Caldeirão da Bolsa

Avaliação pessoal da GALP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bertoluci » 30/10/2006 10:48

Zen Escreveu:Este tópico é assustador e dáme boas razões para nem me aproximar, por enquanto, da GALP.

Gostava de saber como é que se faz uma avaliação de DCF sem conhecer o business plan da GALP.

Os calculos foram efectuados tendo como base determinados pressupostos... a componente risco não foi considerada conforme mencionei no pressuposto 5.

Registado: 19/11/2003 18:17

por Zen » 30/10/2006 10:34

Este tópico é assustador e dáme boas razões para nem me aproximar, por enquanto, da GALP.

Gostava de saber como é que se faz uma avaliação de DCF sem conhecer o business plan da GALP.
A vida são dois dias e o Carnaval são três.

Registado: 25/7/2003 12:50

por bertoluci » 30/10/2006 9:03

ricardotugas Escreveu:
bertoluci Escreveu:Decidi tambem comparar a Galp com a Repsol.

Fiz uma comparação simples com a repsol e obtive um valor para a GALP de 7,12 euros. Obtive um valor inferior aos 8 Euros acima calculados e encontro como explicação, o facto da repsol distribuir somente 30% dos seus lucros pelos accionistas. A repsol tem no futuro como meta distribuir 40% dos seus lucros pelos accionistas.

Não tenho a certeza nem verifiquei mas li algures que a Galp costuma distribuir 50% dos seus Lucros.

A grande diferença entre a Galp e Repsol é que uma é distribuidora, a outra é produtora/distribuidora.

E na produção é que está a grande diferença.

Gostava de saber como calcularam os 8 ao 7,4 Euros, pois eu estou mais de acordo com o preço que pagou o Amorim pela Galp.

BN

Os 8 Euros foram calculados pelo método da avaliação pela optica do rendimento.

Os 7,12 foram calculdos pelo método da Comparação.

por ricardotugas » 30/10/2006 0:56

Errado isso já incorpora o bonus de 20% ao Amorim.

A empresa em 6 meses foi avaliada em mais de 1.000, relativamente a avaliação efectuada aquando da compra pelo Amorim.

Qual foi a mais valia nestes 6 meses ? O teria sido sub-avaliada na altura ?

Analisando o PER da Galp face a outras... Aparenta estar sobreavaliada.

Por isso perguntei como chegam a esses valores.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por Ganesha » 29/10/2006 23:31

Então achas que o preço dela será entre 5.81-6.12 certo?
Omm shri Ganeshaya Namaha

Registado: 25/10/2006 22:55

por ricardotugas » 29/10/2006 23:24

bertoluci Escreveu:Decidi tambem comparar a Galp com a Repsol.

Fiz uma comparação simples com a repsol e obtive um valor para a GALP de 7,12 euros. Obtive um valor inferior aos 8 Euros acima calculados e encontro como explicação, o facto da repsol distribuir somente 30% dos seus lucros pelos accionistas. A repsol tem no futuro como meta distribuir 40% dos seus lucros pelos accionistas.

Não tenho a certeza nem verifiquei mas li algures que a Galp costuma distribuir 50% dos seus Lucros.

A grande diferença entre a Galp e Repsol é que uma é distribuidora, a outra é produtora/distribuidora.

E na produção é que está a grande diferença.

Gostava de saber como calcularam os 8 ao 7,4 Euros, pois eu estou mais de acordo com o preço que pagou o Amorim pela Galp.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por SMarq » 29/10/2006 13:56

Também estou convencido que o valor actual da GALP é superior aos 7€.

Tendo em conta a distribuição de 50% dos lucros o Dividend yeld rondará os 4%
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por bertoluci » 28/10/2006 22:39

Decidi tambem comparar a Galp com a Repsol.

por btmoreira » 28/10/2006 19:43

Com base numa análise extremamente fundamental e mal fundamentada, comprei uns jaricans de acções e também só vendo quando atingir esses valores.

Espero é que não demore muito...

Registado: 11/10/2006 22:14

Avaliação pessoal da GALP

por bertoluci » 28/10/2006 17:12

Boa Tarde,

Hoje tirei um tempo para me dedicar a avaliação da Galp.

Considerando os seguintes pressupostos:

1-Os resultados de 2006(final) mantém-se em linha com os resultados do primeiro semestre.

2-Considerando que os resultados anuais futuros dos os próximos 5 anos se mantenham +/- iguais aos de 2006(1º pressuposto).

3-Considerando o quociente entre a cotação da acção e o resultado líquido unitário da mesma (2006 1º pressuposto).

4-Considerando a minha própria expectativa de rendimento pessoal.

5-Ignorando riscos de negócio e especulação.

Existem vários métodos de avaliação de empresas, eu usei de uma forma simples o método de avaliação pela optica do rendimento.

Os bancos usaram concerteza outros critérios na Avaliação, critérios esses que também estão correctos, mas não atribuiem o valor real da empresa em bolsa.
Com base nos pressupostos acima, os meus calculos atribuiem um valor de 8 euros por acção em bolsa.

Esta avaliação é unicamente da minha responsabilidade e é de carater pessoal, ninguém deve segui-la nos seus investimentos.

Nota: Estou investido em Galp

Cumpts

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m e 60 visitantes