podermos aferir se a atribuição de acções está correcta...
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
ptmasters Escreveu:Bom, já agora, para ver se a regra foi igual para todos, visto haver tanta confusão, eu pedi na 1ªfase em:
1 abraço e bn
Está certinho.
Eu pedi...
Não sei onde forum buscar a ideia que cada semana tinha um rateo que iria ser respectivamente atribuido.
O rateo é total, e para descobrir quantas se tem na 2ª fase é só dividir por 2.
Bom, já agora, para ver se a regra foi igual para todos, visto haver tanta confusão, eu pedi na 1ªfase em:
1 abraço e bn
1 abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Re: Inacreditável!!
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!
E para adensar ainda mais o mistério, remetem a responsabilidade para o BPI, lider da operação...
Um abraço,
JR
O BPI, por sua vez, remete a responsabilidade para o BCP, como entidade opante. O BCP garante que a culpa é dos accionistas de referencia, CIMPOR e TDU - estas atiram as culpas á SCO, sua irmã mais nova por parte do Fino..este, descendente de madeirenses, garante que a culpa é do Banif... todos asseguram que houve falha de comunicação (culpa da PT e do grupo Sonae, por inerencia (ou OPArencia). Enfim, a culpa é do PSI, com a honrrosa excepção da Padinha...
Caro colega, em Portugal a culpa morre solteira (ou viuva, ou divorciada) - mas morre sozinha
Pronto, já disse asneira, vou-me

Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Re: Inacreditável!!
Saudações!!
E para adensar ainda mais o mistério, remetem a responsabilidade para o BPI, lider da operação...
Enfim, aqueles elementos e o coeficiente de rateio da OPV devem estar condenados a ficarem no segredo dos deuses...
Um abraço,
JR
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!
Parece mentira, mas é verdade!! A Parpublica informa que não dispôe de elementos referentes ao valor(nº de acções) de procura nas fases de pré-registo e OPV, separadamente!! Apenas dispõe do valor global(fase pré-registo + fase OPV)!!
Sendo assim, não sei como é que calcularam o coeficiente de rateio e tb não me espanta as confusões que se verificam na atribuição de acções...
Um abraço,
JR
Enfim, aqueles elementos e o coeficiente de rateio da OPV devem estar condenados a ficarem no segredo dos deuses...
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Inacreditável!!
Saudações!!
Parece mentira, mas é verdade!! A Parpublica informa que não dispôe de elementos referentes ao valor(nº de acções) de procura nas fases de pré-registo e OPV, separadamente!! Apenas dispõe do valor global(fase pré-registo + fase OPV)!!
Sendo assim, não sei como é que calcularam o coeficiente de rateio e tb não me espanta as confusões que se verificam na atribuição de acções...
Um abraço,
JR
Um abraço,
JR
princepe da bolsa Escreveu:Será que tecnicamente não acrescenta nada de novo? Pode não ter muita importância, mas a verdade é que passou a MM50... por pouco mas passou... e se ganhar mais um centimo amanhã, cruza a MM20...
![]()
Olá Princepe, eu não dou grande importância ás MM mas mesmo que desse nunca seria um sinal importante cortar uma MM num dia em que o volume diminuiu em relação à sessão anterior, subiu apenas 1 centimo e cortou a MM por "millimetros"...
artista Escreveu:A sessão de hoje não acrescentou praticamente nada ao que já se disse... subir um cêntimo sempre é melhor que descer mas tecnicamente nada de novo, tudo na mesma!!!
Mas no essencial nada de novo - continuamos dentro do triangulo.
O volume continua notável... 5 milhões é muito para o nosso mercado... pode ser que atraia mais investidores pesados que preferem títulos mais líquidos...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
PTI está a meu ver a aguentar-se muito bem e é bem possivel como afirmou o artista que se mantenha por estes valores uns dias. Esta a fazer muito negocios em torno do valor 2.24 e a esgotar cada vez mais a venda de quem comprou a 2.15 na opv. O facto de estar a negociar segura nestes valores é um bom sinal de força já que se nao existisse força estaria a cotar perto dos valores de venda da OPV. Aguardemos.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
tek Escreveu:Bom dia,
Na opv 2ª fase publico geral, pedi 20000 acções e "calharam-me" 800.
Segundo a folha de cálculo do negócios deveriam ser 975, que arredondadas para baixo daria 900.
Estou correcto ou não? faltam-me 100 acções?
Obrigado
Pois eu acho que ou tem 50 a mais ou eu tenho 100 a menos. Pedi 40.000, na mesma fase, e calharam-me 1.500. Pela regra proporcional, em relação a si, devia ter 1.600. Estes arredondamentos dão cabo de mim!!!
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Aqui fica o grafico da Portucel. Reagiu muito bem ao suporte e com muito volume. Ainda se encontra a negociar dentro da bandeirola, e uma ruptura em alta coloca o target nos 2.65 aproximadamente. Hoje foi um dia em que ficou explicito a força que a accao tem, pois perante tamanhos despejos da parte da manha, aguentou o suporte.
- Anexos
-
- portucel.png (21.3 KiB) Visualizado 2011 vezes
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
artista Escreveu:A sessão de hoje pareceu-me boa, continua com bastante procura mas também há ainda muitos vendedores, enquanto se mantiver acima dos 2.20 (mais coisa menos coisa, não tenho aqui nenhum gráfico) não há razões para alarme...
Amanhã se verá o que vai fazer mas não me admiraria muito se andasse a marinar por estes valores algum tempo...
Bons negócios
Também estou por aí. Desde que se mantenha acima dos 2,20, sem stress... Mal ou bem, hoje negociou mais de 10% das acções que foram à OPV.
1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
A sessão de hoje pareceu-me boa, continua com bastante procura mas também há ainda muitos vendedores, enquanto se mantiver acima dos 2.20 (mais coisa menos coisa, não tenho aqui nenhum gráfico) não há razões para alarme...
Amanhã se verá o que vai fazer mas não me admiraria muito se andasse a marinar por estes valores algum tempo...
Bons negócios
Bons negócios
TraderAT Escreveu:bullsista Escreveu:8h25 e no Best ainda não tenho PTI em carteira. Mais alguém está nesta situação?
Estou na mesma situação, ainda que não as tencione vender a curto-prazo...deviam estar depositadas no dossier da conta Best-trading, desde as 8H00!![]()
Vou aguardar mais algums tempo caso contrário lá tenho que ligar ao PFA.
Cps
Pois é! Lá teve que ser um telefonema ao meu PFA e situação resolvida cerca das 12H!
Quando ao comportamento que tiveram hoje achei que sem ter sido espectacular está dentro do que se pode entender como positivo...um fecho bem mais próximo do máximo do dia do que do minimo.
Houve investidores com pouco paciência para esperar por melhores dias que chegaram a vender a apenas 4 centimos acima dos 2,15 da OPV.
Eu sou paciente...
Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
Mágico Escreveu:Princepe da bolsa escreveuPS: Nosso Senhor permita que a Comissão Europeia aprove os benefíos fiscais... eusa_pray.gif Poderia ser o click para a colocar acima dos 2,32€, abrindo-se o céu como limite...
lol
Pois esperemos que sim!! Alguém tem uma ideia para quando a emissão da decisão da Comissão Europeia?
Um abraço
MArco
Mágico ontem ouvi o PQP na TSF a dizer que não sabia quando seria tomada a decisão dos incentivos, mas li em qualquer sítio que seria até ao fim do ano... Se bem que ser "até ao fim do ano" é um conceito um pouco abrangente demais...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
Princepe da bolsa escreveu
lol
Pois esperemos que sim!! Alguém tem uma ideia para quando a emissão da decisão da Comissão Europeia?
Um abraço
MArco
PS: Nosso Senhor permita que a Comissão Europeia aprove os benefíos fiscais... eusa_pray.gif Poderia ser o click para a colocar acima dos 2,32€, abrindo-se o céu como limite...
lol
Um abraço
MArco
O caos é uma ordem por decifrar
princepe da bolsa Escreveu:Não sou adepto da Análise Fundamental, mas nesta altura todos os investidores vão querer dizer se a PTI vai ser vendida cara ou barata... Eu também vou dizer o que penso, mas resalvando desde já que não tenho preparação académica para fazer uma análise que, na minha opinião, requer uma formação especializada...
Como quem não sabe não inventa, vou ser o mais simples possível. Segui como base a pág 9 desta apresentação da compra da CELBI:
http://www.altri.pt/fotos/gca/115009977 ... 060609.pdf
O intervalo definido pelo governo para a venda da Portucel vai dos 2,00€-2,20€. Na minha opinião será fixado o valor de 2,16€. Assim a Portucel fica avaliada em 1.657.800.000€. O EBITDA dos primeiros 6 meses da PTI foi 149.100.000€, pelo que, imaginando que os últimos 6 meses dão o mesmo EBITA (visão conservadora uma vez que a pasta já subiu e as paragens anuais foram realizadas no 1º semestre), vou fazer as contas com base num EBITDA de 300 Milhões de euros e usar o EV/EBITDA da "Integrated European Producers" em 2005, ou seja, 8,7.
300.000.000€ * 8,7 = 2.610.000.000€
2610000000€ / 767500000 acções = 3,40€
Sendo assim, fico com a sensação que a Portucel vai ser vendida por um valor conservador. Se tudo correr bem até ao fim do ano, não se andará a vender "gato por lebre" se no fim de 2006 andarem a trocar acções da PTI por volta dos 3€, uma vez que a minha AF aponta para os 3,40€.
PS.: Não percebo muito de AT e menos ainda de AF, pelo que, isto vale o que vale, ou seja, nada! lol
Acho que esta análise tem um erro de morte...
Mas mesmo assim o cenário não deixa de ser interessante... Segundo o prospecto a dívida no dia 31 de Agosto era de 591M€, pelo que:
2610000000€ - 591000000€ = 2019000000€
2019000000€ / 767500000 acções = 2,63€
É por estas e por outras que acredito que o triangulo vai ser cruzado por cima... Até porque agora o peso da baixa liquidez deixa de pesar sobre a PTI... Só hoje foram 15Milhoes de acções negociadas!
PS: Nosso Senhor permita que a Comissão Europeia aprove os benefíos fiscais...
Poderia ser o click para a colocar acima dos 2,32€, abrindo-se o céu como limite...Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
Re a carrancho
Desculpa lá Carrancho, mas estava a lêr o post do Vmerk e ele como lá para além de falar na Portucel, mencionava o exemplo da Galp, quem meteu os pés pelas mãos fui eu
Aquele abraço,
Aquele abraço,
Xico
- Registado: 5/11/2002 12:32
carrancho Escreveu:Ganhar 4%, por assinar uns papeis, não é nada mal mas parece-me que pode ser bem melhor. Eu tive direito a 3700 p.s. e 1500 pg, muito menos do que pretendia. Assim, em vez de realizar essas mais valias fui dos que reforçou a 2.22 e 2.24.
Falava-se da procura ser muita na OPV e como não havia limite no PG questionava-se se haveria alguem para comprar depois da OPV. A resposta esta dada com o volume de ontem e hoje!![]()
Um abraço,
Mário Carrancho
Estás a confundir a Galp com a Portucel
Abraço,
Xico
- Registado: 5/11/2002 12:32
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, paulopereira.pp36.pp e 58 visitantes